top of page
Buscar

O Santo Propósito da Predestinação - Sermão de 15/01/2023

Atualizado: 15 de jan. de 2023




Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29


Introdução


Todo começo de ano é repleto de novidades em nossa vida. Costumamos mudar hábitos, trocar de emprego e muitas vezes até realizamos algumas transformações mais radicais em nosso estilo de vida. O senso de 'novidade' de uma data nova no calendário nos instiga naturalmente a essa postura de mudança.


Mas mudar sempre traz consigo uma carga enorme de responsabilidades. Na maior parte das vezes nos focamos com muita atenção nos benefícios que as mudanças podem ocasionar e nos esquecemos de que cada mudança exigirá muito de nós. É por isso que muitas pessoas desistem de abraçar mudanças que trariam poderosos resultados em sua vida.


Essa é uma simples introdução para começar o assunto que desejo tratar com vocês por todo o ano de 2023: maturidade espiritual. Crescer em Cristo é uma enorme responsabilidade e nenhum de nós deve fugir dela.


Um pensamento corriqueiro que ocupa o imaginário dos cristãos é de que o propósito da vinda de Jesus ao mundo foi simplesmente fazer com que pecadores sejam salvos da condenação para poderem morar no céu.


Esse reducionismo faz com que muitos crentes vivam vidas sem alegria, sem engajamento, sem profundidade. Para eles, o evangelho é simplesmente o passe que dá acesso ao céu.


Mas o que Deus tem para o seu povo é muito mais do que o céu! Deus deseja nos dar a Ele próprio e, com Ele, a capacidade necessária para vivermos uma vida de profunda alegria, santidade e engajamento transformador, mortificando nossos pecados e vivendo em justiça e retidão.


Deus nos predestinou para nos tornarmos semelhantes à Cristo, Rm 8.29.


O meu objetivo nesse ano de 2023 é refletir com a nossa comunidade sobre as diversas implicações poderosas por trás dessa santa verdade!


Começaremos hoje falando sobre o santo propósito da predestinação. Espero que o Eterno fale aos nossos corações!






PREDESTINAÇÃO E ELEIÇÃO


Nós, cristãos reformados, cremos que a salvação é uma obra de Deus realizada em nosso favor e iniciada na eternidade pretérita.


Deus, que conhece o fim desde o começo, escolheu de nossa raça uma quantidade insondável de pessoas que receberão o dom da salvação, deixando todas as demais entregues ao seu próprio estado de perdição.


A eleição é a escolha de Deus a nossa respeito. A predestinação é o plano divino para concretizar essa escolha soberana.


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:3-5

Essa escolha soberana de Deus e o seu plano à nosso respeito não são doutrinas para ficarem esquecida em nossos seminários teológicos. Ela são o ponto de partida para vivermos uma vida cristã bela, alegre e frutífera.


Essas doutrinas nos recordam a natureza da nossa salvação em Cristo. Vejamos


  • A escolha de Deus a nossa respeito foi feita mediante livre graça. Todos merecemos ser alvo da ira de Deus pela obstinação de nosso coração. Mas Deus decidiu livremente mostrar seu favor para alguns e a sua justiça para outros. Deus é santo, bom, justo e misericordioso. Isso nos lembra do quão gracioso é o Senhor!


Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama), Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. Romanos 9:11-13


  • A escolha de Deus à nosso respeito, doutrina que chamamos de eleição, desafia nosso coração obstinado a admitir a soberania de Deus sobre todas as coisas. Deus não é injusto quando reprova um ser humano, uma vez que todos merecem a sua reprovação. Mas Ele se mostra gracioso e surpreendente ao determinar a salvação daqueles que Ele escolheu para esse fim. Isso nos lembra que servimos a um Deus soberano!


Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia. Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:14-16

  • O plano de Deus à nosso respeito para dar cabo de nossa salvação tem o objetivo de não apenas nos resgatar da morte espiritual, mas em formar em nós o próprio caráter de Cristo. Fomos predestinados para sermos vasos para honra, conforme a imagem de Cristo.


Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? Romanos 9:20,21



PREDESTINADOS PARA SERMOS CONFORME A IMAGEM DO FILHO


Existem algumas passagens bíblicas no Novo Testamento que tratam diretamente da doutrina da predestinação: são elas Ef 1.5,11 e Rm 8.29,30. Individualmente, elas descrevem o que Deus está fazendo na vida dos seus eleitos.


Começaremos nossa aplicação avaliando as passagens de Romanos 8, as quais transcrevo abaxo:


Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Romanos 8:29,30

Paulo afirma que no maravilhoso plano de Deus, os cristãos foram predestinados para serem conforme a Imagem de Cristo.


A comunidade cristã, que é a nova criação de Deus, é composta por homens e mulheres que foram salvos da morte espiritual e introduzidos no Reino de Deus para uma nova vida em Sua presença, para se tornarem semelhantes a Cristo.


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

Embora imperfeitos, os cristãos continuarão em constante crescimento espiritual, até a vinda de Cristo. Perceba que a certeza de nossa santificação espiritual repousa no fato de que o mesmo Deus que nos predestinou e nos chamou é o que promete nos tornar semelhantes à Cristo Jesus.


Se o chamado eficaz não falhou, tampouco falhará a nossa santificação.


Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:6

A beleza desse texto repousa no fato de que esse plano, que é a "boa obra", se concretizará na vida dos eleitos.


Essa nova criação, que somos nós, foi predestinada para se tornar como Cristo, que é a Imagem de Deus.


O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:15

O homem foi criado à imagem de Deus, mas essa imagem foi profundamente danificada com a ocasião da queda. Agora, redimidos pela graça divina, a perfeição moral de Deus pode ser refletida em nós, em nosso crescimento espiritual, conforme vamos nos tornando semelhantes à Cristo Jesus, imitando suas obras e a perfeição do seu caráter!


Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 1 Tessalonicenses 1:6

Sendo assim, todos os predestinados à salvação desenvolverão a sua salvação com temor e tremor, Fp 2.12, para se tornarem cada dia mais parecidos com Cristo.


Essa é uma obra que ocorre tanto pela ação invisível do Espírito em nosso homem interior quanto em nosso esforço diário em mortificarmos o pecado a fim de vivermos uma vida justa diante daquele que nos salvou da condenação.


Então, um dos sinais de que já fomos salvos é a nossa indisposição para o erro e o nosso desejo sincero de crescermos em nossa comunhão com Cristo pela santificação.


Uma vida marcada pela desordem, pela irreverência, pelo desejo incontrolável pelo pecado, pelo desleixo com o nome de Deus e a Sua glória certamente ainda não experimentou a salvação em Cristo.


Nós fomos predestinados para sermos conforme a Imagem do Filho.




PREDESTINADOS PARA A ADOÇÃO DE FILHOS


Enquanto as passagens de Romanos sobre a predestinação tratam do objetivo do plano de Deus quanto à nossa santificação, as de Efésios concentram-se em nossa filiação.


Em Romanos, a predestinação aponta para o que nos tornaremos, SANTOS NO SENHOR.

Em Efésios, a predestinação aponta para quem nos tornaremos, FILHOS AMADOS DE DEUS.


assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, Efésios 1:4,5

Pelo que vemos no texto bíblico, Deus nos escolheu para sermos santos e irrepreensíveis em Sua presença, uma condição extraordinária partindo da premissa de que somos, pela queda, mortos espirituais e pecadores obstinados. Como Deus pode fazer isso?


Pelo poder da cruz de Cristo, o seu sacrifício perfeito em prol de pecadores.


A promessa do evangelho é a de que todo aquele que crê no Filho é justificado dos seus pecados! Quando o Espírito Santo nos convence de que somos pecadores e abre nosso entendimento para crermos em Jesus, a justiça de Cristo (a sua vida perfeita e sem pecados) é creditada em nossa conta!


Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5:1

Pecadores justificados são adotados pelo Pai Celestial! O plano de Deus é reunir uma família espiritual de filhos e filhas perdoados por Ele, que tem em Cristo o "irmão mais velho", o primogênito de toda a criação.


Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 1 João 3:1

Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29

Essa obra maravilhosa é real em nossas vidas. Cada pecador que é transformado em um filho de Deus perdoado tem a consciência interior de sua filiação. Ele sabe que é um filho de Deus e sente-se responsável em viver à luz desse privilégio indizível.


O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

É a consciência de nossa filiação que molda de forma positiva a forma como vivemos nesse mundo, enquanto aguardamos a manifestação do Filho de Deus.


Assim como um filho terreno procura imitar o seu pai, nós, que fomos adotados na família divina, procuramos ser parecidos com nosso Pai Celestial em amor, para dessa maneira glorificarmos o Seu nome!


Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; Efésios 5:1

Portanto, sede vós perfeitos, como perfeito é o vosso Pai celeste. Mateus 5:48

A nossa filiação com Deus nos torna herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. Todas as promessas bíblicas com respeito a salvação passam a ser nossas.


Isso abrilhanta o caminho para o nosso futuro, pois passamos a enxergar a estrada da vida com perfeita confiança, porque reconhecemos que Cristo já passou por ela, triunfou e agora intercede por nós na presença do Pai Celestial.


Pela obra de Cristo, cada cristão eleito vencerá a morte, ressuscitará e/ou receberá um corpo glorificado na ocasião da vinda do Senhor!


Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade. Efésios 1:11

Se somos seus filhos, então somos seus herdeiros e, portanto, co-herdeiros com Cristo. Se de fato participamos de seu sofrimento, participaremos também de sua glória. Romanos 8:17

Conforme crescemos em nossa identidade como filhos de Deus, nos preparamos de modo bíblico para a manifestação de Jesus Cristo em glória, na consumação de todas as coisas, quando nos tornaremos semelhantes a Ele.


Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 1 João 3:2

Nós fomos predestinados para sermos adotados como filhos! Aleluia!



CONCLUSÃO


A consciência do santo propósito da predestinação deve moldar a forma como vivemos nesse mundo.


À luz do que expomos anteriormente, quero reforçar com vocês três verdades que devem incendiar seu coração de paixão pelo Senhor Jesus Cristo à luz da predestinação!


  • A predestinação nos ensina que a nossa salvação é tão certa e segura quanto o Deus que nos salvou! Se nada fizemos para obtê-la, nada conseguiremos fazer para perdê-la!

E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38,39

  • A predestinação demonstra que assim como a nossa salvação não foi um acidente, mas parte do plano de Deus, cada detalhe da minha vida, bom ou ruim, também faz parte desse mesmo plano.


E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. Romanos 8:28

  • A predestinação deve nos tornar humildes, amorosos e esperançosos. Não sei e jamais saberei porque Deus me escolheu, além daquilo que a Escritura nos afirmou, que essa escolha aconteceu conforme o "bom propósito de sua vontade" (Ef 1.5). Isso significa que Deus me ofereceu misericórdia ao invés de sua santa ira. Essa verdade deve moldar aquilo que sou a fim de que a obra de Cristo na cruz por mim não me torne um religioso arrogante, mas um humilde servo que recebeu TUDO sem merecer NADA, e que por isso é capaz de servir a TODOS, sem distinção alguma. Isso é o procedimento de um autêntico filho de Deus.


Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. 1 Pedro 4:10

Se você ainda não conhece o imenso amor de Deus, talvez esteja se perguntando onde você se encaixa em tudo o que acabei de ministrar. Ora, você se encaixa na verdade bíblica de que Deus elegeu uma multidão de pecadores para para a salvação e que cada um deles irá, em vida, arrepender-se dos seus pecados e crer em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.


O nosso arrependimento e fé pessoal em Jesus não é a causa da salvação, mas o resultado da obra de Cristo consumada em nosso favor.


A nossa salvação é resultado da escolha soberana de Deus, que determinou enviar Jesus Cristo para morrer por nossos pecados e ressuscitar para nossa justificação.


Se essas verdades ecoam dentro de você, o chamado da graça está te atraindo para render-se à Nosso Senhor Jesus! Não importa quão grande pecador você seja, Ele é um Grande Salvador e tem poder para lhe salvar!


E não se trata de "eu serei capaz de ser um salvo em Cristo?", mas sim de "o Deus que predestinou pecadores para se tornarem filhos é capaz de fazer da minha fé imperfeita o ponto de partida para um relacionamento salvífico com Ele".


Arrependa-se dos seus pecados e creia no evangelho!


Há um santo propósito de Deus à nosso respeito!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

105 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page