top of page
Buscar

piedade & orgulho - Sermão de 16/10/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023




O orgulho termina em humilhação, mas a humildade alcança a honra.
Provérbios 29:23


Introdução


A Abelha que queria ser rainha: Orgulhosa e inconformada com sua condição de simples operária, a abelhinha Zunzum resolve procurar uma forma de se transformar em abelha-rainha. Descobre, então, que às vezes as aparências enganam, e que todas as funções de trabalho são úteis e importantes, cabendo a cada qual desempenhar suas tarefas com responsabilidade e dedicação. O orgulho é um sentimento equivalente à soberba, à arrogância, à presunção. Ser orgulhoso significa querer estar acima dos outros; ser altivo, exageradamente soberbo, presunçoso e até mesmo insolente. Uma pessoa orgulhosa corre o risco de não conseguir fazer amigos na vida, e, como consequência, acabar ficando só. E a solidão não faz bem a ninguém - traz tristeza e sensação de vazio ao coração.


“Eu tenho mais medo do Papa do meu ‘Ego’ do que do Papa em Roma e todos os seus cardeais” — Martinho Lutero


Estudando os textos que falam sobre o orgulho, é impressionante o quanto há na Bíblia sobre este tema. É difícil condensar isto para 1 hora e meia ou pouco mais. Mas que Deus, de fato, nos dê a graça de termos um tempo de aprendizado. Olharmos para as Escrituras juntos e vermos o que podemos aprender sobre estas questões que envolvem a nossa postura diante de Deus, diante dos outros, diante da igreja. Que Deus realmente nos abençoe neste tempo.


Em seu livro Cristianismo Puro e Simples, Lewis chama o orgulho de o “Grande Pecado”. De acordo com os mestres cristãos, o pecado capital, o mal supremo, é o orgulho. Foi pelo orgulho que o diabo se tornou diabo. Em outro de seus escritos, Lewis afirma que o orgulho é o pecado que o diabo ensinou aos homens. Orgulho é o mais completo estado da alma, anti-Deus. Porque orgulhar-se, é primariamente decidir viver e tomar decisões à parte de Deus. Orgulhar-se é deixar de ouvir Deus, para ouvir a serpente.


Quanto mais orgulhosa for uma pessoa, mais ela detesta o orgulho nas outras. Na verdade, se você quiser descobrir o quanto é orgulhoso, a forma mais fácil de fazê-lo é perguntar-se: “Quanto eu detesto quando outras pessoas me inferiorizam ou se recusam a me dar atenção, ou dão palpite, ou são condescendentes comigo, ou são exibidas”?


O orgulho tem sido a causa principal da desgraça em todas as nações e todas as famílias desde a criação do mundo. O orgulho sempre significa inimizade – ele é a inimizade em pessoa. E não apenas inimizade entre pessoas, mas inimizade para com Deus. Enquanto você for orgulhoso, não poderá conhecer Deus. Sempre que nossa vida religiosa está nos fazendo pensar que somos bons – melhores do que os outros –, certamente estamos sendo influenciados não por Deus, mas pelo diabo.


A prova real de que você está na presença de Deus é que você ou esquece completamente de si ou se vê como objeto pequeno e sujo. O orgulho é um câncer espiritual, tendo em vista que corrói a própria possibilidade de amor, ou de contentamento, ou mesmo de bom senso.


Olhos arrogantes, coração orgulhoso e atos perversos: tudo isso é pecado. Provérbios 21:4

Já ouviu ou já cantou a musica: Caminhando eu vou para Canaã....

1. O orgulho, em geral, é aquilo que leva o homem a pensar acerca de si mesmo e do que possui acima do que está escrito (1 Corintios 4:6).


2. O orgulho está no coração juntamente com essas outras maldades: fornicações, adultérios, lascívia, assassinatos, furtos etc. (Marcos 7:21-23) e isso é evidenciado nas seguintes situações especificas:



O orgulho



(1.) Quando você menospreza uma pessoa, ainda que ela seja piedosa, ou seja, quando olha para ela com altivez e a evita pelo fato de ela ser pobre neste mundo, e prefere conversar com os outros, que possivelmente sejam menos piedosos, por causa de sua grandeza neste mundo. O apóstolo Tiago escreve contra isso que ele chamada de "acepção de pessoas".


Meus irmãos, como podem afirmar que têm fé em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo se mostram favorecimento a algumas pessoas? Se, por exemplo, alguém chegar a uma de suas reuniões vestido com roupas elegantes e usando joias caras, e também entrar um pobre com roupas sujas, e vocês derem atenção ao que está bem vestido, dizendo-lhe: "Sente-se aqui neste lugar especial", mas disserem ao pobre: "Fique em pé ali ou sente-se aqui no chão",
Tiago 2:1-3


Esse tipo de tratamento dispensado a cristãos é fruto de um coração soberbo (1 Corintios 4:6-7).


Irmãos, usei a mim mesmo e a Apolo para ilustrar o que lhes tenho dito. Se aprenderem a não ir além daquilo que está escrito, não se orgulharão de um à custa de outro. Pois que direito vocês têm de julgar desse modo? O que vocês têm que Deus não lhes tenha dado? E, se tudo que temos vem de Deus, por que nos orgulharmos como se não fosse uma dádiva? 1 Coríntios 4:6,7


Ora, esse orgulho brota da ignorância acerca da vaidade da criatura e do valor de um coração piedoso. Portanto, conheça mais essas duas coisas e esse orgulho será destruído, e então você aprenderá a condescender com os homens mais humildes. Romanos 12:16).


Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam orgulhosos, mas tenham amizade com gente de condição humilde. E não pensem que sabem tudo. Romanos 12:16

(2.) O orgulho do coração é evidenciado quando os homens não negam a si mesmos em coisas que podem, visando o bem e o beneficio de seus próximos. E o orgulho se converte tanto em amor próprio quanto em autos satisfação, que pouco se importa com quem entristece ou ofende, desde que possam satisfazer seus desejos (Obadias 1:12-15).


"Não deveria ter ficado satisfeito quando exilaram seus parentes em terras distantes. Não deveria ter se alegrado quando o povo de Judá sofreu tamanha desgraça. Não deveria ter falado com arrogância naquele tempo de aflição. Não deveria ter saqueado a terra de Israel naquele dia de calamidade. Não deveria ter ficado satisfeito com sua destruição naquele dia de calamidade. Não deveria ter roubado a riqueza deles naquele dia de calamidade. Não deveria ter ficado nas encruzilhadas para matar os que tentavam escapar. Não deveria ter capturado e entregado os sobreviventes naquele tempo de aflição." "Está próximo o dia em que eu, o Senhor , julgarei todas as nações! Como você fez a Israel, assim lhe será feito. Toda a sua maldade cairá sobre sua cabeça. Obadias 1:12-15

(3.) O orgulho do coração é evidenciado quando as repreensões sóbrias acerca do pecado e as reprovações inesperadas não são bem aceitas por você, mas fazem com que fique irritado e se entregue a uma disposição irritadiça e se torne preconceituoso contra aqueles que assim lhe repreendem.


O profeta diz: "Escutai, e inclinai os ouvidos; não vos ensoberbeçais; porque o Senhor falou: Dai glória ao Senhor vosso Deus, antes que venha a escuridão e antes que tropecem vossos pés nos montes tenebrosos; antes que, esperando vós luz, ele a mude em sombra de morte, e a reduza à escuridão. E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vosso orgulho; amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lagrimas, porque o rebanho do Senhor foi levado cativo." (Jeremias 13:15-17).

Lemos algo semelhante em Oséias 5:4-5:


"Não querem ordenar as suas ações a fim de voltarem para o seu Deus, porque o espírito das prostituições está no meio deles, e não conhecem ao Senhor. A soberba de Israel testificará no seu rosto". Isso revela uma insensibilidade quanto a Deus e um coração muito pervertido. Oséias 5:4-5

(4.) O orgulho do coração é evidenciado quando uma repreensão ou advertência não é tão bem aceita quando vinda do santo mais pobre, como o é quando parte do maior doutor. Isso revela um coração que se gloria no homem (1 Corintios 3:21) e também que eles desejariam;


que sua fé estivesse baseada em sua própria sabedoria humana, e não "no poder de Deus" (1 Corintios 2:5).

(5.) O orgulho do coração é evidenciado quando um homem tem alguns pensamentos sobre Deus, mas mesmo assim despreza o conselho sóbrio e a orientação divina em determinada questão:


O perverso é orgulhoso demais para buscá-lo; seus planos não levam em conta que Deus existe. Salmos 10:4

(6.) O orgulho do coração é evidenciado quando as pessoas se deleitam em pensamentos acerca de seu próprio louvor, o qual secretamente cobiçam, quando pensam em si mesmos e nos outros para além do que está escrito e quando não reconhecem que o homem, em seu melhor estado, é totalmente vaidade. Entretanto esses tipos de pessoas esqueceram da exortação:


É verdade, mas lembrem-se de que esses ramos foram cortados porque não creram e que vocês estão ali porque creem. Portanto, não se orgulhem, mas temam o que poderia acontecer. Romanos 11:20

Esqueceram também que existe um conhecimento que incha, e não edifica nem a si nem aos outros (1 Corintios 8:1-2).


Quanto à pergunta sobre a comida sacrificada a ídolos, sabemos que todos temos conhecimento a esse respeito. Contudo, o conhecimento traz orgulho, enquanto o amor fortalece.Se alguém pensa que sabe tudo sobre algo, ainda não aprendeu como deveria. 1 Coríntios 8:1,2

Portanto, é para pessoas como essas que o apóstolo diz: "Nada façais por... vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo (Filipenses 2:3; Gálatas 5:26).


Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. Filipenses 2:3


Não nos tornemos orgulhosos, provocando e invejando uns aos outros. Gálatas 5:26


Também pode existir orgulho no comportamento exterior, atitudes e gestos, e os cristãos devem odiar ser contaminados com tais coisas; e esse orgulho é demonstrado em palavras ferinas e em uma afeição pelos brinquedos e bugigangas que Satanás e os tolos inventam neste mundo. Por isso, Deus fala o seguinte acerca das filhas de Sião:


Elas "se exaltam, e andam com o pescoço erguido, lançando olhares impudentes; e quando andam, caminham afetadamente, fazendo um tilintar com os seus pés (Isaias 3:16).

Esse é um comportamento muito desagradável para um povo que professa piedade e que costuma vir diante de Deus para confessar seus pecados e lamentar-se pelo que fez. Como uma sensação de sua própria baixeza, da vileza do seu coração e da santidade de Deus, podem subsistir em um comportamento como esse?

Você vê a vileza do seu coração, o fruto do pecado? E você esta aflito com aquela discordância que existe entre Deus e o seu coração, ou você não põe rédeas em suas concupiscências, mas as deixa correrem para onde quiserem? Não se deixe enganar, o orgulho surge da ignorância dessas coisas (1 Timóteo 6:3-4).


Talvez alguns nos contradigam, mas estes são os verdadeiros ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, que conduzem a uma vida de devoção. Quem ensina algo diferente é arrogante e sem entendimento. Vive com o desejo doentio de discutir o significado das palavras e provoca contendas que resultam em inveja, divisão, difamação e suspeitas malignas. 1 Timóteo 6:3,4

Sensibilidade quanto à minha vileza, ( O que é vileza segundo a bíblia ato ruim, vil; infâmia ou opróbrio; vergonha ou sordidez.) do que eu mereço e de que continuamente eu me oponho a Deus, não permitira que eu continue a me comportar de maneira tão tola, leviana e devassa.


Infelizmente, todo esse tipo de coisa pertence a Diabo, que as usa para seduzir os incautos. Será que isso não evidencia que o seu coração é podre, canceroso e louco? Ah se Deus permitisse que você pudesse ver um pouco do que há em seu interior, assim como as outras pessoas contemplam o seu exterior. Você pintou o exterior do seu sepulcro de branco, mas isso será visto como uma virtude no dia do juízo final de Deus? Esse é o meio que você usa para mortificar pecado?


"Os olhos altivos, o coração orgulhoso e a lavou dos ímpios é pecado" (Provérbios 21:4).

O orgulho é a primeiro das sete abominações que o sábio nomeia em Proverbios 6:16-17.


Há seis coisas que o Senhor odeia, ou melhor, sete coisas que ele considera detestáveis: olhos arrogantes, língua mentirosa, mãos que matam o inocente,coração que trama a maldade, pés que se apressam em fazer o mal,testemunha falsa que diz mentiras, e aquele que semeia desentendimento entre irmãos. Provérbios 6:16-19

E é o que, acima de tudo, causou a queda e condenação do Diabo (1 Timóteo 3:6).

Não deve ser recém-convertido, pois poderia se tornar orgulhoso, e o diabo o faria cair. 1 Timóteo 3:6

CONCLUSÃO


O orgulho tem sido a principal causa da miséria em todas as nações e em todas as famílias desde que o mundo é mundo. O orgulho sempre significa inimizade: é inimizade. E não apenas inimizade entre um homem e outro, mas inimizade contra Deus.


Em Deus, encontramos alguém que nos é infinitamente superior em todos os aspectos. A menos que reconheçamos a Deus como tal – e, conseqüentemente, a nós mesmos como um nada em comparação a ele –, não conhecemos a Deus, absolutamente. Enquanto você for orgulhoso, não poderá conhecer a Deus. Um orgulhoso está sempre olhando de cima para pessoas e coisas; e, é claro, quem está olhando para baixo não pode ver o que está acima de si mesmo.


Surge então um terrível problema. Como é possível haver pessoas evidentemente corroídas pelo orgulho, que dizem crerem em Deus e que se têm na conta de muito religiosas? Receio que isso signifique que estão adorando a um Deus imaginário. Teoricamente admitem que nada são em relação a esse Deus fantasma, mas estão sempre a imaginar que em tudo são por ele aprovadas e que por ele são consideradas muito melhores do que as pessoas comuns. Ou seja, tributam um mínimo de humildade imaginária a esse Deus e tiram disso um máximo de orgulho em relação a seus semelhantes.


Sempre que a nossa vida espiritual nos faz pensar que somos bons ou, sobretudo, que somos melhores do que os outros, podemos ter certeza de que não é Deus que está atuando em nossas vidas, mas sim o demônio. A verdadeira prova de estar na presença de Deus é quando nos esquecemos completamente de nós mesmos ou quando nos consideramos um pequeno e vil objeto. É preferível esquecermo-nos completamente.


A cura esta em você admitir que é orgulhoso.

“não existe defeito mais difícil de ser detectado em nós mesmos”. De fato, é fácil apontar tal pecado no comportamento alheio, mas é um trabalho gigantesco admitir a próprio orgulho. C. S. Lewis sobre o orgulho em Cristianismo Puro e Simples.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia... Provérbios 28:13


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

35 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page