top of page
Buscar

Odres Novos - Sermão de 09/01/2022

Atualizado: 9 de jan. de 2022




Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura. Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam. Mateus 9:16,17


introdução


Um ano novo se inicia, e com ele, somos tomados de diversos sentimentos de mudança e de renovação. A fé que recebemos aborda esses temas, nos mostrando o poder renovador do evangelho de Jesus Cristo no coração do homem. Diversos textos da Bíblia nos mostram essa verdade e nos convidam a estarmos prontos para recebê-la em nossos corações. O mais enfático de todos é, sem dúvida, o do vinho novo.





Jesus Cristo desafiou seus ouvintes sobre esse tema afirmando a impossibilidade de costurar uma veste velha rasgada com tecido novo e a incapacidade de um odre velho em preservar e conservar vinho novo. Em ambas as parábolas, tecidos velhos e odres velhos não podem receber tecido novo e vinho novo, respectivamente. O que Jesus queria dizer com essa intrigante afirmação?



o contexto


Essa instigante fala de Jesus aconteceu em um momento em que seus discípulos foram questionados por não se comportarem como os demais grupos religiosos de seu tempo. Na ocasião, os discípulos de João Batista trouxeram essa indagação a Cristo, dizendo:


Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? Mateus 9:14

Confrontado por tais palavras, Jesus deixou explícito que a fé que ele apresentava não era uma mera reforma da religião do seu tempo, mas algo completamente novo e superior. Nenhum grupo religioso deveria considerar o evangelho uma versão "melhor" do que já existia no mundo, mas uma revelação nova que precisava ser recebida por pessoas igualmente novas. O evangelho da graça, simbolizado como um vinho novo, deveria ser recebido por pessoas que foram transformadas e capacitadas para recebê-lo.


Nas palavras de Jesus, pessoas que não foram transformadas para receber esse vinho novo não são capazes de conter em si a sua mensagem e muito menos são transformadas por ela. Um tecido velho é rasgado quando remendado com pano novo e odres velhos se rompem quando recebem vinho novo. Aqueles que não abrem mão de seus velhos conceitos, culturas, pecados e visão de mundo não podem conter em si a poderosa e transformadora mensagem do evangelho.


E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas, Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados. Marcos 4:11,12

Tecido novo deve ser aplicado em veste nova e somente odres novos podem receber o vinho novo. Esse é o evangelho da graça.


tecido velho e odres velhos


Neste momento, talvez surja em seu pensamento quem era o grupo que Jesus objetivava identificar com o seu ensino. No contexto imediato do texto, os discípulos de João e os fariseus eram os odres velhos, mas numa interpretação ampla e plenamente possível, a expressão pod identificar qualquer pessoa que se recusa a aceitar a verdade eterna do evangelho da graça. Ao longo do Novo Testamento, testemunhamos diversos encontros que Jesus teve com homens e mulheres, judeus e gentios e neles, percebemos os muitos odres velhos que se recusaram a receber o vinho novo em suas vidas. Alguns exemplos:


E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Lucas 9:57,58

Jesus repreendeu o discípulo que pretendeu segui-lo sem pesar as consequências dessa decisão. O cristianismo exige tudo de nós! Perderemos o prestígio, o reconhecimento, poderemos ter que abrir mão de sonhos e projetos pessoais e poderemos perder familiares e amigos que não entenderão aquilo que Deus está fazendo conosco. Um discipulado sem responsabilidade é uma demonstração de um odre velho que não pode receber o vinho novo. A vida com Cristo não é emoção, é uma decisão permanente que precisaremos sustentar até o último suspiro de nossa vida terrena.


E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Lucas 9:59,60

Jesus chamou um discípulo para segui-lo, mas ele se escusou dizendo que queria primeiro enterrar seu pai. Essa expressão não significava que ele havia perdido o pai recentemente e precisava enterrá-lo, mas era uma expressão dos tempos bíblicos que significava "deixa eu viver minha vida primeiro". O evangelho é uma mensagem de urgência que não aceita ser preterida ou adiada. Odres velhos costumam ouvir o evangelho e responder a ele do seguinte modo: "amanhã eu vejo isso". Odres novos, em contraste, afirmam: "Senhor, hoje é o dia aceitável da tua salvação, eis-me aqui, envia-me a mim".


Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lucas 9:61,62

Outro aspecto que identifica odres velhos é a necessidade de seguir a Cristo com condicionais: "Senhor, eu te servirei, mas vai ser do meu jeito", "Senhor, primeiro eu vou fazer isso para depois me comprometer", "Senhor, eu vou primeiro fazer meu pé de meia, depois farei a sua obra". Odres velhos impõe condições para servir. Odres novos obedecem e seguem sem reserva alguma.


Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Marcos 10:20-22

Odres velhos também costumam minimizar o pecado dos seus corações. Eles julgam-se de alguma forma merecedores do favor de Deus, e tentam barganhar com o Senhor suas bençãos e seu favor. O jovem rico julgava-se bom o bastante para merecer vida eterna porque pensava na graça como uma recompensa pela virtude e não um presente para pecadores. Bastou uma palavra de Jesus para toda a sua confiança desmoronar. O odre velho era incapaz de abrir mão de suas riquezas para seguir a Jesus. Ele não era perfeito como afirmava ser. Odres velhos pensam na graça dessa forma, julgando-se merecedores do favor de Deus. Odres novos sabem que são miseráveis indignos e de coração aberto, recebem a graça como "graça" sem julgarem-se merecedores de coisa alguma.




odres novos são obras de deus


Nenhuma pessoa pode tornar-se um odre novo pelo seu próprio poder ou desejo, ela precisava ser transformada pelo Senhor para viver essa poderosa promessa de salvação. É o que João escreveu:


Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12,13

Quando o Senhor toca nosso coração e o transforma, a percepção de nossa pecaminosidade fica escancarada diante de nossos olhos. Essa obra do Espírito faz com que fique claro diante de nós que somos pecadores e que Deus é o justo juiz, que julgará com equidade e que não tem o culpado por inocente. Quando recebemos esse milagre em nosso coração, passamos a clamar pela salvação oferecida gratuitamente pelo Senhor Jesus a todo aquele que crê. Se você percebe que sua vida é vazia, sem alegria, sem profundidade, você pode estar vivendo como um odre velho e deve clamar com todas as suas forças para que Cristo perdoe o seu pecado e faça de você um odre novo, capaz de suportar o peso da glória de Deus em seu coração!


Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Romanos 10:11-13

O Novo Testamento dá testemunho de muitos odres novos que se deliciaram com o vinho novo do evangelho da graça. Esse time de improváveis despertam nosso coração para, de igual modo, buscarmos em Cristo a satisfação que necessitamos para vivermos a plenitude da benção de Deus pra nossas vidas. Veja alguns exemplos:



O centurião, Lc 7.1-10

O centurião que pediu para Jesus curar seu servo, embora fosse um homem nobre e cheio de autoridade, reconheceu-se indigno de receber Cristo em sua casa, mas pediu que Jesus enviasse apenas uma palava e a cura aconteceria (Lc 7.1-10). Ao esvaziar-se diante da majestade do Salvador, o centurião demonstrou que já era um odre novo pronto para receber o vinho novo da graça de Cristo.



A mulher cananéia, Mt 15.22-28

A mulher cananéia estava com a filha endemoninhada e buscou a Cristo para ajudá-la. Embora não fosse israelita, ela ousou pedir a ajuda do Salvador de Israel. Ele sentia-se tão indigna a ponto de aceitar de Cristo até mesmo as migalhas que caíam das mesas dos filhos. Atraída pela santidade de Jesus e com um coração pulsando de amor e humildade, foi saciada com o vinho novo do evangelho e recebeu muito mais do que a libertação de sua filha: o próprio Cristo vivendo em seu coração!



A mulher pecadora, Lc 7.36-50

O relato da pecadora que ungiu os pés de Jesus é talvez a maior demonstração bíblica do que acontece quando um odre novo recebe o vinho novo do evangelho. Jesus foi convidado para fazer uma refeição na casa de um fariseu. Rodeado de odres velhos embriagados pela velha religião, ele foi surpreendido por uma mulher pecadora que, chorando, prostrou-se aos seus pés para adorá-lo e servi-lo. A alegria daquela mulher mudou a atmosfera daquela reunião. No lugar da apatia dos religiosos, a alegria de uma mulher que experimentou o perdão e a salvação. Ao invés de caras amarradas, lágrimas. No lugar da frivolidade, verdadeira devoção e adoração. O olhar condenatório de todos se voltou para ela, lembrando-a que era uma mulher pecadora, mas o olhar misericordioso de Jesus a justificou, lembrando que sua extravagância era resultado do vinho novo do evangelho que pulsava em seu coração. Odres novos são extravagantes porque sabem que seus pecados seriam suficientes para levá-los ao inferno, mas que a graça lhes trouxe salvação!


Aos odres velhos, Jesus mostrou a incapacidade e a ineficácia da religião, aos odres novos, ele diz: "a tua fé te salvou, vai-te em paz". Aleluia!



conclusão


Quero terminar essa reflexão apontando duas aplicações necessárias ao coração de nossa comunidade cristã. A primeira é a seguinte: o que todos os "odres novos" da Bíblia tinham em comum? Um profundo senso do próprio pecado, da miséria de seu coração e o seu desespero por serem saciados e transformados pelo Deus de amor. A primeira bem-aventurança evoca esse sentimento com muita propriedade, pois o Reino de Deus pertence aqueles que reconhecem em verdade que nada são e que não merecem recebê-lo:


Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus; Mateus 5:3

Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Tiago 4:6

A segunda aplicação diz respeito a nós, que estamos na casa de Deus mas ainda podemos ser identificados como odres velhos: cheios de si mesmos, cheios de ressalvas, cheios de filtros, contaminados pelas ideologias deste mundo, valorizando mais os "ismos" deste terra do que o vinho novo da graça de Deus.


Precisamos chorar por nossos pecados e clamarmos a Deus que faça de nós odres novos em sua presença, para acolhemos com alegria o evangelho que nos salvou e assim, distribuimos o vinho novo ao mundo, como cartas vivas a um velho mundo que odeia a Deus, ama o pecado e carece desesperadamente de salvação.


Jamais receberemos o "novo" de Deus se insistirmos em sermos as mesmas pessoas cheias de pecado de sempre! O Deus que promete fazer novas todas as coisas chama homens e mulheres a se arrependerem de suas vidas vazias para crerem no evangelho da graça, que salva o mais vil pecador!


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

8.987 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page