top of page

Uma fé Inabalável - Sermão de Reveillon 31/12/2023




Os que confiam no Senhor são como o monte Sião; não serão abalados, mas permanecerão para sempre. Salmo 125.1


Introdução


Ao nos reunirmos neste último dia do ano, somos chamados a contemplar não apenas o que se foi, mas também a vislumbrar o que está por vir. Em meio às incertezas do futuro, é com alegria e confiança que nos voltamos para a Rocha inabalável que é o nosso Senhor.


Esse é o tempo de fazermos listas, projetos e reflexões sinceras sobre a qualidade da vida que temos vivido.


E é importante demais Deus fazer parte dessas reflexões.


Ao longo deste ano que se encerra, enfrentamos tempestades e vimos o inesperado bater à nossa porta. Nestes momentos desafiadores, nossa confiança foi posta à prova, revelando a necessidade de uma fé inabalável em Deus. Na fragilidade humana, encontramos a força que só Ele pode proporcionar.


Lembre-se, sem fé, é impossível agradar a Deus!


Na reflexão dessa noite, quero falar com vocês sobre a fé e o seu papel fundamental para gozarmos de uma vida plena diante do Senhor, mesmo nos cenários mais difíceis.



Vamos começar definindo Fé


Eu entendo que para muitos de nós, a expressão "fé" parece ter perdido o seu significado. O uso popular dessa palavra é, culturalmente, uma atitude positiva diante dos fatos da vida. É o famoso "vai dar tudo certo".


Cristãos, contudo, entendem fé sobre outra perspectiva.


Para nós, a fé é a confiança que temos no Deus que se revelou pelas Escrituras e a certeza de que Ele cumprirá todas as promessas que foram deixadas na Bíblia para o Seu povo.


Essa fé é um presente divino, dado graciosamente pelo Espírito, para que o cristão creia em Jesus e deposite sua vida aos Seus pés.


Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Ef 2.8

A palavra grega que é frequentemente traduzida como "fé" no Novo Testamento é "pistis" (πίστις). Essa palavra é usada para descrever a confiança, a fé, a fidelidade e a convicção em relação a Deus e a Jesus Cristo.


A fé, portanto, envolve uma confiança ativa e comprometida em Deus e em Suas promessas.


A fé também é listada como fruto do Espírito. A presença de Deus em nós produz uma fé ativa e confiante no Senhor, que nos leva a uma experiência relacional com nosso Pai Celestial.


Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Gálatas 5.22,23

Perceba que no cristianismo, a salvação é pela fé, o resultado da salvação nos conduz a fé e a manutenção de nossa relação com Deus também acontece "pela fé". O #SolaFide do reformadores é uma experiência viva em nossa devoção.


A fé é a forma como nos movemos no Reino de Deus, a ponto do autor aos hebreus destacar que somente podemos agradar ao Senhor vivenciando essa fé relacional com Ele.


Ninguém agrada a Deus se não estiver unido a Ele pela fé. Sem fé, é impossivel agradar a Deus.


Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. Hebreus 11.6


A FÉ EM DEUS MOLDA CADA ASPECTO DO VIVER



Como lemos anteriormente, a fé cristã é ativa e molda cada detalhe de nossas vidas. Hoje, estamos mergulhados em uma sociedade secularizada e vivemos em mundo cheio de incertezas.


Esse desequilíbrio reflete-se na vida de muitos cristãos rasos que não aprofundam sua relação com Jesus.


A esta altura, já deveriam ensinar outras pessoas, e no entanto precisam que alguém lhes ensine novamente os conceitos mais básicos da palavra de Deus. Hebreus 5.12

A nossa suposta confiança em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo deve ser materializada em uma vida extraordinária e transformadora. Infelizmente, muitos cristãos ainda são meninos espirituais, inconstantes, vivendo realidades mesquinhas e sem o sabor do evangelho.


Nossa geração é marcada por cristãos sem fé!


Não estou falando de um positivismo infantil e inconsequente. A fé não priva o cristão de dores, lamentos e sofrimentos. Ela também não é uma atitude mágica que nos livra de nossas angústias.


A fé em Deus é a certeza do cristão de que o Senhor caminha ao Seu lado como um Pai bondoso que não o abandonará.


  • Essa certeza nos leva a termos uma atitude corajosa em um mundo amedrontado.

  • Nos faz transpirar amor em um mundo repleto de ódio.

  • Nos chama a uma atitude servil em um mundo egoísta e ganancioso.

  • Essa fé nos mantém fiéis a Deus e aos seus valores em um mundo mergulhado no pecado.


Os cristãos em Antioquia decidiram com firmeza serem verdadeiros discípulos de Cristo, vivendo publicamente sua confiança em Jesus. Sua dedicação foi tamanha que passaram a ser reconhecidos pelo nome do Seu Salvador.


Quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Ali permaneceram com a igreja um ano inteiro, ensinando a muitas pessoas. Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez. Atos 11.26

Assim deve acontecer comigo e com você. A fé não pode ficar restrita ao encontro de adoração. Ela deve moldar cada aspecto de nossa vida, interferindo no modo como vivemos e permanecemos nesse mundo.


A fé cristã é uma fé pública!



A fé inabalável é uma fé REPLETA DE ATITUDE


A mulher com fluxo de sangue é para mim um exemplo do poder de uma fé inabalável. Ela já havia dispendido todos os seus recursos com a medicina do seu tempo, sem contudo, nada aproveitar.


Doze anos ininterruptos de sofrimento, dores e exclusão (Mc 5.25,26).


Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. Mc 5.25,26

Boa parte das pessoas "entrega os pontos" na primeira frustração. Essa mulher permaneceu insistindo em sua cura por doze longos anos.


Obviamente, sua insistência pela cura não estava ligada somente a bem-estar, mas em pertencimento: sua hemorragia a deixava impura cerimonialmente, sem poder participar da adoração e da vida social com seus irmãos israelitas.


Ela não teve apenas um ano ruim. Foram doze longos anos. E qual atitude dela? Ela permaneceu tentando!


Três evangelistas contam sua história e cada um deles a enriquece com um fato novo sobre como ela obteve aquilo que insistentemente buscou.


  • Ela ouviu falar de Jesus, Marcos 5.27

  • Ela creu que seria curada ao tocar em suas vestes, Mt 9.21

  • Ela se moveu até Jesus, tocou em sua capa e foi curada, Lc 8.44


A fé inabalável da mulher a encaminhou a uma atitude de devoção, de desejo de estar com Cristo.


A mulher não grita de longe, como o cego de Jericó (Lc 18.38), porque ela não queria ser ajudada somente, ela queria Cristo mais do que tudo!


A fé da mulher estava em Cristo, não na cura.


Essa fé é repleta de atitude, porque tirou a mulher de uma posição paralisante e a colocou na rota de sua transformação, a encontro de salvação com Cristo.


Veja comigo: Ela se move no meio da multidão (algo inadequado por estar impura cerimonialmente), ela toca na capa de Jesus (algo indecoroso pela etiqueta social da época) e por fim, ela recebe a virtude de Cristo que acaba com sua hemorragia.


Por isso, quando Jesus se dirige a ela, Jesus não a trata como uma adoradora interesseira, mas como uma "filha", porque reconheceu que ela desejava a Ele e não apenas as bençãos que Ele poderia lhe dar.


Então Jesus lhe disse: — Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz. Lucas 8.48

Eu tenho consciência de que muitos de nós vivemos em contextos parecidos quando associamos essa história com a nossa. Alguns aqui certamente tem arrastado por anos situações que parecem estar sem uma resolução possível ou aparente.


O último ano foi difícil, mas alguns de nós tem enfrentado muitos outros anos difíceis.


E o que vamos fazer diante disso?


Siga o exemplo da mulher Vá até Jesus! Não importa como você vai chegar, mas vá até Ele.


Mas vá com a atitude correta!


"Senhor, eu vim não atrás de uma benção, mas de um Salvador! Não quero problemas resolvidos, quero sabedoria para lidar com eles. Não quero soluções, quero direção. Não quero aquilo que o Senhor pode me dar, mas quero tudo aquilo que o Senhor É!


A mulher foi curada e se tornou a única personagem do NT a quem Jesus chamou de "filha".


Quem se aproxima assim do Salvador não costuma sair de mãos vazias!



A fé inabalável é uma fé TRANSFORMADORA


Como falei anteriormente, a fé cristã não é positivismo, é uma relação pactual.


Deus, como Pai, me perdoa dos meus pecados, me declara justo por crer em Jesus e vem habitar em mim pelo Espírito Santo. Essa união é transformadora!


Ela afeta de modo gracioso cada detalhe de nossa vida. O Deus Soberano permanece trabalhando em cada um de nós. Embora sejamos obras inacabadas (Fp 1.6), estamos "desenvolvendo nossa salvação com temor e tremor" (Fp 2.12-13).


Por essa fé, encaramos o novo ano com uma atitude corajosa. Deus soberanamente nos auxiliará a vencermos a jornada da vida cristã com alegria!


Abrace o compromisso da fé e veja Deus transformar cada detalhe de sua vida no ano novo que se inicia!



  • Mude a rotina do seu lar: leve Jesus para dentro da sua casa. Troque orgulho por amor. Cobranças por serviço. Gritos por palavras de louvor a Deus. Netflix por culto doméstico e oração. A casa muda quando fazemos isso!

  • Mude a forma como você trabalha e gera riquezas. O trabalho faz parte do mandato cultural e Deus é glorificado na vida de um crente trabalhador. Mas o trabalho deve ser redimido também! Trabalhamos para vivermos vidas dignas e para suprirmos o Reino de recursos para o avanço da evangelização. O cristão bíblico deve trabalhar, desenvolver carreira e ganhar dinheiro para a glória de Deus, o que ele não pode é tornar o trabalho um "deus".

  • Enxergue caminhos onde outros enxergam dificuldades. Paulo afirmou ter visto uma porta eficaz para a propagação do evangelho (1 Co 16.9). Jesus viu em cinco pães e dois peixes o suficiente para alimentar uma multidão. Lutero viu no simples anúncio da palavra de Deus o suficiente para enfraquecer o papado e iniciar a reforma protestante. O que você tem enxergado para o próximo ano?

  • Mude sua forma de se relacionar com as pessoas. Ao se fazer carne, Jesus deixou para nós o exemplo de uma vida humana perfeita. Ele glorificou a Deus, sem nunca ter pecado (1 Pe 2.22), mas andava com pecadores e comia com eles (Mc 2.16). No ano novo, se relacione com mais pessoas. Procure amigos não cristãos, passe tempo com eles, deixe que o brilho do evangelho que está em sua vida os contagie, seja sal e luz. O mundo se cansou de uma igreja moralizadora e sem amor. Precisamos ter "cheiro de gente", sentirmos as dores do outro e encarnarmos a missão de, como Cristo, amarmos qualquer tipo de pecador.



  • Cresça na vida de oração. A oração é o respirar de um autêntico cristianismo. Crentes bíblicos não devem reduzir a oração a uma prática monótona e ineficaz. Deus soberanamente determinou agir no mundo em resposta as orações do Seu Povo. Embora minhas orações não mudem a Deus, elas mudam a minha capacidade de "perceber Deus" e reconhecer a sua vontade. Me mostre um crente frutífero e estável e eu lhe direi que esse é um crente de oração. Deus opera maravilhas por meio de joelhos que se dobram. Ore!

  • Seja humilde, simples, acolhedor e acessível. Corremos um grande risco como cristãos bíblicos de nos tornarmos petulantes e soberbos. A verdadeira fé em Jesus não reside no saber, mas no viver. Obviamente, um saber bíblico, regado com oração me ajudará a viver melhor minha fé no Senhor. Quanto mais eu cresço em Deus, menor eu me torno. É no fato de ser capaz de reconhecer minhas misérias que consigo olhar para o outro com amor e empatia. Jesus era um Mestre na Escritura, mas foi o homem mais simples que já viveu. Esse é nosso alvo.

  • Deite no colo da soberania de Deus. O que mantém nossa sanidade, equilíbrio e entusiasmo diante das adversidades da vida? O reconhecimento de que servimos a um Deus Soberano. Quando percebemos isso, somos capazes de ressignificar lágrimas, dores e aflições. A soberania de Deus nos tira do mar das aflições e nos coloca no oásis da confiança. Não estou falando de uma fé boba e menina, mas na capacidade de olhar para as dores e dizer: "eu sei que Meu Redentor vive".





conclusão


O desejo por um ano novo bom reside no anseio da alma humana por satisfação. E a única coisa que pode satisfazer nossa alma é a presença de Deus.


Por isso, peça ao Senhor uma fé inabalável para o ano novo que se inicia.


Você pode estar pensando assim: passei por tantas frustrações, tenho alguma garantia de que as coisas serão diferentes? Ora, tudo é possível ao que crê. Faça como os discípulos, peça que Deus aumente sua fé nEle.


"Os apóstolos disseram ao Senhor: 'Aumenta a nossa fé!'" Lucas 17.5

Se a sua fé está pequena, quase se apagando, se recorde do pedido que tocou o coração de Jesus.


No mesmo instante, o pai respondeu: “Eu creio, mas ajude-me a superar minha incredulidade”. Marcos 9.24

Lembre-se disso querido: ao morrer na cruz, Jesus levou sobre si nossos pecados, e isso inclui nossa incredulidade e pessimismo diante dos desafios da vida.


Deus não quer apenas salvar sua alma da condenação, Ele quer te salvar de viver uma vida medíocre e sem significado!


Por isso, coloque seus olhos nEle nessa noite. Cristo não precisa de uma fé perfeita para transformar a vida do homem.


Somos moldados e transformados por Deus não por causa de nossa perfeição, mas pela confiança irrestrita naquele que nos tirou das trevas para sua maravilhosa luz!


O barro não diz para o oleiro que tipo de vaso ele quer ser. Ele simplesmente confia que o oleiro sabe o que faz, e fará o melhor!


Encare a realidade do novo ano de posse uma fé inabalável em Deus. Confie no Oleiro e seja um vaso para glória do nome do Senhor!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

bottom of page