top of page
Buscar

Valores espirituais para um ano novo realmente "novo" - Sermão 31/12/2020

Atualizado: 1 de fev. de 2021




Introdução


Enquanto meditava no que transmitir aos irmãos na mensagem de ano novo, meu coração foi levado a pensar em algo que definitivamente marcou o ano de 2020: a pandemia do coronavírus e os vários protocolos de saúde pelos quais fomos submetidos. Fomos apresentados a novas terminologias, como “lockdown”, “distanciamento”, “isolamento”, “assintomáticos”, “retomada”, “reabertura”, “segunda onda” e tantos outros que mudaram, inclusive, a forma como alguns de nós passaram a perceber a sua posição no mundo.


Nós estamos terminando 2020 ainda em meio a esse temporal e não temos consciência de quanto tempo precisaremos enfrentar esse terrível mal que tem ceifado muitas vidas e que tem sido usado como instrumento de manipulação para forças e poderes que desconhecemos. Contudo, pela natureza de nossa vocação como Igreja do Senhor Jesus Cristo, precisamos assumir nossa posição no enfrentamento desse momento, afinal, como portadores do evangelho da graça de Deus, é nosso dever comunicar esperança ao mundo em dias trabalhosos como esses.


Nossos valores em face do “novo normal”


Desde os primeiros esboços que compuseram para nós aquilo que haveria de ser a Igreja Pentecostal Reformada, firmamos no coração o desenvolvimento de seis valores distintos que dariam a identidade de nossa comunidade cristã. São eles:


- A responsabilidade pessoal

- A Unidade Espiritual

- A tolerância com os irmãos

- A santidade no viver

- A vida cheia do Espírito

- A busca pela glória de Deus


Cada um destes valores pode ser analisado pela perspectiva do que vivenciamos ao longo da pandemia do coronavírus e eles nos ensinam de que modo devemos nos posicionar, como Igreja de Cristo, na execução de nossa missão no ano de 2021. Vejamos!


A responsabilidade pessoal


“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Romanos 14:12


Uma das coisas que me chamou a atenção ao longo do ano foi o senso de urgência que tomou conta de boa parte das pessoas em adquirirem novos e melhores hábitos para se precaverem com respeito a covid-19: uso de álcool-gel, lavagem de mãos, máscaras e tantos outros. Nos sentimos responsáveis pelo cuidado de nossa própria saúde e nos empenhamos ao máximo para nos mantermos saudáveis, o que boa parte de nós conseguiu, pela misericórdia de Deus!


O primeiro valor professado por nosso rebanho é o da responsabilidade pessoal. Entendemos e cremos que Deus nos chamou ao discipulado e para andarmos ladeados com Cristo (Lc 9.23). O movimento evangélico criou uma forma de governança opressora, onde os cristãos são obrigados a agir em conformidade com um código ético de suas denominações, muitas vezes sacrificando com isso diversos elementos centrais a nossa fé.


Na IPR, fizemos a opção de chamar cada discípulo, individualmente, à uma postura responsável com a sua fé. Ninguém é culpado pelos nossos fracassos a não ser nós mesmos. Devemos exercer nossa fé pessoal em Jesus com fidelidade e autenticidade, entendendo que, conquanto a salvação seja obra de Deus do começo ao fim, nosso crescimento espiritual é provisionado por Cristo mediante nosso empenho diário em mortificar o pecado na fé e viver para a glória de Deus, pela graça suficiente que Ele nos oferece!


A sociedade só será alcançada e transformada quando cada um de nós for maduro e responsável para ocuparmos nosso espaço com pureza, amor e dignidade, proclamando o evangelho em palavras e ações que glorifiquem ao Senhor e mostrem a salvação para um mundo carente de esperança. Neste ano novo, peça a Cristo uma fé madura e se torne mais responsável, a fim de ser reconhecido como um homem ou uma mulher de Deus.


Será que cultivamos os valores de nossa fé e as disciplinas espirituais com o mesmo empenho com que ficamos preocupados em nos contaminar com a covid-19?


A unidade espiritual


Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Efésios 4:3


Em todo esse ano em que praticamos o autocuidado para não nos contaminarmos com a covid-19, cada um de nós, passivamente, cuidou para que a doença não se propagasse mais depressa. O tempo em que me mantive saudável fez com que todos à minha volta estivessem saudáveis também. Esse autocuidado foi decisivo para não sobrecarregar os hospitais, salvando muita gente.


O segundo valor professado pela IPR é o da unidade espiritual É nosso dever guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Assim como Jesus orou pela unidade do corpo de Cristo (Jo 17.21), é nosso dever batalhar para que a nossa unidade espiritual não seja rompida. Vivemos em uma sociedade fragmentada pelo vitimismo dos progressistas e pela estúpida polarização política, que tem produzido frutos dignos do inferno. Qual seria o impacto de um avivamento espiritual que promovesse em nós uma genuína unidade cristã?


Nestes dias em que o tecido social do mundo está sendo destruído por ideologias nefastas, precisamos trabalhar para unir as pessoas! Os pacificadores serão chamados filhos de Deus (Mt 5.8).


A sociedade precisa de união, e somente o evangelho da graça pode promover isso (Gl 3.28). Quando nos tornamos responsáveis e maduros com a nossa fé, automaticamente passamos a cuidar uns dos outros em amor. Precisamos decidir em 2021 sermos elos fortes da corrente que nos une! Precisamos parar de dar trabalho e começar a trabalhar! Precisamos assumir uma postura que fortaleça nossa comunidade, para que a unidade espiritual cresça cada dia mais!


A tolerância com os irmãos


O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu. Romanos 14:3


Outro aspecto interessante que experimentamos nesse ano foi o fato de algumas pessoas serem mais suscetíveis de adoecerem gravemente da covid-19, enquanto outros passavam pela doença sem nenhum sintoma visível. Em verdade, 80% das pessoas contaminadas não tinham sintomas e dos 20% restantes, apenas 5% enfrentavam complicações. Isso fez com que tivéssemos diferentes formas de cuidado e um olhar mais humano sobre as muitas diferenças que temos como seres humanos.


O terceiro valor sustentado pela IPR é a tolerância com os irmãos. Todos nós devemos ser conscientes de que a igreja é um corpo formado por pessoas com características distintas e que isso é o plano de Deus para o seu povo (1 Co 12.18). Essas diferenças não são ruins, são bençãos que nos mantém fortes e unidos e que contribuem para cumprirmos o plano de Deus. Precisamos do amor de Cristo no coração para aceitarmos nossas diferenças em amor, respeitando, obviamente, os limites estabelecidos pela revelação da Escritura. Mas é necessário fazermos a lição de casa, sabe por quê?


Nossa sociedade está assolada por uma terrível fragmentação e somente uma igreja misericordiosa e tolerante poderá ser instrumento de Deus para transformá-la. Precisamos da graça de Cristo para sabermos conviver com pessoas provenientes de cada tribo urbana que hoje habita a sociedade plural onde vivemos. Seremos capazes de acolher tatuados, comunistas, bolsonaristas, LGBTs e outros grupos de minorias que precisarão da graça de Jesus Cristo? A verdade foi dada para libertar, não matar. Somente uma Igreja centrada no evangelho e que preserve a verdade em amor poderá cumprir sua vocação nos anos que virão!


A santidade no viver


E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. Efésios 4.24


O principal método de conter a propagação do coronavírus foi utilizar o distanciamento social. Guardando alguns metros de distância uma das outras, as pessoas eram capazes de impedir que o vírus de propagasse com maior velocidade. Separação era um sinal de segurança e de salvação para as pessoas que amamos.


O quarto valor sustentado pela IPR é o da santidade no viver. Embora estejamos no mundo, não fazemos parte dele (Jo 17.15)! Jesus vocacionou seus discípulos para que fossem sal da terra e luz do mundo, isto é, precisamos deixar as pessoas com sede de Deus pela vida radiante que vivemos. Ainda que exista na igreja diferentes graus de santificação (afinal, somos pessoas com histórias e fraquezas distintas), pela fé em Jesus, todos temos sido santificados e seremos preservados por Ele até o fim! Até que venha esse dia, contudo, devemos crescer em nossa maturidade cristã e mortificarmos o pecado em nossa vida, dia após dia!


Deve haver entre os cristãos e o mundo um “distanciamento seguro”, para que possamos exercer nossa influência transformadora pela pregação do evangelho, sem, contudo, absorver os valores ideológicos que tem regido essa sociedade amaldiçoada pelo pecado. A santidade cristã não é isolamento, haja vista o fato de Jesus ser um “homem do povo”; mas isso não significa sacrificar nossa fé e nossos valores nos altares desse mundo, nos esquecendo daquilo que é claramente ensinado nas Sagradas Escrituras.


A vida cheia do Espírito


Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará plenamente (Mt 6.6).


Em alguns locais onde o índice de contaminação pelo coronavírus saiu do controle, as autoridades utilizaram um questionável recurso chamado “lockdown”. Questionável porque ele não mostrou eficácia absoluta em nenhum local em que foi utilizado, sendo que hoje, mesmo órgãos como a OMS questionam a validade desse método no controle da propagação da doença. “Lockdown” nada mais é do que fechar as pessoas em suas casas, para com isso impedir que elas adoeçam. Até mesmo esse aspecto da pandemia tem algo a nos ensinar.


O quinto valor sustentado pela IPR é o da vida cheia do Espírito. Entendemos pela Escritura que ser cheio do Espírito não está relacionado às manifestações que temos nos cultos de adoração, mas em o quanto a nossa vida está sendo governada por Cristo Jesus. Ser cheio do Espírito só é possível quando o nosso “lockdown espiritual” está funcionando! Nós somos do tamanho da nossa vida secreta com Deus. Para vencermos as doenças espirituais que assolam esse mundo, precisamos nos recolher em uma busca secreta por Deus para nos alimentarmos dEle e bebermos diretamente das límpidas águas da salvação (Is 12.3).


O ano de 2021 exigirá de nós sermos uma igreja cheia do Espírito. Enfrentaremos todo tipo de batalha espiritual e precisaremos estar munidos com os recursos que vem do céu! Netflix não cura doenças, PS4 não saciará os sedentos, Disney+ não poderá salvar alma alguma. Mas todo crente cheio do Espírito será um instrumento poderoso nas mãos de Deus para curar a nossa sociedade com o anúncio libertador do evangelho da graça!


A busca pela glória de Deus


Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntios 10:31


Por fim, estes dias de pandemia fizeram com que a fé de muitos cristãos fosse colocada à prova mais severa que existe: o teste da confiança. Podemos conhecer a Bíblia de capa a capa, podemos pregar com esmero, podemos ensinar na escola bíblica com profundidade, podemos servir as pessoas com carinho e amor, sem, contudo, confiarmos em Deus. E o que testemunhamos nesse ano foi a fé superficial de muitos crentes. Pareciam ser fiéis, mas sua fé não suportou o peso da provação. Faltou confiança!


O triste, contudo, foi perceber o quanto nossa confiança foi direcionada a outras vozes que não fossem a do Senhor. Confiamos no noticiário, esperamos ardentemente por uma vacina e chegamos ao cúmulo de afirmar que a ciência nos salvará. Eu imagino o coração de Deus vendo a incredulidade do seu povo. Não podemos verdadeiramente glorificar a Deus se não confiamos nEle de todo o nosso coração. Essa não é uma afirmação com o propósito de negar todos os benefícios que podemos ter pelo aprendizado que fizemos como civilização, mas render a glória a quem é devido sempre.


Enquanto meditava nisso, um sentimento ecoou dentro de mim: “ao invés de temer a morte, deveria haver entre os crentes o temor de partir sem uma perfeita confiança em Cristo”. Porque para nós, cristãos, o viver é Cristo e o morrer é ganho. Você já parou para pensar na bendita segurança que temos no Salvador?


O sexto e último valor da IPR é a busca pela glória de Deus. Deus é mais glorificado em nós quando confiamos em Seu cuidado; quando acreditamos na Sua Palavra mais do que nos noticiários; quando nosso cuidado não visa um escapismo das mazelas da vida, mas em uma oportunidade de aproveitarmos tempos como esse para espalharmos a boa notícia da salvação: “Deus invadiu o nosso mundo para por a casa em ordem, e Ele fez isso tornando pecadores de todos os povos, raças, tribos e nações a sua casa particular, pela fé em Jesus”.


Se quisermos ser uma Igreja que faz a diferença em 2021, precisaremos aprender a “glorificar a Deus” em todas as coisas, mas em especial, na confiança de que temos de que “ (...) nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 8:38,39’.


Conclusão


Com o desejo de vivermos um ano mais que abundante em 2021, externamos nosso sentimento de que nossos valores espirituais sustentem cada passo que dermos no novo ano que se inicia. Que essa visão incendeie nosso coração para, com paixão, espalharmos a boa notícia do evangelho a toda criatura. Que Deus em Cristo, te abençoe ricamente!

Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada

231 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page