top of page
Buscar

Os deveres dos membros de Cristo - Sermão de 28/04/2024

Atualizado: 29 de abr.





"Seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função." Efésios 4:15-16 (NVI)


Introdução


Nas últimas semanas, tivemos a oportunidade de refletir a respeito da importância de vivermos uma experiência transformadora de membresia bíblica. Entre novos conceitos aprendidos e a redescoberta de outros, já esquecidos, percebemos com clareza que nosso chamado envolve mais do que prestar cultos a Deus, mas participar ativamente daquilo que Ele está fazendo no mundo.


A reflexão dessa manhã será talvez a mais "caseira" desse ano (se não, de toda a história da IPR). Quero fazer uma conversa franca e bíblica, de pastor para ovelhas. Vivemos coisas extraordinárias nesses primeiros quatro anos de igreja e precisamos nos preparar para o que ainda vem pela frente. E o plano que Deus tem com cada um de nós individualmente e com essa comunidade, coletivamente, passa por um bom exercício de membresia bíblica.






SEGUINDO A VERDADE EM AMOR, CRESCEMOS



Paulo, o apóstolo, escrevendo aos efésios, os conclama a uma atitude transformadora. Seus leitores não deveriam conformar-se apenas com a salvação e o perdão dos pecados, eles deveriam objetivar um crescimento constante no Reino de Deus.


Para quem é da fé, crescer não é uma opção, é um mandamento. Esse é o nosso primeiro dever como membros do Corpo de Cristo: o crescimento.


Esse crescimento deve ser norteado pelas duas colunas que sustentam a nossa religião: a verdade e o amor.


Em primeiro lugar, cada membro do corpo de Cristo deve crescer na verdade. A verdade, no NT, refere-se à Pessoa de Cristo e a Palavra de Deus. O nosso crescimento espiritual acontece quando substituímos nossos velhos e pecaminosos conceitos pela revelação bíblica das Escrituras.



Eu acho importante abrir meu coração com vocês nesse ponto. A IPR não foi uma aventura que eu e os pioneiros da comunidade decidimos viver porque nos faltava o que fazer. Éramos membros ativos de nossas igrejas de origem. Mas estávamos em busca de algo maior: verdade teológica.


Por isso, a IPR é uma igreja que em sua origem se propõe a ter em seus quadro de membros leitores e estudantes da Bíblia. Cada dia que sua Bíblia passa fechada é um dia em que você não glorificou a Deus e não se importou com a vontade dEle para a sua vida. Se a Bíblia não for importante para você, talvez a IPR não lhe pareça uma boa igreja.



À luz de tudo o que aprendemos lendo a Palavra de Deus, nós descobrimos que seria possível plantar uma comunidade onde as Escrituras tivessem, de fato a primazia, porque elas são fundamentais para uma verdadeira e profunda experiência cristã.


Sem as Escrituras, o cristianismo se torna um "paganismo com Jesus". Para atingirmos a maturidade espiritual, precisamos conhecer a palavra de Deus e nos esforçarmos para obedecê-la, para que desse modo, auxiliemos uns aos outros na obediência ao Senhor Jesus Cristo.


"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." 2 Timóteo 3.16,17

A Palavra de Deus é o firme alicerce que sustenta a carreira cristã.


"Portanto, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha." Mateus 7:24 (NVI)

A Palavra de Deus é a fonte inesgotável de nossa alegria em Cristo.


"Ele respondeu: 'Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem'." Lucas 11:28 (NVI)


Em segundo lugar, cada membro do corpo de Cristo deve crescer no amor. O amor, nas Escrituras, é a resposta natural do coração tocado pela graça de Deus, que deseja honrar Seu Senhor e servir as pessoas que são criadas à sua imagem e semelhança.


O amor é como o óleo que não permite que a verdade enrijeça nossos sentidos, nos tornando religiosos apáticos e sem vida. O amor é o elo perfeito que torna a vida cristã radiosa.


O cristianismo bíblico tem que ser amor em ação.


A IPR foi planejada como uma igreja onde os relacionamentos se sobrepõe às programações. Nós amamos as pessoas e não o que as pessoas podem fazer por nós. Gostamos de abraçar, de estar juntos, de chorar com os que choram, de nos alegrarmos com os que se alegram. Quando Deus idealizou a igreja Ele pensava em 'comunidade' e é isso que objetivamos ser.


Por isso, não podemos estar à margem, mas no meio. Como membros do Corpo de Cristo, aceitamos o desafio de sermos amorosos e intencionais, nos empenhando para promover o bem a todos e a fazer todo o bem que estiver em nosso alcance, para que através de nosso amor, Deus se revele a cada pessoa que sofre nesse mundo.


Assim como Cristo foi intencional, queremos ser intencionais também.



Em uma igreja bíbica não há pesados fardos de regras, costumem e imposições humanas. Mas há a cruz do discipulado, que exige de cada um de nós um amor sincero por Deus e pelas pessoas.


Nós obedecemos a Deus amando...


"Sejam imitadores de Deus, portanto, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus." Efésios 5.1,2

A nossa santificação é uma experiência crescente no amor


"E, acima de tudo, revistam-se do amor, que é o elo perfeito." Cl 3.14

O amor é a raiz profunda e o alicerce de um verdadeiro cristianismo bíblico, que honra a Cristo e forma a comunidade


 "E eu oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus." Efésios 3.17,19



AJUSTADOS E UNIDOS, COOPERAMOS



Ao prosseguir sua analogia com o Corpo de Cristo, Paulo afirma que a comunidade de crentes tem Cristo como cabeça e, por isso, deve viver unida e bem ajustada.


Assim como o corpo humano precisa que cada membro e orgão funcione corretamente pelo bem estar de todo o corpo, cada membro da igreja deve estar bem ajustado e unido com seus irmãos, para que a igreja cresça e frutifique!


Esse é um elemento do cristianismo que desafia muito a cultura moderna. As novas gerações querem viver sua vidas na onda da serpente, com liberdade irresponsável e independência, onde uma religião "self-service" faz mais sentido do que uma vida de conexão com outras pessoas.


O cristianismo exige conexões saudáveis. Devemos nos empenhar em estarmos juntos e unidos e isso não pode ser negociado. Nosso segundo dever como membros do corpo de Cristo é cooperarmos uns com os outros.


Duas palavras são importantes nesse texto em estudo: unidos e ajustados.


Em primeiro lugar, para cooperarmos, precisamos estar unidos. Como a expressão 'união' acontece em um contexto onde se fala de uma analogia do corpo humano, Paulo está dizendo que os crentes devem estar unidos a fim de compor um "todo" coeso, que funcione bem.


Esse é um sonho que arde diariamente em meu peito: sermos essa comunidade onde cada membro está intencionalmente disposto a se unir com todos os demais. Sem ciúmes, inveja ou preconceitos tolos. Onde a fé comum unida com um amor singelo por Deus nos mantém 'juntos' e ocupados em cooperar para que cada parte cresça.


Irmão, voce não pode aceitar perder um culto por bobeira ou faltar nos encontros regulares que temos, porque são em momentos como esse que praticamos a unidade espiritual que Cristo planejou para seus fiéis. A partir do momento que a comunhão cristã deixou de ser sua prioridade, você perdeu a batalha e está paulatinamente morrendo.


Quando Jesus celebrou a Ceia, seus discípulos estavam unidos. Quando Ele apareceu ressuscitado aos discípulos, eles estavam unidos. Quando Ele voltou ao céu, eles estavam unidos. Quando o Espírito foi derramado no pentecostes, eles estavam unidos. Não há cristianismo bíblico sem união.



"Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer." 1 Corintios 1.10


Em segundo lugar, para cooperarmos, precisamos estar 'ajustados'. A expressão quer dizer que precisamos ocupar individualmente nossos lugares a fim de que nosso serviço contribua para o bem estar da igreja como um todo.



Por mais bem intencionado que seja um pastor, ele não tem condições de dar atenção integral a cada membro da igreja. Por isso, a comunidade cristã deve funcionar de forma ajustada para que o fluxo constante do amor de Deus, que une seus membros, alcance cada um deles, para que haja encorajamento, instrução e admoestação, que nos mantenha nutridos na fé em Jesus.


Por isso, a comunidade cristã não deve ser encarada apenas como "o lugar onde me alimento", mas o lugar onde eu sirvo outros irmãos na fé por amor a Jesus Cristo. Hoje, muitos irmãos afirmam não ter experiências com Deus e isso se dá pela falta de vontade de estar 'ajustado' na obra de Deus. Onde há gente servindo há milagres acontecendo.


Eu tenho um sonho: de ver cada membro da IPR acreditando no potencial da comunidade como eu acredito e servindo com intencionalidade para que mais e mais frentes de trabalho surjam para levar o evangelho à quem precisa.



Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho, Fp 1.27



EDIFICADOS, REALIZAMOS


Paulo enfatiza que cada membro da igreja tem uma função específica a desempenhar no Reino de Deus. Quando cada cristão cumpre seu papel designado, o corpo cresce e se fortalece, refletindo a plenitude e a perfeição de Cristo.


Nosso terceiro dever como membros do Corpo de Cristo é realizar.


Para realizarmos a obra de Deus, devemos descobrir e usarmos nossos dons espirituais para o benefício do corpo de Cristo, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da igreja como um todo.


Conforme crescemos na verdade e no amor e nos esforçamos para nos mantermos unidos e ajustados, florescemos no reino e nossos dons espirituais se tornam perceptíveis e conhecidos.


Essa poderosa dinâmica carismática conduz a igreja à operações gloriosas de sinais e milagres enquanto proclama o evangelho da salvação. É uma poderosa demonstração de fé com obras, que abala o mundo onde vivemos e leva multidões aos pés de Jesus.


Guarde essa afirmação: Acreditar é fazer acontecer!



Todos os avivamentos que surgiram na história da igreja foram resultado de pequenos grupos de crentes que decidiram viver vidas mais profundas de amor e de obediência aos preceitos de Deus. Uma coisa que aprendemos com a Bíblia e com a história é que o Senhor gosta de chamar pequenas comunidades para começar algo novo no mundo.


Aconteceu com os trezentos de Gideão... ou com Elias contra os profetas de Baal, ou com os Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego na Babilônia. Os doze de Jesus e os 120 no cenáculo. O fogo do avivamento é aceso com pouca gente, mas quando ele se manifesta, pode transformar nações inteiras.


Eu acredito firmemente que a IPR pode ser uma fagulha de avivamento, mas precisamos mergulhar na vida do Reino e orar para que Deus derrame poderosamente Seu Espírito sobre nós. Avivamento é uma obra de Deus, mas eu e você podemos ser as fagulhas que Deus usará para colocar as chamas do zelo espiritual nos corações de nossa geração.



Eu tenho orado para que Deus nos use para agitarmos nosso mundo com a boa notícia da salvação em Cristo Jesus.


Todavia, não os encontrando, agarraram Jasom e alguns outros irmãos e os entregaram aos governantes da cidade, exclamando: “Estes que têm causado alvoroço em todo o mundo, agora chegaram também aqui. Atos 17.6

Infelizmente, muitos cristãos não querem fazer parte do que Deus está fazendo no mundo! Estão apáticos, apriosionados com os cuidados dessa vida. São como sementes que caíram entre os espinhos, sufocados e infrutíferos.


Quando cruzamos nossos braços e agimos com indiferença com a obra de Deus, somos penalizados pelo Senhor com a mão da sua disciplina. Se você não se esforça para orar pela igreja, servir em suas frentes, contribuir com suas despesas e apoiar seus irmãos na fé, Deus pode usar circunstâncias ruins para 'despertar você do sono' e tirar você desse ostracismo incompatível com nossa fé.


É o testemunho deixado nas Escrituras.


Aconteceu com o povo de Israel nos dias de Ageu e pode acontecer também comigo e com você!


― Assim diz o Senhor dos Exércitos: “Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor". Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: ― Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto esta casa continua destruída? Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: ― Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, mas colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem‑se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe‑o para colocá‑lo em uma bolsa furada. Assim diz o Senhor dos Exércitos: ― Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Subam ao monte e tragam madeira. Construam a minha casa, para que eu me alegre e nela seja glorificado — diz o Senhor. Ageu 1.2-8

Por isso, Deus no chama para despertarmos do sono! Lembre-se, acreditar é fazer acontecer.


Tudo isso é ainda mais urgente porque vocês sabem como é tarde; o tempo está se esgotando. Despertem, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando cremos no início. Romanos 13.11


CONCLUSÃO



John Wesley, reformador metodista, fazia a seguinte oração: "⁠Senhor, não permita que eu viva inutilmente'.


É a oração que faço em meus momentos devocionais. Gastar a vida apenas para viver os prazeres desse mundo é perdê-la inultimente. Nossa salvação tem um peso eterno.


“Não ajuntem tesouros aqui na terra, onde as traças e a ferrugem os destroem, e onde ladrões arrombam casas e os furtam. Ajuntem seus tesouros no céu, onde traças e ferrugem não destroem, e onde ladrões não arrombam nem furtam. Onde seu tesouro estiver, ali também estará seu coração. Mateus 6.19,20

Jesus morreu na cruz do Calvário a fim de nos perdoar de nossos pecados e nos tornar membros do seu corpo. Com sua ressurreição gloriosa, Ele nos declarou justos diante de Deus e nos deu, nEle, o verdadeiro modelo de uma vida útil:


Jesus cresceu, cooperou e realizou tudo para glória de Deus e em nosso favor, para que sigamos as suas pisadas e continuemos Sua missão.


Por isso, tome uma atitude diante de Deus. Já se passaram quatro meses do ano e você permanece de braços cruzados, sem se posicionar. Quantas coisas Deus confiou a você e você abandonou? Quantos projetos estão engavetados enquato você curte o profundo sono do jardim? Isso não é a fé verdadeira. Essa fé não te levará ao céu. Somos servos do Servo e vivemos para servir.


Que o Espírito sopre um renovo profundo em seu coração! Que você cresça, coopere e realize!


Afinal, acreditar é fazer acontecer!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

71 visualizações1 comentário

1 Comment


Deus continue te usando meu amigo.

Like
bottom of page