top of page
Buscar

Um Evangelho de Transformação - Sermão de 14/09/2024





Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". Romanos 1:16,17


Introdução


Reunidos aqui nas comemorações do sétimo aniversário da Base 4Next, somos convidados por Deus a refletirmos à respeito da natureza de nossa missão.


A cada reunião na base, a cada atendimento feito, cada faminto alimentado e cada abraço que semeia esperança, naturalmente percebemos que há algo muito ruim acontecendo com a sociedade.


Nesta noite, não quero me afastar daquilo que compõe a realidade da fé comum que professamos.


O evangelho de Jesus Cristo nos apresenta um quadro completo que nos permite não apenas o diagnóstico do problema, mas a única solução viável a um mundo em crise. E é sobre ele que falarei nessa noite.



a necessidade do evangelho


À luz das Escrituras, Deus é o Criador de todas as coisas, inclusive da raça humana. Não somos resultado de milhões de anos de evolução, mas obras de um Deus Amoroso e que nos fez à sua imagem e semelhança.


Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão". Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27

Fomos criados por um Criador perfeito, que nos deu um mundo perfeito.


O homem, contudo, falhou em sua missão de glorificar a Deus. A desobediência do primeiro casal trouxe à nossa raça à condenação, introduzindo o pecado no mundo perfeito que nos foi dado.


O homem, por causa do pecado, morreu espiritualmente e tornou-se incapaz de voltar para Deus sem que Ele primeiro o atraísse. O estado trágico em que nos encontramos por causa da desobediência de Adão é narrado em toda a Escritura.



Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá. Ezequiel 18:4

pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3:23

Pois o salário do pecado é a morte, Romanos 6:23a

No triste cenário que descreveu a queda da humanidade, Deus apresentou o evangelho pela primeira vez.


Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar". Gênesis 3:15

Veja que o futuro triunfo de Deus contra o mal foi anunciado gloriosamente: Deus faria nascer um descendente da raça humana que livraria-nos dos implacáveis efeitos da queda.


Diante de um Deus Santo, a humanidade pecadora foi banida de Sua presença. 


E diante deste mesmo Deus Justo, ela aguarda com pavor o dia em que receberá a sentença de condenação pelos seus pecados e idolatrias.


Jesus descreveu essa realidade despertando a consciência de seus ouvintes para a realidade da ira de Deus.


O evangelho é a boa notícia de que Deus nos livrou dEle para Ele mesmo.


Por Cristo Jesus, Ele nos livrou de Sua justa ira para sermos adotados como filhos perdoados na Sua família.


Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". João 3:36


O evangelho prometido pelos santos profetas


O evangelho não foi um improviso divino para corrigir o pecado do homem. Deus já havia determinado que Cristo morreria pelos pecadores antes do próprio mundo existir (Ap 13.8)!


A certeza de que Deus cumpriria o seu plano e traria redenção aos pecadores foi anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deixarei abaixo algumas dessas profecias.


O nascimento de Cristo


E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade. Miquéias 5:2

Sua morte substitutiva


Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Isaías 53:5,6

Sua ressurreição


Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. Salmos 16:10

A natureza gloriosa de Sua missão


No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1:29


A doutrina do evangelho: poder de Deus para salvação


Como Paulo afirmou, o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Pessoas de qualquer etnia ou de qualquer tribo urbana podem ser resgatadas de seus pecados pela redenção que há em Cristo mediante a proclamação do evangelho.


Mas, como isso pode acontecer dada a gravidade do nosso pecado?


A doutrina do evangelho nos mostra a forma como Deus opera esse poderoso livramento à nosso respeito. Vamos pedir para o apóstolo Paulo nos explicar essas verdades à luz do texto de Romanos 3.21-26.


Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; Romanos 3:21

O evangelho nos revela a 'justiça de Deus'. Essa expressão aparece em todo o Novo Testamento e significa basicamente "a forma como Deus declara justo um pecador".


A primeira afirmação de Paulo é que, segundo o evangelho, a justiça de Deus se manifestou sendo testemunhada pela Lei e pelos Profetas.


Isso significa que o modo como Deus haveria de declarar justos os pecadores foi pré-anunciada pela Lei de Moisés e pela mensagem dos profetas, que anteviram a manifestação do Filho de Deus.


justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, Romanos 3:22,23

Deus promete nos declarar justos mediante a fé em Jesus Cristo. Judeus e gentios pecaram gravemente contra o Senhor. Ambos os povos carecem da glória de Deus, precisam da demonstração de sua misericórdia.


O evangelho anuncia que Deus salva todo tipo de gente. Para um mundo fragmentado como nosso, a justiça de Deus ainda é mesma: Deus salva pecadores, de qualquer tipo, mediante a fé em Jesus.


Isso é uma mensagem revolucionária: o evangelho aponta para o fato de que não importa a cor da sua pele, suas preferências ideológicas e sexuais, seus vícios e suas neuras, você é um pecador, você está debaixo da ira de Deus e somente pela fé no evangelho você pode ser restaurado a um estado de comunhão com Ele.


sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, Romanos 3:24

A doutrina do evangelho nos explica como Deus pode declarar um pecador justo. Um dos atributos de Deus é a Sua justiça. Como Deus pode declarar justificado alguém que é culpado aos Seus olhos? Paulo responde!


Por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.


Deus, sendo justo, precisa punir o pecado. Se Deus não punir o pecador, não há justiça nEle.


Por isso, foi necessária a morte de Cristo: como viveu uma vida sem pecado algum e com perfeita obediência a Lei de Deus, o Cordeiro foi erguido na cruz como um sacrifício substitutivo por todas as ovelhas do Seu rebanho, por cada homem e mulher que foram destinados à salvação.


Ali, Jesus sofreu a ira de Deus pelos pecados deles.


Todos os pecados que cometemos desde o nosso nascimento até os que cometeremos até a nossa morte foram punidos em Cristo na cruz. Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades. O castigo que nos traz a paz estava sobre ele, pelas suas feridas nós fomos curados!


a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; Romanos 3:25

A palavra propiciação significa "aplacar". Ao derramar o seu sangue por todos aqueles que receberão o dom da salvação, Jesus aplacou a ira de Deus contra eles, satisfazendo assim a justiça divina.


Todo pecado exige reparação. Os pecados da humanidade ou foram punidos em Cristo ou serão punidos no inferno! Deus é Justo!


Por isso, ao se apresentar como um sacrifício perfeito pelas iniquidades do Seu povo, Jesus livrou os que crêem em Seu nome do castigo divino.


O Justo Deus puniu nossos pecados em Cristo.


mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus. Romanos 3:26

Agora, podemos entender com mais clareza o drama do evangelho.


Por causa do pecado, Deus não poderia nos aceitar em Sua presença, uma vez que a Sua santidade repudia o mal. Da mesma forma, Deus não seria justo se não punisse pecadores como nós, que ofendem a Sua santidade.


O evangelho resolve o impasse!


Ao punir os pecados do Seu povo em Jesus, e derramar toda a Sua ira sobre Ele, Deus foi justo. O seu atributo de justiça foi plenamente satisfeito.


E uma vez que os nossos pecados já foram punidos em Cristo, o Justo Deus não pode exigir a reparação deles novamente.


Por isso, aqueles que recebem o benefício da redenção são declarados JUSTOS diante de Deus e agora podem ser recebidos como filhos perdoados em Sua presença.


Por isso, Paulo afirma que Deus é JUSTO (por ter punido os pecados) e JUSTIFICADOR (por declarar justificados) aqueles que tem fé em Jesus.


Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, Romanos 8:1

Cada pecador justificado é adotado na família divina, tornando-se herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo.


Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. Romanos 8:17

Como povo de Deus, devemos nos apropriar dessa mensagem integralmente. A cruz de Jesus Cristo não é somente o caminho pelo qual Deus salva pecadores, mas o modelo de vida que agrada a Deus.


Pela cruz, Deus nos ensinou que o verdadeiro amor exige sacrifício e compaixão.


Por isso, no Novo Testamento, a cruz de Cristo molda não apenas a forma como oramos, ofertamos e prestamos culto a Deus, mas cada detalhe de nossas vidas, mesmo aqueles que mais sutis.


  • O evangelho nos ensina como liderarmos nossas famílias para glória de Deus, Ef 5.25,26;

  • O evangelho nos ensina como sermos patrões e empregados, Cl 3.22-24; Ef 6.5-9;

  • O evangellho nos ensina como nos relacionamos com autoridades civis, Rm 13.1,2;

  • O evangelho nos ensina como nos relacionamos em sociedade, Fp 2.15;

  • O evangelho nos ensina como administramos os recursos que recebemos, 1 Co 4.2;

  • E o evangelho nos ordena a nos lembrarmos dos pobres, Gl 2.10; Tg 2.15,16;


O nosso compromisso com o evangelho deve nos mover em direção ao nosso semelhante com uma esperança viva de transformação!


Cristo é o evangelho!


Ele é, ao mesmo tempo, o médico e o remédio que pode curar as nações! E ele conta conosco para, unidos a Ele, darmos cabo da nobre missão que recebemos!



CONCLUSÃO


Hoje, não estamos comemorando sete anos da Base 4Next apenas.


Estamos celebrando sete anos de amor, de empatia, de sacrifícios, de esperança, de recomeços, de transformação!


Estamos reunidos aqui como um só corpo, mas temos consciência de representamos diversas expressões distintas da fé cristã. A Base, contudo, nos proporciona um ambiente plural onde podemos deixar diferenças secundárias de lado e nos unirmos na materialização de nossa missão como membros do Corpo de Cristo.


Abraham Kuyper, importante teólogo reformado e primeiro ministro Holandês, cunhou uma frase que o tornou célebre e que estimula milhões de cristãos em todo o mundo a se moverem em prol da materialização do evangelho através de uma ação social cristã relevante.


"Não há um centímetro quadrado em todo o domínio de nossa existência sobre o qual Cristo, que é soberano de todos, não possa gritar: é meu". Abraham Kuyper.


A morte de Cristo tornou a salvação real. Sua ressurreição iniciou a transformação do mundo. E cada um de nós, como embaixadores do Reino, devemos pregar o evangelho a toda a criatura, levando as nações a fé, um ser humano de cada vez, até que Ele venha nos buscar.



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page