top of page
Buscar

PERDÃO - Sermão de 11/12/2022

Atualizado: 12 de dez. de 2022




E José, vendo os seus irmãos, conheceu-os; porém mostrou-se estranho para com eles, e falou-lhes asperamente, e disse-lhes: De onde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento. José, pois, conheceu os seus irmãos; mas eles não o conheceram. Então José lembrou-se dos sonhos que havia tido deles e disse-lhes: Vós sois espias, e viestes para ver a nudez da terra. Gênesis 42:7-9


Introdução


Na maior parte do tempo, analisamos nossa vida à luz dos pequenos acontecimentos que ocorrem à nossa volta. Nossa visão é muito limitada para conseguirmos analisar o "todo" e atingirmos uma macro compreensão do nosso universo pessoal. Por isso, em boa parte das vezes nossas queixas giram em torno dos pequenos conflitos que enfrentamos: uma doença, uma perca de emprego, um conflito pessoal, uma amizade que vai embora e outros como esses.


Deus, contudo, rege o nosso universo trabalhando simultaneamente com todas as varíaveis possíveis para conduzir seu plano ao fim que Ele determinou. R. C. Sproul tem uma frase que me traz conforto recorrente em momentos de aflições. Ele afirma o seguinte:


"Não há uma partícula de poeira cósmica que esteja fora do escopo da providência soberana de Deus".


Esse fato deve me encorajar a ver os inúmeros revezes que enfrento (não são poucos) como uma parte importante daquilo que Deus está fazendo. Bem, deixa eu trazer essa história para a reflexão dessa manhã.


José está vivendo o tempo mais importante de sua vida: conduzido pelo Senhor, ele tem gerido uma crise mundial com excelência. Tem sua própria família e uma posição privilegiada na mais importante nação do mundo antigo. Mas agora Deus soberanamente colocará no seu caminho as pessoas que lhe causaram mal.


O que José fará nesse momento? Será guiado e conduzido pelas suas dores e traumas ou se submeterá à vontade de Deus, fazendo aquilo que o Senhor espera que Ele faça?


É sobre isso que falaremos nessa manhã.






O MAIOR TESTE DE JOSÉ


Eu tenho uma frase pessoal que utilizo recorrentemente em minhas conversas familiares ou até mesmo com meu time de obreiros. Ela afirma assim: "Deus não facilita nada". As coisas acontecem do jeito dEle e pronto, aceitemos isso ou não.


José já havia sido provado de todos os modos e formas. Ele venceu a solidão em seu lar e superou o fato de ter sido vendido pelos irmãos. Ele sobreviveu à escravidão, à prisão e estava superando o desafio ímpar de ser o administrador nomeado por Faraó.


Na minha ótica, já era o momento dele ter um pouco de paz. Na de Deus, não!


Conforme foi previsto por ele na interpretação dos sonhos de Faraó, a fome se estendeu, atingindo todo o mundo antigo. E agora, seus familiares em Canaã começam a sofrer os males desse tempo, sendo obrigados a buscarem ajuda no Egito. Adivinhem com quem? Com José!


Vendo então Jacó que havia mantimento no Egito, disse a seus filhos: Por que estais olhando uns para os outros? Disse mais: Eis que tenho ouvido que há mantimentos no Egito; descei para lá, e comprai-nos dali, para que vivamos e não morramos. Então desceram os dez irmãos de José, para comprarem trigo no Egito. Gênesis 42:1-3

A questão agora é que no grande plano de Deus, tanto José quanto seus irmãos seriam provados em sua fé.


José seria testado em seu caráter, pois um homem pode fracassar em seus valores quando obtém algum poder ou posição. Há pessoas que não podem chegar a atingir uma condição social melhor ou uma determinada posição no trabalho ou na igreja, pois elas logo se transformam, tornando-se piores do que já são.


É digno de nota que José conservou a sua integridade, demonstrando ser, de fato,um escolhido de Deus, porque a sua posição e a sua presença no Egito não o corromperam.


Já os irmãos de José seriam colocados à prova sendo submetidos a um teste de compaixão semelhante àquele onde eles venderam José.


O calendário de Deus nunca está atrasado.


A primeira aplicação nessa reflexão é a de que Deus não havia se esquecido do pecado dos irmãos de José e agora iria tratar diretamente com eles. Passe o tempo que for, Deus dá tratamento devido para cada pecado humano.


Ou nossos pecados foram punidos em Cristo ou serão punidos no inferno. Nada passa desapercebido a um Deus que governa todas as coisas.


Contudo, em vida, Deus nos faz colher as consequências de nossos pecados para aprendermos a valorizar a vida santa que Ele nos propõe no evangelho.


Então, se você tem estado em pecado, amando esse mundo, brincando com o santo nome de Deus, peça que o Espírito faça brotar no seu coração um genuíno arrependimento!


Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Salmo 32.3-4

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

Não permita que o pecado governe seu coração! Renda-se a Cristo com todas as suas forças!


a estratégia de josé


Por mais que seja tentador tentar pegar detalhes nos pormenores do texto, percebo à luz da Escritura que o propósito de Deus neste texto é que entendêssemos que José não foi leviano em suas ações, pelo contrário, ele conduziu os fatos a fim de atingir dois objetivos:


  • Preservar a linhagem da promessa e assim cumprir o plano de Deus, apesar de seus irmãos não merecerem tal misericórdia.

  • Testar a índole dos irmãos e avaliar se Deus já havia lhes dado arrependimento para a vida.


Um servo de Deus deve ser sábio na administração de seus conflitos:


Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Mateus 10:16

O primeiro embate aconteceu quando os irmãos de José foram ao Egito pela primeira vez. Sem ser reconhecido por eles (já haviam se passado ao menos vinte anos), ele consegue obter todas as respostas necessárias para articular seu plano de ação. Ele descobre as seguintes informações na sua primeira conversa com os irmãos:


  • que seu pai ainda está vivo, Gn 42.11;

  • que seu irmão Benjamim ainda está vivo, Gn 42.13;

  • e que eles haviam sustentado que José havia sido morto, Gn 42.13;


José então os prendeu por três dias, os acusando de serem espias dentro do Egito. É nesse momento em que ele lhes oferece uma primeira oportunidade de provarem sua retidão, propondo que um deles fique preso para livrar os demais (Gn 42.18-20). A condição de soltura seria eles trazerem o irmão mais novo, Benjamim, em sua próxima visita ao Egito.


Eles então discorrem entre si, reconhecendo o pecado que cometeram contra José, embora não soubessem que ele os entendia. Tendo aceitado a proposta, Simeão foi preso para que os demais pudessem voltar ao lar e saciar a fome da família.


José entendeu com isso que eles estavam conscientes do seu pecado e dispostos a ajudar um ao outro. Uma luz resplandeceu naquela história; havia uma ponta de esperança de que eles haviam sido moldados por Deus.


A benevolência de José é incrível. Pensem comigo:


  • Além de soltar os irmãos, ele devolve o dinheiro de cada um deles, já antevendo que a fome se estenderia e eles precisariam de recursos. O povo de Deus tem o dever dado por mandamento de amar seus inimigos.

  • Ao prender Simeão, ele estava dando uma oportunidade de que o irmão estivesse sob seus cuidados. Ele passaria menos fome no Egito do que em Canaã e ainda garantiria que a comida enviada aos seus familiares duraria mais dias.


Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber; Provérbios 25:21


Que linda obra Deus havia feito nesse coração!


Perceba que José não estava sendo conduzido pelas suas emoções. Ele não era governado pelos seus traumas, mas pelo mandamento de Deus.



Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:44


O maior fracasso que podemos ter em vida é sermos guiados por nossos sentimentos. O homem e a mulher de Deus devem andar pela fé, seguindo a Escritura e sendo dirigido por ela.


A maior mentira que o diabo ensinou ao povo de Deus é o "eu senti".


Sentimentos podem nos enganar. Eles atuam em uma área subjetiva, onde em nome do "sentir" somos autorizados a fazer bobagens ou abrimos mão de fazer o que Deus espera que façamos. Naquele dia, Deus não vai perguntar 'o que sentimos', mas o quanto obedecemos a Sua Palavra. Não escute o seu coração, escute a Bíblia!


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

(Porque andamos por fé, e não por vista). 2 Coríntios 5:7


josé se revela aos irmãos


José sabia que embora tenha enviado recursos aos seus irmãos, eles cedo ou tarde voltariam para ele. O combinado entre ele e os irmãos é que, no caso deles voltarem ao Egiro, deveriam trazer Benjamim, seu irmão caçula, para que ele pudesse vê-lo. Seria a oportunidade de testá-los de modo definitivo.


Se sois homens de retidão, que fique um de vossos irmãos preso na casa de vossa prisão; e vós ide, levai mantimento para a fome de vossa casa, E trazei-me o vosso irmão mais novo, e serão verificadas vossas palavras, e não morrereis. E eles assim fizeram. Gênesis 42:19,20

E a fome era gravíssima na terra. E aconteceu que, como acabaram de comer o mantimento que trouxeram do Egito, disse-lhes seu pai: Voltai, comprai-nos um pouco de alimento. Mas Judá respondeu-lhe, dizendo: Fortemente nos protestou aquele homem, dizendo: Não vereis a minha face, se o vosso irmão não vier convosco. Gênesis 43:1-3


A provação foi deixando visível o coração dos irmãos de José. Eles demonstram de fato que estavam sendo moldados por Deus. Eles demonstram isso de várias formas:


  • Ao darem garantia a Jacó de que trariam Benjamim de volta, Gn 43.9

  • Ao levarem de volta o dinheiro devolvido, Gn 43.21;

  • Ao se inclinarem perante José, mostrando uma atitude de submissão, Gn 43.26;


José prepara um banquete para eles, os colocando sentados na ordem de nascimento e dando uma porção maior do banquete à Benjamim, algo que chamou a atenção dos irmãos, Gn 43.33.


Foi então que José usou de sabedoria para desnudar as intenções de sua família. Em uma tacada de mestre, ele criou uma situação em que colocou Benjamim como seu alvo, para verificar se os irmãos intercederiam por ele ou o entregariam (Gn 44.1-12).


Levados à casa de José, Judá assume a liderança dos irmãos, confessando que Deus havia visto a iniquidade deles (Gn 44.16). Judá pediu a José que todos fossem feitos escravos dele, mas ele insiste que somente Benjamim era culpado. E agora?


  • Eles iriam trair Benjamim como o trairam?

  • Ou eles intercederiam para salvar o irmão?


A resposta está na Bíblia:


Porque teu servo se deu por fiador por este moço para com meu pai, dizendo: Se eu o não tornar para ti, serei culpado para com meu pai por todos os dias. Agora, pois, fique teu servo em lugar deste moço por escravo de meu senhor, e que suba o moço com os seus irmãos. Porque, como subirei eu a meu pai, se o moço não for comigo? para que não veja eu o mal que sobrevirá a meu pai. Gênesis 44:32-34

Deus havia mudado o coração daqueles homens. José compreendeu isso e então, achou a oportunidade para finalmente se revelar aos irmãos.


A misericórdia de Deus que transbordava no coração de José saciou de amor a sede dos seus irmãos e fez a Escritura se cumprir mais uma vez!


Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. Tiago 2:13


uma fé de perdão


José demonstrou em obras aquilo que é o âmago de nossa fé: o perdão. Deus decidiu livremente e graciosamente perdoar pecadores que não merecem a sua misericórdia. Se essa verdade foi revelada ao nosso coração, entendemos porque Deus leva tão a sério que perdoemos sinceramente nossos ofensores.


Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14,15

Você pode hoje estar paralisado por não perdoar seus ofensores. Quando não perdoamos, incorremos nos seguintes pecados contra Deus e contra o próximo:


  • Quando não perdoamos, nos colocamos em lugar de Deus e queremos ser os juízes de nossas próprias causas. Deus abomina um coração que age assim; Somente Deus é juíz e somente a Ele pertence a vingança!

  • Quando não perdoamos, demonstramos que ainda entendemos a nossa relação com Deus de forma meritória. Se a graça de Cristo não sacrificar o teu mérito, você não passa de um pecador travestido de religioso;

  • Quando não perdoamos estamos dizendo para Deus que renunciamos o seu governo em nossas vidas pela Escritura e que seremos conduzidos por nosso próprio coração.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Romanos 12:19

Um coração que não quer perdoar demonstra em obras que não foi perdoado!


Você só pode celebrar o perdão que recebeu de Cristo se humildemente o pratica na vida do seu próximo. Um cristão orgulhoso, que não perdoa, é pior que o diabo!



CONCLUSÃO


A graça de Deus habilitou José a enxergar além do seu mundo.


Para ele, pouco importava as dores sofridas se estivesse cumprindo o plano de Deus.


Ao se revelar aos irmãos, José deixa registrado para os crentes de todas as épocas que ele discerniu que o projeto de Deus era maior que a sua própria vida. Ele não deveria exercer juízo contra seus irmãos, mas mostrar em atos a Graça que o salvou!


E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós. Porque já houve dois anos de fome no meio da terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.Gênesis 45:3-7

O evangelho trata exatamente disso. Deus decidiu generosamente mostrar graça ao povo que Ele escolheu para salvação, dando-lhes um grande livramento.


  • Assim como os irmãos de José, esse povo não merecia o perdão.

  • Assim como os irmãos de José, esse povo deveria ser tratado com rigor!


Mas para eles, a misericórdia triunfou sobre o juízo!


Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:17,18

Eu e você merecemos a condenação do justo juíz! Nossos pecados ofenderam a santidade do Senhor e somos merecedores de todo o castigo! Mas Deus nos amou em Cristo! E decidiu graciosamente nos mostrar o Seu favor!


Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos, pois planejava revelar sua justiça no tempo presente. Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus. Romanos 3:23-26

Assim como Deus fez José sofrer para salvar os seus irmãos, Ele enviou Jesus para morrer por nossos pecados e sangrar por todos aqueles que serão feitos filhos de Deus.


Por isso, te convido a ter a mesma atitude humilde dos irmãos de José! Se ajoelhe perante o Seu Salvador! Celebre a Sua morte na cruz, confesse os seus pecados e se lave no precioso sangue que Ele verteu para salvar pecadores indignos como nós!


Sujeitem-se ao filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois sua ira se acende num instante; felizes, porém, os que nele se refugiam! Salmos 2:12

José perdoou seus irmãos! E Cristo perdoa todos que humildemente se rendem ao Seu evangelho de salvação!


Que Ele nos abrace nessa manhã com perdão!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page