top of page
Buscar

Siquém - Sermão de 23/10/2022

Atualizado: 24 de out. de 2022




Depois de percorrer todo o caminho desde Padã-Arã, Jacó chegou em segurança à cidade de Siquém, na terra de Canaã, e acampou em seus arredores. Jacó comprou da família de Hamor, pai de Siquém, o terreno onde estava acampado, por cem peças de prata. Ali, construiu um altar e o chamou de El-Elohe-Israel. Gênesis 33:18-20


Introdução



Ao longo da vida, a cada degrau galgado, somos apresentados a uma série novas responsabilidades que precisamos abraçar. Se você começa a rotina de estudos, precisa preparar as lições de casa. Quando inicia a vida profissional, deve respeitar os horários e as normas da empresa. Ao se casar, assume uma responsabilidade com o cônjuge e ao ter filhos, abraça a missão da paternidade/maternidade. A responsabilidade pessoal é parte de uma vida plena, algo que nós consideramos com muita relevância, uma vez que esse é um dos valores que temos como membros da Igreja Pentecostal Reformada: devemos ser sábios em nossas escolhas e responsáveis pelas consequências que elas trazem.


Nos capítulos 33 a 35 de Gênesis, Jacó, agora conhecido como Israel, precisará lidar novamente com as consequências de más escolhas que fez até, por fim, ser ensinado pelo Senhor que há por trás da divina eleição um peso vocacional que deve ser obedecido por todos aqueles que são chamados por Deus para pertencerem a Ele. Esse será o tema de nossa reflexão de hoje.




TODA ESCOLHA TEM UMA CONSEQUÊNCIA



A Escritura afirma que Jacó viajava em direção a Betel, o local onde Deus lhe apareceu pela primeira vez. Recapitulando esse assunto, quero recordar vocês de duas passagens bíblicas: a primeira, quando Jacó firma o propósito com Deus caso ele voltasse em segurança para a casa dos pais e a segunda, quando o Senhor lhe ordena que faça isso.


e se eu voltar são e salvo à casa de meu pai, então o Senhor certamente será o meu Deus. Gênesis 28:21

Então o Senhor disse a Jacó: "Volte para a terra de seu pai e de seu avô, a terra de seus parentes, e eu estarei com você". Gênesis 31:3

O plano de Deus era que Jacó habitasse em Betel (Gn 28.13), porém, estando a apenas um dia de viagem para chegar ali, ele decide parar e se estabelecer em Siquém (Gn 33.18,19), onde ele compra um terreno e se estabelece com todo o seu acampamento.


A decisão de Jacó é ousada à luz de tudo o que ele havia vivido e ouvido da parte de Deus. Se Deus o havia mandado de volta à sua terra, porque parar há apenas um dia de distância?


Se Deus te mandou ir a Betel, por favor, não pare em Siquém!


Alguns comentaristas sugerem que Jacó pensava que aquela terra estava dentro dos limites estabelecidos por Deus. Outros sugerem que Siquém era um centro comercial, o que poderia ser vantajoso para ele e sua família.


Embora Jacó tenha construído ali um altar e invocado o nome do Senhor, Deus não queria que ele se estabelecesse naquele lugar (Gn 35.1), como podemos ver na ordem que ele recebeu após os tristes incidentes que viveu nessa cidade.


Deus disse a Jacó: "Apronte-se, mude-se para Betel e estabeleça-se ali. Ao chegar, construa um altar para o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo de seu irmão, Esaú". Gênesis 35:1

Não podemos afirmar assertivamente o motivo de Jacó desobedecer ao Senhor, mas à luz do que foi exposto, podemos fazer uma primeira aplicação no texto em estudo.


Estaria Jacó condicionando suas ações e a sua obediência com vantagem pessoal? Talvez! Muitas vezes fazemos isso também! Tomamos decisões sem reflexão e sem uma mentalidade cristã. Fazemos escolhas objetivando somente a vantagem pessoal, sem pesar as consequências de nossas atitudes. Vou dar alguns exemplos:


  • Na hora de nos casarmos, buscamos a beleza, não a virtude.

  • Na escolha de trabalho, escolhemos vagas vantajosas financeiramente, mesmo se elas nos afastarem da comunidade cristã.

  • Não nos comprometemos integralmente com Deus, porque isso poderia nos causar a perca de alguma facilidade ou privilégio.



Como Jacó, queremos o que nos satisfaça, não o que agrada a Deus!


Escolhemos com os olhos, pela recompensa e não pela fé, pela obediência!


O resultado da má escolha de Jacó se mostrou pouco tempo depois. Diná, sua filha, foi estuprada por um dos moradores da cidade (Gn 34.1,2). Tomados pela revolta, seus filhos armam um plano e assassinam todos os homens de Síquem (Gn 34.25,26).


O que era vantagem se tornou em lágrimas.


Como diz a Escritura, há caminhos que levam a morte!


Certa vez, Diná, filha de Jacó e Lia, saiu para visitar algumas moças que viviam na região. O príncipe daquela terra era Siquém, filho de Hamor, o heveu. Quando ele viu Diná, a agarrou e a violentou, Gênesis 34:1,2

Três dias depois, quando eles ainda sentiam dores, dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná por parte de pai e mãe, tomaram suas espadas e entraram na cidade sem encontrar resistência. Então, massacraram todos os homens de lá e mataram Hamor e seu filho Siquém ao fio da espada. Depois, tiraram Diná da casa de Siquém e voltaram para o acampamento. Gênesis 34:25,26

Há caminhos que a pessoa considera corretos, mas que acabam levando à estrada da morte. Provérbios 14:12


DEUS ORDENA A JACÓ QUE VÁ PARA BETEL



Como vimos, Deus permitiu que Jacó colhesse o resultado de sua desobediência. Essa é uma das formas de Nosso Senhor nos ensinar a dependermos dEle. Agora, misericordiosamente Ele ordena que Jacó siga em direção à Betel. Era uma forma de oportunizar graça ao seu servo. Leiamos Gênesis 35.1.


Deus disse a Jacó: "Apronte-se, mude-se para Betel e estabeleça-se ali. Ao chegar, construa um altar para o Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo de seu irmão, Esaú". Gênesis 35:1

O tempo de Jacó em Síquem não envolveu fé. Ele tomou a decisão sem ponderar a glória de Deus e isso lhe custou muito caro. Não adianta erguer altares onde Deus não deseja que estejamos!


Agora Deus ordena que ele conclua a sua peregrinação, chegue a Betel e ali levante um altar. Obedecer é sempre melhor!


O coração de Jacó agora está sensível a graça de Deus.


Após ouvir a voz do Senhor mais uma vez, ele entende que Deus exige dele e de toda a sua família uma nova atitude. Ele não poderia continuar vivendo com uma devoção incompleta. Por isso, ele chama sua família e a encoraja a uma nova consagração diante do Senhor.


Jacó disse à sua família e a todos que estavam com ele: "Joguem fora todos os seus ídolos pagãos, purifiquem-se e vistam roupas limpas. Vamos a Betel, onde construirei um altar para o Deus que respondeu às minhas orações quando eu estava angustiado. Ele tem estado comigo por onde ando". Gênesis 35:2,3

Para aqueles que acreditam que a fé em Deus pode ser vivida de modo parcial e descompromissado, a postura de Jacó é desafiadora. Preste atenção em cada elemento abordado pelo patriarca ao dirigir-se a sua família:


  1. Joguem fora os ídolos pagãos

  2. Purifiquem-se

  3. Vistam roupas limpas


Essas três ordens refletem com muita clareza o tipo de devoção que Deus espera do seu povo.


O povo de Deus corre permanentemente o risco de relacionar-se com Deus em dois extremos perigosos: um deles se chama legalismo (buscar justificação mediante o mérito pessoal) e o outro é o antinomianismo (acreditar que a graça de Cristo exclui a necessidade de uma vida santa e de perfeita obediência a Deus).


A Escritura demonstra, contudo, que o povo da aliança deve, pelo Espírito da Graça, abandonar toda idolatria, purificar-se e vestir roupas limpas diante do Senhor!



O SANTO RESULTADO DESSA DEDICAÇÃO


Quando a voz do Senhor impulsionou Jacó a assumir posição diante dEle, a Escritura nos mostra que a boa mão da Providência o socorreu. Um dos receios de Jacó era que após o incidente em Síquem as cidades vizinhas se levantariam contra ele e o seu acampamento.


Mas Deus havia prometido proteger a ele e a sua descendência, por isso, Ele próprio agiu para que ninguém se erguesse contra os seus!


E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó. Gênesis 35:5

A própria presença de Deus conteve a revolta das cidades vizinhas. Como afirma a Escritura, "operando Deus, ninguém impede" (Is 43.13). Repousamos alegremente na certeza de que pela soberania de Deus, nenhum mal chegará à nossa casa sem ter pedido permissão àquele que governa nossas vidas!


Além da proteção dada a Jacó e ao seu acampamento, a Escritura também afirma que Deus falou a Jacó mais uma vez.


A renovação da promessa era necessária.


Jacó havia passado tantos altos e baixos que poderia passar em sua cabeça que os fatos de sua vida haviam o afastado do plano do Senhor.


Mas as promessas do Senhor são fiéis porque Deus é fiel!


O Senhor se lembrou do que prometera a Abraão, a Isaque e agora firma o seu pacto com Jacó diretamente e com a sua descendência, indiretamente.


Agora que Jacó havia regressado de Padã-Arã, Deus lhe apareceu outra vez em Betel e o abençoou: "Seu nome é Jacó, mas você não se chamará mais Jacó. De agora em diante, seu nome será Israel". Assim, Deus deu a ele o nome de Israel. Deus também lhe disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso. Seja fértil e multiplique-se. Você se tornará uma grande nação, até mesmo muitas nações. Haverá reis entre seus descendentes. Eu lhe darei a terra que dei a Abraão e Isaque. Sim, eu a darei a você e a seus descendentes". Em seguida, Deus se elevou do lugar onde havia falado a Jacó. Jacó levantou uma coluna de pedra para marcar o lugar onde Deus lhe havia falado. Depois, derramou vinho sobre a coluna, como oferta a Deus, e a ungiu com azeite de oliva. Chamou o lugar de Betel, pois ali Deus lhe havia falado. Gênesis 35:9-15

Ao ouvir as palavras da promessa, Jacó responde à graça de Deus edificando mais um altar.


Publicamente, ele reafirma a a sua dedicação ao Deus que lhe apareceu! Publicamente, ele assume o compromisso de não servir outro deus, manter-se puro aos olhos do Criador e caminhar diariamente em novidade de vida!



A NOSSA CONSAGRAÇÃO PESSOAL A DEUS NÃO É UMA OPÇÃO



A relativização da fidelidade a Deus é um grande desafio de nosso tempo. Refletindo o pensamento pós-moderno de que não existe certo e errado, muitos cristãos usam a expressão "graça" para sustentar uma vida oca, irresponsável e cheia de pecados sem arrependimento.


Talvez seja necessário repetir insistentemente estes temas bíblicos, porque parece que Lutero tinha razão quando afirmava que esquecemos muito facilmente do evangelho.


A salvação é uma obra da graça, do começo ao fim. Não vem de obras, para que ninguém se glorie. Nós não merecemos o céu, mas Deus nos oferta essa dádiva gratuitamente pela fé, do começo ao fim.


Deus revive mortos, resgata prisioneiros do seu cativeira espiritual e tira pecadores das garras de Satanás para torná-los seus filhos perdoados.


Mas nós somos salvos pela graça para obedecermos a Deus. A obediência não salva o pecador arrependido, mas demonstra que ele já foi salvo dos seus pecados. Como afirmava Calvino com propriedade, a fé que salva não está sozinha, ela vem acompanhada de boas obras que glorificam a Deus!


Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tito 2:11-14

Como crescer em nossa dedicação ao Deus que nos salvou?


ABANDONANDO A IDOLATRIA


O povo da aliança deve lançar fora todos os falsos deuses que tentam conquistar seu coração. A necessidade de lealdade absoluta ao Deus Criador foi eternizada nos Dez Mandamentos, como podemos verificar nos versículos abaixo.


"Não terás outros deuses além de mim. "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, Êxodo 20:3-5

Apontamentos importantes:


  • Em nosso culto, não recorremos a nenhum ídolo de pedra ou de gesso, porque a Bíblia proíbe que o seu povo recorra a tais coisas em sua adoração.

  • Da mesma forma, não adoramos homens, não veneramos ministros e não temos outro mediador a não ser Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

  • Um ídolo é qualquer coisa que amemos mais do que a Deus. Dinheiro, fama, sexo, prazeres lícitos e ilícitos, reconhecimento, aplausos e outras coisas podem ser ídolos que cultuamos secretamente. Somente Deus pode ocupar nosso coração. Não podemos amar nada mais do que amamos a Ele.


Os conselhos do apóstolo João permanecem firmes!


Filhinhos, afastem-se dos ídolos. 1 João 5:21

Do lado de fora da cidade ficam os cães: os feiticeiros, os sexualmente impuros, os assassinos, os adoradores de ídolos e todos que gostam de praticar a mentira. Apocalipse 22:15


A NECESSIDADE DA PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL



O povo da aliança deve ser purificado dos seus pecados!


Isso envolve duas experiências distintas: a primeira, devemos recorrer ao sacrifício efetuado por Cristo, que nos lava de nossos pecados, para sermos perdoados pelo Senhor, entrarmos em aliança com Deus e obtermos graciosamente uma nova posição diante dEle, pela justificação; a segunda, precisamos recorrentemente nos lavar dos pecados que ainda praticamos, procurando mortificá-los dia após dia.


Pecados não são tirados com penitências. Apenas o sacrifício perfeito de Cristo pode nos livrar de nossos muitos pecados!


Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas." Ap 22:14

Os pecados que cometemos após a nossa conversão devem ser tratados com arrependimento pessoal e abandono consciente. Todos os pecados já foram punidos em Cristo, mas todas as vezes que pecamos, devemos recorrer ao mesmo sacrifício que nos perdoou, tem nos perdoado e ainda nos perdoará, até que Ele venha para consumar todas as coisas!


Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1:9

Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo. 1 João 2:1,2

Embora hoje não pretenda fazer a exposição sobre cada tipo de pecado que podemos cometer, acho digno lembrar com as Escrituras aquilo que devemos abandonar para a glória de Deus!


Tudo o que não é feito pela fé é pecado!


Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Romanos 14:23

Toda iniquidade é pecado


Toda iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte. 1 João 5:17

As obras da carne são materializações do estado pecaminoso do nosso coração


Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus. Gálatas 5:19-21

VESTES NOVAS, A NOVA VIDA EM CRISTO



O povo judeu praticava banhos cerimoniais, onde se levavam e vestiam roupas novas que identificassem uma nova atitude pessoal diante de circunstâncias que viviam.


Esse rito era chamado de ablução (Hb 9.10, como exemplo dessa prática). Para nós, cristãos, essa terminologia reflete a nova vida que recebemos de Cristo, uma vida pelo poder da ressurreição de Jesus Cristo.


Todos que foram unidos com Cristo no batismo se revestiram de Cristo. Gálatas 3:27

Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida. Romanos 6:4

Essa nova vida é expressa pelo fruto do Espírito. Na Escritura, o fruto do Espírito é o resultado de nossa união de salcação com Cristo. Uma pessoa unida à Cristo estará desenvolvendo essas virtudes dia após dia, demonstrando o santo caráter de Jesus em suas atitudes com Deus e com o seu semelhante.


Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana. Gálatas 5:22-24

Quem se encontra com Deus em Betel não pode permanecer o mesmo!


CONCLUSÃO


A palavra Betel significa "a casa de Deus". Foi em Betel que Deus apareceu a Jacó pela primeira vez e era ali que Ele o aguardava para renovar as suas promessas!


Havia vida abundante em Betel, mas Jacó preferiu "estacionar" em Síquem, onde havia incredulidade, violência, idolatria, dor e morte.


Isso me deixou reflexivo, porque imediatamente vi neste quadro a triste realidade do pecador.


Estacionado na vida de pecados, ele vive a sua vida como se Deus não existisse, aprisionado em seu engano e idolatria. Morto em seus delitos e pecados, ele é incapaz de contemplar a glória de Deus. Escravo do pecado, ele está aprisionado no seu cativeiro, aguardando a sentença do Justo Juiz. Ele não ama a Deus, não o quer, não o busca!


“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.” Salmo 14.1-3

Vocês se recordam que Betel é conhecida na Bíblia pela visão que Jacó teve da escada que descia dos céus à terra? Assim é o evangelho de Jesus Cristo!


Deus misericordiosamente desceu à nós! E Ele fez isso para nos tirar de Síquem e nos levar de volta a Betel! Deus nos quer em sua casa, na Igreja, na santa comunhão daqueles que foram perdoados dos seus pecados e justificados por Cristo Jesus!


  • Jesus se fez carne para te trazer de volta para Betel;

  • Jesus sangrou na cruz para te trazer de volta para Betel;

  • Jesus suportou a ira de Deus para te trazer de volta para Betel;

  • Jesus morreu no rude lenho para te trazer de volta para Betel;

  • Jesus ressuscitou para te trazer de volta para Betel;

  • Jesus voltou aos céus para preparar sua ida a Betel!

  • Jesus voltará para nos levar para Betel!


A Bíblia promete o perdão de Deus para cada morto espiritual que Cristo reviver!


Por que você permanecerá agarrado à morte em Síquem, se pode desfrutar de paz e alegria abundante em Betel?


“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos.” Colossenses 2.13

Nessa manhã, ao ouvir o evangelho, talvez você sinta o peso de uma vida distante do Senhor e as tristes consequências de dar as costas ao único que pode te salvar. Mas eu te convido a voltar seus olhos para Betel e ver que Cristo já desceu do céu para te salvar!


Betel te espera de braços abertos, os mesmos braços que sangraram na cruz para te salvar da condenação!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

58 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page