top of page
Buscar

Reobote - Sermão de 21/08/2022

Atualizado: 22 de ago. de 2022




Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o Senhor , e prosperaremos na terra. Gênesis 26:22


Introdução


Muitas pessoas estão nesse momento aguardando o momento perfeito para viverem plenamente suas vidas. Nessa busca desenfreada por um clímax, elas esperam o trabalho perfeito, o casamento perfeito, a viagem perfeita, a condição de saúde perfeita e enquanto essas coisas não acontecem (e honestamente, provavelmente não irão acontecer), elas adiam importantes tomadas de decisões e reorientações de vida que lhes possibilitariam viverem coisas incríveis (ainda que não sejam coisas perfeitas).


Na continuidade de sua história de fé com Deus, Isaque enfrentou um momento muito particular em sua vida, que envolveu uma decisão de obediência ao Senhor seguido de um erro grosseiro de caráter, de prosperidade financeira seguida de rejeição e que foi concluída com uma estranha disputa por poços de água em meio a uma terra seca. Essa exposição intensa a muitos sentimentos e emoções eram parte do plano de Deus para sua formação espiritual. É sobre isso que pretendo refletir com vocês nessa manhã!






Um teste de obediência



Canaã era uma terra que, de tempos em tempos, enfrentava problemas relacionados à fome e a escassez. Isso já havia acontecido com Abraão em Gênesis 12 e agora se repete com seu filho em Gênesis 26. Por isso, Isaque procura se estabelecer em Gerar, onde seu pai no passado há havia fixado por um tempo residência, no mesmo local onde ele havia tido um embate com Abimeleque ao ocultar que Sara era sua esposa.


Houve fome naquela terra, como tinha acontecido no tempo de Abraão. Por isso Isaque foi para Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus. Gênesis 26:1

Nessas épocas de fome, o Egito surgia como um oásis no deserto, uma opção segura para escapar da carestia, onde por causa do Rio Nilo nunca havia falta de alimento e de recursos. O próprio Abraão havia descido ao Egito para fugir da fome no seu tempo, mas Deus expressamente ordena que Isaque não tome essa atitude. Nas palavras do Senhor, ele deveria se estabelecer em Gerar, e assim como seu pai, obedecer os mandamentos, decretos e leis do Senhor.


O Senhor apareceu a Isaque e disse: "Não desça ao Egito; procure estabelecer-se na terra que eu lhe indicar. Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei. Porque a você e a seus descendentes darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a seu pai Abraão. Tornarei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e lhes darei todas estas terras; e por meio da sua descendência todos os povos da terra serão abençoados, porque Abraão me obedeceu e guardou meus preceitos, meus mandamentos, meus decretos e minhas leis". Assim Isaque ficou em Gerar. Gênesis 26:2-6

Diferente do Egito, onde havia abundância, Gerar era uma terra sofrida. A paisagem predominante era a estepe, uma forma de vegetação de grama rasteira, quase sem árvores. O pedido de Deus exigia de Isaque o tipo de fé que Deus procura encontrar nos seus adoradores, aquela fé que não vê o material, mas que enxerga o invisível. Embora o Egito tivesse abundância, Deus não estava lá!


Homens e mulheres piedosos estão em um mundo amaldiçoado pelo pecado que parece ter abundância, mas, assim como Isaque, eles precisam obedecer a palavra do Senhor para viverem como peregrinos que estão no mundo, mas que não pertencem a ele.


Habitar em Gerar era viver diante da tensão, do conflito, das impossibilidades, mas isso representava exatamente a vontade de Deus para Isaque. Aqueles que professam crer em Deus não buscam facilidades, conforto, abundância, eles querem simplesmente estar onde Deus está, ainda que isso lhes custe toda a sua vida.


Esse cristianismo raso dos nossos dias, que não exige renúncia, comprometimento, vida vocacional e consciência missionária causaria nojo nos primeiros cristãos. Como C.S. Lewis afirmou, se você procura uma religião que te deixe confortável, o cristianismo é sem dúvidas uma má opção. Isso transparece bem as palavras de Cristo sobre a qualidade de fé que deve ser encontrada em seus discípulos.


Então Jesus disse a seus discípulos: "Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa, a encontrará. Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida? E o que daria o homem em troca de sua vida? Mateus 16:24-26

Isaque obedeceu a palavra do Senhor. Trocou a ilusória promessa de abundância pela abundancia que há em obedecer a Deus e tê-lo como Senhor. Essa atitude santa e sensata livrou ele dos seus problemas? Não! Bastaram poucos dias em Gerar para que ele cometesse um erro estúpido de caráter.



O pecado do pai refletido no filho



Isaque era casado com uma mulher extremamente formosa, e conhecendo a índole dos cananitas, ele temeu que por causa dela pudesse ser morto.


Sem confiar na Providência, ele incorre no mesmo pecado do seu pai. Abraão já havia feito isso por duas vezes no passado e Isaque não escapou de ser reprovado no mesmo teste de fé. Faltou a ele a confiança de que Deus estava interessado em cada detalhe de sua vida, inclusive, de poupá-la em face da provação.


Quando os homens do lugar lhe perguntaram sobre a sua mulher, ele disse: "Ela é minha irmã". Teve medo de dizer que era sua mulher, pois pensou: "Os homens deste lugar podem matar-me por causa de Rebeca, por ser ela tão bonita". Gênesis 26:7

É triste imaginar que o pecado de Isaque seja um reflexo do que ele observou no próprio pai. Uma parte dos erros de nossos filhos são resultado do que eles observam em nós. Atitude ensinam mais do que palavras. Por isso, antes de tratar falhas de comportamento nos filhos, precisamos com humildade examinar nossa vida e consciência para verificar se tais erros não são reflexos do que temos ensinado a eles com nossas atitudes.


Quando Abraão cometeu o mesmo pecado contra Deus, por duas vezes, o Senhor escancarou o pecado de duas formas diferentes:


  • Enviando pragas na casa de Faraó, Gn 12.17

  • Aparecendo em sonho para Abimeleque, Gn 20.3


No caso de Isaque, a farsa foi desmascarada de forma simples, sem nada sobrenatural: o próprio Abimeleque viu Isaque acariciando sua esposa.


Isaque estava em Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher. Então Abimeleque chamou Isaque e lhe disse: "Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã? " Isaque respondeu: "Porque pensei que eu poderia ser morto por causa dela". Gênesis 26:8,9

A situação triste termina com uma dura lição: o homem que foi chamado para ser um dos patriarcas precisou ser repreendido por um homem ímpio. Isso serve de exemplo para nós que, como Isaque, tememos a Deus. Isso acontece diversas vezes e faz parte do plano de Deus em esmagar nosso orgulho e fazer a humildade brotar em nosso coração.


Então disse Abimeleque: "Tens idéia do que nos fizeste? Qualquer homem bem poderia ter-se deitado com tua mulher, e terias trazido culpa sobre nós". E Abimeleque ordenou a todo o povo: "Quem tocar neste homem ou em sua mulher certamente morrerá!", Gênesis 26:10,11

Há duas lições importantes aqui!


Primeiro, precisamos ter a humildade de reconhecer a nossa própria incapacidade de vivermos uma vida sem pecado algum. A Bíblia não tem pudor ao demonstrar que o povo da fé costuma incorrer em pecados tão grosseiros quantos os dos ímpios. Não deveria ser assim, mas é: Deus decidiu se associar com pecadores e carregar sobre si as nossas vergonhas e obstinações. Jesus disse que os sãos que precisam de médico, mas sim os doentes. Reconheça-se como tal e busque o perdão de Deus diariamente e forças para aprender com os erros e caminhar direito!


Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo. Ele mesmo é o sacrifício para o perdão de nossos pecados, e não apenas de nossos pecados, mas dos pecados de todo o mundo. 1 João 2:1,2

Segundo, precisamos reconhecer que a nossa vida em Cristo é a Bíblia que o mundo ímpio lerá! Nosso esforço sincero em crescer em comunhão com Deus, em santificação, desenvolvendo o fruto do Espírito com temor e tremor favorecem nossa presença nessa sociedade corrompida e nos ajudam a sermos o bom aroma de Cristo, despertando os corações para as verdades do evangelho.


Façam-no, porém, de modo amável e respeitoso. Mantenham sempre a consciência limpa. Então, se as pessoas falarem mal de vocês, ficarão envergonhadas ao ver como vocês vivem corretamente em Cristo. 1 Pedro 3:16


Confiança e Dependência



Uma vez que foram pacificadas as relações de Isaque e de Abimeleque, a Bíblia fala que Isaque plantou naquela terra e colheu um resultado magnífico, a cem por um, porque o Senhor o abençoou! A sua riqueza aumento demais, causando uma profunda inveja nos seus vizinhos. Ele não podia imaginar que aquilo que aos olhos de muitos representava a benção haveria de se tornar para ele um grande problema.


Isaque formou lavoura naquela terra e no mesmo ano colheu a cem por um, porque o Senhor o abençoou. O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam. Gênesis 26:12-14

O primeiro problema que ele enfrentou foi a inveja. Esse sentimento maligno é a insatisfação contra a felicidade ou prosperidade alheia e o desejo de ter aquilo que o outro possui ou ser quem ele é.


Embora pareça ser um problema menor, a Escritura evidencia este como um grave pecado. Há cristãos que demonizam, por exemplo, o consumo alcoólico, mesmo o moderado, mas a Bíblia coloca a inveja na mesma altura que o pecado de embriaguez.


Um cristão pode ser vítima de atos malignos promovidos por invejosos ou ele próprio pode estar lutando contra esse pecado. O remédio para curar o coração do invejoso é o reconhecimento da soberania e da providência de Deus. Quanto mais confiarmos no cuidado de Deus, menos nos preocuparemos com as conquistas de quem está na nossa volta.


inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus. Gálatas 5:21

O segundo desafio enfrentado por Isaque foi a rejeição. Motivados pela inveja e com medo de perderem seu prestígio, os filisteus taparam os poços que os servos de Abraão tinham cavado e colocaram Isaque para fora de suas terras. Perceba que a prosperidade trouxe a ele mais problemas do que benefícios.


Muitas pessoas acreditam que TER bens é a solução para seus problemas, mas possuir riquezas não resolve o problema do coração humano! Somente Deus pode preencher nosso vazio, perdoar nossos pecados e dar significado para nossa vida.


Estes taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra. Então Abimeleque pediu a Isaque: "Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós". Gênesis 26:15,16

O terceiro desafio enfrentado por Isaque foi a limitação. Ao se restabelecer em Gerar, uma terra não adequada para cultivo, que dependia muito de poços de águas, Isaque estava em uma condição limitante que o impedia de produzir suas lavouras, algo que traria prejuízos incalculáveis para ele, sua família e seus servos.


Agora ele precisava confiar em Deus e pela fé, movimentar-se a fim de experimentar a Providência o sustentando diante deste cenário tão opressor.


Então Isaque mudou-se de lá, acampou no vale de Gerar e ali se estabeleceu. Gênesis 26:17

E foi o que ele fez! Ele mobilizou seus servos para reabrirem os poços que sei pai havia cavado e que foram entulhados pelos filisteus (Gn 26.17). Além disso, ele buscou abrir novos poços que garantissem a irrigação de suas lavouras, mas os pastores de Gerar contenderam com ele por duas vezes (vv.20,21).


Na terceira tentativa, ele encontrou mais um poço de água e, dessa vez, não houve contendas, por isso, ele chamou aquele lugar de Reobote, que significa: "Porque agora nos deu lugar o Senhor, e prosperaremos na terra".


Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o Senhor , e prosperaremos na terra. Gênesis 26:19-22

A fé operante de Isaque confirmava sua confiança em Deus. Podendo fugir para o Egito, ele preferiu cavar poços em obediência ao Senhor. A cada novo poço, uma porção nova da Providência era revelada ao seu coração.


Isaque entendeu que a vocação que ele possuía não deveria impedi-lo de viver as coisas naturais da vida comum humana. Deus lhe prometeu a terra como herança, mas ele deveria cavar poços para sobreviver.


Convivemos com uma geração que quer todas as coisas sem empenho e sem dedicação alguma. Queremos bençãos, mas fugimos de cavar os poços.


A apatia que vivemos nos dias hodiernos me preocupa. Jovens sem perspectiva alguma querem mudar o mundo sentados na sala do seu sofá assistindo sua série favorita de Netflix.


Adolescentes levianos levantam a voz para falar mal dos valores professados por seus pais mas não enxergam os sacrifícios que esses pais fizeram para lhes dar a vida que hoje eles possuem.


Cristãos afirmam que são salvos em Cristo, mas vivem apáticos, longe da comunidade cristã, longe da vida de oração, longe das suas Bíblias, longe do Seu Deus. O evangelho da graça que eu acredito é aquele que eu tenho o testemunho na Escritura, que formava homens e mulheres fortes que estavam dispostos a morrer por Seu Salvador.


Onde estão os cavadores de poços?


Queremos, como Isaque, viver o Reobote, mas não nos esforçamos para cavar poços para que isso aconteça!


Onde estão os cavadores de poços?


A fé que salva é aquela que é confirmada por uma vida transformada. Foi essa a fé de Isaque! Ele ainda era totalmente humano e pecador, mas a sua confiança em Deus o tornou um homem esforçado e que lutou pra viver diante do Senhor e dos homens.


Deus viu a batalha de Isaque e então veio a ele e renovou as suas promessas, ampliando sua visão e dando-lhe perspectivas de futuro:


Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do Senhor , armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço. Gênesis 26:24,25

Após esses eventos, Abimeleque firma uma aliança com Isaque, prometendo-lhe paz! E para que a Providência de Deus ficasse evidente, o poço recém cavado trouxe água em abundância para ele.


Aquele sinal, quase miraculoso, confirmava a proteção de Deus a Isaque e prepara o cenário bíblico para os acontecimentos que envolverão a chegada de Jacó na história dos patriarcas.


Nesse mesmo dia, vieram os servos de Isaque e, dando-lhe notícia do poço que tinham cavado, lhe disseram: Achamos água. Ao poço, chamou-lhe Seba; por isso, Berseba é o nome daquela cidade até ao dia de hoje. Gênesis 26:32,33

UM PROPÓSITO HISTÓRICO



A história de Isaque em Gerar encorajou os israelitas em seus tempo de peregrinação e na conquista da terra prometida. Essa história lhes mostrou que a terra foi conquistada mediante muita confiança em Deus e obediência irrestrita a sua vontade, mas também mediante embates com os demais povos que ali habitavam.


Esses princípios devem nortear também a vida do cristão regular. A promessa de salvação não nos livrará de batalhas, percalços e até mesmo de pecados e quedas. Em todas essas situações, contudo, contamos humildemente com a Providência, o cuidado provedor de Deus que nos alcança e nos habilita a prosseguirmos nossa jornada até a Canaã celestial.



Conclusão


Enquanto meditava nesse texto e testemunhava na leitura a insistência de Isaque em obedecer a Deus permanencendo em Gerar, e o seu trabalho de cavar poços para obter água potável, fui levado imediatamente a pensar na obra que Nosso Senhor Jesus realizou em nosso favor. Há muitos pormenores na história que nos levam a essa reflexão.


A Bíblia afirma que Isaque negou que Rebeca fosse sua esposa para preservar a sua vida. Cristo, contudo, entregou a sua vida pra preservar a sua Noiva!


(...) Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25b

Assim como Isaque recebeu ordens para ficar em Gerar, uma terra não favorável ao cultivo, Cristo foi enviado a um mundo amaldiçoado pelo pecado e completamente infrutífero à luz da santidade de Deus.


Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1 Timóteo 1:15

Isaque cavou fundo para obter água potável para sua família e lavoura. O trabalho de cavar poços envolve não apenas escavar o chão até localizar os veios de água, mas muitas vezes exigirá que entulhos e rochas sejam quebrados e removidos. Que cenário parecido com a aridez do coração humano. A Bíblia fala que nosso coração é enganoso e que dele procede toda a imundícia que contamina o homem.


Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas as coisas que contaminam o homem, Mateus 15:18-20

O fato é que Cristo veio para desentulhar o nosso coração dessa sujeira. Deus odeia tanto o pecado quanto o pecador que o comete! Deus ama pecadores com amor de criação, mas os odeia com o ódio santo de um Justo Juíz que nunca desassocia o homem de suas obras. Esse ódio santo é a reação natural de um Deus Santo com a desgraça que o pecado causou em sua criação e em nós, que somos sua imagem e semelhança.


Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar. Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Salmos 5:4,5

Mas o Senhor Jesus Cristo veio para dinamitar nosso coração e tirar dele toda sujeira. Cristo não reforma, Ele transforma! Cristo não traz uma nova religião, Ele traz uma nova vida! E para essa vida nova surgir, Ele arranca brutalmente de nosso coração aquilo que não existe para a Sua glória! Ele faz isso levando sobre si nossos pecados na cruz. Ele tira nossos entulhos para que flua dentro de nós rios de águas vivas! Foi Ele mesmo quem nos prometeu isso!


Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado. João 7:38,39

Cristo é o nosso Reobote: Ele nos dá um lugar em Sua presença e nos faz prosperar, para crescermos em santificação e nos tornarmos semelhantes a Ele!


Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; Efésios 2:4-6

Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação. Romanos 6:19

Deus enviou o Seu Filho para morrer na cruz do Calvário e ali, levar sobre si os pecados de todos aqueles que receberão a promessa de salvação. Ele confirmou essa dádiva ressuscitando Seu Filho Jesus Cristo de dentre os mortos e agora chama homens e mulheres para que se arrependam dos seus pecados e creiam nEle para a salvação!


Cristo pode desentulhar o lixo do seu coração e fazer fluir dEle rios de águas vivas!


Que Ele faça isso nós, até o Dia em que voltará para nos buscar!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

2.611 visualizações0 comentário
bottom of page