Toda espetacularização da fé é idolatria

Um dos sinais de apostasia da Igreja de Cristo é a espetacularização da fé. Infelizmente, comunidades inteiras de cristãos transformaram seus encontros em shows, que precisam ser "vendidos" com a exibição dos rostos dos "atores" que participarão do espetáculo. Hoje, cartazes de eventos de igreja parecem divulgações do Rock in Rio. Tanto espaço para os alunos e muitas vezes nenhuma glória dada ao Mestre. Você percebe isso também?

Como profissional de marketing, sei que comunicar é preciso, mas a forma como comunicamos deve refletir nossos valores. Qual isca temos usado para atrair pessoas para ouvir o evangelho? O carisma dos nossos preletores, o talento de nossos cantores ou a ensaguentada cruz de Cristo, que é, segundo a Bíblia, a única mensagem que devemos anunciar (1 Co 2.2)?

Sua comunicação convida às pessoas a se arrependerem dos seus pecados ou a receberem supostos milagres? O ide de Cristo não foi claro o suficiente (Mc 16.15,16)? Devemos ir as nações pregando o evangelho e não anunciando nossos feitos e os milagres que podem acontecer em nossos encontros.

Este "show" que tem sido promovido em nome de Jesus gera atores, não discípulos. É culto ao ego, não à Cristo. Ele tira pessoas das trevas do secularismo e as coloca nas trevas do sistema religioso que sustenta essa aberração que vemos hoje. Os apóstolos nos chamariam de insensatos, fascinados, amigos do mundo (Gl 1.8; 3.1,2).

Precisamos voltar as origens. Ao culto simples, a leitura regular e explicada da Bíblia, a um convite para um arrependimento sincero e fé genuína em Jesus. Precisamos ir para a igreja buscando a face de Deus e não o que as Suas mãos podem fazer por nós. Precisamos tirar os atores do palco e proclamarmos a mensagem do evangelho em toda a sua glória. Eu sonho diariamente com isso...

Que venham dias na igreja com menos pulos e mais joelhos dobrados. Quero ver o coach caindo e dando lugar ao discipulado. Menos gritos e mais lágrimas de arrependimento. Quero ver Cristo sendo o suficiente centro de cada reunião cristã.

Que Deus nos livre de uma fé espetacularizada!