top of page
Buscar

O que é o Culto Cristão? - Sermão de 24/10/2021

Atualizado: 20 de mai. de 2022




No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. João 4.23

Introdução

Quando nos propomos a revisar biblicamente as nossas práticas cristãs e o nosso próprio modelo de discipulado, temos o dever de sermos honestos e verificarmos se, de fato, cada elemento de nossa confissão é respaldado biblicamente. A nossa mente deve estar cativa à Palavra de Deus e tudo o que fazemos ao Senhor deve ser em resposta a revelação suficiente que Ele nos deixou, a qual se encontra na Bíblia Sagrada.


Anteriormente, tivemos a oportunidade de revisar a forma como entoamos nossos louvores a Deus no culto público e a partir de hoje, quero dedicar-me a refletir com cada um de vocês a respeito da forma como nos reunimos em adoração para buscarmos ao Senhor. Obviamente, poderíamos construir essa reflexão pensando no culto pessoal ou devocional, no culto doméstico e no culto público, mas nesta série, em especial, quero dedicar-me ao modo como nos reunimos, como igreja, em adoração ao Senhor Jesus Cristo. Tenho a consciência de que esse assunto poderá não se esgotar nas quatro mensagens previstas, mas certamente elas serão um poderoso norte para que em nossos cultos, Deus seja verdadeiramente glorificado. Da mesma forma, essa série tem a finalidade de ensinar os membros de nossos aliança a respeito do modo pelo qual administramos e conduzimos nossas reuniões e explicar o porque de algumas decisões que tomamos em nossas liturgias para garantirmos que elas reflitam aquilo que Deus ensina em Sua Palavra.


Obedeçam cuidadosamente aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e aos preceitos e decretos que ele lhes ordenou. Deuteronômio 6:17


o que é o culto cristão?


A palavra “culto” deriva do Latim, cultu, e significa adoração ou homenagem a Deus. Classicamente, os reformados ortodoxos definiram “religião” como “a maneira correta de honrar a Deus”. O culto é a forma solene pela qual Deus nos convoca a prestarmos a Ele a nossa reverência, adoração e obediência. É a resposta natural daqueles que foram chamados no Pacto da Graça à revelaçãoque Deus faz acerca de si mesmo, para o adorarmos e o servirmos de todo o nosso coração.

Os principais termos que descrevem o ato/atitude de “culto” são o Hebraico, החָשָׁ (shachah) e o Grego, προσκυνέω (proskuneo). Essas expressões trazem consigo a ideia de prostração, homenagear, ajoelhar-se em reverência. Todos esses conceitos refletem a atitude que Deus espera de nós quando nos reunimos para adorá-lo. O culto não é uma opção a um cristão, é um mandamento que deve ser obedecido de todo o coração.

Jesus lhe disse: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’". Mateus 4:10

A Escritura afirma que Deus deseja ser adorado "em espírito e em verdade". Isso significa que a adoração é prestada por pessoas espirituais, aqueles que nasceram de novo mediante a fé em Jesus e que em resposta a graça que receberam, desejam honrar ao Seu Senhor e Salvador. Alem disso, a adoração deve ser feita "em verdade", que significa que devemos adorar ao Senhor da forma como Ele revelou na Sagrada Escritura. Toda forma de adoração que não seja biblicamente revelada pode ser bonita e sincera, mas não cumprirá o santo propósito de agradar a Deus.

A quem devemos cultuar?

O culto bíblico é dirigido ao Senhor e somente a Ele. Devemos entrar no local de reunião da assembleia de crentes cheios de temor e amor no coração, adorando ao único Deus em sua Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Todo o culto deve ser direcionado a Ele, sem ressalvas, porque Ele é o motivo e a razão de nossos encontros. A Bíblia convoca o povo da aliança a externar com alegria toda a sua gratidão por aquilo que Deus É e também por aquilo que Ele tem feito em nossas vidas. Leiamos o convite do salmista no Salmo 95.


Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação. Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses. Nas suas mãos estão as profundezas da terra, os cumes dos montes lhe pertencem. Dele também é o mar, pois ele o fez; as suas mãos formaram a terra seca. Venham! Adoremos prostrados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador; Salmos 95:1-6

Por isso, nossas motivação para estarmos no culto nunca deve ser quem irá pregar ou cantar ou que tipo de participação especial acontecerá na reunião. Tudo isso perverte o plano de Deus para o ajuntamento solene dos cristãos. Os irmãos devem perceber o cuidado que temos em nossas divulgações, evitando que nossa comunicação transpareça de qualquer forma que o propósito de nossas reuniões não seja adorar a Deus e somente Ele. É para isso que Ele nos chama e é isso que Ele requer de nós!

Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3,4

Quando devemos cultuar?

Os cristãos são convocados a adorar ao Senhor regularmente. Não é concebível a ideia de que devemos nos reunir somente quando nos sentimos bem ou quando as coisas estão funcionando da forma como esperamos. Pelo contrário, os cristãos devem se reunir todas as vezes que suas igrejas locais os convocam para a adoração, sendo que de todas as reuniões possíveis, a de domingo nunca deve ser negligenciada, pois este é chamado no Novo Testamento de Dia do Senhor.


Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Hebreus 10:25


O domingo é chamado de Dia do Senhor porque este foi o dia em que Cristo ressuscitou dentre os mortos. Sendo assim, os primeiros cristãos fizeram a distinção de seu dia de dedicação a Deus. Assim como o sábado simbolizou para Israel o fim da criação, o domingo simboliza para nós, cristãos, o fim da redenção. Assim como Israel dedicava um dia da semana para honrar ao Senhor, nós, crentes, devemos fazer o mesmo. Como afirmei, a ressurreição aconteceu em um domingo (Mt 28.1-6), assim como a aparição de Cristo aos discípulos (Jo 20.19-29), a descida do Espírito no Pentecostes(At 2.1-4) e a revelação de Jesus para João na Ilha de Patmos (Ap 1.10). A Igreja Primitiva adotou o domingo como o seu dia oficial de adoração, conforme o Novo Testamento expressa tão cuidadosamente.


E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite. Atos 20:7

No primeiro dia da semana, cada um de vocês separe uma quantia, de acordo com a sua renda, reservando-a para que não seja preciso fazer coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16:2

O desprezo dos crentes pelo Dia do Senhor faria corar de vergonha os pais da igreja e os reformadores. Quando nos ausentamos do culto no Dia do Senhor, estamos pecando gravemente contra Deus. Estamos dizendo para ele que nossos afazeres domésticos, nossa diversão, nosso descanso é mais importante do que Ele. Um crente fiel a Deus não deve se ausentar do culto de domingo e muito menos chegar atrasado para a reunião. Isso desonra a santidade divina.

Os elementos do culto cristão

O culto não deve ser feito do jeito que nossa cabeça imagina. A secularização da igreja tornou muitas casas de oração verdadeiras casas de show, onde o culto se torna não um momento para adorar ao Senhor, mas um mero espetáculo visual. Me recordo no período em que visitei diversas igrejas de Campinas, antes de oficializar a plantação da Igreja Pentecostal Reformada, com a finalidade de perceber como outras comunidades conduziam suas reuniões e fiquei bastante chocado com o que vi.

Em uma igreja pentecostal conhecida da cidade, vi a veneração de seu pastor presidente, algo que me incomodou tanto que eu e minha esposa optamos por sair antes da reunião acabar. Em outra igreja, mais contemporânea, o culto parecida um show, com luzes, danças, música de altissima qualidade e uma pregação de trinta minutos com menos de 1% de conteúdo bíblico relevante (e a casa estava lotada). Em duas igrejas do centro da cidade, percebemos com mais clareza os elementos do culto bíblico e esse modelo foi decisivo para entendermos o que esperávamos realizar na IPR. Agora, sem mais delongas, o que a Bíblia ordena que aconteça em uma reunião cristã?


Um culto cristão tem leitura e pregação da Palavra de Deus


Nas reuniões de adoração de uma igreja bíblica, a Palavra de Deus é o centro do culto. Tudo deve acontecer seguindo as claras orientações deixadas na Escritura a respeito da liturgia, do nosso comportamento e do modo como adoramos ao Senhor. Por isso, a leitura bíblica e a pregação da Palavra deve acontecer em cada culto de adoração. Prestar atenção à leitura oficial do culto assim como ouvir e desejar aprender e aplicar a pregação da palavra à vida são indispensáveis à nossa adoração.


Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. 2 Timóteo 4:2

Até a minha chegada, dedique-se à leitura pública da Escritura, à exortação e ao ensino. 1 Timóteo 4:13


Um culto cristão tem orações

Nas reuniões de adoração de uma igreja bíblica, as orações fazem parte da adoração. Quando nos reunimos, devemos nos dedicar com intensidade a oração em todo o tempo da reunião. Ao chegarmos à casa de oração, devemos dobrar nossos joelhos para agradecer a Deus pela vida, para fazer confissão de nossos pecados e para pedirmos que Ele ilumine nosso coração para entendermos o que Ele deseja nos comunicar. Nas orações públicas, devemos de fato orar, levantar nossas mãos e invocarmos seu nome precioso. Em toda a reunião, assim como Samuel, devemos dizer: "Fala Senhor, porque o teu servo ouve" (1 Sm 3.10).


sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 5:20

Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. 1 Timóteo 2:8

e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Atos 2:42

Um culto cristão tem cânticos

Nas reuniões de adoração de uma igreja bíblica, os cânticos devem ser entoados ao Senhor, a fim de honrá-lo, adorá-lo e reconhecer sua obra soberana em nossas vidas. As canções devem nos conduzir a Deus e não ao cantor. Devem produzir temor e reverência, não sentimentos emocionalistas. Devem nos recordar de quem Deus é e não daquilo que Ele pode fazer por nós! Os cânticos podem ser entoados individualmente, mas como a experiência do culto é coletiva, toda a congregação deve cantar ao Senhor com alegria.


A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações. Colossenses 3:16

Por ele, pois, ofereçamos sempre a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. Hebreus 13:15

falando entre vós em salmos, hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração, Efésios 5:19

Um culto cristão tem serviço

Nas reuniões de adoração de uma igreja bíblica, todos os crentes devem estar prontos para servir, seja participando da leitura da Escritura, orando, cantando ou servindo a igreja com os dons espirituais que possuem, de modo ordeiro, santo e sem tirar a atenção dos crentes da presença gloriosa de Deus na reunião. Falaremos muito a esse respeito em uma das próximas mensagens da série.


Que fazer, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. 1 Coríntios 14:26

Um culto cristão tem ofertas

Nas reuniões de adoração de uma igreja bíblica, todos os crentes devem estar prontos para exercerem sua mordomia cristã e apresentarem suas ofertas ao Senhor. Essa contribuição deve ser regular, conforme a possibilidade, segundo o tamanho da gratidão do coração e entregue com profunda e imensa alegria. Nossa dedicação a Deus e contribuição são indicações visíveis de que entendemos que nada que temos é nosso e que reconhecemos que temos um papel fundamental no modo como administramos nossos recursos para a glória do seu nome.


cada um de vocês trará uma dádiva conforme as bênçãos recebidas do Senhor, do seu Deus. Deuteronômio 16:17

Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Mateus 5.23,24

Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 2 Coríntios 9:7

Um culto cristão sem distrações

Obviamente, Deus nos deu dons e talentos extraordinários que podem e devem ser usados a fim de o glorificarmos, como artes, danças e outros, mas essas coisas não devem acontecer no culto oficial da igreja, uma vez que passagem alguma do NT recomenda que isso aconteça. Por isso, na IPR, temos o cuidado de diferenciar os cultos oficiais de nossos eventos de evangelização. Nossos cultos sempre são feitos em resposta a revelação que Deus nos deixou. E os eventos que promovemos a fim de espalharmos a Palavra de Deus se tornam espaços onde tais talentos podem ser aflorados e utilizados para que pessoas possam ouvir o evangelho e serem atraídas para a adoração, juntamente conosco.

Conclusão

Quando adoramos ao Senhor da forma como Ele ordenou, nós o agradamos e isso se torna benção para nós. A Escritura afirma claramente que Deus recompensa aqueles que o buscam (Hb 11.6). É nosso dever, como povo da aliança, prestarmos nossa adoração ao Senhor, honrando-o de todo o coração em resposta aos seus santos mandamentos deixados na Escritura Sagrada.


Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

Que Ele nos ajude a o adorarmos em espírito e em verdade!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



19 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page