top of page
Buscar

Sobrevivendo as frustrações



"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28


Introdução


A frustração é um sentimento associado a uma sensação de impotência e de desânimo, que ocorre quando algo que era esperado falha ou não acontece. Talvez esta seja a experiência comum de boa parte da população mundial que assiste, atônita, um dos tempos mais assustadores que já vivemos e que fez desmoronar sonhos, projetos e idealizações de muitos de nós.


É importante refletirmos o motivo de sermos tão suscetíveis a frustrações. Desde cedo, recebemos a ideia de que se dermos o nosso melhor, se fizermos as coisas bem-feitas, então tudo correrá bem e teremos a recompensa do nosso esforço. No entanto, às vezes não é exatamente assim que acontece e é nessas situações que somos invadidos pelo desânimo e decepção.


Nesta mensagem da série "Sobreviver", quero refletir com vocês a respeito da frustração e de que modo podemos aprender com as Escrituras sobre como vencê-las.



por que nos frustramos?


A frustração acontece todas as vezes que nossas expectativas sobre algum projeto ou relacionamento não são atingidas. "Ah, aquele emprego não é tão bom quanto eu imaginava", "aquela pessoa agiu de um modo que eu não esperava", "aquele grupo não teve um tratamento adequado comigo". Você já passou por isso alguma vez?


A raíz da frustração reside no fato de que, no íntimo, pensamos que o mundo gira ao nosso redor e que todas as coisas devem acontecer segundo nossos anseios terrenos e egoístas. Quando vivemos sem a perspectiva da eternidade e sem conhecermos a soberania de Deus, teremos no coração um terreno fértil para cultivar esses sentimentos e isso poderá nos impedir de vivermos a vida mais que abundante prometida no evangelho.


Falar sobre frustração é deveras importante, mesmo à cristãos, sabe por quê? Uma geração inteira de cristãos aprendeu um falso evangelho que parece favorecer o pensamento de que Deus é um mero realizador de sonhos, que existe somente para fazer coisas por nós, e não um Senhor soberano que merece ser honrado e obedecido. Quando enxergamos Deus assim, qualquer oração não respondida ou esperança que falhar irá implodir toda nossa confiança nEle. Conheço diversas pessoas que ao vivenciarem a primeira frustração deram as costas ao Senhor e hoje vivem suas vidas como se Ele não existisse. Não foi isso que Ele planejou para nós!


O que fazer então?


reconhecendo a soberania de deus em nossas vidas


Acredito que o ponto de partida para lidar com as frustrações é reconhecer biblicamente a pessoa de Deus e os seus atributos incomunicáveis. Um deles é a sua soberania. Isso significa que Deus controla todas as coisas que acontecem no universo, a fim de conduzi-las para o cumprimento dos seus propósitos. Nada do que Deus faz diz respeito a nós somente. Deus não tem "xodós" ou "filhos favoritos". Tudo o que Ele está realizando no mundo visa o cumprimento do seu propósito eterno de reunir, em Cristo, todos aqueles que Ele escolheu para salvação, provenientes de todo povo, raça, tribo e nação.


Quando entedemos isso, percebemos que o mundo não está girando ao nosso redor, mas ao redor daquEle que nos formou para a sua glória. O soberano Rei conduz Seu plano eterno como bem entende, nos envolvendo em seu movimento de salvação a fim de trazer maior glória para o Seu nome.


Segundo a Escritura, Deus diz:


"Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o ­Senhor. "Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos; e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos. Isaías 55:8-9

Deus também diz


E disse: Louvado seja o nome de Deus para todo o sempre; a sabedoria e o poder a ele pertencem. Ele muda as épocas e as estações; destrona reis e os estabelece. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos que sabem discernir. Revela coisas profundas e ocultas; conhece o que jaz nas trevas, e a luz habita com ele. Daniel: 2.20-22

Deus não nos deve nada, não está em falta conosco e não falhará em cumprir nenhum dos planos que Ele estabeleceu. Tudo está acontecendo no tempo oportuno que Ele determinou e isso deve gerar em mim uma santa e reverente confiança que, por Sua providência, todas as coisas da minha vida acontecerão do jeito que Ele planejou!


Dito isto, ressalto que em nenhum momento Deus prometeu vida tranquila, sonhos realizados, bem-estar sem fim. Pelo contrário, conquanto o cristão goze de vida abundante como resultado de sua união com Cristo para a salvação, a jornada até a Nova Jerusalém é trilhada no caminho estreito da renúncia, das perseguições, das batalhas espirituais e do desprezo, assim como foi com Nosso Senhor.



entendendo que a frustração é um pecado disfarçado


As frustrações sempre nos mostram áreas de nossas vidas que ainda não se sujeitaram devidamente à vontade de Deus. Isso deve gerar em nós uma reflexão humilde e muito sincera. Sabe por que?


Quando me decepciono com pessoas, estou afirmando que minha confiança e minha busca por satisfação pessoal está naquilo que elas têm a me oferecer, quando deveria estar na pessoa de Cristo somente. Eu devo me relacionar com as pessoas com o mesmo sentimento que meu Salvador teve, pelo amor, e sem querer absolutamente nada em troca.


Como nós, cristãos, podemos desejar ser honrados, lembrados, favorecidos em um mundo onde Nosso Senhor foi rejeitado? As frustrações e decepções apenas ressaltam o quão terrenos nós ainda somos, mantendo nossas aspirações neste mundo e não naquEle vindouro que Cristo nos prometeu.


Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, Filipenses 2:5

Quando me decepciono por algum objetivo não atingido, alguma porta que não se abriu, algum sonho que não se concretizou, estou dizendo para Deus que Ele falhou em satisfazer meus desejos pessoais e egoístas. Com isso, ignoro que a Providência pode estar me proporcionando novas oportunidades, livramentos e novos ciclos que serão necessários para o meu crescimento pessoal e espiritual.


Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Gênesis 45:5

As vezes, nos decepcionamos com a igreja também. Julgamos as falhas de pessoas individuais como sendo o problema de toda a comunidade ou criamos expectativas erradas sobre oportunidades, funções e tarefas que podemos (ou não) receber das liderança da igreja. A Igreja de Jesus tinha um traidor (Judas), um mentiroso (Pedro), um incrédulo (Tomé), um pessimista (Filipe), contudo, Jesus sabia lidar com as fraquezas dos seus discípulos e nunca se frustrou com eles, porque fez a opção de conservar seus olhos fixos no Pai Celestial e no plano que estava executando. Não deveríamos fazer o mesmo?



como sobreviver a frustração?


Alguns passos podem ser bem úteis no modo como tratamos biblicamente das nossas frustrações pessoais. Deixarei algumas orientações.


Primeiro, diminua as suas expectativas, aceitando as coisas como elas são e não como elas deveriam ser;


Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um, Mateus 13:8

Segundo, assuma a posição firme de aceitar que a vida é uma dádiva de Deus quando as coisas estão indo bem e quando as coisas estão indo mal;


Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Romanos 8:28

Terceiro, reconheça que Deus pode se utilizar dos momentos mais negros de nossa vida para o nosso crescimento espiritual;


Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. Gênesis 45:5

Quarto, esteja plenamente satisfeito em Cristo e não nas coisas que Ele dá / proporciona;


Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo, Filipenses 3:8

Quinto, cultive a gratidão;


Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

Sexto, esteja pronto para o "de repente" de Deus. As melhores coisas da vida não são planejadas, são vividas...


De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. Atos 2:2


CoNCLUSÃO


Quando enxergamos a vida pela perspectiva divina e aceitamos a verdade de Sua soberania, a probabilidade de sermos feridos pelas frustrações sempre será menor. Cristo enfrentou a cruz com varonilidade porque não depositou suas expectativas nos homens, mas naquEle que podia ressuscitá-lo dentre os mortos. Ele entregou sua vida, sangrou até a morte por pecadores indignos como nós, porque sabia que por sua fidelidade, veria o fruto do seu penoso trabalho, os eleitos de Deus alcançados e justificados por sua obra consumada na cruz.


Um crente satisfeito em Cristo e em sua vontade encontrará um contentamento sobrenatural que o habilitará a sobreviver mesmo aos dias mais trabalhosos. Quando conhecemos em quem temos crido e entendemos que até mesmo os grãos de poeira que voam nos céus estão sendo conduzidos pela sua vontade soberana, teremos mais equilíbrio melhores condições de suportar dores e decepções.


Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados, o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva. Salmos 84:5,6

Que Deus em Cristo te abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR


1.465 visualizações0 comentário
bottom of page