top of page
Buscar

Sobrevivendo a Apatia



E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo. João 5:5


Introdução


Nenhum de nós é capaz de mensurar o quanto que uma ou outra pessoa já viveram e passaram nessa vida e quais situações as tornaram aquilo que elas são. Contudo, as dores e mágoas não trabalhadas poderão nos levar a um estado de insensibilidade chamado "apatia". Você já ouviu esse termo alguma vez?


Na Bíblia, temos diversos personagens que viveram em profunda apatia, mas, de todos, considero o paralítico no tanque de Bestesa o mais interessante de todos, porque ele chegou a estar 38 anos a beira de um tanque esperando um milagre que não acontecia. Quero utilizar esse texto bíblico para nossa reflexão e imaginar com vocês o que Cristo deseja nos ensinar com essa porção tão importante das Sagradas Escrituras.




o que é apatia


A palavra apatia significa falta de sentimentos, é como se o indivíduo fosse esvaziado de suas emoções e percebesse que nada importa. Todo mundo já passou ou ainda vai passar por um momento apático, alguns em maior e outros menor grau. A apatia se reflete na vida das pessoas tanto em sua fé quanto em suas conquistas pessoais. Os apáticos se tornam insensíveis, frios e desmotivados para mudarem situações ruins que tem enfrentado. Se eu optasse por um português extremamente simples e coloquial, eu diria que o apático "estacionou".


Há, contudo, a necessidade de se fazer uma importante distinção entre apatia e resiliência. Existem situações que não poderemos mudar em vida. As consequências de más escolhas, doenças sem tratamento, traumas pessoais e familiares e tantas outras coisas. Neste caso, o nosso papel é nos tornarmos resilientes e aprendermos a conviver com essa dor, sem que ela nos paralise. Se, contudo, nos deixarmos vencer por essas circunstâncias, a apatia se instalará e nos tornaremos pessoas frias e insensíveis. Diante das tempestades da vida e das situações que não podemos mudar, o resiliente enfrenta e se reinventa, enquanto o apático desiste e se aborrece.


Paulo nos dá uma interessante orientação sobre como podemos lidar com essas situações intransponíveis, quando precisou enfrentar um espinho na carne, o qual não era capaz de superar. A Escritura afirma que ele orou três vezes ao Senhor, até entender que aquele "problema" era uma benção disfarçada, que o mantinha aos pés de Cristo e ligado à fonte de poder que sustenta toda nossa vida cristã. Foi isso que ele ouviu do próprio Senhor.


E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9


um homem que se entregou por 38 anos


Em João, lemos a respeito de um homem paralítico que, por 38 anos, aguardou na beira de um tanque por uma cura que não acontecia. Todos sabemos dos benefícios que as fontes termais tem em tratar doenças (haja vista a quantidade farta de balneários que temos no Brasil), mas o mundo de Jesus tratava alguns tanques termais de modo místico, como no caso do paralítico que estava em um onde se cria que um anjo o agitava e que o primeiro que pulasse na água seria curado de qualquer mal.


Nós conhecemos o Deus da Escritura e sabemos que isso se tratava não de um fato, mas de uma crença local. Ora, Deus não é arbitrário em curar por sorte ou mérito. Ele se relaciona diretamente com cada um de nós e, se em seus planos soberanos houver propósito de nos curar, Ele o fará, segundo à sua vontade. Mas o paralítico se encostou na crença de que esse milagre aliviaria sua dor e, por trinta e oito anos, permaneceu ali, vendo homens e mulheres entrando e saindo do tanque, enquanto nada de especial ou diferente acontecia em sua vida.


O fato é que por muitas vezes, nos encostamos nos "tanques da vida", assimilando crenças limitantes, superstições e ideologias que não são capazes de promover em nós aquilo que somente o evangelho pode fazer. Multidões estão apáticas em suas vidas espirituais porque viveram dores enormes na vida e fundiram em sua mente padrões de pensamentos como "não vale a pena mudar", "ninguém se importa", "não vale a pena ser fiel", "se eu buscar a Deus a luta vai aumentar", "e igreja só tem hipócritas", e outros sem fim. Encostados nesses tanques, passam anos e anos de suas vidas sendo as mesmas pessoas, convivendo com dilemas e problemas que poderiam ser mudados, na dependência de Cristo Jesus, com pouco esforço. Deixa eu lhe perguntar: em qual tanque você se encostou para estar apático desse jeito?


um diagnóstico do paralítico e uma reflexão sobre como sobreviver a apatia


Eu observo no paralítico algumas questões que certamente o conduziram àquele estado de insensibilidade. Vejamos alguns, por exemplo.


Primeiro, a paralisia era um grave mal nos dias de Jesus. Sem os recursos médicos que dispomos hoje, o resultado da paralisia era uma vida de mendicância e a necessidade de ser conduzido por pessoas de boa vontade aos locais de fluxo para receber ajuda e esmolas. Eu tenho consciência de que há situações na nossa vida que nos levarão naturalmente a "entregarmos os pontos", mas existe na vida com Deus uma multidão de possibilidades espirituais que devemos considerar.


Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4

Segundo, a extensa duração do problema o levou a uma percepção extremamente pessimista da vida. Ao ser questionado por Jesus se ele queria ser curado, a sua resposta foi surpreendente: "Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque". Ele perdeu a compreensão de que o protagonismo de nossa vida pertence a gente e que não devemos esperar que outras pessoas resolvam nossos problemas, uma vez que elas próprias tem os seus problemas para enfrentar. Os discípulos, como luz do mundo, devem encarar o palco da vida e brilharem para que Cristo seja glorificado. Essa luz fala de iluminação espiritual, clareza, criatividade e a capacidade de, em Cristo, amar, servir, se reinventar.


Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Mateus 5:14

Terceiro, percebo uma certa desconfiança na pergunta de Jesus, pois, observe: Ele tinha consciência de que aquele homem estava doente há muito tempo. Parece desumano perguntar para alguém que espera uma cura se ele quer ser curado. Mas Jesus vê o que está dentro do coração. A pergunta do Mestre parece ser feita tendo em consideração a apatia do homem, então, é provável que a indagação de Cristo seja mais ou menos assim "Você quer mesmo ser curado"?. Depois de algum tempo no mesmo lugar, não seria o caso de tentar obter a cura de outro modo, ou procurar aceitar com resiliência aquela situação e agir de outra forma? A apatia dele se contrasta, muito, com a insitência da mulher com fluxo de sangue. Embora seus esforços não tenham trazido bons resultados, ela continuou tentando, até estar com Jesus.


E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior; Marcos 5:25,26

Quarto, o homem muitas vezes não considera o pecado como uma fonte de males sem fim, uma vez que prefere se deleitar em seus prazeres do que refletir sobre as consequências maléficas que ele traz. Por isso, a orientação de Jesus após ter curado o homem é reveladora: "olha que já está curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior". A reflexão de Jesus para ele era a seguinte: "você viu o que o pecado fez com você, agora que foi curado, pare de pecar e viva direito, com fé em mim, para agradar a Deus". Nossa apatia e frieza pode ser resultado de pecados não confessados e dos quais precisamos nos arrepender e abandonar com urgência. Vivemos no mundo de Deus, debaixo das leis dEle e Ele requer que cada um de nós abandone a vida de pecados e mergulhe na fé em Cristo Jesus.


Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado. Salmo 32.3-5


a vida do paralítico, um reflexo das doutrinas da graça


Na vida do paralítico, encontro um pequeno vislumbre das doutrinas da graça de Deus. É surpreendente como toda a Escritura nos ilumina para enxergarmos essas verdades ao longo dos textos que nos foram revelados pelo Espírito e que hoje compõe a Bíblia Sagrada. Vejamos:


  1. A depravação total é exemplificada no fato de que a doença impossibilitou o homem de se voltar para Deus. Ele conseguiu chegar no tanque, mas não na fonte. O homem no pecado não pode buscar a Deus, sendo necessário que o próprio Deus o resgate;

  2. A eleição incondicional é vista no fato de que o paralítico nada fez para obter o favor de Jesus, mas o Salvador o escolheu para demonstrar seu poder. Da mesma forma, os pecadores que serão salvos foram escolhidos por Cristo, sem terem mérito algum;

  3. A expiação limitada se observa no fato de que embora houvessem muitos enfermos no tanque, foi somente o paralítico curado. Embora a morte de Cristo tenha poder para salvar a todos, Ele deu sua vida especificadamente para salvar aqueles que escolheu. Nenhuma alma por quem Jesus morreu irá para o inferno!

  4. A graça irresistível se observa no fato de que, embora a esperança do paralítico estivesse em alguém que o levasse no tanque, o poder de Cristo venceu sua incredulidade e o colocou de pé. Quando Deus escolhe alguém, a graça é eficaz para vencer sua incredulidade e levá-lo à salvação.

  5. A perseverança dos santos se observa no fato de que Jesus não deixou o paralítico entregue a própria sorte e foi a Ele para orientá-lo a não pecar mais. Aquilo que a graça começa, ela termina e para isso acontecer, Jesus nos visita, de tempos em tempos, para nos tirar pecados persisentes e nos ensinar a vivermos uma vida em sua presença!


Que eu e você possamos vencer a apatia espiritual e nos lançarmos em uma vida plena na presença daquEle que morrer na cruz do Calvário para nos salvar. Que pelo evangelho, nos arrependamos de nossos pecados e nos voltemos de corpo, alma e coração diante daquEle que nos amou e que enviou seu Filho para morrer a fim de nos resgata. Que Ele te abençoe!


Que Ele te abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR


432 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page