top of page
Buscar

O Vale de Ossos Secos



Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Ezequiel 37:1-3


Introdução


Após algumas semanas refletindo em temas cotidianos e como podemos encontrar encorajamento na fé para superá-los, hoje é um dia especial para todos nós da Igreja Pentecostal Reformada, pois estaremos cercando a mesa do Rei para celebrar a comunhão do seu corpo e do seu sangue. E enquanto buscava em Deus uma palavra para trazer ao coração de vocês, esse texto veio como um sopro ao meu coração. Em 23 anos de caminhada com Jesus, já tive a oportunidade de ministrar sobre ele algumas vezes, mas desta vez, pude refletir em suas verdades sobre uma outra perspectiva. É sobre isso que falaremos hoje, para a glória de Deus



o contexto de ezequiel


Ezequiel profetizou entre os anos 593 e 570 a.C, durante o período do exílio babilônico. Tanto os israelitas que haviam permanecido em Jerusalém quanto os exilados tinham a impressão de que o período de provação seria curto, conquanto a mensagem do profeta demonstrava um cenário assolador: a própria cidade de Jerusalém haveria de ser destruída. O livro do profeta divide-se em três seções: a primeira, que trata do julgamento de Jerusalém (1-24), o segundo, o julgamento das nações estrangeiras (25-32) e por fim, as promessas de restauração (33-48). No nome Ezequiel, que significa "Deus Fortalece", a esperança de que Israel seria fortalecido a suportar seus dias de tormento, até a sua futura restauração!



o vale de ossos secos


Toda a profecia de Ezequiel acontece em um contexto glorioso de visões e revelações sem precedentes em todo o Antigo Testamento. E no capítulo 37, lemos uma das mais famosas visões do livro, a do vale de ossos secos. Levado pela mão do Senhor, pelo Espírito, a um vale cheio de ossos, Ezequiel foi questionado por Deus se os mesmos poderiam reviver (Ez 37.1,2).


O profeta, piedoso, afirma no texto que somente Deus pode responder essa pergunta (Ez 37.3). Conquanto reconheça a soberania e onipotência divina, os piedosos não se atrevem a dizer o que Deus fará ou deixará de fazer, afinal, os caminhos de Deus são, muitas vezes, misteriosos aos nossos olhos. Mas o próprio Senhor dá a ordem para que o profeta libere sua palavra e, nesta proclamação ordenada por Deus, os ossos se moveram, uniram-se e se recomporam, mas ainda faltava neles o fôlego de vida (Ez 37.8). Ao receber a ordem de profetizar segunda vez, o profeta libera a palavra do Senhor e então o espírito entrou naqueles corpos e eles reviveram, se puseram de pé, tal qual um exército numeroso (Ez 37.10).


O objetivo do Senhor com essa visão era levar uma mensagem de esperança àqueles israelitas desesperançosos: ainda que o castigo divino tenha reduzido a nação a uma condição similar a daquele vale, o próprio Deus restauraria seu povo e lhe daria novamente sua identidade nacional. Essa obra seria um testemunho às nações da grandeza de Deus e essa profecia cumpriu-se cabalmente em Ed 1,2, quando pelo decreto do rei Ciro, os israelitas são autorizados a regressarem à sua própria terra. Ao longo da história, os israelitas foram dispersos uma segunda vez, mas a sua identidade nacional foi novamente restaurada no ano de 1948. Deus cumpre cabalmente Sua Palavra.



uma verdade aplicada que emana do texto


O capítulo 37 de Ezequiel é uma sequência natural do anterior, onde o profeta mostra a obra de Deus na efusão do Espírito, que transformaria corações petrificados em corações cheios de vida (Ez 36.26), que seriam capazes de servir a Deus e obedecê-lo (vv.28), na terra que Deus havia lhes dado:


Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis. Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus. Ezequiel 36:25-28

O plano eterno de Deus visa purificar o coração dos homens de suas iniquidades, dando-lhes um novo coração e a unção do Espírito, para que estes atendam o chamado da graça, para andarem diante do Senhor com justiça e retidão. E neste plano, Deus sempre encontra o homem morto em delitos e pecados (Ef 2.1), incapacitado de buscar a Deus pelos seus próprios esforços (Rm 3.10). Neste estado de alienação, o homem carece que o Santo Deus lhe sopre uma nova vida espiritual, e essa dádiva é creditada ao homem quando ele, iluminado pelo Espírito, crê em Jesus Cristo como seu Salvador.


Assim como Israel, Deus deseja restaurar homens e mulheres de toda raça, tribo e nação, para formar para si, num só corpo, a Igreja que Ele comprou com o precioso sangue de Cristo. Não importa o estado de depravaçãoo do homem, Deus pode restaurá-lo! Esteja o homem seco ou sequíssimo, nada pode impedir o poder da palavra divina em vivificá-lo e restaurá-lo. Aleluia! Em Deus, a promessa de restauração é possível.



ezequiel e o ministério profético da igreja


Quando penso nesse quadro, sou levado a refletir sobre o ministério profético da igreja, à luz dos acontecimentos de Atos 1 e 2. Ezequiel desenvolveu seu chamado na virtude do Espírito, e esta mesma virtude foi disponibilizada para a Igreja do Senhor (At 1.8). O Senhor nos ordenou que fôssemos às nações, pregando o evangelho à toda a criatura, e prometeu que não faríamos isso sozinhos, mas que a promessa do Pai nos acompanharia. Eu e você fomos capacitados pelo Santo Espírito para sermos testemunhas eficazes e pregarmos com poder o evangelho da salvação.


E hoje, testemunhamos um mundo fragmentado, desfigurado, sem valores éticos e morais, onde influencers ditam normas e costumes a um povo embriagado pelo pecado e pela idolatria. Nesse vale social onde estamos inseridos, Deus tem nos dado a palavra da reconciliação (2 Co 5.18,19).


Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 2 Coríntios 5:18,19

Assim como Ezequiel, nós reconhecemos que somente Deus pode restaurar dessa sociedade homens e mulheres que Ele escolheu para a salvação. E assim como Ele, nós também recebemos a ordem de proclamar a palavra divina! E a nossa profecia é o evangelho da graça de Deus, tesouro da Igreja, poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê!


E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Marcos 16:15,16

Por isso, não devemos aceitar a mordaça do politicamente correto, temer a cultura de cancelamento ou nos amedrontarmos em denunciar a idolatria política que tomou conta dos cristãos brasileiros, independente do viés ideológico a qual se identificam! Precisamos apenas continuar pregando a palavra, liberando a verdade eterna do evangelho e esta palavra triunfará! Aleluia!


O Senhor está levantando pela palavra do evangelho uma geração que ocupará espaços sociais e ali, profetizará vida abundante em Cristo Jesus. Seremos conduzidos por Deus a lugares novos, a nichos sociais não contemplados e onde o Senhor nos plantar, teremos palavras de vida para liberar, anunciando a morte e ressurreição de Jesus como o único caminho revelado para a salvação humana!


Por isso, precisamos com humildade reconhecer quem nós somos neste mundo, à luz da visão que Ezequiel teve: somos ossos secos, sem vida, sem frutificação, sem comunhão com os irmãos, desconectados da fé e da missão divina, ou somos a geração eleita e sacerdócio real do Senhor, que de pé, proclama a palavra e a libertação em Cristo Jesus?



cristo, nosso ezequiel


A palavra que pregamos tem essa autoridade porque Deus enviou Seu Filho para dar vida a pilhas de ossos como nós. A poderosa mensagem do evangelho da graça é a de que Deus dá vida a mortos espirituais, tirando-os da sepultura!


A palavra de Deus, no evangelho, é mais forte que:

  • o pecado;

  • a morte;

  • o diabo;

  • a dureza do nosso coração!


assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. Isaías 55:11

E esta palavra foi liberada de modo completo na pessoa de Cristo! Ele é a perfeita e completa revelação do Senhor, a qual continua falando, salvando e transformando.


Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. Hebreus 1:1,2

Jesus, de certo modo, comparou seu poder vivificante com a experiência do vale de ossos secos. Tendo recebido a missão de dar vida espiritual a pecadores mortos em delitos e pecados, Ele afirmou no evangelho de João:


Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. João 5:25

Que voz poderosa é essa? Essa voz curou enfermos, expulsou demônios, acalmou tempestades, tirou Lázaro da sepultura, mas, principalmente, chamou e chama eficazmente pecadores ao arrependimento.


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27

E quando Cristo chama, ossos secos se tornam ovelhas. Sabe por que? Porque na cruz, Ele pagou com seu sangue o preço para a redenção daqueles que o Pai lhe deu. Que poder glorioso emana da cruz, a ponto de transformar a morte em vida. E, o mais glorioso em se observar no texto, é que da mesma forma que Ezequiel viu pela sua palavra mortos em pé, mas sem vida, Cristo não apenas nos tirou da escravidão de nossos pecados, mas também soprou o Espírito sobre nós:


E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. João 20:22

Assim como Ezequiel orou para que o Espírito soprasse vida sobre Israel, assim como Deus soprou o fôlego de vida em Adão, o segundo Adão, Cristo, soprou o Seu Espírito sobre nós, para nos encher de graça e nos capacitar a cumprimos cabalmente nossa vocação celestial.


Pelo ministério do Espírito, devemos sempre acreditar que ossos secos podem ressuscitar! Se nossa vida está sequísima, se nossa igreja está sequíssima, se nosso ministério está sequíssimo, clamemos pelo poderoso vento do Espírito. Que Ele sopre vida em nós!


E hoje, sentados à mesa do banquete, participamos do corpo e do sangue de Cristo, não como mortos espirituais, mas como uma nova humanidade, ressuscitada pelo poder de Deus e aguardando a manifestação de Nosso Senhor nos ares. Maranata, vem Senhor Jesus!


conclusão


O desejo do meu coração é que tenhamos no coração o desejo ardente de enxergar, pela fé, ossos secos se tornando filhos e filhas de Deus. Que mergulhemos na gloriosa efusão do Espírito para profetizarmos o evangelho de Cristo, levando homens e mulheres ao arrependimento e conversão. Que Ele nos ajude e abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR


930 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page