TEMOR E TREMOR - Sermão de 29/01/2023
- Pastor Sérgio Fernandes
- 28 de jan. de 2023
- 9 min de leitura
Atualizado: 30 de jan. de 2023

Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:12,13
Introdução
Todos os seres vivos aumentam de tamanho desde o seu nascimento até atingirem as dimensões máximas características de cada espécie, que dependem igualmente das condições ambientais. É a esse processo de aumento natural de tamanho que se chama crescimento individual.
Um ser vivo deve, necessariamente, crescer.
Quando estudamos o evangelho de Jesus Cristo, identificamos que parte da promessa bíblica da salvação implica em recebermos "vida" em lugar de nossa "morte". Pelo poder do Espírito, na ação da regeneração, recebemos uma nova vida espiritual para vivermos em comunhão com o Senhor. Vejamos algumas passagens que afirmam essa verdade bíblica:
— Em verdade, em verdade lhes digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna,não entra em juízo,mas passou da morte para a vida. João 5:24
Ele lhes deu vida, quando vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, Efésios 2:1
Se recebemos essa vida de Cristo, é necessário crescermos nela, para a glória de Deus.
Na reflexão de hoje, perceberemos que Deus não apenas nos predestinou para nos tornarmos como Cristo e vivermos uma vida de justiça e retidão: Ele também nos dá o desejo de sermos santificados e a capacidade para seguirmos tais estímulos para uma vida que glorifica a Ele.
Crescer na salvação, com temor e tremor, é o plano de Deus a nosso respeito!
DEFININDO A SALVAÇÃO
Biblicamente falando, a salvação é um ato soberano de Deus, que decide livremente e por pura graça salvar pecadores através da obra consumada por Seu Filho Jesus Cristo na cruz do Calvário. Também é um ato misericordioso de Deus, que propõe resgatar aqueles que não merecem ser resgatados, punindo os pecados daqueles que serão salvos em Cristo e atribuindo a estes pecadores a vida perfeita que Ele viveu. Por essa obra gloriosa, afirmamos biblicamente que:
Mortos recebem de Deus uma vida abundante; Jo 10.10
Inimigos de Deus tornam-se seus amigos, pela reconciliação, Rm 5.10
Culpados são declarados justificados por Cristo, Rm 5.1
Condenados são livres de sua pena pelos méritos de Cristo, Rm 8.1
Nós somos recebidos por adoção na família divina, Jo 1.12
Para nós, cristãos bíblicos, salvação não tem a ver com bem-estar, prosperidade financeira, condição social ou posição política. A salvação diz respeito à nossa posição perante Deus pelos méritos obtidos por Cristo com sua morte na cruz e ressurreição. Uma vez salvos dos pecados, fomos livres da ira de Deus, recebidos como filhos e vivemos em perfeita harmonia com Ele pela graça de Jesus Cristo.
Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. 1 Tessalonicenses 5:9,10
A salvação, contudo, não se resume a nos livrarmos da culpa do pecado somente.
Os comentaristas bíblicos entendem a salvação em três tempos, são eles:
Primeiro: o cristão, pela justificação, foi salvo da culpa do pecado;
Segundo: o cristão, pela santificação, está sendo salvo do poder do pecado;
Terceiro: o cristão, pela glorificação, será salvo da presença do pecado;
Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1
Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria; por causa destas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Vocês também andaram nessas mesmas coisas, no passado, quando viviam nelas. Colossenses 3:5-7
Eis que vou lhes revelar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 1 Coríntios 15:51-53
Quando escreve aos Filipeneses, Paulo expressa que precisamos nos concentrar nesse importante aspecto da nossa salvação, que é a 'santificação'.
A justificação é uma obra de Deus, onde o Justo Juiz nos declara justos pelos méritos obtidos pela vida perfeita que Cristo viveu e por sua morte vicária pelos pecadores. Ela acontece uma única vez e nunca é perdida.
A futura glorificação é uma obra do Deus Vivo, que injetará em nós a vida incorruptível e imortal para nunca mais nos apartarmos dele e vivermos para sempre em Sua presença. Ela acontecerá uma unica vez, na ocasião da vinda de Cristo, para vivermos por todas as eras futuras ao lado dEle.
A santificação, contudo, é uma parceria entre Deus e o homem.
A respeito disse, escreve John Piper, um dos reformados mais preeminentes de nossos dias:
O trabalho de Deus em nós não elimina o nosso trabalho; ele o permite. Nós trabalhamos por que Ele é quem trabalha em nós. Portanto, o trabalho pela alegria é possível por que Deus está lutando por nós e através de nós. Todos os nossos esforços são devido ao Seu profundo trabalho dentro e através de nossa disposição e trabalho.
DEFININDO SANTIFICAÇÃO
Partindo dessa perspectiva mais ampla sobre o que é a salvação, fica mais claro entendermos o imperativo de Paulo sem cairmos nas garras de um legalismo morto e profano.
O Deus que nos salvou por graça e que promete glorificar os nossos corpos mortais exige que trabalhemos arduamente por nossa santificação.
Santificação é uma coisa muito séria! É coisa de cristão! Biblicamente falando, se você não se esforça na santificação você não é um cristão.
Procurem viver em paz com todos e busquem a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Hebreus 12:14
A santificação deve ser um ato intencional do cristão bíblico. Santificação não é uma fuga do pecado, é um direcionamento para Deus. Não é simplesmente deixar de fazer algumas coisas, é reorientar cada aspecto da minha vida para honrar a Deus e glorificá-lo!
Portanto, se vocês comem, ou bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31
Santificação é aceitar o desejo de Deus de me crucificar, sepultar e me ressuscitar em Cristo Jesus! É matar o meu ego no altar da graça e deixar Deus manifestar em mim a vida de Jesus Cristo!
Ou será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que a nossa velha natureza foi crucificada com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sejamos mais escravos do pecado. Romanos 6:3-6
Crescendo na salvação
Agora que entendemos o que é santificação, vamos nos recordar das palavras do apóstolo:
desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, Filipenses 2:12
A palavra grega para 'desenvolver' é 'katergadzeste' e tem o sentido de "trabalhar continuamente para realizar alguma coisa". Não se refere a salvação pelas obras, mas sim à responsabilidade do cristão pela busca efetiva da obediência no processo de santificação.
A santificação é o desejo de Deus para nós! Um crente salvo deseja ardentemente a santificação!
Pois Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 1 Tessalonicenses 4:7
Essa santificação deve ser desenvolvida com temor e com tremor. Essas duas palavras, que intitulam a reflexão de hoje, despertam em nós o sentimento que deve reger a nossa vida justificada diante de um Deus Santo e Soberano!
Temor, do grego 'foboi', trata-se de um temor saudável em ofender a santidade de Deus. Não é medo, é respeito. Não é pavor, é amor leal e sincero. Cada crente salvo tem essa característica internamente. Ele pode até chegar a pecar, mas ele sente um profundo temor da santidade de Deus, desejando honrá-lo com todas as forças e reparar cada falta cometida. Sem temor não existe vida cristã.
O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino. Provérbios 1:7
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento. Provérbios 9:10
Tremor, do grego 'tromoi', significa a admiração e respeito que o crente tem pela Pessoa de Deus e por Sua Palavra. É o impacto que sentimos quando a Palavra de Deus é revelada ao nosso coração, destruindo nossas falsas motivações e convicções, quebrando nossos ídolos interiores e nos lançando humilhados aos pés de Nosso Salvador Jesus Cristo.
Assim diz o Senhor : "O céu é o meu trono, e a terra é o estrado dos meus pés. Que casa, então, vocês poderiam construir para mim? Ou que lugar para o meu repouso?Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir", diz o Senhor . "Mas eis para quem olharei: para o aflito e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra." Isaías 66:1,2
A minha santificação deve ser desenvolvida com essas duas palavras de ordem: temor e tremor.
Pelo temor que tenho pela santidade de Deus, preciso sacrificar todas as coisas que impedem o meu pleno desenvolvimento espiritual. O cristianismo não é a religião da autossatisfação, mas sim, a da plena satisfação em Deus.
Eu só serei cristão se aprender a tomar a minha cruz, perder para ganhar, mortificar para andar em novidade de vida, compreender que tudo o que preciso está em uma única fonte, Cristo Jesus.
É em Cristo que venço o pecado, enfrento meus dilemas, sobrevivo as injustiças, abandono as minhas iniquidades e direciono minha vida de modo a honrar a Deus e agradá-lo!
O que eu quero é conhecer Cristo e o poder da sua ressurreição, tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte, para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Filipenses 3:10,11
Pelo tremor que sinto diante de Deus e da Sua Palavra, me esforço sinceramente em obedecer os mandamentos do Senhor, os aceitando como eles são: as expressões do desejo de Deus para o seu povo e as palavras normativas que me ensinam com clareza o que é certo e errado aos olhos dEle.
Se vocês guardarem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor,assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. João 15:10
CONCLUSÃO
Agora, sabe qual é a notícia maravilhosa sobre a santificação? Nós não trabalhamos sozinhos! Deus peleja conosco para nos tornar vasos para a Sua honra!
porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2:13
O que significa essa expressão?
Significa que embora o crente seja responsável pelo trabalho da santificação, é Deus quem produz em nós os resultados esperados: as boas obras e o fruto do Espírito em nossa vida.
Deus estimula tanto os desejos dos cristãos pela santidade ("o querer") quanto lhes dá a força necessária para concretizá-los ("o realizar"). É esse poder de Deus que faz a igreja crescer! O próprio Deus forma no seu povo o desejo pela piedade.
Todo salvo deseja a piedade. Se não a deseja, não é um salvo. Isso não significa que salvos não pecam ou que nunca falham em sua santificação.
O que quero afirmar é que os salvos tem uma assinatura de "temor e tremor" dentro de si, que os impele a continuar empenhados no crescimento, entre um fracasso e outro, que eventualmente irão ocorrer pela fraqueza de nossa carne.
Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto;porque sem mim vocês não podem fazer nada. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. João 15:4-6
A luz dessas palavras de Cristo, o evangelho é a mensagem que com temor e tremor chama homens e mulheres a se conectarem com Deus, através do sacrifício que Ele ofereceu por nós na cruz.
Um homem e mulher só podem produzir frutos que agradam a Deus se estiverem unidos à Cristo Jesus. Sem estar unido com Ele não existe vida, somente morte!
E você tem uma alma, e um dia essa alma estará diante de Deus!
Como você estará diante dEle?
Mas Deus lhe disse: "Louco! Esta noite lhe pedirão a sua alma; e o que você tem preparado, para quem será?" Lucas 12:20
Deus promete na Escritura, pelo evangelho, salvar cada pecador que se abrigar na graça de Jesus Cristo.
Eu e você somos pecadores. Nada temos a oferecer a um Deus Santo, a não ser a nossa vida de pecados sem fim!
Mas Deus veio a nós na Pessoa de Seu Filho Jesus Cristo. Ele viveu uma vida de perfeita obediência a Deus! Ofereceu-se como um sacrifício substitutivo por nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia para nos justificar diante de Deus. E Ele prometeu salvar a todos os que se refugiam na graça que Ele oferece!
O Pai ama o Filho e entregou todas as coisas nas mãos dele. Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; quem se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 3:35,36
Quando penso no poder do evangelho, na simplicidade da sua mensagem e no poder da salvação que Ele oferece, eu me vejo diante de Deus com temor e tremor.
Deus não te chamou para a imundícia. Ele te chamou para a santificação!
Renda-se ao Filho de Deus nessa manhã!

Pastor Sérgio Fernandes
Pastor Titular da IPR