Ser uma Igreja financeiramente transparente

Desde os primeiros rascunhos do que seria a Igreja Pentecostal Reformada, a necessidade de sermos uma comunidade financeiramente transparente sempre foi uma prioridade para mim. E quando falo de transparência, não estou dizendo a respeito de ter uma tesouraria pronta para tirar as dúvidas de quem quisesse maiores informações a respeito de suas contribuições. Isso não é o bastante. A nossa opção foi a de que cada membro da igreja pudesse consultar o destino de cada centavo investido na igreja.

"Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês? Lucas 16:10-11

O movimento evangélico brasileiro, em especial entre os pentecostais, popularizou a gestão financeira das suas igrejas locais acontecendo sem a participação da membresia. Restringe-se essa informação, na maioria das vezes, para ocultar os supersalários de seus líderes e o investimento em luxos e caprichos que poderiam ser revertidos para fins mais nobres. A Escritura, contudo, recomenda que haja sabedora e integridade no modo como administramos os recursos da igreja local.

“Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto. Provérbios 10:9”

Na Igreja Pentecostal Reformada, fizemos a opção sensata de partilharmos não apenas a movimentação financeira da igreja, como também a oportunidade de participar na tomada das decisões de como o dinheiro será investido. Entendemos que esse caminho oferece segurança tanto para quem contribui quanto para quem administra os recursos advindos das contribuições.

“pois estamos tendo o cuidado de fazer o que é correto, não apenas aos olhos do Senhor, mas também aos olhos dos homens. 2 Coríntios 8:21”

A história da coleta na IPR

A primeira coleta de contribuições da IPR foi feita em dezembro de 2019, em nosso primeiro mês de atividades. Desde o princípio, utilizamos um livro caixa para registrar as movimentações e prestarmos contas aos membros dos investimentos feitos.

Em julho de 2020, informatizamos esse processo e, além do livro caixa, oferecemos aos membros a oportunidade de acompanharem o relatório mensal na área financeira de nosso website, em uma planilha eletrônica de fácil visualização.

Os membros da igreja podem consultar os relatórios financeiros da IPR em nosso website

Em janeiro de 2021, permitindo Deus, daremos um passo importante ao identificar nos lançamentos da planilha financeira os centros de custo específicos da igreja onde cada centavo doado será investido. Esse novo processo abrirá uma oportunidade de diversificarmos as formas da comunidade exercer a mordomia cristã e contribuir, sabendo de antemão qual o orçamento anual necessário para o funcionamento da nossa igreja local em cada um de seus departamentos.

Deus é glorificado quando há transparência financeira na igreja

Em nosso desafio diário de glorificarmos a Deus (1 Co 10.31), fazer uma gestão financeira transparente e participativa nos dá uma oportunidade ímpar de mostrarmos ao mundo que é possível sim conservar a integridade em meio ao caos de corrupção que assola nossa sociedade. Que Deus ilumine a igreja evangélica brasileira, em especial a nova geração, que uma revisão se faz necessária nesse assunto tão delicado e que tem afastado muitas pessoas de nossas comunidades!

Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada