top of page
Buscar

O que significa ouvir a voz de Deus em pleno século XXI?

Atualizado: 25 de set. de 2021





O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: "Samuel, Samuel! " Então Samuel disse: "Fala, pois o teu servo está ouvindo". 1 Samuel 3:10

Introdução


O século XXI segue plenamente seu curso e nestes dias conturbados, percebemos o quanto a influência progressista afetou a percepção que a sociedade tem a respeito de temas que são essenciais para a fé em Jesus Cristo. Nestes dias de incredulidade, até mesmo nós, cristãos professos, podemos ter dúvidas a respeito de que modo Deus se comunica com aqueles que foram chamados pelo evangelho para servi-lo. Por isso, embasado no tema que me foi proposto, intitulei a mensagem de hoje da seguinte forma: "o que significa ouvir a voz de Deus em pleno século XXI".


Na condição de sermos uma comunidade pentecostal, temos o desafio de sustentarmos as crenças do cristianismo histórico, dando a primazia à revelação escrita da Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, por essa palavra validarmos a dinâmica do Espírito em manifestar livremente sua vontade através dos carismas que Ele nos outorga para edificação do povo de Deus. Para conseguir transmitir aquilo que pretendo, dividi esse sermão em três sessões:


  1. De que maneira Deus nos fala na atual dispensação?

  2. De que maneira o chamado de Samuel se relaciona com esse tema?

  3. Se Deus está falando, o que Ele espera que eu e você façamos por Ele?


De que maneira Deus nos fala na atual dispensação?


O texto base do qual foi extraído o tema do evento nos apresenta a história do chamado de Samuel, em assumir sua identidade profética e o sacerdócio de Israel em um tempo de profunda frieza espiritual. O sumo sacerdote Eli, velho e com seus sentidos espirituais obscurecidos, deixou de ser uma voz profética à nação e livremente tolerou os pecados e abusos que os seus próprios filhos praticavam contra Deus (1 Sm 2.22-26). Eli foi duramente repreendido por Deus, que o alertou que sua insistência em honrar mais seus filhos do que o Seu Senhor lhe custaria caro, e que a sua própria casa sacerdotal seria desfeita. O propósito disso, segundo a Escritura, seria para que Deus levantasse um sacerdote segundo o seu coração (1 Sm 2.27-36).


Essa forma de ministério profético se encerrou com João Batista. Na plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sobre a lei, para resgatar aqueles que estavam debaixo do jugo da lei, para que recebêssemos a adoção de filhos e a palavra libertadora do evangelho. Desse modo, quando Jesus desceu dos céus e se tornou um de nós, Ele tornou-se a derradeira e definitiva revelação sobre o plano de Deus para salvação. É o que foi registrado no livro de Hebreus, em seus primeiros versículos.


Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. Hebreus 1:1,2

Sendo assim, não existe mais um ministério profético como o da Antiga Aliança, onde homens do porte de Samuel eram portas vozes oficiais de Deus para falarem a nação. Em nossos dias, ouvimos a voz de Deus no nascimento, na vida, morte, ressurreição e ascenção de Jesus Cristo, aquilo que conhecemos como sendo "o evangelho". O povo de Deus, aqueles que foram perdoados dos seus pecados e transformados pelo poder do Espírito Santo, são homens e mulheres que ouviram a voz do Bom Pastor na pregação e passaram a segui-lo pela fé em Sua palavra.


As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. João 10:27

Para que eu e você não ficássemos a mercê de suposições sobre o que Deus falou ou não falou, nosso Pai Celestial teve o cuidado de reunir em sessenta e seis escritos sagrados tudo o que Ele desejou revelar a nós, para sabermos como adorá-lo e como servi-lo. Esses textos foram reunidos na Bíblia Sagrada, esse livro glorioso que trazemos para nossas reuniões de adoração. A própria Bíblia nos orienta que devemos seguir suas instruções para nosso crescimento espiritual e para estarmos habilitados no serviço do Senhor! A leitura e o estudo da Escritura nos possibilitam "ouvir" com clareza a voz do Senhor.


Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:16,17

A Bíblia também prevê que, pontualmente, podemos ser surpreendidos por intervenções do Espírito Santo, que soprará aos nossos corações lampejos de Sua vontade, nos ajudando a discernir e nos posicionarmos em situações em que não conseguimos compreender pela Escritura o que o Senhor espera de nós. Essa obra é pontual, soberana, faz parte da dinâmica do Espírito e não pode ser forçada pelos homens. Em Atos, diversas vezes isso ocorreu, por exemplo, quando o Espírito orienta Filipe a pregar para o Eunuco da Rainha de Candace. O dinamismo do movimento pentecostal, do qual pertencemos, se dá, e muito, por essas intervenções especiais que nos ajudam na edificação da igreja de Jesus Cristo. No NT, o Espírito consolou, orientou a evangelização, separou obreiros, intercedeu e encheu de poder espiritual aqueles que foram chamados por Cristo para a salvação! Não podemos esperar menos dEle, uma vez que somos a mesma igreja e participamos da mesma aliança.


E o Espírito disse a Filipe: "Aproxime-se dessa carruagem e acompanhe-a". Atos 8:29

Concluo então que é possível ouvir a voz de Deus em pleno século XXI. Fazemos isso quando observamos a vida e a obra de Cristo e o obedecemos, pois devemos ser como Ele É. Fazemos isso lendo a Bíblia Sagrada e compreendendo por ela o que o Senhor espera de nós. Ouvimos também na comunhão do Espírito, que nos habilita em momentos pontuais a obedecermos a Deus em ações específicas para que o Seu nome seja glorificado em nossas vidas.



de que maneira o chamado de samuel se relaciona com esse tema?


Uma das coisas que me chamam a atenção no texto base que estamos meditando é o cuidado do autor em afirmar que a palavra do Senhor era mui rara e as visões não eram frequentes (1 Sm 3.1). Isso certamente explica a obstinação do coração de Eli e a desobediência de seus filhos e de toda a nação. Quando não há palavra do Senhor, a tendência é de que o povo se afaste de sua vontade, como lemos em Pv 29.18.


Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! Provérbios 29:18

Essa verdade agita meu coração sempre que olho para a Igreja Evangélica brasileira. Vivemos dias em que a palavra do Senhor é rara em muitas comunidades e a visão de um cristianismo autêntico, bíblico e cristocêntrico foi substituída pela mera promoção de entretenimento religioso. Muitas lideranças estão como Eli, evitando confrontos com membros em pecado, se esquivando de questões sociais importantes e onde a igreja deveria se posicionar e trocando o evangelho bíblico por uma teologia coaching e um falsa pregação sobre prosperidade. Céu, inferno, pecado, santidade, evangelização, missões são temas que parecem estar obsoletos, sendo substituídos por qualidade de vida, bem-estar, milagres, vitórias, prosperidade e sucesso. Cristo não morreu na cruz para me tornar próspero, Ele morreu por causa dos meus muitos pecados e para me reconciliar com Deus, para que eu viva, pelo poder do Espírito, em novidade de vida.


Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:2-4

Nossa geração se assemelha muito com Israel nos dias de Eli. Tem tolerado muito o pecado porque falta a pregação da palavra do Senhor. É uma geração que tem comichão nos ouvidos e que tem dificuldade para suportar a sã doutrina.


Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. 2 Timóteo 4:3,4

O fato é que Deus não estava desatento com aquilo que estava ocorrendo. Enquanto Eli engordava e agravava-se a sua cegueira (física e espiritual), Deus preparava Samuel para substituí-lo. Samuel seria, nas palavras do próprio Deus, um sacerdote fiel, que procederia segundo o seu coração (1 Sm 2.35) e cujas palavras seriam confirmadas pelo próprio Deus (1Sm 3.19). Num ato soberano e de livre graça, Deus desceria no palco da história, varrendo a casa de Eli e levantando alguém disposto a ouvir a sua voz e obedecê-lo.


Este é um tempo de transição na história da igreja. Não sabemos no calendário divino quanto tempo temos até a volta gloriosa de Cristo, mas sabemos que Deus agitou o mundo e começou a fazer o império religioso dos homens ruir, para que a sua voz possa ser ouvida com clareza através de pessoas cheias do Espírito, uma geração que crerá em Sua Palavra e de coração voluntário irá obedecê-la. Ouvir a voz de Deus e obedecê-lo são duas faces de uma mesma obra vocacional: o nosso discipulado em Cristo Jesus!



se deus está falando, o que ele espera que eu faça para cumprir sua vontade?



A vontade de Deus não é algo que Deus ainda falará conosco. Sua palavra e vontade para nós já foi completamente revelada na Escritura. Esse é um ponto que deve ser vigorosamente anunciado por nós, que lideramos o rebanho do Senhor. O chamado do cristão não precisa ser revelado por alguém dotado de um dom espiritual, ele está registrado na Bíblia e precisa apenas ser conhecido e obedecido. Isso é aliviador! Nosso futuro não está confiado a uma "provável revelação" dita por alguém que não sabemos se está falando por Deus ou não. Ela foi registrada amorosamente por Deus na Bíblia e deve ser obedecida de todo o nosso coração.


Primeiro, Deus nos comissiona para amá-lo de todo o nosso coração, alma e entendimento. Ele deve ser maior em nós que nossa família, nosso patrimônio, nossa reputação, nosso próprio ministério. Uma igreja que ouve a voz de Deus é uma igreja que o ama com todas as suas forças!


"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?", Respondeu Jesus: " ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Mateus 22:36,37

Segundo, Deus nos comissiona para amar nosso semelhante, seja ela cristão ou não. A nossa fé não é legitimada pelas manifestações sobrenaturais que podem acontecer em nossas reuniões e movimento espiritual, mas na disposição que temos em amar indistintamente. Aqueles que ouvem a voz de Deus amam sinceramente as pessoas que Deus criou.


E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Mateus 22:39

Terceiro, Deus ordena que o seu povo seja santo aos seus olhos. Santidade não é perfeição, é separação espiritual para o serviço de Deus. O conhecimento de Deus expressado na Escritura nos levará a uma mudança de coração que refletirá em cada aspecto de nossa vida. O evangelho muda a forma como trabalhamos, estudamos, nos divertimos, nos relacionamos, para sermos achados santos aos olhos de Deus! Aqueles que ouvem a voz de Deus desejam ardentemente serem santos aos seus olhos!


A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. 1 Tessalonicenses 4:3

Quarto, Deus também nos comissiona a trabalharmos arduamente pela evangelização, discipulado e batismo das nações. Todos aqueles que foram lavados dos seus pecados e livres da condenação do inferno desejam que outros experimentem o mesmo perdão e salvação. Uma igreja que ouve a voz de Deus não se cansará de pregar e discipular as pessoas!


Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:19,20

Quinto, Deus também nos ordena a colocarmos nossos dons e talentos a serviço do Seu Reino. Deus nos fez diferentes uns dos outros para sermos capazes de ministrar sobre as diversas dificuldades existentes neste mundo amaldiçoado pelo pecado. Ministério não é apenas palavra, louvor e missões. Tudo o que fazemos para a glória de Deus, com a finalidade de servirmos, consolarmos e edificarmos pessoas, é sacrifício agradável a Deus e deve ser a nossa razão de viver. Quem não vive para servir, não serve para viver!


Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor. Gálatas 5:13

conclusão



Uma comunidade que ouve a voz de Deus demonstrará essa realidade lutando arduamente para que a vontade dEle seja feita na terra da mesma forma que é feita no céu. Pela graça de Deus, Ele nos deixou na Escritura o que espera de nós. Isso é consolador, porque não temos dúvida de Sua vontade e, ao mesmo tempo, desafiador, porque uma vez que essa vontade já foi revelada, nos vemos constantemente desafiados a vencer nossa fadiga e preguiça espiritual para obedecê-lo de todo o coração.


Por isso, como Samuel, podemos orar: "Fala Senhor, porque teu servo ouve".


Que Deus nos ajude a sermos uma igreja que ouve Sua voz, e como Cristo, seja obedientes até a morte (Fp 2.8), aguardando o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus e o galardão que ele prometeu a todos aqueles que o amam (Fp 3.13,14)! Que o Senhor nos ajude a cumprirmos nossa jornada vivendo uma vida que vale a pena! Este é o anseio do meu coração!


Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus. Filipenses 3:13,14

Que Ele te abençoe ricamente!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



645 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page