![](https://static.wixstatic.com/media/4723f7_585e1a208a374e76892f25e4e42400d4~mv2.jpg/v1/fill/w_740,h_416,al_c,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/4723f7_585e1a208a374e76892f25e4e42400d4~mv2.jpg)
Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; cada dia proclamem a sua salvação! Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos! Salmos 96:1-3
"Soli Deo Gloria" é o princípio protestante segundo o qual toda a glória é devida a Deus somente, uma vez que a salvação é efetuada exclusivamente através da Sua vontade e ação. Não só o dom da expiação de Jesus na cruz, mas também o dom da fé, criada no coração do crente pelo Espírito Santo.
Os reformadores insistiram em resgatar a verdade bíblica de que homem algum é digno de receber a glória que é devida somente a Deus. No primeiro aniversário da Igreja Pentecostal Reformada, refletir sobre essa verdade é um privilégio de caráter indizível.
I. O significado da glória de Deus
O que é a glória de Deus? Nós utilizamos tanto essa expressão que talvez o seu significado tenha se perdido em nossa compreensão dos profundos mistérios de Deus.
A glória de Deus biblicamente, é a santidade de Deus manifestada. Todas as vezes que a santidade de Deus enche a terra para que as pessoas a vejam, ela chama-se glória!
Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". Isaías 6:2,3
II. A criação manifesta a glória de Deus
A própria criação existe para resplandecer a glória do Criador! A nossa reação básica ao contemplarmos a beleza do mundo onde vivemos e a vastidão do universo inexplorado pelo homem é o de um assombro reverente que nos lembra que por detrás de tudo isso há um Ser Criador. A criação é a primeira missionária do Eterno! É importante, contudo, entendermos que o mundo existe não por nossa causa, mas por causa de Deus. Tudo é sobre Ele, para Ele e com a finalidade de demonstrar a sua glória!
Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Salmos 19:1
III. Fomos criados para a glória de Deus
O homem foi criado como imagem de Deus. Qual a finalidade de uma imagem? Apontar para o que é original. Desse modo, cada ser humano criado à imagem de Deus é um reflexo da glória de nosso Criador.
A terra está cheia da glória de Deus porque cada um dos bilhões de seres humanos que a compõe reflete, ainda que de modo imperfeito, essa glória divina.
Eu e você fomos criados para a glória de Deus e somente experimentamos o que de fato significa "sermos humanos" quando em nossa vida esta glória é restaurada.
IV. A Glória de Deus e o pecado
A tragédia humana está diretamente relacionada ao fato de que fomos criados para glorificar a Deus, mas por causa da obstinação do nosso coração, ficamos aquém desse propósito. A Escritura Sagrada associa a nossa depravação espiritual ao fato de que tendo recebido pela criação e pela consciência o testemunho da existência de Deus, não lhe rendemos a glória que lhe é devida.
Porque os atributos invisíveis de Deus, isto é, o seu eterno poder e a sua divindade, claramente se reconhecem, desde a criação do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que Deus fez. Por isso, os seres humanos são indesculpáveis. Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu. Romanos 1:20,21
Porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus. João 12:4
O pecado destitui o homem da glória de Deus
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, Romanos 3:23
A redenção que há em Cristo restaurou essa glória
E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18
V. O que Deus espera de nós?
Finalizar a série "5 solas" com o tema Soli Deo Gloria foi uma feliz coincidência não planejada por nós (mas certamente planejada por Deus) a fim de reafirmarmos nossa missão, em especial, nosso compromisso de anunciarmos a esperança do evangelho às nações!
Nossa Missão: Glorificar a Deus em nossa expressão comunitária e na vida individual de cada um de nossos discípulos, levando o amor de Cristo e a esperança do evangelho à todas as nações!
VI. A glória de Deus na esperança do evangelho
[Deus] nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado” (Ef 1.5-6)
Deus é glorificado no evangelho porque este revela que a salvação é uma obra de Deus do começo ao fim. Deus predestinou homens e mulheres para salvação, o Filho ofereceu-se como resgate destes que o Pai escolheu e o Espírito os chamou eficazmente para salvação.
Deus é glorificado no evangelho porque ele transforma pecadores mortos em delitos e pecados em filhos seus, herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. A Deus seja a glória por tão maravilhosa salvação!
O evangelho não se trata do que eu devo fazer para ser salvo, mas daquilo que Cristo fez para me salvar. O evangelho não diz respeito a nós, mas diz respeito a Cristo. É tudo sobre Ele e para Ele!
O desejo de Deus de salvar homens e mulheres dentre esta humanidade obstinada e pecadora é levantar uma geração que renda glórias a Deus e expresse sua santidade no mundo.
Embora tenha custado tudo de Cristo, o evangelho é oferecido gratuitamente às nações, para que a glória da salvação seja dada somente a Deus.
Esse plano se torna real e concreto na vida daqueles que, iluminados pelo Espírito Santo, respondem com fé ao chamado da graça! Arrependa-se dos seus pecados, da obstinação do seu coração, da dura cerviz da incredulidade, das paixões que te escravizam e experimente a liberdade gloriosa de ser um filho de Deus salvo pela graça do evangelho de Cristo!
Quando Cristo se fez carne a fim de morrer para salvar os pecadores, a Escritura afirma que a sua glória foi vista (Jo 1.14). Quando expomos a obra de Cristo e o anunciamos como Salvador do mundo, estamos tornando a Sua glória conhecida e espalhando a Sua fama gloriosa entre as nações! Você quer estar em contato íntimo com a glória de Deus? Apegue-se firmemente a Cristo e confie nEle para salvação!
Conclusão
Que Deus, por sua infinita graça, nos torne fiéis e dedicados para o cumprimento de nossa missão! Que todos os nossos esforços girem em torno do compromisso de glorificarmos a Ele com tudo o que temos e com tudo o que somos! A Ele a Glória para sempre!
![](https://static.wixstatic.com/media/4723f7_9fd70a18c6c1463bbbe5c8a23ef936ff~mv2.jpg/v1/fill/w_960,h_960,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/4723f7_9fd70a18c6c1463bbbe5c8a23ef936ff~mv2.jpg)
Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada
Comments