top of page
Buscar

Saia do Raso - Sermão de 19/09/2021



Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá. Ezequiel 47:9

A água é um recurso natural abundante essencial para a existência de vida na Terra. O planeta Terra é constituído por uma extensa massa de água, correspondendo ao que conhecemos como hidrosfera. Cerca de 71% da superfície terrena é composta por água.


Além de estar presente na composição do planeta, a água também compõe parte do nosso corpo, permitindo-nos pensar que falar de água é falar de sobrevivência. A água compõe até 60% do corpo humano masculino e 50% do corpo feminino. Falar de água é falar de vida.


Na Bíblia Sagrada, a água é utilizada como um símbolo da vida abundante que Deus promete mediante a obra do Espírito em nossos corações. O plano divino é encher o coração de homens e mulheres com uma vida espiritual renovada, mediante o poder do Espírito que flui pela pregação do evangelho da graça de Deus. Por isso, é antagônico pensarmos na possibilidade de um cristão não ter uma vida abundante em Cristo!


Na reflexão de hoje, tenho dois objetivos específicos: o primeiro, desafiar cristãos a sairem do raso para viverem uma vida plena na presença de Deus. O segundo, demonstrar que as promessas bíblicas a respeito de uma vida abundante podem ser obtidas por qualquer pessoa que, ouvindo o evangelho da graça de Deus, beberem fartamente das águas vivas que emanam de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Vem comigo!



A vida abundante prometida por Cristo



Os cristãos são homens e mulheres que, impactados pelo poder de Deus que emana do evangelho, se arrependeram dos seus pecados e receberam Cristo como único e suficiente Salvador e Senhor. A estes, Ele tem prometido uma vida em abundância, conforme podemos ler em Jo 10.10.


O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. João 10:10

A vida abundante, na linguagem bíblica, se refere a nossa reconciliação com Deus, pelo perdão dos pecados que foi obtido na cruz onde Jesus entregou-se para salvar os pecadores. Nessa vida, o homem passa a ter uma comunhão livre com o Seu Criador, recebendo dele a fé salvadora, o fruto do Espírito para uma vida madura e equilibrada, o amor para construção de relacionamentos saudáveis e uma esperança viva que o inspira a ser a melhor versão de si mesmo, dia após dia. Essa vida abundante é possível porque quando cremos em Jesus Cristo, Ele implanta dentro de nós o Espírito Santo, uma pessoa divina que nutre nosso ser com poder espiritual para vivermos a abundância prometida pelo evangelho.


Em uma passagem do evangelho de João, Jesus encontrou uma mulher samaritana de índole duvidosa. Ele já estava no sexto relacionamento, sendo que este último era nitidamente adúltero (Jo 4.15-18). Ele sabia que essa mulher tentava satisfazer sua sede de alma com paixões irresponsáveis e que isso somente aprofundava sua dor e vazio existencial. Contudo, Ele tinha um plano com ela e lhe fez uma interessante proposta:


Jesus respondeu: "Quem beber desta água terá sede outra vez,mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". João 4:13,14

A proposta de Cristo era tentadora! Ele se mostra capaz de oferecer algo que sacia a alma daqueles que o recebem. Ainda falando sobre "água", Jesus afirmou o resultado poderoso de alguém beber dessa água que Ele oferece gratuitamente:


No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7:37,38

O fato é que observamos, entre aqueles que supostamente beberam dessa água, muitos sedentos. Inacreditável não é mesmo? Certamente a falha não está em Cristo e muito menos na Escritura Sagrada. O que precisamos notar é que o texto tem um segredinho gramatical: Jesus mandou beber dessa água, mas não especificou necessariamente a quantidade dela. E aqui reside nosso grande problema: Jesus é o único que pode saciar a sede de nossa alma, mas temos bebido muito pouco do que Ele nos oferece. O problema não está na água, mas em nossa preguiça de voltar a fonte e continuar bebendo dela!



O Rio das águas purificadoras



Há em toda a Bíblia uma unidade de revelação, e podemos observar isso em uma leitura de ambos os testamentos, percebendo como aquilo que foi revelado no Antigo Testamento se cumpre no Novo na pessoa de Jesus Cristo. E há no texto de Ezequiel 47 um escrito que parece nos preparar para o tempo em que Deus saciaria a sede das pessoas através de Jesus Cristo. E justamente nesse texto, há um enfático convite para megulharmos e nos saciarmos no rio de Deus.


No texto, Ezequiel é levado em uma visão à entrada do templo (Ez 47.1), de onde ele observa que jorrava água que percorria o santuário e fluía para fora dele. Como já mencionei anteriormente, as águas simbolizam na Escritura a obra do Espírito em trazer restauração e vida para o mundo que foi danificado pela ação do pecado. Nesta visão, Ezequiel percebeu que as águas corriam de dentro do templo para fora dele, e que a vazão da água foi se fortalecendo até se tornar um rio (Ez 47.2).


O homem levou-me de volta à entrada do templo, e vi água saindo de debaixo da soleira do templo e indo para o leste, pois o templo estava voltado para o oriente. A água descia de debaixo do lado sul do templo, ao sul do altar. Ele então me levou para fora, pela porta norte, e conduziu-me pelo lado de fora até a porta externa que dá para o leste, e a água fluía do lado sul. Ezequiel 47:1,2

Então, a partir do versículo 3, algo extraordinário começa a acontecer. O ser angelical passa a conduzir o profeta Ezequiel para dentro do rio. Nos primeiros quinhentos metros para dentro dele, as águas batiam no tornozelo. Depois, mais quinhentos metros, e as águas davam nos joelhos. Mais quinhentos, e agora as águas davam na cintura. Outros quinhentos, e o rio tornou-se tão caudaloso e profundo que agora só podia ser atravessado a nado. Após essa jornada, Ezequiel é levado novamente à margem do rio.


O homem foi para o lado leste com uma linha de medir na mão, e, enquanto ia, mediu quinhentos metros e levou-me pela água, que batia no tornozelo. Ele mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que batia na cintura. Mediu mais quinhentos e levou-me pela água, que chegava ao joelho. Mediu mais quinhentos, mas agora era um rio que eu não conseguia atravessar, porque a água havia aumentado e era tão profunda que só se podia atravessar a nado; era um rio que não se podia atravessar andando. Ele me perguntou: "Filho do homem, você vê isto? " Levou-me então de volta à margem do rio. Ezequiel 47:3-6

A visão mostra claramente que em nosso mergulho na vida com Deus, há diferentes níveis de profundidade. Não seria uma boa exegese tentar nomear quatro etapas diferentes de profundidade na comunhão que podemos ter com Deus, apenas devemos demonstrar que um homem ou uma mulher de Deus podem estar no raso ou totalmente imersos em seu relacionamento com Jesus Cristo. E eu quero lhe perguntar, em que ponto do rio você está? Ou, quem sabe, você nem sequer entrou no rio ainda!


Será que você não está vivendo como um brejo ou um pântano, cheio de águas paradas, sem vida e sem alegria? Você não está vivendo uma apatia espiritual tremenda, sem nenhum crescimento espiritual ou frutificação? Águas paradas não matam a sede! E quanta água parada nos é oferecida diariamente: militância política, progressismo profano, ideologias horrorosas, conservadorismo morto, entretenimento, drogas, sexo sem responsabilidade, idolatrias políticas e midiáticas e tantas outras coisas que nos escravizam em uma vida vazia e sem significado. Será que você não está vivendo em brejo ao invés de estar mergulhado no rio de águas vivas?


Mas os charcos e os pântanos não ficarão purificados; serão deixados para o sal. Ezequiel 47:11

Ou talvez você já tenha entrado no rio, mas ainda tem aceitado uma fé rasa e um comprometimento baixo com Cristo Jesus. Você está bebendo pouco de Cristo e muito do que o mundo oferece. Me perdoe, mas não se vive uma vida com Deus participando de uma hora e meia de culto semanal. Não dá para dividir a sua devoção com Jesus com lealdade ao seu político de estimação. Não dá para ser cheio do Espírito Santo maratonando séries e deixando a Bíblia de lado. Não se adquire conhecimento de Cristo passando a semana em blogs de ideologias anticristãs e deixando de orar e passar tempo de qualidade com a família e os irmãos na fé. Seu amor por Jesus deve ser maior do que seu amor por entretenimento. Somente assim experimentaremos o poder de uma vida transformada que Ele nos promete. Veja o que o apóstolo falou sobre isso:


Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo. Filipenses 3:7,8

O convite da graça de Deus é para que você saia do raso e mergulhe em uma profunda devoção e relacionamento com Jesus Cristo! Há tantas coisas maravilhosas que podemos fazer para a concretização do plano de Deus e avanço do Seu Reino que é loucura não desejarmos mergulhar mais profundamente na vocação que recebemos! Mergulhe!



Por onde o rio passar



Ainda em Ezequiel 47, o ser angelical mostra a Ezequiel os efeitos gloriosos do rio sobrenatural que ele contempla na visão. Observe comigo:


Ele me disse: "Esta água flui na direção da região situada a leste e desce até a Arabá, onde entra no Mar. Quando deságua no Mar, a água ali será saneada. Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá. Ezequiel 47:8,9

O plano de Deus é a redenção da criação, e essa ocorre por intermédio de homens e mulheres cheios do Espírito Santo, saciados pelo rio do Espírito, que pelo ministério que desempenham, impactam o mundo através da pregação do evangelho. Quando decidimos sair do raso para mergulharmos do rio de Deus, coisas sobrenaturais passam a acontecer:


  • Levaremos vida onde há morte, Ez 47.9;

  • Haverá multidão de peixes, representando as conversões dos pecadores, Ez 47.10;

  • Haverá frutificação espiritual abundante e recorrente, Ez 47.12;

  • Poderemos promover cura às nações, Ez 47.12


Árvores frutíferas de toda espécie crescerão em ambas as margens do rio. Suas folhas não murcharão e os seus frutos não cairão. Todo mês produzirão, porque a água vinda do santuário chega a elas. Seus frutos servirão de comida, e suas folhas de remédio". Ezequiel 47:12

Mergulhe


Como disse, essa reflexão visa atingir dois públicos distintos. Quero enccorajar você que já chegou à fe em Jesus, mas infelizmente, não tem conseguido saciar sua sede em Cristo e tem se contaminado com águas paradas que tem roubado sua devoção e alegria espiritual. Largue essas porcarias e mergulhe nas águas vivas que correm do seu interior. Arrependa-se daquilo que tem sido maior do que Cristo em seu coração e se volte para Ele. Ele é bondoso, amoroso e rico em perdoar!


Contra você, porém, tenho isto: você abandonou o seu primeiro amor. Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. Apocalipse 2:4,5

A você, amigo e amiga que ainda não chegou a fé, te convido a depositar toda a sua confiança em Jesus! Voce está cansado? Sobrecarregado por causa do fardo pesado dos seus pecados e não vê alegria ou esperança alguma em sua vida! Ele te chama para saciar a sua sede! Você tem andado por caminhos tortuosos, sem fé, sem alegria e que bem isso tem lhe produzido? O mundo oferece muitos encantos, mas somente uma relação viva com Jesus Cristo pode saciar sua alma e te salvar!


Enquanto agonizava na cruz, Cristo entregou sua vida para salvar todo pecador que crê nEle! Na sua morte, o rio da graça de Deus fluiu a fim de atingir o seu coração sedento e lhe transformar! A morte de Cristo foi o preço pago pela nossa redenção!


Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água. João 19:34

Agora, por intermédio da igreja, o rio de Deus continua fluindo através do coração apaixonado de cada cristão, de onde rios de águas vivas fluem para restaurar e transformar as nações. Por que tenho um coração saciado por Cristo, posso lhe oferecer com ousadia da água que eu mesmo bebi! A salvação que eu recebi você também pode receber. O perdão que me deu vida pode salvar você! O rio que lavou minhas feridas quer restaurar sua vida! Receba a Cristo no seu coração!


O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida. Apocalipse 22:17

Que Ele te abençoe ricamente!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



5.010 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page