![](https://static.wixstatic.com/media/4723f7_71b679cb3738436fb21cd878f2095071~mv2.jpg/v1/fill/w_115,h_82,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_avif,quality_auto/4723f7_71b679cb3738436fb21cd878f2095071~mv2.jpg)
“Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês. Tiago 4:8 NTLH
Introdução
Uma das coisas que recorrentemente ouvimos a respeito da juventude da igreja é a de que eles são incapazes de serem disciplinados para viverem uma vida de comunhão com Deus. Eu ouvia essa frase quando fui um jovem na igreja e mesmo hoje, enquanto pastoreio, ainda ouço tais afirmações como se ser jovem fosse um atestado de carnalidade espiritual.
É óbvio que uma nova geração de cristãos sempre enfrentará desafios distintos daqueles que já são mais maduros na fé, uma vez que convivemos em uma sociedade em constante transformação e devemos nos relacionar com ela sabedo que os valores da Palavra de Deus são imutáveis. Mas isso, por si só, não deve ser motivo para não acreditarmos que jovens possam viver uma vida profunda com Deus. A vida de Timóteo foi deixada nos registros da Escritura para nos mostrar o que o Espírito Santo pode fazer na vida de jovens que buscam fazer a diferença! O meu desejo com essa mensagem é poder inspirar você a se espelhar nos desafios que Timóteo teve para que você possa experimentar uma vida de intimidade com Deus.
Uma biografia de timóteo
Timóteo é um dos personagens mais conhecidos do Novo Testamento. Duas epístolas neotestamentárias são endereçadas a ele. Também existem várias referências diretas e indiretas sobre ele em outros livros da Bíblia, como Atos, 1 Coríntios e Tessalonicenses.
Timóteo foi um jovem líder da Igreja Primitiva. Muito provavelmente ele nasceu em Listra, uma província romana da Galácia. O pai de Timóteo era grego, porém sua mãe, Eunice, e sua avó, Loide, eram Judias (At 16:1; 2 Tm 1:5). Provavelmente elas se converteram durante a primeira passagem do apóstolo Paulo por Listra e Derbe (At 14:6-22).
Na segunda viagem missionária de Paulo, quando ele voltou à região da Licaônica, o apóstolo ficou impressionado com o desenvolvimento de Timóteo e resolveu leva-lo consigo. Apesar de sua pouca idade, Paulo decidiu investir no rapaz e ele se tornou uma das maiores lideranças da Igreja Primitiva.
Ao longo do NT, podemos identificar como a graça de Deus capacitou Timóteo a ser um jovem obreiro que vivia em intimidade com Deus. E sobre esse assunto, há uma importante observação a ser feita. Nós vivemos um tempo em que parece existir uma romantização da fé e uma busca recorrente por fórmulas mágicas e segredos espirituais. Mas no que tange ao nosso crescimento em Cristo e a intimidade, são as disciplinas recorrentes, feitas em obediência, que trazem os verdadeiros resultados. Vejamos como isso se deu na vida de Timóteo.
A disposição de Timóteo em aceitar o custo do chamado
Chegou a Derbe e depois a Listra, onde vivia um discípulo chamado Timóteo. Sua mãe era uma judia convertida e seu pai era grego. Os irmãos de Listra e Icônio davam bom testemunho dele. Paulo, querendo levá-lo na viagem, circuncidou-o por causa dos judeus que viviam naquela região, pois todos sabiam que seu pai era grego. Atos 16:1-3
Timóteo era filho de pai grego e certamente não havia sido criado nos costumes judaicos, por isso, ele não era circuncidado. Contudo, como parte do seu ministério envolvia ministrar a irmãos judeus, Paulo pediu para que ele aceitasse o rito a fim de que não houvesse impedimento algum quando pregasse a esses irmãos. Ele de bom grado aceitou. A circuncisão, diga-se de passagem, era um procedimento bastante doloroso, ainda mais em um jovem, sendo que as dores poderiam durar em alguns casos mais de dez dias. A prontidão dele em aceitar mostra que Timóteo não apenas tinha consciência do custo do chamado, quanto estava disposto a aceitá-lo.
Um jovem cristão deve compreender que a idade não é uma desculpa para vivermos um cristianismo morno e sem comprometimento. Quando Jesus fez as mais duras advertências sobre o custo de segui-lo, ele não estabeleceu distinção alguma entre as faixas etárias dos seus ouvintes. O cristianismo era naquele tempo uma religião de alto risco, como é hoje, sob pespectivas diferentes. Os cristãos do primeiro século precisavam estar dispostos a morrer por Cristo. Hoje, por conta de nossa fé e valores, devemos estar prontos a enfrentar a militância digital, a cultura de cancelamento e a vergonha da cruz. Um jovem sem disposição para isso não conseguirá amadurecer e crescer na graça de Cristo!
Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9:23
Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á. Marcos 8:35
Timóteo tinha bom testemunho
dele davam bom testemunho os irmãos em Listra e Icônio. Atos 16:2
A vida de Tímoteo era bonita demais para ser notada e considerada positivamente por quem estava à sua volta. Em duas cidades distintas, os irmãos davam bom testemunho de seu procedimento e de suas obras. Isso deve ser um estímulo para que nossos jovens busquem, da mesma forma, viver a vida com Deus com tamanha intensidade e dedicação a ponto de que possam ser notados por aqueles que nos observam.
Obviamente, nesse ponto precisamos fazer um adendo: o nosso alvo não é garantirmos uma boa reputação visando sermos aplaudidos pelas pessoas. Em tempos de frieza espiritual, nosso zelo pode ser considerado fanatismo por crentes apáticos. Todo nosso empenho deve ser o de agradar a Deus e glorificá-lo, o reconhecimento é simplesmente uma consequência do que fazemos para Deus, como Jesus nos ensinou.
Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.16
Timóteo dedicava-se no aprendizado da bíblia
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. (2 Tm 3.14,15)
Os jovens cristãos de hoje em dia tem o privilégio de poderem ter acesso a muito conteúdo de qualidade para sua formação cristã. Com a democratização da Internet, podemos ouvir bons ensinadores cristãos, cursarmos em boas escolas teológicas e mergulharmos no conhecimento da Escritura. Contudo, nossa geração é rasa quando avaliada sobre conhecimento bíblico. Uma boa parte dos jovens de nossos dias tem dificuldades em explicar doutrinas básicas de nossa fé, porque na maioria das vezes estão buscando experiências sensoriais ao invés da fé pura e simples ensinada pelo evangelho. Essa superficialidade é, sem dúvida, a maior causa de nossos jovens caírem nas universidades e ali abandonarem a fé no Senhor Jesus Cristo.
Timóteo conhecia a Escritura desde a sua meninice. Ele dedicava-se no aprendizado das Sagradas Letras para ser capaz de atender o chamado que Deus havia lhe feito. Na batalha espiritual do cristão, a Bíblia é chamada de Espada do Espírito, pois ela é a arma que utilizamos para vencer as guerras que travamos contra o pecado, contra a nossa natureza pecaminosa e contra as vãs filosofias que se opõe ao conhecimento de Deus. Precisamos ser uma geração apaixonada pela Escritura e que com dedicação se aprofunde nesta revelação que Deus amorosamente nos deixou. É pela Escritura que o jovem purifica o seu coração e cresce na sua intimidade com Deus.
Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Salmos 119:9-11
Timóteo esforçou-se para ser puro em sua conduta
Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22
Todos nós sabemos que a juventude é uma época em que buscamos autonomia, liberdade e prazer e, por isso, o jovem cristão tem um desafio muito grande de guardar-se puro em uma sociedade sensualizada e libertina. É importante que a igreja seja misericordiosa com o jovem que tropeça e, ao mesmo tempo, zelosa para instigar em seus corações que é possível honrar ao Senhor. Timóteo foi um exemplo nisso também.
A Escritura mostra que Paulo desafia o seu discípulo a fugir dos desejos malignos da juventude. Ele sabia que um jovem entregue às paixões carnais pouco poderia fazer pela causa de Cristo. E como a Escritura não nos relata nenhum tropeço moral de Timóteo (e a história reconhece que ele foi bispo na cidade de Éfeso), nós podemos conjecturar que ele venceu o desafio da pureza e glorificou a Cristo em sua juventude.
Você, jovem, vive em uma sociedade sensual e permissiva. Eu sei exatamente o que você enfrenta porque eu passei pelos mesmos desafios quando fui um jovem na casa de Deus. Mas da mesma forma que o Senhor teve misericórdia da minha vida, sei que Ele terá da sua também! Cuide daquilo que seus olhos vêem, dedique seu tempo em oração e leitura bíblica e certamente o Senhor te guardará puro em Sua presença!
Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6.15-20
Timóteo foi um bom liderado
Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. 1 Timóteo 4:12,13
Um aspecto que desperta minha atenção na vida de Timóteo é que, embora ele fosse um rapaz brilhante, ele tinha coração de discípulo. Ele aceitou de bom grado não apenas ser instruído na fé pelo apóstolo Paulo, mas também ser liderado por ele. No cristianismo, a relação entre as gerações da igreja é fundamental para seu progresso e avanço. Os crentes antigos, mais maduros, compartilham com os mais novos o que viveram e experimentaram na fé, para oferecer um suporte ético, moral e doutrinário para que os novos irmãos saibam o que Deus fez no passado, para com isso, se prepararem para o que Deus fará através deles no futuro. Quando estas duas gerações se conectam, a Igreja cumpre a sua missão com glória e louvor.
Infelizmente, alguns jovens tem uma dificuldade em aceitar essa forma de discipulado, porque pensam que as gerações antigas nada podem compartilhar a respeito da fé, uma vez que a sociedade vive em constante transformação e os desafios do passado parecem não se replicar nos dias atuais. Timóteo, contudo, aceitou que o velho Paulo lhe instruísse para que ele seguisse os mesmos passos. Seu bom exemplo como liderado é uma poderosa mensagem para nós: antes de Deus nos usar como grandes líderes, Ele irá nos moldar como pequenos e dedicados liderados. O Reino flui desse modo e esse é o caminho vocacional dos ministérios mais excelentes.
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 2 Timóteo 2:2
A dedicação e o zelo de Timóteo em ser um bom liderado foram decisivos para que o Senhor o levantasse como um bispo na Igreja. Qualquer pessoa que tenha desejo de se levantar para ensinar precisa primeiro ter humildade para sentar e aprender. Certamente, cada jovem que me ouve nessa preleção tem uma história sendo escrita na presença de Deus e muitos de vocês um dia serão nossos pastores. Para terem sucesso nisso, passem pela jornada do discipulado com coragem e determinação! Sejam instrumentos poderosos nas mãos do Todo Poderoso! Nós contamos com vocês!
Timóteo não desprezou o dom que havia recebido
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. 1 Timóteo 4:14
Eu sempre me pego pensando no que capacitou Timóteo a chegar tão longe. E este texto parece esclarecer de onde o jovem extraía suas forças para servir de modo intenso e excelente: ele havia recebido um dom específico para cumprir sua vocação e seu chamado. Provavelmente, nas noites escuras que ele enfrentava, ele se recolhia no seu devocional de oração e dizia ao Senhor: “Pai, eu não desprezo o dom que recebi, aviva a tua obra em meu coração”.
Cada jovem cristão possui dons específicos para fazer a obra de Deus. Sejam eles os de 1Corintios 12, Romanos 12 ou 1 Pedro 4, dedique-se a crescer nele e aprimora-lo para o serviço de Deus. É essa dinâmica gloriosa que traz os resultados mais surpreendentes para a obra de Deus e que nos tira do raso, para vivermos uma vida profunda com Jesus Cristo.
Conclusão
Timóteo nos inspira a acreditar que para a concretização dos planos de Deus à respeito da humanidade, todas as faixas etárias de todos os segmentos sociais devem se engajar para espalhar o evangelho da salvação e tornar o nome de Cristo Jesus conhecido! Na Igreja, pelo sangue de Cristo, nossas diferenças são apenas oportunidades para fazermos mais e melhor a obra que nos foi confiada e dessa maneira, trabalharmos com afinco até que o Rei volte para nos buscar! Que Ele vos abençoe!
![](https://static.wixstatic.com/media/4723f7_9fd70a18c6c1463bbbe5c8a23ef936ff~mv2.jpg/v1/fill/w_144,h_144,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_2,enc_avif,quality_auto/4723f7_9fd70a18c6c1463bbbe5c8a23ef936ff~mv2.jpg)
Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR