6 Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho 7 que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. 8 Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! 9 Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! — Gálatas 1:6-9
Introdução
O remédios é fundamental na vida das pessoas, quando pensamos em causa e efeito no contexto de buscar remédios ou soluções para a doenca sem conhecer as causas, o impacto pode ser profundo e, muitas vezes, negativo.
Quando as pessoas buscam remédios para tratar sintomas sem compreender a causa subjacente, o efeito pode ser paliativo ou, em muitos casos, prejudicial.
Se um remédio é usado, sem entender a verdadeira causa do problema, ele pode mascarar os sintomas temporariamente, mas a doença ou condição pode continuar progredindo. Por exemplo, tomar analgésicos para dores frequentes de cabeça pode aliviar a dor, mas não trata a causa, pode ser estresse, desidratação ou até mesmo um problema mais sério.
Assim é o evangelho falso, muitos encontra a oportunidade da sua vida ouvindo e aplicando que irão prosperar, que serão ricos e se enganam pensando que são Cabeça e não cauda; causa e efeito do evangelho.
o que é "outro evangelho"
O termo "outro evangelho" é usado na Bíblia para descrever um evangelho falso, uma mensagem distorcida ou adulterada da verdadeira mensagem de Jesus Cristo. A Bíblia adverte fortemente contra qualquer outro evangelho que não seja o que foi inicialmente pregado pelos apóstolos.
A expressão aparece principalmente na carta de Paulo aos Gálatas, onde ele confronta os crentes por estarem se desviando da mensagem pura do evangelho de Cristo.
Nos dias atuais estão buscando a semelhança com o mundo, pregando o evangelho da prosperidade, do pensamento positivo, da confissão positiva, mensagens politicamente corretas, liturgia com elementos do judaísmo e outras aberrações, NAO falam a palavra PECADO.
Paulo enfatiza em GALATAS, lemos na introdução, que qualquer alteração nas boas-novas (o evangelho) é uma distorção da verdade e deve ser rejeitada, mesmo que venha de figuras de autoridade ou de seres celestiais.
Observa que Paulo está prevendo um tempo em que as pessoas preferirão ouvir o que lhes agrada, em vez da verdade do evangelho. Isso reflete a busca por "outro evangelho", moldado pelos desejos humanos, em vez da verdade divina.
2 Timóteo 4:3-4 (NVT)
"Porque virá o tempo em que as pessoas não darão ouvidos ao ensino verdadeiro, mas seguirão seus próprios desejos e buscarão mestres que lhes digam apenas aquilo que agrada a seus ouvidos. Rejeitarão a verdade e correrão atrás de mitos."
Paulo alerta os coríntios que aceitar uma versão distorcida de Jesus ou do evangelho é perigoso e pode afastá-los da verdadeira devoção a Cristo.
2 Coríntios 11:3-4 (NVT)
"Mas temo que, assim como Eva foi enganada pela astúcia da serpente, a mente de vocês seja corrompida e se afaste de sua sincera e pura devoção a Cristo. Vocês parecem tolerar de boa vontade quando alguém lhes anuncia um Jesus diferente daquele que anunciamos, ou um espírito diferente do que receberam, ou boas-novas diferentes das que aceitaram."
Esse versículo adverte contra aqueles que ensinam algo contrário ao verdadeiro evangelho e enganam as pessoas com palavras agradáveis, mas que têm intenções egoístas.
Romanos 16:17-18 (NVT)
"E agora, irmãos, peço a vocês que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e perturbam a fé, ensinando algo contrário ao que vocês foram ensinados. Fiquem longe deles! Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios interesses. Com palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos."
O alerta contra "outro evangelho" permanece claro e enfático. Paulo deixa claro que qualquer distorção do verdadeiro evangelho é uma afronta à mensagem de Cristo e deve ser rejeitada, pois só há um Santo Evangelho, que é a mensagem de salvação através de Jesus Cristo, sem acréscimos ou distorções.
Satanás cega a mente dos incrédulos por ocultar-lhes a luz do evangelho de Cristo e por substituí-lo pelo seu próprio evangelho.
"Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." - Martinho Lutero
o que é "evangelho santo"
A primeira coisa que nós temos que entender, é que o evangelho é uma boa notícia, o evangelho não é um bom conselho o que eu quero dizer com isso, o evangelho é uma boa notícia a respeito daquilo que foi feito por nós e não um bom conselho sobre como nós devemos fazer alguma coisa para agradar a Deus.
Preste bem atenção nisso, guarde no seu coração, o Evangelho é uma boa notícia, não um bom conselho; - é algo que foi feito e não algo que nós devemos fazer, o Evangelho na sua essência, é o anúncio de uma boa nova, de uma boa notícia, e essa boa notícia é a respeito de como Deus nos salvou.
E há uma grande dificuldade em desfrutarmos da mensagem completa do Evangelho. Sabe porquê? Porque nós encaramos o Evangelho como um bom conselho. Nós, que muitas vezes somos os que cremos e os que também ainda não creram encaram o evangelho como um bom conselho.
E eu me lembro de um casal que se afastou da comunhão da igreja e precisava de conselhos e o homem disse assim para mim, Daniel com toda a sinceridade do meu coração eu queria viver tudo isso que você diz que eu tenho que ser, mas eu não consigo e foi embora e nunca mais voltou na igreja, o que ele queria era CONSELHO e não EVANGELHO;
Ele tinha problema na alma, tinha problemas de rejeição, tinha problemas com bebida alcoólica.
Nem tudo que a Bíblia ensina é o Evangelho, mas toda a doutrina bíblica é uma parte do Evangelho. Mas sabe o que é o Evangelho? É uma boa notícia a respeito daquilo que Deus já fez por nós em Cristo Jesus e não um bom conselho sobre como podemos salvar-nos a nós mesmos, nos precisamos experimentar a totalidade dessa mensagem, a respeito de como fomos salvos e do que nós fomos salvos da ira de Deus.
"Também comentam como vocês esperam do céu a vinda de Jesus, o Filho de Deus, a quem ele ressuscitou dos mortos e que nos livrará da ira que está para vir." - 1 Tessalonicenses 1:10 nvt
O Evangelho é uma boa notícia a respeito da nossa salvação, não a respeito da nossa condenação. Jesus nos livra da ira vindoura essa é uma boa notícia, isso é o Evangelho a boa notícia de que em Cristo, nós somos salvos da ira de Deus que há de vir sobre nos.
Vivemos em uma época em que as pessoas estão vivendo adestradas pelos CONSELHOS e não permiti que os mude de dentro para fora, pois essa é a natureza deles ainda. Então o Evangelho não é uma forma de adestrarmos as pessoas e sim o Evangelho é uma boa notícia a respeito de que em Jesus, nós podemos viver uma nova vida pelo Espírito e não pela nossa força. E quando entendemos isso podemos desfrutar uma das verdades que eu mais amo no Evangelho. Qual ?
A salvação é um presente e não uma recompensa !!!
Esse é o escândalo da graça que Paulo fala a salvação é um presente. É uma dádiva. É um dom, não uma recompensa. Coloque a mão no seu coração e diga assim a minha salvação é um presente e não uma recompensa pare de tentar merecê-la.
3 verdades sobre o Evangelho
Agora precisamos compreender essas verdades sobre o Evangelho, então eu quero mostrar três verdades que são o resultado do pecado, e como elas foram solucionadas, é uma exposição bem prática do Evangelho.
7 Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem.8 Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores.9 Então o Senhor Deus chamou o homem e perguntou: "Onde você está?".10 Ele respondeu: "Ouvi que estavas andando pelo jardim e me escondi. Tive medo, pois eu estava nu".11 "Quem lhe disse que você estava nu?", perguntou Deus. "Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse?"12 O homem respondeu: "Foi a mulher que me deste! Ela me ofereceu do fruto, e eu comi". - Genesis 3:7-12
A primeira consequência - Vergonha
A separação de Deus é a consumação da sua ira, Cristo nos livra da ira de Deus.
o que é a ira de Deus? É ser separado eternamente da sua gloriosa presença, mas Jesus nos substituiu quando foi separado do Pai na cruz. Estava sobre Ele os pecados da humanidade. A primeira coisa que o pecado causou quando seus olhos se abriram,
eles passaram a ver as coisas ao seu redor, uma cosmovisão em si mesmos, não mais com a ótica de Deus sabe qual é a primeira consequência?
É ver a si mesmo e o mundo ao seu redor a partir de você mesmo.
Sabe qual é a primeira coisa que você sente? O que Adão e Eva sentiram vergonha. Sabe o que a queda proporcionou? A separação da psique do homem de si mesmo, o que aconteceu. Quando eles comeram do fruto proibido, é como se a alma deles projetasse para fora e os olhasse e dissesse, Você é assim? Deus disse, por que você estava nu? Mas quem disse que você estava nu? É que agora eu não estou mais vendo como Deus me vê e o Evangelho é o resgate dessa cosmovisão do olhar de Deus;
A primeira separação que o pecado causou é a separação psicológica de si mesmo ela resulta em vergonha. Sabemos que nós lidamos com a vergonha de nós mesmos todos os dias não que a gente precisa ser um bando de descabelado e feioso, você se arruma porque gosta ou porque tem vergonha de si mesmo? muitas vezes a gente tem vergonha, porquê? porque nós não estamos nos vendo como o Pai nos vê.
Aos olhos do Pai Você é uma obra-prima ! (cantou Ana Paula Valadão)
O Evangelho resgata a minha cosmovisão, eu não me vejo, eu não me leio mais, eu não me interpreto, e escute eu não interpreto o meu próximo eu vejo com os olhos de Deus e o que a escritura diz? que nós somos a sua imagem e a sua semelhança.
Quando somos separado psicologicamente de si mesmo temos problemas, pois isso que é tão difícil lidar com a alma.
E agora ela interpreta as coisas a nossa alma vive nos dizendo, olha que coisa feia as pessoas não vão te aceitar se você for assim, não reposta essa foto aí não ficou boa, vai ficar ruim pra você, a gente está sempre preocupado com a nossa autoimagem.
Bendito seja o Senhor o Evangelho é uma boa notícia a respeito de que Deus vê a imagem dele em você e em mim.
A segunda consequência - Separação social
Fomos separado socialmente do próximo. versículo 11 e 12 Deus disse, você comeu. - ele disse, A mulher que você me deu a culpa é dela! Porque a vergonha me faz transferir a responsabilidade, arrependimento é quando eu assumo a responsabilidade, isso é graça, Deus faz assim Cristo morreu de braços ABERTOS, Isso é o Evangelho Santo. Quando somos separado socialmente, começamos a interpretar o próximo com os seus olhos e Adão olhou para a mulher, ela olhou para Adão e falou você também é estranho, e a gente fica tentando interpretar os nossos familiares, os nossos amigos do nosso jeito.
Queridos fazemos isso com a igreja, olhamos a comunidade de pessoas que o Senhor salvou, e vemos com a ótica de Deus, eu não tenho motivos para Deus me escolher, sendo falho, miserável e pecador, mas se estamos aqui e porque Deus nos escolheu desde dos tempos eternos.
A culpa nunca é nossa sempre será do outro.
A terceira consequência - Separação fisicamente da criação
Terceira coisa, ele foi separado fisicamente da criação, o versículo 17 e 18 diz que a terra produziu espinhos e abrolhos, o homem era um lavrador da terra, agora a natureza entrou em conflito, o Evangelho de Cristo, ira restaurar todas as coisas, Jesus demonstrou a essência do nosso ministério, do nosso chamamento. Paulo disse que nós recebemos o ministério da reconciliação, nós somos chamados a conciliar e não conflitar todas as coisas. QUANTAS PESSOAS VOCE JA RECONCILIOU ?
18 E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele.19 Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. - 2 Coríntios 5:18-19
O ministério da reconciliação é a boa notícia do Evangelho, entre você, a ira de Deus tem Jesus o Cordeiro Perfeito. Eu vou te dar uma ótima noticia se esconde em Jesus.
Paulo disse, a nossa vida está escondida em Cristo com Deus Ele está dizendo, se esconde em Jesus Porque Jesus se tornou alvo da ira de Deus.
Para que você e eu fossemos salvo da ira de Deus, Ele é o alvo, você é salvo, Ele é o alvo nos somos salvos. Todos os problemas são sintomas, a causa disso é a nossa separação de Deus.
E você vê que Jesus conciliava a criação, Ele acalmava vento, tempestade, Ele curava o corpo físico das pessoas, porque Ele tinha o ministério da reconciliação, e nós recebemos o ministério da reconciliação, escute, o nosso chamado sacerdotal, é para conciliarmos as pessoas com Deus em Cristo. Por isso que Paulo diz que o plano de Deus em Efésios 1:10, é fazer convergir em Cristo todas as coisas no céu e na terra. Então Jesus reconcilia todas as coisas. Inclusive você.
"E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra." - Efésios 1:10
Não precisamos mais sentir vergonha, medo e nem culpa, Cristo é a nossa salvação.
CONCLUSÃO
A boa noticia que recebemos do Santo Evangelho é Jesus resolveu a CAUSA, nos reconciliando com Deus, pois éramos órfão, Ele nos adotou, Deus te escolheu, Ele te elegeu, isso resolve a vergonha o medo, sabe o que Deus está dizendo? Pode sair de trás do arbusto, Eu escolhi você.
"3 Bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais dos lugares celestiais. Como também nos elegeu nele, antes da fundação do mundo, para que fôssemos salvos e repreensíveis diante dele em amor." - Efésios 1:3
A primeira boa notícia, a primeira bênção espiritual do Evangelho.
4 Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. 5 Ele nos predestinou para si, para nos adotar como f
Ele escolheu cada um de vocês que estão aqui ouvindo o Evangelho nos não preciso mais sentir vergonha, medo e culpa, posso sair de trás da árvore e ir até a direção do Senhor.
Porque um órfão é arisco e agressivo, porque ele tem medo. O homem que não está em Jesus, ele é órfão, mas em Jesus você pode ser adotado hoje, o homem nasce órfão, desde que Deus expulsou Adão do Éden, todo ser humano nasce na terra, debaixo do espírito de orfandade, ele precisa voltar para os braços do pai; a adoção desfaz o medo, a eleição desfaz a vergonha.
7 Nele temos a redenção por meio do seu sangue, o perdão das transgressões, de acordo com as riquezas da sua graça." - Efesios1:7
A redenção te liberta da culpa, porque Jesus te salvou, você não é mais culpado agora ouça-me. A salvação é um presente não uma recompensa. Ser dominado pelo medo e carregar a culpa é muito pesado, mas o Pai te escolheu, te adotou e te redimiu.
Você está feliz com essa boa notícia? Tem coisa melhor do que ser livre da culpa que te persegue todo dia?
A redenção me livra do fardo, e Jesus disse que o fardo é leve e seu jugo é suave (Mt 11:30), e muitas vezes a gente creu no Evangelho mas a gente não avança no desenvolvimento da nossa salvação, e se ainda fica preso na culpa, e a culpa te impede de ir em lugares mais profundos no coração de Deus, Mas hoje eu quero te dar uma boa notícia, Jesus já resolveu isso na cruz do Calvário.
Nós somos chamados a desfrutar da vida eterna.
"26 Eu os fiz conhecer o teu nome e continuarei a fazê‑lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja." - João 17:26
Pessoas vão ser salvas aqui hoje.
Precisamos começar a desfrutar da salvação, Jesus disse; Eu vim para que vocês tenham vida e a tenham com abundante. É uma vida que desfruta da eleição, adoção e redenção.
O que é vida eterna?
"Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. " - João 17:3
Vida eterna é conhecer a Deus e a Jesus Cristo, João diz na sua epístola. "Quem está em Cristo passou da morte para a vida." Crer no Evangelho é uma mudança de condição, e Não apenas de hábitos ou você está em Cristo ou não está. Tem a vida eterna ou não tem Mas a boa notícia hoje. É que Jesus te escolheu.
Eu li uma citação do príncipe dos pregadores.
Charles Haldon Spurgeon.
"Eu acredito na doutrina da eleição, porque tenho certeza de que, se Deus não me escolheu, nunca teria escolhido ele; E tenho certeza que ele me escolheu antes de eu nascer, ou então ele nunca teria me escolhido depois; E ele deve ter me eleito por razões desconhecidas para mim, porque nunca consegui encontrar qualquer motivo em mim porque ele deveria ter olhado para mim com amor especial." - Charles Spurgeon.
DEUS TE ABENÇOE.
Pastor Daniel Andrade
Pastor Adjunto da IPR
Comments