top of page
Buscar

Palavra Administrativa - Culto 27/02/2022



Queridos irmãos, graça e paz!


A palavra "igreja" significa um grupo de pessoas chamado "para fora", uma tradução do grego ekklesia, que sinaliza a natureza primordial do Corpo de Cristo, de ser uma assembleia solene composta por discípulos que foram salvos dos seus pecados e passam a viver em comunidade, ajudando uns aos outros na manutenção da fé comum. Então, à luz da Escritura, ser igreja é estar junto. Observe que na Bíblia, a vida em comum dos discípulos é destacada em diversos textos, os quais trarei abaixo:


Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2:44

Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! Salmos 133:1

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, Atos 2:46

E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo. Hebreus 10:25

A Igreja do Novo Testamento valorizava a comunhão dos seus discípulos, e nós queremos replicar essa mesma vitalidade encontrada naqueles irmãos. Por isso, um dos valores da IPR, apresentados à todos os membros da igreja em sua noite de integração é a unidade espiritual, nosso desejo de estarmos unidos em plena comunhão uns com os outros. Esse valor é expresso no pacto de membresia que firmamos, quando diante de Deus e da igreja, nos comprometemos a:


  • Me comprometo a ser membro fiel e dedicado à missão, visão e valores da IPR.

  • Me comprometo a zelar pela unidade da igreja

  • Reconheço que sou passível de advertência, disciplina e desligamento caso me porte de modo inconsistente com o testemunho cristão e os valores da igreja local.


Nossa comunidade cristã captou o sentido da necessidade de comunhão e desde os seus primórdios, empenhou-se em oportunizar diversas formas de encontros, sejam presenciais ou online, para que os discípulos desfrutem da alegria de suas vidas em comum. Realizamos de dois a três cultos semanais (todos transmitidos ao vivo), temos PGs que se reúnem presencialmente e online, reuniões de oração e a Escola de Discípulos. Não faltam opções para que os membros estejam presentes em ao menos uma reunião semanal (o mínimo que se espera de um discipulo de Cristo).


Contudo, alguns de nossos irmãos não tem se empenhado em cumprirem aquilo que compõe a natureza básica de nossa aliança, afastando-se dos cultos, não participando de PGs, não acompanhando os cultos ao vivo, se ausentando da Escola de Discípulos, não prestando contas de suas vidas e de sua ausência na comunidade ao presbitério local. Mesmo com as insistentes tentativas do presbitério para que tais irmãos retomem suas posições e sirvam a Deus conforme os valores que professamos, não temos obtido sucesso.


Entendendo que a Igreja de Jesus é conduzida com ordem e decência, mediante os ministros constituídos para essa obra, e que a luz da Escritura devemos saber como nos comportar na casa de Deus, conforme lemos em 1 Tm 3.15


para que, se eu demorar, você saiba como as pessoas devem se comportar na casa de Deus. Ela é a igreja do Deus vivo, coluna e alicerce da verdade. 1 Timóteo 3:15

Declaramos que:


  • Amamos incondicionalmente cada irmão que faz parte da IPR, sendo cada um individualmente alvo de nossas orações. Mas o amor que vem de Deus envolve responsabilidade e não podemos coadunar com a falta de respeito e de compromisso com a nossa igreja local, uma vez que isso fere a santidade de Deus e os valores que Ele expressou para a sua igreja, assim como constrangem o pacto de membresia que firmamos quando a igreja local nos aceitou como um de seus membros.

  • Por amor de nossa igreja e da aliança que temos construído com lágrimas e muito esforço, membros não congregantes não poderão participar da ceia do Senhor, uma vez que sua atitude demonstra desleixo com a igreja local. O plano de Deus à nosso respeito é a unidade e não aceitamos nada menos do que isso. Esse não é o testemunho que esperamos naqueles que compõe nossas fileiras.

  • Para fins de definição, membro não congregante é aquele que não participa das reuniões de adoração e comunhão da igreja, não presta contas de sua ausência, não compõe nenhum de nossos PGs e não tem justificativas sólidas que embasem seu distanciamento de nosso convívio local. Por estarem ausentes, não recebem instrução, não são encorajados, não podem demonstrar se ainda permanecem na fé e não contribuem para a unidade da igreja local.

  • Membros não congregantes que não buscarem a ajuda do presbitério local para reassumirem suas posições e caminharem conosco à luz de nossos valores locais serão desligados do rol de membros na próxima assembleia, a ser realizada no dia 27 de Março. Os mesmos continuarão sendo alvo de nosso amor e prestígio e poderão assistir nossos cultos livremente, mas não poderão fazer parte do nosso quadro de membresia até que se alinhem com aquilo que entendemos ser a igreja de Jesus Cristo.


Mas o alicerce sólido de Deus permanece firme, com esta inscrição: "O Senhor conhece quem pertence a ele" e "Todos que pertencem ao Senhor devem se afastar do mal". 2 Timóteo 2:19

Que Deus abençoe cada de um de nós!



Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada



215 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page