top of page
Buscar

Tristeza vs Alegria

Atualizado: 25 de set. de 2023






Nós, mulheres, somos seres extremamente emotivos. Podemos em uma fração de segundos transitar entre alegria e tristeza e isso nos causa um mal gigantesco.


Eu sou uma mulher que me vejo constantemente nessa situação, precisando lidar com as emoções para conservar a minha alegria em Cristo. Acredito que não seja a única a passar por isso.


Em nosso papo de hoje, gostaria de falar um pouco sobre tristeza, alegria e como podemos encontrar contentamento profundo em Deus.



vamos definir a tristeza


A tristeza, queridas mulheres, é uma resposta emocional natural a eventos ou situações que nos afetam profundamente. É uma sensação de pesar, melancolia ou angústia que pode surgir quando enfrentamos perdas, desafios ou momentos difíceis em nossas vidas.


A tristeza, contudo, pode surgir em nosso íntimo mesmo sem estímulo perceptível algum.


Qualquer pessoa passa por momentos de tristeza. É algo natural do ser humano. Veja o salmista Davi se lamentando em um dos salmos registrados nas Escrituras.


A minha alma se consome de tristeza; fortalece-me conforme a tua promessa. Salmos 119:28

Os males da tristeza


A tristeza causa diversos malefícios em nossa vida. Vou enumerar alguns:


  • Perda de energia e fadiga;

  • Alteração de peso;

  • Distúrbios nos relacionamentos;

  • Baixa Estima;

  • Desmotivação;

  • Angústia;

  • Baixa produtividade;

  • Pessimismo;

  • Insônia;

  • Irritabilidade;

  • Culpas excessivas;

  • Em casos extremos, até pensamentos suicidas;


Ficar triste momentaneamente é algo natural. Ninguém passará por essa vida sem sentir tristeza em alguma circunstância. Até Jesus enfrentou a tristeza nos dias em que esteve entre nós. Estar triste não é pecado!


Jesus chorou. João 11:35

Vocês gostariam de partilhar alguma experiência com a tristeza?



a tristeza segundo deus


É importante ressaltar que existe um tipo específico de tristeza que nos é dada como um dom do Espírito para nos conduzir ao arrependimento. De muitas maneiras nós desagradamos a Deus e ofendemos a Sua Santidade.


Dessa forma, é necessário que Ele nos discipline como filhos para abandonarmos aquilo que nos afasta de Sua presença. Essa tristeza que ele permite nascer dentro de nós gerará um desejo profundo de arrependimento e de mudança.


A tristeza, conforme o Senhor, não produz remorso, mas sim uma qualidade de arrependimento que conduz à salvação; porém, a tristeza do mundo traz a morte. 2 Coríntios 7.10


A resposta de Deus para a tristeza


Deus graciosamente nos deu uma resposta para vencermos a tristeza. Essa resposta é a alegria do Senhor em nosso coração. Jesus afirmou aos seus discípulos que a tristeza que eles enfrentavam seria transformada em alegria.


Digo que certamente vocês chorarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se entristecerão, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria. João 16.20

A alegria para nós, mulheres cristãs, não é uma simples felicidade resultante de momentos bons e memórias agradáveis. A alegria que temos é um fruto do Espírito, resultado da obra de Jesus por nós! O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele! Ele levou ao madeiro a tristeza do pecado e nos deu vestes de alegria espiritual.


Nossa alegria é Cristo Jesus!


Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Filipenses 3.1

Jesus nos encoraja a seguirmos o seu exemplo e a vivermos com fé nEle. A vida aos pés de Cristo é uma fonte permanente de alegria espiritual.


Quando nos sentimos tristes e abatidas, temos a inclinação de querer resolver isso comprando coisas, passeando, satisfazendo nossas vontades, até mesmo em coisas não adequadas.


A nossa vitória, contudo, está em receber do próprio Jesus a alegria que permanece.


Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa. João 15.11


Como receber essa alegria?


Se você está passando momentos de tristeza recorrentes e precisa se levantar, deixo alguns conselhos para o seu coração:


  • Primeiro, você precisa reconhecer o seu estado e não se conformar com ele. Fomos chamadas para a alegria em Cristo e não para o abatimento. Se você tiver cometido pecados, confesse-os e os abandone. Se é uma tristeza decorrente de alguma outra situação, busque forças em Deus;

  • Segundo, faça afirmações mentais das verdades da Palavra de Deus. Memorizar versículos é uma prática antiga, mas muito eficiente na batalha contra nossa mente.

    • Sou uma filha amada de Deus;

    • Sou justificada;

    • Não há condenação para minha vida;

    • Eu vou morar no céu;

    • Um dia a menos para Cristo voltar;

    • Jesus morreu por mim;


  • Terceiro, ore! A maior parte das situações de tristeza é simplesmente falta de oração. Fale francamente com o Pai Celestial.

  • Quarto, congregue! A tristeza pode ser resultado de isolamento. Congregar é terapêutico.

  • Quinto, se engaje! Se você se ocupar com as coisas de Deus, você sentirá uma profunda alegria por fazer parte do Reino e poder servir as pessoas.

  • Sexto, não se deixe contaminar com pessimismo alheio. Se pessoas do seu convívio sugam sua energia a ponto de te abater, talvez valha a pena se afastar delas.


E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Neemias 8:10


Conclusão


Mulher, você foi chamada para a alegria! Os tempos difíceis não podem calar nossa voz ou roubar nossa gratidão a Deus. Não somos definidas por nossos sentimentos, mas pela Palavra de Deus que permanece para sempre! Se você perceber que a tristeza está tomando conta dos seus sentimentos, se volte para Deus com todas as suas forças. Você receberá o renovo necessário para continuar a sua jornada para o céu.



Élida Fernandes Líder do PINC

109 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page