top of page
Buscar

Os Atributos de Deus na Evangelização




Ouvindo isso, os gentios alegraram-se e bendisseram a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna. Atos 13:48

Introdução


Quando falamos a respeito da ordem da evangelização, devemos ter em mente que esse mandamento deve ser realizado tendo Deus como centro, isto é, embora este serviço seja feito em benefício do homem, ele deve ser realizado "para a glória de Deus". Por isso, cristãos reformados tem o cuidado de evitarem o evangelismo manipulador e pragmático, típico do evangelicalismo brasileiro, optando por um modelo mais bíblico, que ressalte os atributos de Deus e o seu plano de, em Cristo Jesus, levar a salvação a todos os que Ele, de antemão, destinou para esse propósito.


Por isso, em nossa proclamação do evangelho da graça, é nosso dever anunciar a boa notícia com toda a sua grandeza, levando em consideração quem Deus É e o que Ele fez para salvar o homem miserável do seu estado de perdição. É sobre isso que meditaremos nessa oportunidade.



evangelizar para a glória de deus implica conhecê-lo



Para podermos evangelizar para a glória de Deus, devemos fazer este serviço com a intenção de glorificar o Seu nome. E para isso acontecer, é muito importante conhecermos o Senhor conforme Ele se revelou na Escritura Sagrada. Há no imaginário evangélico brasileiro um pensamento de que para a evangelização não há necessidade de conhecer a Escritura, basta "falar de Jesus". E isso é perigoso, porque nesse empenho de "fazer Jesus conhecido e aceito", muitos evangélicos tem empregado meios escusos e se utilizado de falsas promessas a fim de convencer as pessoas sobre a superioridade de nossa fé. Isso é trágico porque ao atrair as pessoas pelos motivos errados, precisaremos mantê-las no erro para que permaneçam conosco.


Por isso, é dever de todo cristão aprofundar-se nas Escrituras Sagradas e sair do raso no conhecimento das doutrinas cristãs. E, de todas as doutrinas que devemos conhecer com profundidade, a doutrina de Deus salta com força diante de nossos olhos. É nosso papel conhecer nosso Senhor como Ele É, e faremos isso estudando a revelação escrita que Ele nos deixou, que é a Bíblia Sagrada. Lembra-se do episódio em que Felipe foi ordenado por Deus para pregar o evangelho ao etíope (At 8.26-40)? Felipe só conseguiu cumprir com o que o Espírito lhe ordenou porque ele conhecia a Escritura Sagrada.


E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. Atos 8:29-31

Se o Espírito lhe ordenaruma obra parecida, você conseguirá explicar a Escritura para alguém?


os atributos de deus evidenciam as boas notícias do evangelho



Quando falamos dos atributos de Deus, estamos afirmando aquelas características do ser de Deus que o distinguem de nós, que somos suas criaturas. Deus não é humano, não é finito, não erra, não é injusto, não coaduna com o pecado, não é rancoroso, enfim, Ele não se assemelha conosco. São seus atributos que reforçam a necessidade do evangelho. Este mundo onde vivemos não é nosso. Deus é o Criador! Deus é o dono de tudo. As leis que governam esse universo foram criadas por Ele e é a Ele quem devemos nosso louvor, adoração e obediência. Por isso, para sermos eficazes no anúncio do evangelho, devemos proclamar quem Ele É e anunciarmos essa palavra com toda a Sua grandeza, a fim de torná-lo conhecido e para que os seus eleitos sejam alcançados com a palavra da salvação.


deus é verdadeiro


E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17:3

Segundo o Senhor Jesus Cristo, nosso Pai Celestial é o unico Deus verdadeiro. O Trino Deus, revelado nas pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo, é a única divindade existente e o único digno de nosso louvor, adoração e obediência. Quando Jesus afirma que Deus é verdadeiro, Ele está dizendo que a verdade emana dEle e que somente nEla podemos caminhar seguros. O mundo onde vivemos é de mentira, uma ilusão caprichosamente construída pelo pecado. Mas no Senhor, podemos conhecer a verdade e caminhar ladeado com ela. A evangelização é necessária porque devemos alertar os homens que a Verdade se encarnou, proclamou sua sabedoria, morreu por nós e ressuscitou! Todos aqueles que se recusam a obedecer a Cristo vivem na mentira e nessa jornada, não há um porto seguro, apenas um trágico destino de trevas e desolação.


deus é justo


Ele é a Rocha, as suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. É Deus fiel, que não comete erros; justo e reto ele é. Deuteronômio 32:4

A Escritura afirma que Deus É Justo, e isso significa que os padrões de justiça que regem o universo são dEle. Ele é justo quando pune o pecado e é justo também quando decide justificar o pecador que crê. Nenhum homem pode atribuir injustiça ao Senhor, uma vez que vivemos no mundo que Ele criou e as regras são as dele. Devemos ter essa compreensão vívida em nossa mente, uma vez que uma das batalhas que travamos ao evangelizar é que muitas vezes os pecadores costumam alegar que Deus é injusto, porque permite catástrofes ou tolera a existência do mal. Na verdade, os homens colhem as consequências da obstinação do seu coração e Deus, em sua justiça, dá à humanidade justiça ou misericórdia, nunca injustiça. Essa é uma verdade central no anúncio do evangelho.



deus é santo


Exaltem o Senhor, nosso Deus, e prostrem-se diante do seu santo monte, porque santo é o Senhor, nosso Deus. Salmos 99:9

Ao afirmar que Deus é Santo, a Escritura ressalta duas verdades distintas: a primeira, o quanto Deus é diferente de nós e separado de sua criação. O segundo, o quanto Ele abomina o pecado e a impiedade. Quando nosso pai Adão feriu a aliança das obras, ele pecou contra a santidade de Deus e todos nós que estávamos em Adão (afinal, somos descendência dele) carregamos conosco o estigma do pecado e a culpa pelo que ele cometeu. Por isso, nossos pecados fizeram a separação entre nós e o nosso Deus, e enquanto essa barreira não é rompida, não podemos nos achegar à sua presença. Uma proclamação de um "suposto evangelho" que não ressalta a santidade de Deus e a sua ojeriza pelo pecado, e que não chama os homens a se arrependerem de suas más obras não é o evangelho de Cristo.



deus é soberano


Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: — Tu, Soberano Senhor, fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há! Atos 4:24

Deus seria justo se condenasse todos os homens ao inferno, uma vez que foi a desobediência de nossos pais que trouxe o pecado ao mundo e, por ele, a morte e a maldição. Mas num ato soberano e de livre graça, Deus decidiu salvar alguns homens, enquanto pela mesma soberania, decidiu passar por alto a outros, vindicando assim a sua santidade. De uma mesma massa, como diz a Escritura, Ele fez vasos para honra e para desonra.


O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? Romanos 9:21

Por isso, nosso papel na evangelização é anunciar o evangelho com ousadia e graça, a fim de que Deus traga o arrependimento para a vida no coração daqueles que de antemão Ele escolheu para a salvação. Não é nosso papel convencer os pecadores, mas alertá-los. Nós podemos mudar com coerção o comportamento das pessoas, mas somente o Deus Soberano pode transformar um coração de pedra, endurecido pelo pecado, em um coração de carne, disposto a dar glórias a Deus. A salvação pertence ao Soberano Senhor.



deus é amor


Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

Foi o amor de Deus que tornou real a boa notícia do evangelho, ao estender Ele a sua misericórdia a homens e mulheres de toda raça, tribo e nação. Ao nos resgatar de nossa vã maneira de viver, Deus não levou em conta quem nós eramos, mas unicamente o seu amor soberano, com o qual Ele nos amou antes da fundação do mundo.


Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito a ela: "O mais velho servirá ao mais novo". Como está escrito: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". Romanos 9:11-13

E esse amor nos atingiu! Foi ao nosso encontro graciosamente, nos encontrou caídos no lamaçal do pecado, aprisionado pelas pesadas correntes de nosso adversário, mortos em nossos delitos e pecados. Ele não levou em conta nosso estado, Ele simplesmente nos amou. Ele não pôde esperar nada de nós, mas Ele nos deu a vida do Seu Filho na cruz. Nós não temos nada para oferecer a Ele, mas em Cristo, Ele nos deu todas as coisas.


O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito. Deuteronômio 7:7,8

Esse amor santo nos constrange a abandonarmos nossa vida de pecados e levarmos a esperança do evangelho a todas as nações. Como não sabemos quem comporá a universal assembleia dos santos, pregamos o evangelho diligentemente a toda a criatura, sabendo que Deus dará cabo de sua obra levando seus escolhidos ao arrependimento de pecados e a salvação. Ninguém conhece a Noiva, senão o Noivo. E por amor, Ele deu sua vida por ela, e em amor, nós anunciamos o evangelho a fim de que essa paixão de Cristo transforme a multidão de eleitos que crerão e estarão com o Cordeiro pelos séculos dos séculos.


Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima. Apocalipse 7:9-17

conclusão


Há uma enorme diferença quando evangelizamos com a finalidade de glorificar a Deus. Essa evangelização enfatiza o Ser de Deus e o anuncia com toda a sua grandeza, para que homens e mulheres tomem consciência dos seus pecados e creiam nEle como Salvador e Senhor. Esse serviço, feito desse modo, não se preocupa com os resultados, mas em glorificar quem nos alistou. Não desanima quando os pecadores obstinados não crêem, mas entende que a palavra liberada por Deus cumprirá seu papel, ou iluminando os que foram destinados à salvação, ou confirmando a obstinação no coração daqueles que foram reprovados. Que Deus nos ajude, em graça, a permanecermos como atalaias em cima do muro, anunciando e proclamando a verdade, até que Ele venha!


Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo. Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto? Ao contrário de muitos, não negociamos a palavra de Deus visando lucro; antes, em Cristo falamos diante de Deus com sinceridade, como homens enviados por Deus. 2 Coríntios 2:14-17

Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR


92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page