top of page
Buscar

Sobrevivendo a ansiedade

Atualizado: 1 de mai. de 2021



Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:6,7


Introdução


Um sentimento que me traz constate reflexão é o motivo pelo qual, para muitos cristãos, a fé parece estar completamente desconectada da vida cotidiana. Um pouco disso se deve ao fato de que os evangélicos brasileiros construíram uma mentalidade dualista que divide a vida entre "secular" e "espiritual". Essa postura afeta de modo incisivo o modo como vivemos nosso cristianismo. Se somos uma geração nascida de novo, pelo poder do Espírito, tudo o que fazemos é espiritual (Jo 3.6) e tudo deve ser feito a fim de glorificar a Deus (1 Co 10.31). Esse é o lema que move a fé reformada.


Por isso, senti o desejo de nas próximas semanas, "bater um papo" com vocês em nossas #LivesDeComunhão sobre temas do cotidiano que estão diretamente relacionados com nossa vida. E a primeira reflexão dessa série tratará de um gigante que todos nós precisamos vencer: a ansiedade. Sem dúvida, os dias angustiantes que temos vivido tem deixado muitos de nós "no limite", mas a Escritura tem orientações claras sobre como lidar com a ansiedade.


o que é ansiedade?


A ansiedade é uma preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. Nem toda ansiedade é igual; existem ao menos dez subtipos que se dividem entre fobias sociais, transtornos de pânico e a mais comum, a ansiedade generalizada.


Enquanto mecanismo que nós alerta sobre riscos, nos impulsiona a atingirmos metas e nos mantém vigilantes sobre os desafios da vida, ela é um processo natural e extremamente positivo. Contudo, ela pode desencadear-se para transtornos sérios que afetam gravemente a nossa qualidade de vida. É nesse ponto que é importante para nós cristãos buscarmos reavaliar a qualidade da nossa fé em Deus e verificar porque tais sentimentos tem "infestado" nossa mente e coração.


a bíblia considera esse tipo de ansiedade um pecado


Essa é uma afirmação forte, porém, profundamente enraizada no âmago do evangelho da graça. Jesus Cristo ordenou aos seus discípulos por muitas vezes que "não andassem ansiosos". Vejamos algumas passagens que tratam disso:


Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Mateus 6:25

Leia também Mateus 6.31-34. Você percebe que Jesus trata do tema em um nível de ordenança? Não é algo que transita na liberdade de consciência, mas em uma ordem expressa de Cristo para não ficarmos demasiadamente preocupados com nada. Então aqui precisamos fazer uma distinção importante do que Jesus está falando.


Jesus não está proibindo aquele agito espontâneo que sentimos, por exemplo, quando perdemos nosso filho no supermercado. E muito menos está proibindo que o cristão tenha uma vida cautelosa e previdente, planejando seus passos em oração para obter uma vida digna e um futuro tranquilo.


Mas Ele está proibindo que vivamos uma vida de ansiedade ativa, onde cada ação e pensamento nosso é regido por uma preocupação excessiva, onde subjetivamente estamos querendo ter o controle de coisas que não temos o poder e nem o direito de governar. O ansioso sem perceber está dizendo que não confia na providência de Deus e que é capaz de prover soluções melhores do que Ele. Loucura não é mesmo?


Perceba que Jesus pediu que não estejamos ansiosos com coisas básicas da vida: "comer", "beber" e "vestir". Se não podemos nos preocupar com o básico, devemos nos preocupar com que? Com nada!


a raiz da questão: uma palavra chamada confiança


Por vivermos em um país com relativa liberdade religiosa, é raro nossa confiança em Deus ser colocada à prova. Por isso muitas pessoas conhecem muito a Bíblia, cantam bastante em cultos religiosos, fazem uma quantidade considerável de caridade, mas não confiam em Deus "de verdade". Talvez essa crise mundial tenha sido uma forma de Nosso Senhor expor para nós que precisamos melhorar nesse quesito.


A prova do discipulado não é quanto pregamos, quanto cantamos, quanto oramos, quanto servimos... mas se realmente confiamos no Deus Soberano que afirmamos conhecer. E é necessário honestidade para admitirmos isso e somente assim encontraremos na graça de Cristo o poder necessário para vencermos esse pecado.


A quantidade de crentes depressivos, angustiados, paralisados com o cenário atual é alarmante. Nossa fé precisa de uma reforma! Precisamos ouvir menos o psicólogo, os doutores da internet e ouvirmos mais as Escrituras! Elas são a revelação de Deus para nosso coração e, como crentes reformados que somos, precisamos fazer o Sola Scriptura ser real em nossas vidas.


por que precisamos vencer a ansiedade?


1. Porque ela perverte nossa visão de Deus


Quando somos dominados pela ansiedade, estamos subjetivamente afirmando que Deus é incapaz de cuidar de nós. Não é essa a revelação que encontramos nas Sagradas Escrituras. Servimos a um Deus santo, amoroso e confiável.


“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4.6).

2. Porque ela demonstra que, no fundo, confiamos em nós mesmos


A ansiedade está intimamente ligada ao medo que temos de falhar, de fracassar, de não atingirmos objetivos, de não sermos agradáveis aos outros. Quanto estamos em um estado de ansiedade, estamos focados em nós mesmos e isso demonstra que nossa confiança em Deus é deficitária.


Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (1 Pedro 5.6-7)

3. Porque preocupar-se demasiadamente não muda a situação


Se estar preocupado mudasse alguma situação, não teríamos metade dos problemas que há no mundo. A preocupação apenas esgota uma energia que poderíamos usar para fins mais proveitosos. Nossa posição portanto deve ser a seguinte: "farei tudo o que estiver ao meu alcance e deixarei nas mãos de Deus tudo o que não está". Eu tenho uma frase que meu lema de vida: "Trabalho como se tudo dependesse de mim e oro como se tudo dependesse de Deus". Assim não fico nem infrutífero e nem ansioso!


E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? Mateus 6:27

4. A ansiedade mantém nosso coração nas coisas passageiras e não nas eternas


O ansioso costuma estar aprisionado por questões terrenais: sucesso, fama, reconhecimento, obter prestígio, um bom relacionamento e outras coisas mais. Mas qual é o âmago do evangelho? Deus enviou Seu Filho para perdoar nossos pecados e nos libertar da condenação do inferno. Se Ele fez isso por mim, Ele do mesmo modo me dará, em Cristo, todas as coisas (Rm 8.32, e isso se refere ao cuidado necessário para eu viver essa jornada da minha vida para a glória do Seu nome). Uma vez salvo dos meus pecados, nada mais me separará do amor de Deus que está em Cristo, meu Senhor. Não devo temer a morte, não devo temer o mal, não devo temer as circunstâncias porque meus dias estão todos contados por um Deus que não pode falhar!


Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

como vencer a ansiedade?


Na própria Escritura encontramos os conselhos de Deus para vencermos a ansiedade:


  1. Reconheça que ela é um pecado e que você precisa vencê-lo (Mt 6.25)

  2. Desligue e renuncie todos os gatilhos que te deixam ansioso (Sl 101.3)

  3. Ore insistentemente a Deus diante dos batalhas da vida (Fp 4.6)

  4. Traga a memória o cuidado de Deus e agradeça pelas vitórias (Fp 4.6)

  5. Lance em Jesus suas ansiedades (1 Pe 5.7).


conclusão


Um cristão liberto da ansiedade é um poderoso testemunho a um mundo que vive entristecido e sem alegria espiritual. Que possamos olhar para o Nosso Salvador e inspirados por sua confiança irrestrita, vencermos toda a ansiedade para a glória de Deus Pai!


Que a doce graça de Cristo permaneça conosco!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page