top of page
Buscar

VINHO NOVO - Sermão de 30/01/2022

Atualizado: 31 de jan. de 2022




"O anfitrião sempre serve o melhor vinho primeiro", disse ele. "Depois, quando todos já beberam bastante, serve o vinho de menor qualidade. Mas você guardou o melhor vinho até agora!" João 2:10

introdução


Em 2022, escolhemos como a expressão "Vinho Novo" como tema anual de nossa comunidade cristã. Não foi uma decisão aleatória, muito menos uma escolha focada em simplesmente despertar o desejo por novidade e renovação em nossa membresia, mas o clamor sincero por reconhecimento de que a satisfação no viver deve ser resultado de uma vida "para a glória de Deus" e "no evangelho", o vinho novo que o Senhor preparou para nós.


Sendo assim, o texto bíblico que apresenta o milagre ocorrido nas bodas em Caná da Galiléia foi uma decisão natural para a mensagem deste domingo, onde comemoramos nosso segundo aniversário. Como outrora falei a respeito de sermos "odres novos", para podermos receber o vinho novo e conservá-lo, hoje quero me concentrar no "vinho novo" e o que ele pode fazer em nossas vidas, nos dias de nossa peregrinação, enquanto aguardamos o retorno glorioso de Nosso Senhor.





o contexto


Três dias após Cristo ter chamado Natanael, houve um casamento na cidade de Caná, da Galiléia, e Jesus foi convidado para a festa, assim como seus discípulos. Não podemos precisar exatamente o local deste povoado, embora a maior parte dos comentaristas bíblicos afirmem ser Khirbet Qana, atualmente em ruínas, que fica a 15km de Nazaré. O fato da mãe de Jesus ter sido convidada também parece sugerir que a festa era de alguém próximo a família (o que explicaria a preocupação dela quando o vinho acabou).


Diferente de nossas celebrações, os casamentos nos tempos bíblicos poderiam estender suas comemorações em até uma semana, e a falta de vinho para atender todo o evento poderia representar uma vergonha para o noivo, que era responsável por planejar a festa e arcar com os seus custos. Quando percebeu que o vinho havia acabado, Maria rapidamente procurou a Cristo e informou-lhe o que havia acontecido. Cristo rapidamente lhe disse que a sua hora ainda não havia chegado.


"Mulher, isso não me diz respeito", respondeu Jesus. "Minha hora ainda não chegou." João 2:4

É importante frisar que ao chamar sua mãe de "mulher", não havia desrespeito ou falta de carinho por parte de Cristo no trato com Maria, apenas uma asseveração de que Maria precisava entendê-lo e reconhecê-lo como o Messias prometido. As suas ações estavam subordinadas a Deus, e não a ela, sendo assim, Jesus faria apenas o que o Pai Celestial lhe mandasse e isso seria feito a fim de manifestar a Sua glória para que os seus escolhidos cressem nEle para a salvação. Cristo não operaria um milagre para fins não honrosos (a continuidade de uma festa), mas o faria para demonstrar "Quem" Ele era e o seu plano de salvação.


Maria entendeu claramente as palavras de seu filho e percebeu que algo de muito especial iria acontecer. Como a Escritura demonstra a pecaminosidade de todos os seres humanos, inclusive de Maria, o Espírito Santo teve o cuidado de preservar pouquíssimas palavras dela nos textos do evangelho, uma vez que o plano de redenção é uma obra solene do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mas vejam que importantes palavras de Maria foram deixadas para nosso conhecimento:


Sua mãe, porém, disse aos empregados: "Façam tudo que ele mandar". João 2:5

Uma parte importante de nossa vida em união com Cristo é deixarmos de ser guiados pelo nosso coração pecaminoso e fazermos tudo o que Cristo nos anda fazermos. Quem governa hoje o seu coração? Cuidado! Nosso coração é corrupto, contaminado pelo pecado (Jr 17.17), por isso, aqueles que desejam o vinho novo devem abandonar os seus pecados e invocar o nome do Senhor, sujeitando-se à sua vontade Soberana.


Os empregados da festa parecem ter captado isso: Jesus os chamou e pediu que eles enchessem as talhas que eram usadas para as purificações. Haviam seis delas no recinto e cada uma delas comportava de 80 e 120 litros de água. Sua função era permitir aos hóspedes lavarem as mãos e os utensílios que seriam usados na alimentação, uma prática comum aos israelitas e necessária num tempo onde os padrões de higiene atuais não eram ainda conhecidos.


Havia ali perto seis potes de pedra usados na purificação cerimonial judaica. Cada um tinha capacidade entre 80 e 120 litros. Jesus disse aos empregados: "Encham os potes com água". Quando os potes estavam cheios, disse: "Agora tirem um pouco e levem ao mestre de cerimônias". Os empregados seguiram suas instruções. João 2:6-8

Com as talhas cheias de água, Jesus pede que eles tirem um pouco e levem ao mestre de cerimônias. O milagre já havia acontecido! Percebam que o texto não relata uma única palavra dita por Cristo, ou um toque na água, enfim, a única observação feita sequencialmente é a confiança estrita dos empregados nas palavras de Jesus.


O mestre de cerimônias provou a água transformada em vinho, sem conhecer sua procedência (embora os empregados obviamente soubessem). Então chamou o noivo. "O anfitrião sempre serve o melhor vinho primeiro", disse ele. "Depois, quando todos já beberam bastante, serve o vinho de menor qualidade. Mas você guardou o melhor vinho até agora!" João 2:9,10

O texto afirma que a água foi transformada em "bom vinho", "melhor vinho", "vinho novo". Tradicionalmente, colocava-se o vinho de melhor qualidade para ser oferecido aos convidados nos primeiros dias da festa e em seguida, oferecia-se um vinho inferior. Neste caso, a água foi transformada em vinho de ótima qualidade. Com esse milagre, Jesus garantiu que aquela festa não acabaria. Com esse milagre, Ele principiou os seus sinais!



o propósito


Foi nesse cenário que Jesus principiou os seus sinais, a fim de manifestar a Sua glória para os seus discípulos (Jo 2.11). A expressão "sinais" significa aqui um ato com a finalidade de expressar uma verdade que está sendo revelada, uma atitude natural ou sobrenatural com finalidades espirituais.


Esse sinal em Caná da Galileia foi o primeiro milagre que Jesus fez. Com isso ele manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele. João 2:11

João foi o único apóstolo a narrar esse acontecimento, o que indica que ele foi testemunha ocular (estava presente quando o milagre aconteceu, algo que podemos deduzir à luz de Jo 1.40, onde o nome de um dos discípulos que seguiram a Jesus não foi mencionado. O seu propósito em nos contar esse relato era para que, assim como ele, víssemos a glória do Messias e crêssemos nEle para a salvação, conforme lemos em Jo 1.14.


Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai. João 1:14

No texto bíblico, "ver a glória" não significa o agito religioso típico de um culto pentecostal, mas reconhecer a natureza de Jesus e Quem Ele É, o Deus que se fez carne por amor a nós!


Com este primeiro milagre, Jesus estava demonstrando que Ele era o Messias prometido! Aquele gesto iniciava uma nova ordem espiritual, a era do Messias, onde a velha religião (o judaismo com os seus ritos de purificação) seriam substituídos pela nova revelação, a graça de Cristo, o vinho novo que alegraria a alma dos homens. Nas palavras dos profetas do Antigo Testamento, a era do Messias seria marcada por um tempo onde o vinho jorraria abundantemente. Vejamos alguns exemplos:


Eles virão e cantarão de alegria no alto do monte Sião; estarão radiantes pelas boas dádivas do Senhor: cereais, vinho novo, azeite, rebanhos e gado. Sua vida será como um jardim regado, e não haverá mais tristeza. Jeremias 31:12

"Virá o tempo", diz o Senhor , "em que o trigo e as uvas crescerão tão rápido que o povo não dará conta de colhê-los. Vinho doce gotejará das videiras no alto das colinas de Israel. Trarei meu povo exilado de Israel de volta de terras distantes, e eles reconstruirão as cidades destruídas e voltarão a morar nelas. Plantarão vinhedos e jardins, comerão de suas colheitas e beberão de seu vinho. Amós 9:13,14

As eiras voltarão a se encher de trigo, e os tanques de prensar transbordarão de vinho novo e azeite. Joel 2:24

Ao operar este sinal, Jesus estava sinalizando que Ele era aquele que nos daria abundantemente do vinho novo. Como cumprimento de todas as profecias do Antigo Testamento a respeito de um Salvador / Libertador, Ele havia vindo para iniciar uma nova ordem, substituindo a velha religião pela nova (judaísmo / cristianismo) e a escravidão e tristeza do pecado pelas vestes de louvor de uma vida salva, justificada e plantada na presença do Senhor.


e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória. Isaías 61:3

por que o vinho?


O vinho representava no mundo antigo a prosperidade e a alegria. Eram símbolos necessários para se representar a era do Messias, uma vez que Ele nos daria através da Sua morte na cruz e sua ressurreição uma alegria sobrenatural, que não poderá ser tirada de nós e uma vida de verdade, repleta de comunhão e intimidade com Deus!


Da mesma forma, agora vocês estão tristes, mas eu os verei novamente; então se alegrarão e ninguém lhes poderá tirar essa alegria. João 16:22

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10:10

Abundância na linguagem bíblica não significa o quanto temos, mas a quem temos. Um homem pode ter a sua disposição todos os recursos da terra e ser um miserável e outro pode ser privado de quase tudo o que o mundo tem a oferecer e ser próspero. Isso depende, claramente, da posição que ocupamos diante daquele que criou o nosso mundo e governa soberanamente cada detalhe de nossas vidas!


Com a sua morte na cruz do Calvário, Cristo levou sobre si as nossas transgressões e suportou a ira de Deus por amor dos seus escolhidos! Nas seis horas em que Ele esteve pendurado naquele madeiro, Ele sofreu a nossa condenação, expondo publicamente os pecados dos homens e nos chamando para olharmos para Ele a fim de sermos perdoados e justificados.


O homem que fez a água se transformar vinho agora transforma um símbolo de morte (a cruz romana) em uma proclamação honrosa de vida, esperança e salvação! Quando Cristo bradou na cruz do Calvário a sua frase mais conhecida: "Está consumado", Ele estava dizendo para todo o universo: "a velha ordem se foi, a era do Messias chegou, o vinho novo será derramado em odres novos escolhidos antes da fundação do mundo para suportarem o peso da glória divina".


Você precisa reconhecer o senhorio de Cristo e receber o vinho novo dele no seu coração! A velha vida de pecados, incredulidade e desobediência te levará ao banimento da presença de Deus e a condenação! A lei de Deus condena o melhor dos homens, mas a graça de Cristo, o vinho novo, salva o pior! Há vinho novo para você!


  • O vinho novo do Messias faz a nossa tristeza se transformar em alegria!

  • O vinho novo do Messias satisfaz mais do que o engano do pecado!

  • O vinho novo do Messias transforma o ódio em amor!

  • O vinho novo do Messias transforma pecadores em filhos de Deus!

  • O vinho novo do Messias faz casamentos quebrados serem restaurados!

  • O vinho novo do Messias faz a sua raiva virar perdão!

  • O vinho novo do Messias faz inimigos se tornarem amigos!

  • O vinho novo do Messias faz idólatras abandonarem os ídolos e amarem a Deus!

  • O vinho novo do Messias faz descrentes se tornarem crentes!

  • O vinho novo do Messias é o evangelho da graça de Cristo!


conclusão


Antes de voltar aos céus, de onde virá um dia para nos buscar, Jesus disse algo intrigante para seus discípulos.


Então tomou o cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois, entregou-o aos discípulos e disse: "Cada um beba dele, porque este é o meu sangue, que confirma a aliança. Ele é derramado como sacrifício para perdoar os pecados de muitos. Prestem atenção ao que eu lhes digo: não voltarei a beber vinho até aquele dia em que, com vocês, beberei vinho novo no reino de meu Pai". Mateus 26:27-29

Jesus aguarda ansioso o dia em que beberá novamente o vinho novo com os seus discípulos, no Reino de Deus, quando Ele consumar todas as coisas. Ao transformar a água em vinho em um casamento, Cristo não estava apenas impedindo uma festa de terminar, mas nos preparando para a verdadeira festa, as bodas que ocorrerão no céu, quando o Noivo e a Noiva se unirão e estarão juntos para sempre! Aleluia!


Então veio do trono uma voz, conclamando: "Louvem o nosso Deus, todos vocês, seus servos, vocês que o temem, tanto pequenos como grandes!". Então ouvi algo semelhante ao som de uma grande multidão, como o estrondo de muitas águas e fortes trovões, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus". Apocalipse 19:5-9

Até que venha esse dia, a sua Igreja conclama homens e mulheres a não se embriagarem com a velha ordem da vida humana, mas a se encherem do gozo do Reino do Messias, saciando suas almas com o vinho novo do evangelho e crendo nEle para a salvação. Não sufoque sua alma com as coisas inúteis que esse mundo tem a nos oferecer, porque essa ordem é terrena e temporal. Cristo nos chama a nos arrependermos de nossos pecados, recebermos o seu perdão para, com Ele, permanecermos para sempre na presença do Deus Todo Poderoso!


O meu desejo neste ano de 2022 é para que cada membro da Igreja Pentecostal Reformada faça a nobre escolha de se fartar no vinho novo do Messias, para nos tornarmos odres novos que espalhem a alegria da salvação para todas as nações. Que Ele nos ajude a mergulharmos nessa nova vida e nos embriagarmos não com as coisas vãs desta vida, mas com a fé, esperança e amor que nos são dados gratuitamente no evangelho!


Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.175 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page