top of page
Buscar

Uma visão bíblica para a música no culto cristão






Introdução


Quando pensamos na possibilidade de construirmos uma comunidade cristã centrada no evangelho, precisamos levar em conta cada aspecto que envolve o nosso "ser igreja". Essa foi uma preocupação que sempre ocupou minha mente em muitos anos em que vivi dentro do movimento pentecostal, onde observávamos os maiores abusos cometidos contra Deus e contra a Sua Palavra na execução da hinologia dos cultos. É óbvio que não tenho em mente a ótima qualidade das canções que compõe a Harpa Cristã, hinário que utilizo até hoje em minha devoção pessoal, mas nas músicas cantadas por solistas e conjuntos durante a liturgia do culto. Não foram poucas as vezes que percebia nas letras entoadas heresias de perdição, cultura de ódio e culto aos homens e aos anjos nas letras e melodias entoadas. Aquilo era um frenesi. Quando o Senhor me chamou e me instrui sobre a plantação da Igreja Pentecostal Reformada, estava convicto de que precisávamos ser cuidadosos não apenas com a doutrina, mas também com a música, uma vez que ela é uma ferramenta poderosa de comunicação e transmissão de valores.


Por isso, nessa primeira parte de nosso estudo a respeito do uso da música no culto cristão, quero recorrer a Escritura e entender a forma como esse assunto aparece na revelação que Deus nos deixou e tentar por essa jornada construir uma visão bíblica para utilizarmos o louvor e adoração de forma a glorificarmos a Deus. Espero que você seja enriquecido nessa jornada.



a música na eternidade pretérita


Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam? Jó 38:4-7

Se quisermos entender a razão pela qual a música foi dada à humanidade, é importante observar que ela teve origem no céu. A Escritura nos afirma que na eternidade pretérita, a criação (no caso, as estrelas), cantavam alegremente e jubilavam, fazendo isso em louvor ao Criador. Por exemplo, o texto de Isaías 6 nos mostra que os seres angelicais louvam ao Senhor, o adorando por seus atributos.


E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías 6:3

A música, no céu, tinha a finalidade de adorar e exaltar ao Senhor. Certamente, essa foi a razão pela qual ela foi idealizada: uma comunicação vertical das criaturas ao seu Criador, com o intuito de engrandecê-lo e adorá-lo.



a primeira menção da música em nosso mundo


E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão. Gênesis 4:21

Exercendo o mandato cultural que recebeu no Éden, a raça humana desenvolve instrumentos musicais, certamente com a finalidade de aprimorar a experiência do canto. O desenvolvimento da música na experiência social, sendo utilizada em festas, encontros e celebrações, pode ser lida em Gn 31.27 após um silêncio na Escritura sobre o tema.


Por que fugiste ocultamente, e lograste-me, e não me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com cânticos, e com tamboril e com harpa? Gênesis 31:27


a música usada no louvor a deus


Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. Êxodo 15:1

Foi em Êxodo que, finalmente, o povo de Deus começou a utilizar a música com o propósito para o qual ela foi criada: para louvar e engrandecer o nome do Senhor. O relato do capítulo 15 nos mostra que Israel agregou ao seu culto os cânticos de adoração como uma forma de externarem sua alegria pela salvação que receberam e como demonstração da confiança que tinham no Senhor.


No desenvolvimento da nação israelita, a música foi ganhando importância na vida social e nas celebrações. A ponto de, em 1 Crônicas 25.6,7, já ser instituído um ministério específico que ficaria responsável por conduzir o canto no culto israelita.


Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do Senhor, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei. E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao Senhor, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito. 1 Crônicas 25:6,7

diretrizes para a música no antigo testamento



No culto israelita, as músicas eram entoadas à Deus. Essa é a primeira diretriz que observamos na revelação da Escritura. No ato do culto, as músicas sempre dirigiam-se ao Senhor, no sentido de louvá-lo e adorá-lo. Era uma expressão vertical. No AT, não existe espaço para música horizontal.


Louvarei ao SENHOR em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. Salmos 34:1
Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Salmos 134:1

O culto no Antigo Testamento era conduzido com instrumentos. Não devemos desmerecer em momento algum a importância de utilizar esses recursos em um culto cristão. Obviamente, deve ser cuidado dos ministérios de louvor de que o foco de sua participação não seja a qualidade do instrumental, mas o Deus a quem adoramos.


Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Salmos 33:2

No Antigo Testamento, também havia a demanda para a renovação constante dos cânticos, para que eles não se tornassem uma expressão vocal mecanizada. Por isso, de tempo em tempo, as músicas eram renovadas para com isso, ressaltarem a adoração sobre outros focos e perspectivas. Leiamos o Salmo 33.3.


Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo. Salmos 33:3

A música assumiu tamanha importância na experiência de Israel que era requerido que houvessem momentos musicais em cada um dos ajuntamentos do povo.


Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Salmos 149:1

Para garantir a integridade da música e que ela fosse uma comunicação da verdade que havia sido revelada por Deus, todos os cânticos inspiravam-se na palavra do Senhor.


Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.Salmos 119:54

Por fim, observamos no AT uma constante preocupação de Deus com a superficialidade da devoção israelita, quando os aspectos exteriores do culto eram mais importantes do que a fidelidade do povo. Deus sempre observa o adorador antes de observar a adoração. É nosso dever cantar bem, mas é mais importante viver bem, para a glória de Deus.


Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. Isaías 1:13

a música no novo testamento



No Novo Testamento, não existem diretrizes tão claras a respeito da forma pela qual os crentes deveriam conduzir sua experiência de louvor e adoração. Isso se deve, certamente, por dois motivos: o primeiro, a nova aliança não traz instruções diferentes daquelas que já haviam sido reveladas sobre o que Deus espera de nós no que tange ao ministério musical. E a segunda, o NT concentra muito mais na piedade do que nas formas exteriores de adoração. O culto do cristão é o sacrificio vivo do seu corpo (Rm 12.1). O Pai busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade (Jo 4.23,24).


Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. João 4:23,24

Isso não significa, contudo, que o NT não tenha nada a falar a respeito da música como parte da adoração do povo de Deus. Por exemplo, o próprio Senhor Jesus utilizou a música na sua adoração.


E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. Mateus 26:30

Nas reuniões de adoração da igreja, há menções específicas a respeito da presença de cânticos. Vejamos algumas passagens:


Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Efésios 5:19

conclusão



Como lemos, a Escritura possui um farto material tratando da forma como a música deve ser conduzida no culto ao Senhor. Na sequência desses artigos, mostraremos uma análise das músicas presentes no Novo Testamento e no Apocalipse e perceberemos o quanto Deus se preocupou em nos deixar letras inteiras de canções para podermos aprender com elas sobre como devemos conduzir o louvor na igreja do Senhor! Que Ele nos abençoe!


A Ele a glória para sempre!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



159 visualizações0 comentário
bottom of page