top of page
Buscar

O que é a Igreja? - Sermão de 06/03/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023





Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Mateus 16:18


Introdução


Em dias trabalhosos por causa das muitas heresias e cheios de escândalos muitos estão confusos em relação à Igreja do Senhor. Mas as heresias e os escândalos não deveriam ser motivos de surpresa para nós. Pois, Jesus Cristo já nos alertou acerca disso: "Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o esândalo!" (Mateus 18:7).

Um indivíduo confuso e revoltado então protesta, gritando a plenos pulmões:

EU SOU A IGREJA! - lamento te informar, mas VOCÊ sozinho NÃO É A IGREJA. Eu e você não passamos de simples MEMBROS do Corpo (não somos o Corpo sozinho). Na Casa de Deus somos apenas UMA PEDRINHA que, unidos uns aos outros formamos uma das milhares de paredes nesse grande Edifício de Deus! (ver 1 Corintios 3:9; Efésios 2:21,22).


o Que é a igreja ?


A Igreja é a Comunhão Unificada de Deus o Senhor Jesus foi o primeiro a usar a palavra igreja para descrever seu povo quando ele disse: "Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". A palavra grega traduzida como igreja é ekklesia, que significa "assembleia" (Atos 19:32, 41). Contudo, quando Cristo usou a palavra ekklesia para falar sobre seu povo, ele elevou a palavra para significar mais do que apenas uma assembleia de pessoas comum. Ele elevou a palavra para significar a reunião particular de pessoas que ele pessoalmente edificaria. Isso quer dizer que, é o Senhor, e somente o Senhor, que acrescenta diariamente à igreja aqueles que estão sendo salvos (Atos 2:47).

Consequentemente, porque Cristo é o único que edifica a igreja, Cristo é o único a quem a igreja pertence. Cristo disse: "Eu edificarei a minha igreja" (Mateus 16:18) Isto significa que a igreja não pertence aos pastores ou ao povo, mas ao Senhor. Isso é Cristo é o único proprietário da igreja, a palavra igreja comunica essa verdade.

Uma das características identificadoras da igreja é que ela pertence ao Senhor; isto é, o que distingue a igreja de sociedades seculares, clubes sociais e outras congregações religiosas é que a igreja é posse única de Deus. É por isso que é comum encontrar as frases igreja de Deus e igreja de Cristo repetidamente no Novo Testamento.

mas trata-se do povo de Deus, aquelas pessoas particulares que foram chamadas por ele através da fé pessoal em Cristo, o material que Deus usa para edificar a sua igreja é o seu povo redimido.

Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito. Efésios 2:19-22


somos pedra viva casa espiritual


O apóstolo Pedro explica que os santos são as "pedras vivas" que compõem uma "casa espiritual" (1 Pedro 2:5).


E vocês também são pedras vivas, com as quais um templo espiritual é edificado. Além disso, são sacerdotes santos. Por meio de Jesus Cristo, oferecem sacrifícios espirituais que agradam a Deus. 1 Pedro 2:5

A pedra angular é Cristo, com as outras pedras basilares que consistem nos profetas e apóstolos (Efésios 2:20). Todas essas pedras são colocadas e entrelaçadas para formar uma única estrutura ou templo.

A igreja é comparada não só a um edifício ou a um templo, mas também a um corpo .


Deus submeteu todas as coisas à autoridade de Cristo e o fez cabeça de tudo, para o bem da igreja. E a igreja é seu corpo; ela é preenchida e completada por Cristo, que enche consigo mesmo todas as coisas em toda parte. Efésios 1:22-23

Assim como a metáfora de um edifício, a metáfora do corpo comunica que a igreja consiste de diferentes membros que estão unidos para formar uma única entidade. Sendo assim, a igreja tem múltiplos membros (1 Coríntios 12:14) De fato, o corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas partes diferentes. que estão espiritualmente unidos e interliga dos em um corpo espiritual sob o único cabeça, Cristo Jesus.


Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, supremo sobre os que ressuscitam dos mortos; portanto, ele é primeiro em tudo. Pois foi do agrado do Pai que toda a plenitude habitasse no Filho. Colossenses 1:18-19.
Desse modo, a igreja é uma só (Efésios 2:14). Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava.

a unidade do corpo místico de Cristo é um subproduto da comunhão e da união que todos os crentes compartilham na pessoa de Cristo pela fé. Essa união com Cristo é invisível e espiritual. eles são unidos a Cristo pela fé, e depois, são interiormente compelidos pelo Espírito e pela Palavra a se unirem a uma igreja local.

Assim, somente os crentes são membros da igreja universal de Cristo, e somente os membros da igreja universal de Cristo são candidatos apropriados para a membresia da igreja local. Somente quando estamos espiritualmente unidos a Cristo pela fé estamos unidos ao corpo invisível e universal de Cristo. Consequentemente, há somente um corpo invisível e universal de Cristo.


Pois há um só corpo e um só Espírito, assim como vocês foram chamados para uma só esperança. Efésios 4:4

que é acessado pela união pessoal e espiritual com Cristo, o Cabeça da igreja, por meio da fé.


Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Portanto, vivo neste corpo terreno pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20


O corpo de cristo



Essa união nos faz "um só corpo em Cristo" e "individualmente somos membros uns dos outros".


Assim é também com o corpo de Cristo. Somos membros diferentes do mesmo corpo, e todos pertencemos uns aos outros. Romanos 12:5

No corpo de Cristo, não há divisão entre judeu e gentio, rico e pobre ou homem e mulher; somos todos um em Cristo Jesus (Gálatas 3:28; Efésios 4:4). Não há mais judeu nem gentio, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos vocês são um em Cristo Jesus. Essa unidade não está apenas na identidade, mas na vitalidade da vida espiritual. Cristo é a vida de todos os que creem. A vida que cada crente tem em Cristo, no entanto, é a própria vida que é compartilhada mutuamente por todos os crentes. Essa vida partilhada une cada cristão em uma única família espiritual.

Visto que ela é uma sociedade santa e um corpo místico, que abrange todos os eleitos unidos no vínculo do mesmo espírito, fé e amor entre si e com Cristo, necessariamente deve ter uma certa unidade pela qual todos os seus membros podem ser mutuamente ligados".

Sproul declarou: "Uma das realidades mais preciosas da fé cristã é a unidade que liga os corações e as almas de cada cristão não só com Cristo, mas uns com os outros".

Embora estar em Cristo seja intensamente pessoal e individual, nunca é individualista. Cada indivíduo que está pessoalmente unido a Cristo está, ao mesmo tempo, pessoalmente unidos a cada outra pessoa que está em Cristo.

Porque a igreja é formada pelo povo de Deus, aqueles que foram espiritualmente unidos, os membros individuais são chamados a se congregarem .

Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando. Hebreus 10:25

Essa unidade invisível e espiritual, constrange interiormente o povo unido de Deus a se reunir voluntária e alegremente em assembleias locais. Deixar de congregar é pecado.a igreja não salva ninguém , mas a igreja e para salvo em Cristo Jesus, e Salvo vai a igreja local.

Aqueles que têm relacionamento e comunhão com Cristo Jesus não podem deixar de ter relacionamento e comunhão uns com os outros. É a unidade invisível da alma com o Cristo invisível que compele os crentes que vivem em um corpo físico a se unirem externamente em assembleia visíveis e locais. A igreja local e simplesmente uma expressão externa da unidade interna que os cristãos têm uns com os outros em Cristo Jesus.

Os santos se congregam não só porque Deus uniu seus corações, mas porque ele projetou os cristãos para serem interdependentes. Isto é, eles se congregam por que não podem funcionar corretamente um sem o outro, Deus tem propositalmente dotado os cristãos de formas diferentes para que eles precisem uns dos outros para sua maturidade espiritual.

Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. (Hebreus 10:24)
Portanto, animem e edifiquem uns aos outros, como têm feito. 1 Tessalonicenses 5:11
Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Efésios 4:2
Portanto, tenhamos como alvo a harmonia e procuremos edificar uns aos outros. Romanos 14:19

Embora cada membro do corpo de Cristo receba sua vida e alimento do Cabeça, eles são designados individualmente para contribuir para o crescimento espiritual de todo o corpo. Como o apóstolo Paulo explica

Ele faz que todo o corpo se encaixe perfeitamente. E cada parte, ao cumprir sua função específica, ajuda as demais a crescer, para que todo o corpo se desenvolva e seja saudável em amor. Efésios 4:16

"do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" Consequentemente, a igreja como um corpo unificado é projetado para crescer, mas somente em sincronia com o crescimento de suas partes individuais, enquanto elas operam juntamente.

Em outras palavras, Deus projetou a igreja de tal forma que cada membro do corpo é codependente. Como as partes internas de um relógio, cada membro é necessário para que a igreja funcione adequadamente. Cada membro do corpo de Cristo é necessário para o crescimento mútuo e edificação do todo. Assim como "o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti (1 Coríntios 12:21).Os cristãos não podem dizer que não tem necessidade uns dos outros. Agir isoladamente é como se o pé se separasse que pode saltar para o céu por si só.

Os membros se reúnem na igreja locais, todos aqueles que foram invisivelmente unidos a CRISTO,que comungam, que possam trabalhar juntos para o seu próprio beneficio individual e coletivo, desenvolver amizade e ter comunhão uns com os outros. Por esta razão, a igreja não é: santos individuais e desconectados; a igreja é a comunhão dos santos.


A Igreja é uma Santa Comunhão


A igreja não é apenas o povo unificado de Deus, a igreja é o povo santificado de Deus. Essa é a segunda marca essencial da igreja. Na verdade, a razão pela qual os santos estão unidos é que eles foram santificados em Cristo Jesus. O povo redimido de Deus foi santificado em Cristo Jesus pela verdade da Palavra de Deus .


à igreja de Deus em Corinto, àqueles que ele santificou por meio de Cristo Jesus. Vocês foram chamados por Deus para ser seu povo santo junto com todos que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 1 Coríntios 1:2
O povo de Deus foi chamado para fora do mundo de trevas e de pecado, e transportado para o reino do amado Filho de Deus (Colossenses 1:13).

Eles foram lavados e santificados pelo sangue de Jesus Cristo (1 Coríntios 6:11). Alguns de vocês eram assim, mas foram purificados e santificados, declarados justos diante de Deus no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

Consequentemente, eles são uma nação santa e um reino de sacerdotes que foram consagrados pelo Espírito Santo ao Senhor (1 Pedro 2:5, 9).

A verdadeira igreja é santa pela sua própria natureza. Como

Kuiper declarou: "A santidade é a própria essência [da igreja].

A igreja é sinônimo de santidade. "[Santidade] não é apenas um mero ornamento que é acrescentado à sua glória, como um colar cintilante pode realçar a beleza de uma mulher. Não, a santidade é a sua própria essência".

O grande objetivo da igreja, consequentemente, é crescer em unidade e em santidade. É o pecado que destrói a unidade, e assim Deus está buscando trazer seu povo para uma maior unidade, libertando-o da escravidão do pecado e santificando-o por sua verdade (João 17:17).


Qual o pré-requisito para pertencer a igreja de Cristo, nascer de novo, batismo e a ceia para pertencer a essa família espiritual a igreja visível isso ocorre através da conversão, isso pode acontecer dentro ou fora da igreja, Pode ser uma experiência solitária ou compartilhada com amigos e colegas. Mas sempre deve resultar em fazer parte de uma igreja Quando a bíblia descreve nossa conversão como adoção, Vemos essa menção comunitária , Podemos ler em Gálatas, 4:4 e 5.


Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei. Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos. Gálatas, 4:4 e 5


Mas essa promessa se aplica todos os homens e as mulheres que crêem em Jesus quando Deus o adota , Quando lhe dá o dom da fé em seu filho. Ele o recebe a uma família espiritual de irmãos, irmãs cheia de pecadores e imperfeitos a igreja local, ela também ganha novos irmãos quando se torna um filho, ela também se torna um irmão, relacionamentos novos mais distintos.


Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Efésios 1:5 NVT

Antes do início dos tempos. Ele reuniu essa família em todas as eras, e de todos os lugares, Deus envio o filho, nosso irmão mais velho enviado pelo pai, para nos resgatar da escravidão ao pecado e a morte, para que pudéssemos nos juntar a família. (Gálatas 4:4.5)

Romanos 8.15.

Deus é um espírito que testifica com o nosso espírito, que somos filhos de Deus. (Romanos 8:15,16)

Como filhos e filhas somos herdeiros com Cristo Romanos 8:17.


As famílias nem sempre se dão bem. Mas seus vínculos como membros da família os ajudam a perseverar em meio ao conflito. O sangue compartilhado prevalece, Isso também é verdade, com a igreja por termos sido reconciliados com Deus por meio do arrependimento e da fé.

Também fomos reconciliados uns com os outros, o sangue de Cristo prevaleceu na igreja primitiva, faz com que os problemas nas igrejas hoje parece tão simples, mas vejo milagre operado pela conversão quando judeus e gentios creem no evangelho juntos.


Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. Por meio dele, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito. Efésios 2.19 a 22.

Mas a bíblia apresenta a conversão como uma transformação que separa o povo de Deus do mundo.Isso é o que os escritores do antigo testamento às vezes chamam de Nova Aliança.

“E esta é a nova aliança que farei com o povo de Israel depois daqueles dias”, diz o Senhor.


“Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.”Jeremias, 31:33.



Conclusão


Jesus diz a Nicodemos ?

Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o reino de Deus” João 3:3

Jesus respondeu: “Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito. João 3:5


Faca parte de uma igreja


Que Ele nos abençoe!


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page