top of page
Buscar

Um encorajamento aos homens cristãos



Hoje quero me dirigir a você, homem, que carrega nas costas o pesado fardo de conduzir sua família na santa fé que recebemos pelo evangelho. Em um mundo onde tantas pessoas vazias tentam vender a imagem de estarem cheias, você é um verdadeiro herói e talvez não se sinta dessa forma.


O convite que recebemos de Cristo, que nos vocaciona a amarmos nossa esposa como Ele amou a Igreja (Ef 5.25), a não irritarmos nossos filhos (Cl 3.21) e a sermos provedores do lar, exercendo o mandato cultural para a glória de Deus (Gn 2.15; 1 Co 10.31) é extremamente desafiador. Conciliar isso com a nossa participação na igreja local a qual pertencemos exige, muitas vezes, muita disciplina e muita flexibilidade.


E eu sei que você se esgota! Sim, eu sei que você precisa lidar com um pesado fardo de responsabilidade e, ao mesmo tempo, precisa lutar para não sucumbir às tentações e aos “atalhos” que tentam tirar você do Caminho (Jo 14.6). A vida de um homem cristão não é fácil.


Somamos todos esses desafios à pesada pressão cultural, que tenta perverter os ideais bíblicos de uma masculinidade saudável, rotulando homens bíblicos de forma pejorativa e com isso minando sua confiança em Deus e o seu próprio senso de missão e propósito.

Amigo, não é fácil ser um homem cristão.


Por isso, quero encorajá-lo a não desistir e nem ‘chutar o balde’. Sei que nesse momento sua cabeça está a mil, mas tente não pirar! Encontre consolo nas Escrituras e na vida piedosa daqueles que, antes de nós, não sucumbiram ao espírito do seu tempo e perseveraram na fé. O evangelho produziu muitos homens de valor! E você, certamente, é um deles!


Não desista!


Deus se alegra com cada avanço que você faz no cumprimento do seu propósito. Ele vibra quando você resiste a uma tentação ou serve a sua esposa quase ‘capengando’. Ele sorri quando vê que você, cansado e abatido, empenha-se em se sentar no chão com os filhos para brincar com eles e lhes transmitir amor e atenção. O sacrifício feito na cruz é o nosso chamado ao sacrifício pessoal em prol daqueles que amamos. Nada disso é em vão!


E, claro, tenho uma dica importante: não se perca também nessas tarefas e na imensa responsabilidade que possui!


Tire um tempo para você! Leia um bom livro, sente-se com os amigos para conversar, coma e beba “para a glória de Deus” e renove suas energias rodeado de pessoas que te amam. Quebre a rotina, faça um passeio, VIVA a vida que o Salvador conquistou para você na cruz do Calvário!


E, claro, cresça na devoção por Ele dia após dia. A sua permanência “de pé” no combate da vida é resultado direto da sua relação com Jesus. Não afogue suas mágoas na bebida, no videogame ou em entretenimento vazio. O seu tanque emocional deve ser recarregado aos pés de Jesus, em uma vida profunda de oração e intimidade com Ele. Leia a Bíblia e boa literatura cristã, congregue e seja um cara de joelhos no chão.


Sua família precisa que você seja um homem de Deus e a sociedade precisa que esses homens existam para ela ser transformada!


Macho, não desista! Não há circunstância difícil que não possa ser revertida quando temos firmeza em nossa fé em Deus. Ele nunca nos deixará e não nos desamparará (Hb 13.5). Eu estou torcendo por você! Você vai conseguir!




Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

159 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page