top of page
Buscar

RENOVAÇÃO E AVIVAMENTO - Sermão de 23/06/2024

Atualizado: 23 de jun.





Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede, porque, se viverem de acordo com as exigências dela, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão, porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Romanos 8.12-14


Introdução


Esta é a última mensagem da série "O Espírito e a Igreja", e meu coração ferveu de desejo de conversar com vocês a respeito de uma sublime e soberana obra do Espírito em prol do povo de Deus: a renovação espiritual e o avivamento. Ambos são obras do Espírito e ambos são necessários para o avanço do Reino de Deus.


Se você é um cristão que, de alguma forma, teve o privilégio de conhecer com um pouco mais de profundidade nossa fé, você deve sentir muita tristeza pelo estado caótico em que vivem muitos cristãos: sem alegria espiritual, sem profundidade bíblica e sem raízes em Cristo.


Falta há muitos cristãos hodiernos uma verdadeira renovação espiritual, que os leve a novos e poderosos enchimentos do Espírito Santo, abrindo portas de evangelização e avançando com poder na proclamação do evangelho.


Infelizmente, muitos crentes consideram renovação os pequenos surtos de alegria em cultos regulares. Mas isso não é renovação: eles continuam vivendo vidas mesquinhas, sem alegria, sem engajamento, sem participação, à parte da comunidade, algo tão distante daquilo que o Espírito realiza no coração de quem se submete a Ele!


E como podemos esperar um avivamento que alcance a igreja e transforme a sociedade enquanto nosso cristianismo for tão raso, cheio de "podes" e não "podes" e com tão pouco conhecimento do evangelho e zelo pela genuína santificação?


Nessa reflexão, quero demonstrar a importância do Espírito na experiência de renovação espiritual e o modo como Deus une diversas brasas acesas para iniciar avivamentos poderosos.



O QUE É A RENOVAÇÃO ESPIRITUAL?



Entendemos como renovação espiritual o resultado transformador experimentado pelos cristãos quando se aplicam a obedecer as disciplinas espirituais para o seu crescimento em Cristo.


A renovação acontece sempre que o cristão se aplica em seu crescimento espiritual. Essa experiência que vai lhe tornando cada vez mais parecido com Cristo e cada vez mais efetivo na obra de Deus.


Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele. 2 Corintios 3.18

O plano de Deus não se resume em nos salvar da culpa do pecado (justificação), mas também nos libertar da influência do pecado (santificação).


Por isso, nós, que tivemos a oportunidade de conhecer e crer no evangelho, estamos em um processo contínuo de santificação que acontece em maior ou menor escala, de acordo com nossa dedicação à Deus e a prática das disciplinas espirituais.


A renovação espiritual dos crentes é a resposta de Deus a degradação causada pelo pecado. Enquanto a sociedade mergulha no pecado, a Igreja mergulha na graça!


A Igreja triunfante segue crescendo, sendo renovada e preparada por Deus para o Dia Glorioso do retorno de Jesus Cristo.


Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. 2 Co 4.16

Nenhum cristão deveria encarar a renovação espiritual como uma possibilidade, mas como uma prioridade em sua caminhada com Cristo!




RENOVAÇÃO e as disciplinas espirituais



Nós, pentecostais reformados, chamamos de disciplinas espirituais aquelas atividades que foram ordenadas por Deus para nos proporcionarem crescimento na fé.


O crente não foi salvo somente para morar no céu, mas para crescer em Cristo!


As disciplinas espirituais, uma vez presentes em nossas vidas, dilatam o nosso coração para a obra do Espírito e intensificam nosso pleno desenvolvimento espiritual.


São elas:


  • A Leitura e Meditação na Palavra de Deus (nutrir a alma com a Palavra) Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmo 1.2

  • A Oração (construir relação com Deus) Nunca deixem de orar. 1 Ts 5.17

  • A adoração privada e em comunidade (reconhecer o senhorio de Deus) Mas, quando orarem, cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, em segredo. Então seu Pai, que observa em segredo, os recompensará. Mt 6.6 "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia." Hb 10.25

  • A participação nos sacramentos (entrar e permanecer na aliança) Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. At 2.42

  • A comunhão dos santos (dividir as bençãos e as alegrias da salvação) "E consideremo-nos uns aos outros, para nos incentivarmos ao amor e às boas obras. Hb 10.24

  • A confissão e o arrependimento (reconhecer minha inadequação) "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 Jo 1.9

  • O serviço (agir em conformidade à lei de Deus) "Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor." Gl 5.13

  • O evangelismo e missões (espalhar a boa notícia de salvação) "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos." Mt 28.19,20

  • E o jejum (mortificar a carne para prestar atenção em Deus) "Em açoites, em prisões e tumultos, em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns." 2 Coríntios 6:5, NVI



É a nossa persistência na obediência e na prática destas disciplinas que nos preparam para ciclos cada vez mais profundos de renovação espiritual. Muitos irmãos vivem uma fé superficial, sem profundidade, porque não se dedicam a buscar esse crescimento em Cristo.


Cada herói da fé que fincou o nome de Jesus Cristo na história era conhecido por seguir com dedicação as disciplinas espirituais. Quando nos achegamos a Deus, Ele também se achega a nós!


A cruz não é o fim, ela é o princípio de uma vida espiritual cada vez mais profunda e virtuosa em Cristo Jesus!




MONERGISMO NA SALVAÇÃO, SINERGISMO NA SANTIFICAÇÃO



Como pentecostais reformados, afirmamos que Deus soberanamente determinou que a salvação seja uma obra dEle do começo ao fim. É Deus quem salva o seu povo e nós não participamos disso. Tudo é pela graça!


Nossa salvação custou todo o sangue de Jesus Cristo e nem sequer uma gota de nosso suor.


"Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo." Tito 3.5

Já a santificação, é uma obra sinergista, isto é, Deus determinou que o homem participe dela, exercitando a sua fé para obter uma maturidade cada vez maior.


Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, desenvolvam a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. Fp 2.12,13

Veja meu irmão, a salvação é pela graça! Foi Deus quem nos salvou e na cruz, a obra foi completa.


Já o discipulado, que compreende nosso crescimento em Cristo, custará toda nossa vida!


Deus nos justificou pela fé em Cristo somente.


Mas, agora, Ele ordena que dediquemos nossa vida para o louvor da Sua glória!


E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas, qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Lucas 9.23,24

Quando cristãos não se dedicam na santificação, eles caem derrotados pelo pecado e tornam-se incapazes de fazer o bem. Se não nos empenharmos em nosso crescimento em Cristo, seremos como soldados sem armadura, crianças espirituais sem firmeza, discípulos que ouvem, mas que nunca aprendem.



O PAPEL DO ESPÍRITO NA RENOVAÇÃO



Como vimos, na santificação, há uma cooperação entre a graça de Deus e os esforços do crente.


Embora a santificação seja iniciada e capacitada por Deus, através do Espírito Santo, os crentes são chamados a participar ativamente nesse processo.


E o ponto de partida nessa obra é reconhecermos que nossa posição em Deus exige de nós que sepultemos a nossa velha natureza pecaminosa, mortificando os desejos típicos dessa natureza, para vivermos para glória de Deus.


Ou acaso se esqueceram de que, quando fomos unidos a Cristo Jesus no batismo, nos unimos a ele em sua morte? Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida. Romanos 6.3,4

Portanto, irmãos, vocês não têm de fazer o que sua natureza humana lhes pede, Rm 8.12

É o Espírito que nos leva ao desejo de mortificar a velha natureza!


Ele nos dá forças para desejarmos a glória de Deus e renunciarmos os desejos pecaminosos que tentam nos corromper.


Reconhecendo que a santificação é um processo que durará nossa vida inteira, biblicamente, todo salvo em Cristo já tem tudo o que precisa para mortificar o pecado.


Deus já nos deu o Espírito Santo! Pelo poder do Espírito, podemos nos arrepender e seguirmos à jornada da santificação. Se não está vencendo o pecado, ainda há superficiliadade no arrependimento ou gatilhos que não foram devidamente renunciados.


porque, se viverem de acordo com as exigências de sua natureza humana, morrerão. Se, contudo, pelo poder do Espírito, fizerem morrer as obras do corpo, viverão, Rm 8.13

Um cristão guiado por seus desejos carnais é um cristão fracassado.


Não somos um povo guiado por instintos, somos um povo guiado por Deus!


Pelo Espírito, devemos empenhar todo nosso esforço para que cada detalhe de nossa vida glorifique nosso Pai que está no céu!


A marca indelével de que somos filhos de Deus é a de que, guiados pelo Espírito, estamos vencendo o pecado e crescendo em nossa santificação.


porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Rm 8.14

Não há vitória contra o pecado sem uma comunhão estreita com o Espírito Santo.


Entenda isso, querido irmão, o papel do Espírito não é te encher de emoções e arrepios, é formar em você a imagem de Cristo. Entendo que esse seja o ponto fraco de nossa geração.


  • Estamos atrás de experiências e não de santificação;

  • Há muita gente pulando e pouca gente se arrependendo;

  • Há muito entretenimento e pouca adoração;

  • Há muita reclamação e pouco serviço;

  • Muito exibicionismo e pouca vida secreta com Deus;

  • Muito mimimi e pouca comunhão;



Seja liberto desses males nessa manhã! O Espírito habita no coração do crente e pode nos libertar destes desvios perniciosos!


O Espírito quer nos despertar para uma paixão avassaladora por Cristo e a um amor leal pela glória de Deus!


O amor e a dedicação de Cristo por nós, morrendo na cruz e ressuscitando, deve ser o combustível que mantém nossa paixão acesa por Ele!


Ele morreu e ressuscitou para você viver uma vida abudante! E uma vida abundante é repleta de renovação espiritual!


De qualquer forma, o amor de Cristo nos impulsiona. Porque cremos que ele morreu por todos, também cremos que todos morreram. Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles. 2 Co 5.14.15


CONCLUSÃO


Quando há dedicação individual dos cristãos para crescerem em Cristo, a renovação começa a contagiar, um a um, cada membro da comunidade. Quando várias brasas começam a se acender, sabemos que o fogo rapidamente irá se alastrar.


Eu tenho orado insistentemente por um avivamento! Mas um verdadeiro avivamento só nasce em locais onde já existem brasas acesas.


Embora o avivamento seja uma obra soberana do Espírito (Ele envia o avivamento quando quer e onde quer), nós podemos, individualmente e coletivamente, estarmos preparados para o que o avivamento venha!


Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos,e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia. Hb 3.2

Queridos amigos aqui presentes, o pecado é uma força devastadora e incontrolável que nos coloca em oposição contra tudo o que Deus, nosso Criador, considera justo e bom. Se vivermos em nossos pecados, pereceremos e seremos julgados pelo justo Juiz.


Céu e inferno são os únicos destinos possíveis para cada ser humano que habita na face da terra.


Mas há salvação para aquele que se entrega a Cristo Jesus!


Cristo morreu na cruz do Calvário para perdoar nossos pecados. Ele ressuscitou para nos declarar justos diante de Deus!


E Ele enviou o Espírito Santo para nos proporcionar uma vida abundante, de profunda transformação e alegria espiritual.


Não importa quão devastada esteja sua vida nesse momento, há uma possibilidade real e concreta de renovação e transformação pela fé em Jesus Cristo e pelo poder do Espírio Santo!


Deus prometeu nas Escrituras perdoar todos aqueles que, arrependidos, buscam refúgio no Salvador. Receba-o nessa manhã como Senhor e Salvador.


Cristo não é uma possibilidade, Ele é uma salvação real e concreta!


Ele pode renovar e avivar seu coração!


Que Ele nos abençoe!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

231 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page