"Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós." - Efésios 2.10 NTLH
Introdução
Imagine um oleiro habilidoso moldando com amor e cuidado um vaso precioso. Assim como o oleiro investe seu tempo e habilidade na criação, Deus nos formou com maestria, com um propósito específico em mente. Somos feitos para viver e servir, dando vida às obras que Ele preparou para nós.
O serviço a Deus é o ato de dedicar-se, com devoção e sinceridade, para cumprir a vontade e os propósitos divinos. Envolve ações, atitudes e sacrifícios que demonstram nossa obediência e amor a Deus. Este serviço pode assumir diversas formas e manifestar-se em várias áreas da vida: Adoração,Obediência aos Mandamentos,Amor ao Próximo,Evangelismo e Discipulado, Ministério na Igreja,Ações de Caridade e Justiça,Oração e Intercessão,Fidelidade e Integridade,Oferta e Dízimos e Buscar Conhecimento e Crescimento Espiritual.
O Que é viver e servir?
A dádiva mais preciosa que recebemos de Deus depois da Salvação é o chamado a servi-lo. Porém, tal chamado nos dias atuais parece estar completamente fora de moda. Na maioria das igrejas 10% das pessoas faz 90% dos trabalhos. Quando somente 10% faz 90% do trabalho, o termo “servo” perde o sentido. Todo crente tem grande prazer em declarar que é um servo de Deus. Mas, nem todos refletem nos privilégios que isto encerra, na importância que isto confere e na responsabilidade que isto significa. Jesus Cristo considerou-se Servo de Deus. Não deveríamos fazer o mesmo?
No boletim de uma igreja estava escrito assim: "Ministro da Igreja: todos os membros. Auxiliar dos ministros: o Pastor da Igreja".
Esta declaração - estranha para a maioria dos crentes -, é verdadeira: na igreja todos são servos! É o que lemos na Bíblia, na carta do Apóstolo Paulo aos irmãos de Éfeso, que o Senhor Jesus "deu dons às pessoas".
"E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado." - (Efésios 4:11-12)
Portanto, todos os membros da igreja são servos. Até os líderes são servos e neste caso, servos dos servos.
Crentes ADORADORES que ama em relação ao Senhor nosso Deus - como amo - são exemplos de testemunho, firmeza, perseverança, comunhão, adoração. Mas, quanto a serviço para Deus são “negligentes, descuidados, desorganizados, improvisadores e irreverentes”.
Podemos dizer que é servir com negligência é relaxo.
Servo é aquele que obedece, que ouve as ordens do seu Senhor, que coloca em prática as regras do patrão, resumindo é aquele que se submete ao seu Senhor.
"Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido. - Lucas 12:47-48
“Maldito quem fizer a obra do Senhor de forma negligente” (Jr 48:10).
Palavras fortes que não combinariam com Jesus? Pelo contrário, Jesus concordaria sim com o profeta Jeremias.
“O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis”-Lucas 12:46.
Literalmente, diz que o “Senhor cortará em pedaços“. A consequência de servir a Deus de maneira negligente é gravíssima.
O maior engano que podemos ter é que as coisas de Deus podem ser feitas de qualquer jeito e sem nenhuma preparação. É o que muitas pessoas pensam do serviço a Deus. Quando falamos que alguém tem que se preparar por muitos anos, investindo muito esforço e dedicação para exercer a medicina, por exemplo, não estranhamos: “ora, um bom médico precisa de anos de estudos para poder salvar uma vida”, pensamos. Mas e quanto ao servir a Deus, e particularmente dentro da igreja? Será que temos o mesmo zelo? A mesma preparação?
Na Igreja Primitiva o servo executava todos os trabalhos na casa do seu Senhor, inclusive os mais humildes, como levar e trazer recados, cuidar dos bens do seu Senhor, cuidar dos animais domésticos, rachar lenha, manter o fogo aceso, tirar água, entre outras.
Os discípulos amavam a Jesus, mas eles estavam obcecados por posições de liderança que esperavam exercer.
"No exato instante em que entravam no Cenáculo, eles discutiam quem dentre eles era o maior." (Lucas 22:24)
O proceder aqui evidenciado não condiz com a mentalidade de servo, cujo espírito de serviço é orientado para o próximo, e não para o ego.
Por causa dessa disputa acerca de quem seria o maior dentre eles, Jesus os repreendeu, dizendo:
"Os reis deste mundo têm poder sobre o povo, e os governadores são chamados de amigos do povo. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, o mais importante deve ser como o menos importante; e o que manda deve ser como o quem é mandado. Quem é o mais importante? É o que está sentado à mesa para comer ou é o que está servindo? Claro que é o que está sentado à mesa. Mas entre vocês eu sou como aquele que serve" (Lucas 22:25-27).
O mundo define grandeza em termos de poder, posses, prestígio e posição. Se há pessoas à servi-las, então elas conseguiram chegar lá! Em nossa cultura egoísta, com a mentalidade do “eu” em primeiro lugar, agir como servo não é uma noção apreciada. Porem, entretanto, Jesus, mediu a grandeza em termos de serviço, e não de posição social. Deus determina nossa grandeza pela quantidade de pessoas que servimos, não pela quantidade de pessoas que nos servem. Isso é tão contrária à ideia de grandeza do mundo, que já é difícil compreender, quanto mais praticar!
Encontramos uma vasta literatura escrita sobre liderança, mas pouco ou quase nada sobre "serviço". Todos querem liderar, mas ninguém quer servir. Preferimos ser Generais a sermos Soldados rasos. Até mesmo os cristãos querem ser “líderes servos” e não apenas “simples servos”.
Jesus nos instruiu que fazermos só o que nos foi ordenado, devemos considerar-nos como servos inúteis.
"Da mesma forma, quando vocês obedecem, devem dizer: ‘Somos servos inúteis; apenas cumprimos nosso dever". -Lucas 17:10
Sem qualquer mérito em nós mesmos. Noutras palavras: Deus nunca será nosso devedor. Nós é que devemos tudo a Ele. O termo "inútil" corresponde a "desprovido de mérito adquirido".
Devemos tanto a Deus, que na execução de nosso trabalho, seja ele qual for, nunca iremos além do nosso dever; nunca atingiremos a área do mérito. Precisamos compreender que dEle mesmo vem-nos a graça, a capacidade, os dons e os recursos. Mesmo que façamos o melhor, estaremos sempre em falta com Ele.
O crente não será julgado diante de Deus como filho quanto à salvação, mas como servo quanto a serviços e obras. O crente como filho deve julgar-se a si mesmo, através da Palavra . Nesse julgamento prestaremos contas de nosso tempo, liberdade cristã, responsabilidade e talentos recebidos de Deus.
Entretanto, se examinássemos cuidadosamente a nós mesmos, não precisaríamos ser julgados e punidos. Contudo, quando somos julgados e castigados pelo Senhor, é para não sermos condenados com o resto do mundo. -1 Coríntios 11:31-32 NBV-P
Fomos graciosamente resgatados da miserável servidão do pecado, por preço incalculável – preço do sangue precioso de Jesus. Somos para sempre devedores a Deus e temos que nos render voluntariamente e plenamente a Ele - nosso Redentor. Através da plena submissão como servos é que desfrutamos da verdadeira liberdade espiritual. Ser como Jesus é ser servo. Ele nos chamou com este propósito. Atender o Seu chamado é uma dádiva grandiosa do Eterno Deus.
Você não foi criado apenas para consumir recursos – comer, respirar e ocupar espaço. Deus te projetou para que sua vida faça uma diferença. Servir é uma consequência natural daquilo que entendo que sou. Sou servo e o servo existe para servir.
Vamos refletir 5 razões básicas para servirmos a Deus:
1. você tem um EXEMPLO a seguir.
Jesus foi, é e sempre será a nossa maior inspiração para servir. Jesus é aquele a quem devemos imitar sua maneira de viver, amar e servir. No entanto, servir não é algo fácil. Servir é algo contrário a nossa natureza humana e pecadora. Queremos ser servidos pelos outros, mas nunca servir. Quando pensamos em Jesus como nosso modelo a seguir, percebemos que Jesus andou na contramão dessa filosofia egoísta de querer ser servido.
Jesus, mesmo sendo o Senhor, o Rei dos Reis, quando esteve aqui neste mundo, deixou o maior exemplo de como ser um servo. Sobre esse fato a Bíblia diz:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; Mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.” -Filipenses 2.5-7
“Pois nem mesmo o filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” -Marcos 10.45
“Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: “Vocês entendem o que fiz a vocês? Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.” - João 13.12-17
Se essa igreja deseja viver e amar à semelhança de Jesus, vai precisar servir a Deus servindo as pessoas, assim como Jesus. Você existe para fazer o que Jesus fez! Jesus viveu (viva), Jesus amou (ame), Jesus serviu (sirva).
Viva para servir a Deus…
2. você tem uma TAREFA a cumprir.
Antes mesmo de nascer, Deus já definiu uma missão para cada um de nós nesta vida. O que Deus disse ao profeta Jeremias serve para mim e para você:
“Antes que o fizesse no útero de sua mãe, eu o escolhi. Antes que você nascesse, eu o separei para uma obra especial.” (Jeremias 1.5)
Uma obra especial não é somente para pastores e missionários. Ela é uma obra especial para quem entende que tem uma missão para cumprir. Ninguém vive por acaso. Deus tem uma tarefa para cada pessoa realizar. No Reino de Deus você tem uma posição, um lugar, um propósito, um papel e uma função a cumprir. Jesus disse:
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça…” (João 15.16)
Você foi chamado para frutificar no Reino de Deus. Então, cumpra sua tarefa!
"Uma árvore é identificada por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de arbustos espinhosos." - Lucas 6:44
Viva para servir a Deus…
3. você foi CAPACITADO por Ele.
Deus nos dá uma tarefa para cumprir, mas não nos abandona nela. Ele está conosco e capacita-nos com dons espirituais para realizar a tarefa. Deus capacita os escolhidos para servirem com excelência.
“Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar use-o na proporção da sua fé.Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” - (Romanos 12.6-8)
Deus chamou você para servir e o capacitou com dons espirituais para essa tarefa.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. […] Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.” - (1ª Pedro 4.10-11)
Há pessoas nesse lugar que dependem do exercício dos seus dons! Quando você começar a exercitá-los eu creio que: pessoas serão curadas pela sua intercessão. Pessoas neste bairro serão libertas pela sua pregação. Pessoas vão querer permanecer nesta igreja porque foram acolhidas por você. Pessoas crescerão neste lugar porque você vai exercer o seu dom de Mestre e Ensino. Pessoas serão encorajadas e animadas pelo exercício da sua fé.
Essa igreja vai crescer porque você vai exercer sua fidelidade e generosidade através dos recursos que o Pai faz chegar a suas mãos. Isso tudo será uma realidade em sua vida e na vida dessa igreja porque vocês foram empoderados e capacitados por Deus para exercer os seus dons!
Viva para servir a Deus…
4. você PRESTARÁ CONTAS a Ele
No fim de sua vida aqui na terra você ficará perante Deus, e ele avaliará como você serviu aos outros com sua vida.
“Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.” (Romanos 14.12)
Pense nas implicações disto! Nesse momento, todas as nossas desculpas para não servir aos outros serão vazias: “Deus eu estava muito ocupado”; “Deus eu tinha meus próprios objetivos”; “Deus eu estava preocupado em trabalhar, me divertir, desfrutar das bênçãos que o Senhor me deu, preparar minha aposentadoria”.
A todas as desculpas, Deus responderá:
“Sinto muito, resposta errada. Eu o criei, salvei, chamei e ordenei a você para que tivesse uma vida de serviço aos outros”.
Se você não está envolvido em algum serviço ou ministério, que desculpa tem usado? Deus quer usá-lo para que você faça a diferença no mundo dele. Ele quer trabalhar por meio de você. O que importa não é a duração da sua vida, mas a contribuição que ela dá, não o quanto você viveu, mas como viveu. Viva de maneira tão intensa o seu chamado, que no dia da prestação de contas, você não tenha que precisar dar desculpas para Deus. Por isso, viva, ame e sirva a Deus servindo as pessoas.
Viva para servir a Deus…
5. você será RECOMPENSADO por Ele.
Jesus, o Senhor, recompensa os seus servos com bênçãos espirituais e materiais. Ele não é injusto para esquecer aquilo que realizamos para Ele. A Bíblia diz:
“E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa.” (Mateus 10.42)
“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” (Colossenses 3.23-24)
“Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.” (Hebreus 6.10)
Mais uma vez, porém, o Senhor Jesus promete recompensa àqueles que servem-no fielmente e com sensatez: “Feliz o servo a quem o seu senhor encontrar fazendo assim quando voltar. Garanto-lhes que ele o encarregará de todos os seus bens.”. Ser fiel no pouco implica em ser constituído sobre o muito!
"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras." (Apocalipse 22:12)
Lembre-se de que o nosso serviço nesta vida terá recompensa eterna na presença gloriosa do Senhor.
CONCLUSÃO
Servir a Deus é a maior honra que alguém pode ter nessa vida. O nosso trabalho é feito para o Senhor. Por isso, que possamos servi-Lo da melhor maneira possível.
Esteja Preparado. Vigie sempre pela vontade de seus Senhor.
Seja um servo fiel e sensato.
Seja responsável com aquilo que Deus colocou em suas mãos.
Que possamos servi-Lo voluntariamente, mas com toda nossa dedicação. Esse é o nosso desafio, esse é o nosso chamado!
Viva para servir a Deus…
1. Porque você tem um EXEMPLO a seguir.
2. Porque você tem uma TAREFA a cumprir.
3. Porque você foi CAPACITADO por Ele.
4. Porque você PRESTARÁ CONTAS a Ele
5. Porque você será RECOMPENSADO por Ele
Eu te convido agora a examinar a sua consciência e refletir em sua vida, e tome uma decisão agora; Estou vivendo para servir a Deus?
"A verdadeira grandeza está em permanecer fiel ao chamado de Deus, mesmo nas dificuldades." - John Knox
Pastor Daniel Andrade
Pastor Adjunto da IPR