top of page
Buscar

Pentecostalismo Reformado e o Culto Público - Sermão de 06/08/2023

Atualizado: 31 de ago. de 2023




Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26


Introdução


Uma vez que afirmamos a nossa posição a respeito dos dons espirituais e sua continuidade na experiência comunitária do povo de Deus, tendo as Escrituras como o fundamento dessa convicção, não podemos ignorar, na mesma Bíblia, tudo o que ela afirma sobre o tema.


Reconhecemos que as Escrituras são a autoridade final sobre qualquer assunto doutrinário da igreja. Ela regula nossas crenças e práticas. Nenhuma experiência espiritual pode ser colocada acima da Escritura para sustentar qualquer posicionamento ético ou de doutrina.


O fato de nos reconhecermos como 'pentecostais' não deve de forma alguma ser motivo para apoiarmos os inúmeros abusos e desvios que acontecem no movimento. Não podemos negar que carregamos o DNA do pentecostalismo, pelos pontos que enumero abaixo:

  • Nosso culto é alegre e espontâneo;

  • Oportunizamos a ampla participação do corpo de Cristo na liturgia;

  • Estimulamos muito a vida profunda de oração;

  • Temos firme em nossa mente a convicção da necessidade da evangelização;

  • Ansiamos profundamente por uma vida cheia do Espírito;

  • Cremos na plenitude do ministério do Espírito, que vai além da salvação;


Somos pentecostais sim, mas não de qualquer tipo.


Como 'pentecostais reformados', precisamos humildemente submetermos a nossa experiência com o Espírito pelo crivo das Escrituras Sagradas.


Por isso, peço a atenção e a paciência de vocês para tudo o que apresentaremos nessa reflexão. Me comprometo diante de meu Deus em não ir além do que está escrito, desejando que essa instrução nos proporcione o privilégio de apresentarmos a Deus um culto público que biblicamente o honre e o agrade.






ESTABELECENDO O QUE É UM CULTO PÚBLICO


A igreja adora ao Senhor em tudo o que faz, uma vez que ela vive para a glória de Deus (1 Co 10.31). Por exemplo, existem momentos em que especificadamente nos dedicamos ao Senhor, seja em nosso devocional doméstico, vigílias e reuniões de oração.


Mas há uma reunião que é divinamente ordenada: o culto público.


O culto público é o encontro solene do povo de Deus onde ele se reúne para adorar ao Senhor, ouvir a proclamação da Palavra de Deus e receber visitantes para conhecerem a fé.


Uma boa parte dos assuntos tratados na epístola aos coríntios diz respeito ao culto público: a preocupação com a postura das mulheres na reunião solene, as instruções sobre a ceia do Senhor (1 Co 11), as manifestações carismáticas que aconteciam nos cultos (1 Co 12-14) e a própria natureza da pregação cristã, girando em torno do evangelho e da nossa esperança que é a ressurreição dos mortos (1 Co 15).


Paulo está precupado com o culto da igreja de Corinto porque Deus não aceita qualquer tipo de culto! O culto da igreja deve ser divinamente ordenado.


A Igreja Pentecostal Reformada realizada dois cultos públicos semanalmente: o encontro devocional, às quartas-feiras e o culto matutino, aos domingos pela manhã.


Todas as instruções bíblicas que transmitiremos hoje giram em torno desses dois encontros em específico.


O culto pentecostal reformado é diferente de um culto neopentecostal.



O contexto dessa instrução


A Igreja de Corinto estava sofrendo graves problemas de comunhão, pelo fato de uma parte dos seus membros, que se reconheciam como "os espirituais" (gr. pneumatikos), estavam transtornando a experiência do culto público tornando essa reunião uma desordem total.


Foi Paulo quem nomeou de forma irônica esses irmãos, a fim de despertá-los ao fato de que a sua postura, embora parecesse 'espiritual', era carnal e sem amor nenhum.


Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Os 'espirituais' são o assunto de toda a epístola aos coríntios.


No culto público, os 'espirituais' começaram a valorizar demais o falar em outras línguas como uma forma superior de adoração. Paulo utiliza de três capítulos para corrigir esse grave problema:


  • Em 1 Corintios 12, ele apresenta duas listas de dons espirituais, enfatizando que as línguas não são o maior deles. A dinâmica carismática deve servir para edificação de toda a igreja e não para esbanjar espiritualidade;

  • Em 1 Corintios 13, Paulo mostra que o amor é o caminho mais excelente, pois cristãos cheios de amor exercerão seus ministérios para edificação de todos; só teremos uma igreja madura nos dons carismáticos quando ela for madura no amor;

  • Em 1 Coríntios 14, Paulo demonstra que o encontro de adoração tem o objetivo de prestar culto a Deus e edificar os irmãos. Que a reunião deve ser compreensivel, edificante e ordeira, para que não ofenda a santidade de Deus;



O CULTO PÚBLICO DEVE SER COMPREENSÍVEL E EDIFICANTE


A primeira preocupação de Paulo com respeito ao culto público é que ele deveria ter como objetivo a edificação do povo de Deus, sendo compreensível a todos os presentes. Em diversas passagens do capítulo, ele orienta os irmãos que tudo no culto público seja feito para edificação do corpo.


O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. 1 Coríntios 14:4


E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação. 1 Coríntios 14:5


Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja. 1 Coríntios 14:12


Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

O insistente apelo para que o culto fosse edificante acontecia porque os 'espirituais' se reuniam e começavam a falar com a assembleia de crentes em suas 'linguas espirituais', sem que houvesse alguém que pudesse dar a essas línguas a devida interpretação.


Embora parecesse algo 'espiritual', não produzia edificação alguma, porque como posso falar amém a uma mensagem espiritual se não reconheço o significado dela?


Paulo corrige esse erro ordenando aos irmãos que prestem seu culto e exerçam seus ministérios de dons carismáticos visando a edificação de toda a igreja.


Para Paulo, toda palavra dirigida a assembleia em um culto público deve ser dita de forma inteligível!


Assim, também vós, se, com a língua, não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? Porque estareis como que falando ao ar. 1 Coríntios 14:9

Pois, se louvarem apenas no espírito, como poderão louvar com vocês aqueles que não os entendem? Como poderão agradecer com vocês se não entendem o que estão dizendo? Vocês darão graças muito bem, mas não fortalecerão aqueles que os ouvem. 1 Coríntios 14:16,17


Perceba que Paulo não desmerece o valor do dom de línguas na experiência pessoal, devoção ou mesmo no culto comunitário, mas ele ressignifica a experiência visando cumprir o propósito do culto público, que é a edificação de todos.


Dou graças a Deus porque falo em línguas mais que qualquer um de vocês. Contudo, numa reunião da igreja, prefiro dizer cinco palavras compreensíveis que ajudem os outros a falar dez mil palavras em outra língua. 1 Coríntios 14:18,19

Quais são as aplicações para nosso culto pentecostal reformado, quando pensamos na preocupação apostólica de que o culto seja edificante?


  • Todas as vezes que fizermos uso da voz para nos comunicarmos à igreja, devemos fazer de modo inteligível, de forma que todos compreendam o que estamos dizendo. Quem lê os pedidos, quem traz os avisos, quem canta e quem prega sempre deve fazê-lo de modo que a igreja entenda a mensagem e seja edificada por ela.

  • Quem está exercendo uma oportunidade no culto público nunca deve se dirigir à igreja falando em outras línguas sem que haja interpretação. O objetivo do culto não é mostrar o quanto sou 'espiritual', mas edificar a vida dos presentes com a pregação genuína da palavra de Deus e pela operação de todos os carismas do Espírito Santo.

  • A preocupação em um legítimo culto bíblico não está na quantidade de manifestações que estão ocorrendo (ou não), mas na edificação de todos. Por isso, ao receber uma oportunidade, faça o que foi lhe pedido e não tente reinventar a roda.



O CULTO PÚBLICO E A PRESENÇA DE VISITANTES NÃO CRISTÃOS


É comum termos visitantes em nossos cultos públicos. Eles não conhecem nossa fé, não entendem nossas doutrinas e muito menos nossas experiências espirituais. Por isso, nossas manifestações carismáticas podem soar para eles uma loucura. Esse era um dos problemas que Paulo observava nas reuniões de Corinto.


Ainda assim, se descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião de sua igreja e ouvirem todos falarem em línguas, pensarão que vocês são loucos. 1 Coríntios 14:23

Deus sinceramente se preocupa com a forma que os descrentes examinam o ajuntamento do Seu Povo.


Infelizmente, em alguns cultos pentecostais e neopentecostais o culto público é uma verdadeira algazarra: pessoas correndo, rodando como peões, dançando, tremendo, fazendo coisas aberrantes que assustam os infiéis e atrapalham sua compreensão da mensagem do evangelho.


Precisamos entender que espontaneidade não é sinônimo de baderna e algazarra.


A alegria do nosso ajuntamento, os 'glórias a Deus' e 'aleluias' são expressões pertinentes em um culto público, agora ficar dançando, pegando as pessoas pelas mão, sacudindo, isso não edifica ninguém e assusta pessoas que poderiam fazer parte da comunidade se nos preocupássemos sinceramente com o destino eterno delas.


Quais são as aplicações para nosso culto pentecostal reformado, quando pensamos na orientação apostólica com a presença de visitantes não crentes?


  • Eu devo ter uma atitude respeitosa e solene no culto público. O meu comportamento deve inspirar a reverência, eu não devo distrair um visitante com movimentos corporais e com outras formas de esquisitices.

  • O culto público não é ambiente para correr, dançar, sapatear ou pulando feito pipoca e sem controle. Essas formas de manifestações podem fazer parte do seu culto devocional, dentro do seu quarto, na sua intimidade com Cristo. No culto público, deve existir 'ordem e decência', para não escandalizar quem nos visita.

  • Não é proibido falar ou orar em outras línguas em um culto público. Falarei sobre isso na próxima mensagem de domingo. Mas se não há interpretes na igreja, devo orar de forma controlada e velada, para não chamar atenção para mim ou atrapalhar a liturgia da reunião.

  • Visitantes não devem ser submetidos a nossas experiências carismáticas, porque isso pode amedrontá-los ou afastá-los de nossos cultos. Quem não conhece a Cristo precisa do leite espiritual que é a Palavra de Deus. Se você tiver uma inspiração sobre alguém que nos visita, use-a para orar pela pessoa até que ela se converta e passe a fazer parte da comunidade.

  • Essas palavras não tem o intuito de desestimular a alegria e a espontaneidade de nossas reuniões, mas de moderar os excessos que não glorificam a Deus. Se você perceber que seu coração se agitou com a presença de Deus e você ficou emotivo, se ajoelhe no chão e comece a orar e a chorar diante do Rei. A experiência com o Espírito deve ser reverente e nunca esquisita.


O CULTO PÚBLICO deve ser realizado com ordem e decência


Por fim, Paulo desejava que o culto público da igreja fosse ordeiro, equilibrado, expressando reverentemente a santidade de Deus e a Sua grandeza.


Quando vemos a clareza de detalhes que o culto do tabernáculo possuía, e a forma como aquela ordem manifestava a santidade de Deus, percebemos como nosso ajuntamento às vezes é bagunçado e irreverente.


Uma liturgia desequilibrada atrapalha a percepção de que o Senhor está no meio do povo.


mas cuidem para que tudo seja feito com decência e ordem. 1 Coríntios 14:40

Em Corinto, a desordem se dava quando os 'espirituais' interrompiam a fala uns dos outros para demonstrar superioridade espiritual. Por isso, Paulo regula a melhor forma para que aqueles irmãos pudessem exercitar seus dons para edificar toda a igreja.


Essas instruções não devem ser encaradas como normativas absolutas, mas como um exemplo de como uma igreja carismática pode 'funcionar' com ordem e decência.


Não mais que dois ou três devem falar em línguas. Devem se pronunciar um de cada vez, e alguém deve interpretar o que disserem. Mas, se não houver alguém que possa interpretar, devem permanecer calados na reunião da igreja, falando com Deus em particular. Que dois ou três profetizem e os outros avaliem o que for dito. Se alguém estiver profetizando e outra pessoa receber uma revelação, quem está falando deve se calar. Desse modo, todos que profetizam terão sua vez de falar, um depois do outro, para que todos sejam instruídos e encorajados. Aqueles que profetizam têm controle de seu espírito e podem falar um por vez. Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz, como em todas as reuniões do povo santo. 1 Coríntios 14:27-33

Quais são as aplicações para nosso culto pentecostal reformado, quando pensamos na preocupação apostólica com a ordem e decência?


  • Toda desordem em um culto é indesejável. Uma boa liturgia deve ser ao mesmo tempo espontânea e fluída. Se você recebeu oportunidade para cantar, cante! Se for para ler, leia. Se for para pregar, pregue. Enquanto um estiver exercendo sua oportunidade, os outros devem humildemente esperar, para que nada atrapalhe a edificação de quem participa do culto.

  • Todo cristão tem o controle do seu espírito humano, mesmo sob a influência do Espírito. Esse 'papo' de que não conseguimos nos controlar é um de conto de fadas escrito para justificar abusos. Qualquer movimento corporal ou fala sempre pode ser controlada por quem o faz. Se o fruto do Espírito é "domínio-próprio", eu posso me conter para não fazer nada que escandalize a obra de Deus.

  • Manifestações de dons carismáticos nunca devem atrapalhar a liturgia. Quando a igreja estiver cantando, é para cantar! Quando estivermos lendo a Escritura, parem todos reverentemente e leiam. Durante a pregação, contenha seus impulsos e ouça com atenção toda a mensagem. O Espírito conduz espontaneamente a liturgia de uma igreja carismática, por isso, Ele mesmo preparará os momentos adequados para que os dons sejam manifestados de forma ordeira em uma reunião, para que todos sejam edificados.

  • Tragam suas garrafinhas de água para o culto. A andança no templo demonstra nossa irreverência e se torna um mau testemunho para quem nos visita.



Conclusão


Um culto conduzido com sabedoria por uma igreja bíblica demonstra a grandiosidade de Deus e leva a igreja a amá-lo e temê-lo. Da mesma forma, um culto desorganizado e sem reverência leva visitantes não crentes a considerar o evangelho algo desprezível.


O caminho para construirmos uma comunidade que preste a Deus um culto bíblico, cristocêntrico e carismático exigirá de nós humildade, paciência e, principalmente, muito amor.


Porque essa jornada pode ocasionar erros pontuais, mas que poderão ser corrigidos com brandura enquanto o nosso amor por Deus e por Cristo se desenvolve.


Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele. Colossenses 3:16,17

Termino a reflexão com três considerações, visando atingir três públicos distintos:


  • aos nossos irmãos oriundos do movimento pentecostal (eu sou um deles), espero que reconheçam que as instruções que trouxemos não visam esfriar sua devoção, mas submetê-la ao crivo das Escrituras, que devem regular não apenas nossa vida, mas também nosso culto público. Se a sua resposta a essas instruções for: "mas eu não aprendi desse jeito", respondo em amor que "você aprendeu errado" e que aqui, precisaremos nos submeter a orientação das Escrituras para que nosso culto agrade ao Senhor Deus.

  • aos nosso irmãos que, influenciados por segmentos reformados cessacionistas, desejam um culto formalista, sem vida, sem espontaneidade, espero que humildemente reconheçam que nossa opção por uma convergência de tradições implica, necessariamente, que abraçamos os aspectos positivos do pentecostalismo e que não temos desejo algum de perdê-los. E um deles, é a dinâmica viva de um culto conduzido pelo Espírito. Se acostume então com os 'glórias a Deus', 'aleluias', e com orações espirituais privadas. Nós somos assim e não mudaremos.

  • Por fim, aos nossos visitantes, esperamos que você seja acolhido com amor, se sinta bem em nossa reunião e seja sinceramente edificado em cada reunião que você participar. Por causa da morte de Cristo na cruz, nos reunimos para prestar culto a Deus e apresentar o evangelho em cada um de nossos encontros. O nosso desejo sincero é que você creia no evangelho, receba o perdão dos seus pecados e se una conosco na adoração.


Ao ouvirem, os pensamentos secretos deles serão revelados, e eles cairão de joelhos e adorarão a Deus, declarando: "De fato, Deus está aqui no meio de vocês". 1 Coríntios 14:25

Desejo, como pastor titular dessa igreja, que essa dinâmica do Espírito torne cada um de nossos encontros experiências inesquecíveis, para a glória de Nosso Senhor.


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

150 visualizações1 comentário

1 Comment


Uma benção este artigo! Que Deus continue a direcionar o amado irmão e que a igreja sinta-se direcionada por estas palavras!

Like
bottom of page