top of page
Buscar

O Propósito de Deus para a Igreja 20/03/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023



Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mateus 28:19-20

Introdução

Ter um propósito é ter um alvo a ser atingido e todos nós devemos ter propósitos em nossas vidas. Deus também tem um propósito para a Sua igreja e quer que ela o alcance para que Seu desejo se realize em relação a nós os Seus filhos. O propósito de Deus em relação à igreja é que ela seja um povo especial, zeloso de boas obras (Tito 2.14).


O propósito da igreja


Há muita confusão acerca do propósito da igreja. A igreja existe para alimentar e vestir os pobres e os desabrigados? A igreja existe para trazer restauração cósmica e reforma política à nossa sociedade? A igreja existe para combater as injustiças e as desigualdades sociais? É claro que a igreja existe para pregar o Evangelho, mas, e quanto a esses outros objetivos?


Para responder a essas perguntas, é importante nós examinarmos três coisas.


Primeiro, precisamos para ter uma compreensão básica da teologia bíblica para que possamos avaliar adequadamente o papel que a igreja desempenha no cumprimento do propósito de Deus na terra, na história da redenção.


Segundo, precisamos examinar a natureza da igreja para que possamos entender o principal motivo de a igreja existir. Terceiro, precisamos observar a declaração da missão que Cristo emitiu para a igreja, para que possamos entender o seu propósito. Em resumo, precisamos entender (1.) o papel que a igreja desempenha na história da redenção, (2.) a natureza da igreja e (3.) a Grande Comissão.


precisamos ter uma compreensão fundamental da teologia bíblica e do papel que a igreja desempenha na linha da história da redenção.


De uma perspectiva geral, na história da redenção há dois estágios, ou eras: a presente era maligna e a era vindoura (Gálatas 1:4; Efésios 1:21).

Jesus entregou sua vida por nossos pecados, a fim de nos resgatar deste mundo mau, conforme Deus, nosso Pai, havia planejado. Gálatas 1:4
Agora ele está muito acima de qualquer governante, autoridade, poder, líder ou qualquer outro nome não apenas neste mundo, mas também no futuro. Efésios 1:21

A presente era maligna, segundo a Escritura, estende-se desde a queda de Adão até o retorno de Cristo (Mateus 28:20).


Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:20

Representada como o período de tempo em que as trevas, a escravidão, a injustiça e a morte reinam sobre a terra. Segundo Jesus, todos os incrédulos nascem nesse mundo caído como "os filhos deste mundo" (Lucas 20:34). e segundo Paulo, os filhos deste mundo são mantidos cativos ao poder do "presente século mau" (Gálatas 1:4 5). O presente século mau, consequentemente, é o reino das trevas sobre os povos, os governos e as nações deste mundo (Apocalipse 18:3).


Porque todas as nações caíram por causa do vinho da fúria de sua imoralidade. Os reis da terra cometeram adultério com ela. Por ela tanto desejar luxo extravagante, os comerciantes da terra enriqueceram". Apocalipse 18:3

O presente século mau e o reino das trevas não passarão até o retorno de Cristo, pois somente quando Cristo retornar, a era vindoura chegará. A era vindoura é quando os "novos céus e nova terra, em que habita a justiça" serão estabelecidos (2 Pedro 3:13).


Nós, porém, aguardamos com grande expectativa os novos céus e a nova terra que ele prometeu, um mundo pleno de justiça. 2 Pedro 3:13

Somente então, no retorno físico de Cristo, esse mundo caído passará pelo fogo, e somente então o estado eterno de glória será estabelecido na nova terra ressurgida. Isso significa que a restauração cósmica não acontecerá até que


"também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus" (Romanos 8:21).

A era vindoura é o estado eterno quando a luz, a vida e a liberdade reinarão para sempre. A era vindoura é o reino dos céus. E embora o reino dos céus não esteja estabelecido na terra (durante esse presente século mau), seu poder se manifesta atualmente na terra dentro da igreja (Tito 2:11-13);


Pois a graça de Deus foi revelada e a todos traz salvação. Somos instruídos a abandonar o estilo de vida ímpio e os prazeres pecaminosos. Neste mundo perverso, devemos viver com sabedoria, justiça e devoção, enquanto aguardamos esperançosamente o dia em que será revelada a glória de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Tito 2:11-13

ou seja, aqueles que foram unidos, pela fé, ao Rei da Glória: "E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro" (Hebreus 6:5). Eles foram libertados do domínio e do reino das trevas e transferidos para o reino do amado Filho de Deus (Colossenses 1:13).


Ele nos resgatou do poder das trevas e nos trouxe para o reino de seu Filho amado, Colossenses 1:13

Ao nascerem de novo pelo Espírito, eles entraram no reino dos céus.

O poder do reino dos céus já está presente dentro da igreja, mas ainda não se manifestou para os reinos deste mundo. O mundo não sabe nada sobre a vida, o poder, a liberdade e a paz do reino dos céus.


Missão da igreja


A única esperança para este mundo é a mensagem do Evangelho que foi confiada à embaixada do céu. Por essa razão, a missão da igreja não é a restauração desta presente era má por meio de reformas sociais e legislativas. O reino dos céus não avança por esses meios.


Cada cristão, como membro ativo da sociedade, é chamado a ajudar pessoalmente os necessitados, a orar por seus governantes e a fazer o que puder para promover a justiça e a igualdade neste presente mundo mau. Embora os cristãos não sejam deste mundo, eles permanecem neste mundo (João 15:19; 17:14-19).


O mundo os amaria se pertencessem a ele, mas vocês já não fazem parte do mundo. Eu os escolhi para que não mais pertençam ao mundo, e por isso o mundo os odeia. João 15:19
Eu lhes dei tua palavra. E o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os protejas do maligno. Eles não são deste mundo, como eu também não sou. Consagra-os na verdade, que é a tua palavra. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu os envio ao mundo. E eu me entrego como sacrifício santo por eles, para que sejam consagrados na verdade. João 17:14-19

A Palavra de Deus tem um impacto na forma como os cristãos vivem neste mundo. Eles têm seus deveres cívicos, tais como votar com consciência e pagar seus impostos (Mateus 22:21).


"De César", responderam. "Então deem a César o que pertence a César, e deem a Deus o que pertence a Deus", disse ele. Mateus 22:21

Eles são chamados por Deus para ajudar seus próximos que estão em necessidade (Provérbios 3:27-28)


Não deixe de fazer o bem àqueles que precisarem, sempre que isso estiver ao seu alcance. Se você pode ajudar seu próximo agora, não lhe diga: "Volte amanhã, e lhe darei algo". Provérbios 3:27,28

e a ter compaixão pelos doentes, pobres e abandonados deste mundo. Eles devem procurar fazer o bem a todos. Para onde quer que o cristianismo vá, tais bênçãos certamente o seguirão.


No entanto, as responsabilidades dos cristãos individuais e as bênçãos que seguem a propagação do Evangelho não são a mesma coisa que a Grande Comissão que Cristo deu à igreja enquanto uma sociedade de crentes. A igreja não é chamada para tomar o controle das nações. Nem sequer é chamada para alimentar as nações. Deus não prometeu santificar a cultura ou redimir os governos terrenos.


Reformador blackburn: Hoje, muitos acreditam que os objetivos primos da igreja são alimentar os pobres, educar os analfabetos, ensinar as nações desprivilegiadas e subdesenvolvidas a cultivar a terra, construir lares e estabelecer sistemas de bem-estar, além de promover sua libertação das garras de governos tirânicos Isso é chamado de o "evangelho social". Embora haja uma necessidade legítima de muitas dessas atividades no mundo de hoje, essas não são as principais responsabilidades da igreja. O "evangelho social" não é o Evangelho de modo algum; ele pode ser usado como um instrumento sutil de Satanás para desviar as verdadeiras igrejas de Deus de seu propósito principal.

E o principal propósito e missão da igreja é pregar o Evangelho. A única maneira de a igreja poder cumprir sua missão e avançar o reino dos céus é empunhando o poder do Evangelho (Romanos 1:16).


Pois não me envergonho das boas-novas a respeito de Cristo, que são o poder de Deus em ação para salvar todos os que creem, primeiro os judeus, e também os gentios. Romanos 1:16

A igreja é chamada para resgatar os pecadores deste século mau, trazendo o poder e as bênçãos da era vindoura para aqueles, e somente aqueles, que entregam suas vidas ao rei do céu.


No retorno glorioso de Cristo, toda a criação será restaurada,

bem como a glória e o conhecimento de Deus cobrirão a terra como a água cobre o mar (Habacuque 2:14).

Quando o reino dos céus estiver cheio de um povo redimido de cada nação, língua e tribo de pessoas, então o trabalho e a missão da igreja estarão concluídos. Então, e somente então,

"os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre" (Apocalipse 11:15).

Até lá, enquanto estiver no presente século mau, a igreja precisa se certificar de não se distrair e deixar de lado o único poder que tem para realizar mudanças reais neste mundo caído-o Evangelho de Jesus Cristo.



Natureza da Igreja


A igreja foi estabelecida pelo Senhor para adorar e glorifica-lo, proclamando o Evangelho ao mundo e sendo a administradora dos meios de santificação dos santos através da sustentação e propagação da Palavra de Deus. Paulo explica em Efésios 4:9 16 que a igreja tem três objetivos distintos:


(1.) Manter sua unidade especifica em Cristo, funcionando como uma comunidade interdependente.

(2.) Crescer em pureza na busca da santidade pessoal e corporativa.

(3.) E permanecer firme em crer e proclamar a verdade.


Cada objetivo não está apenas ligado ao outro, mas também contribui para o desempenho do outro. Ao amadurecer nessas três áreas (unidade, pureza e verdade), a igreja glorifica a Deus seguindo o seu propósito. E qual é o propósito da igreja? Ser o que Deus a criou para ser um povo unido e santo que sustenta, segue e propaga a verdade da Palavra de Deus de uma forma inflexível. (que não se dobra ou verga)


1. A Igreja Deve Crescer em Unidade


De acordo com as Escrituras, a igreja é um corpo de crentes unidos, e sua unidade inerente precisa ser fomentada e vivida nas atividades diárias da igreja. É através da unidade que a igreja é chamada a funcionar como uma comunidade de indivíduos que se confraternizam e trabalham juntos para a edificação mútua do todo.


Aprendemos em Efésios 4:9-16 que Deus tem dado à igreja líderes espirituais para equipar os santos para a obra do ministério. Portanto, é um erro pensar que o ministério pertence exclusivamente aos pastores e mestres da igreja. Como ministros equipam os congregantes, eles, por sua vez, são capacitados a ministrar uns aos outros. Paulo continua a enfatizar a necessidade do ministério universal do corpo de Cristo:

"Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor" (Efésios 4:16).

A nossa comunidade eclesial deve consistir nessa comunhão e cooperação que é exercida e pelos santos. A igreja deve ser uma família, onde os seus membros ajudam, oram, exortam, repreendem e encorajam uns aos outros em amor.


Portanto, quando um membro sofre ou se alegra, o resto da igreja também sofre ou se alegra. Dessa forma, cada membro da igreja é chamado a

"andar como é digno da vocação com que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor, procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4:1-3).


Portanto, como prisioneiro no Senhor, suplico-lhes que vivam de modo digno do chamado que receberam. Sejam sempre humildes e amáveis, tolerando pacientemente uns aos outros em amor. Façam todo o possível para se manterem unidos no Espírito, ligados pelo vínculo da paz. Efésios 4:1-3

Se a igreja é uma em Cristo, sem distinção de etnia, gênero e classe social, e se a igreja é chamada a funcionar como uma comunidade em amor, então a igreja precisa estar atenta às formas práticas de cultivar a comunhão dentro do corpo da igreja.


Nós, a igreja, devemos encorajar a comunhão não apenas durante as atividades que organizamos como igreja, mas também nas casas dos congregantes (através de famílias e indivíduos que se reúnem espontaneamente).


De fato, grande parte do ministério da igreja deve ocorrer fora do culto de domingo pela manhã, nas salas de estar, nas salas de jantar e nos quintais das famílias da igreja.


Em essência, ao invés de gravitar direção a uma experiência de adoração desconectada, isolada e uma vez por semana, a igreja deve proativa e intencionalmente fomentar um senso de comunidade entre os crentes que se estenda tanto dentro como fora das p paredes do edifício da igreja. em


2. A Igreja Deve Crescer na Pureza


Quando o corpo da igreja funciona segundo o seu propósito, ele será um meio de santificação para o povo de Deus. O objetivo é que a igreja seja individual e co letivamente moldada segundo a imagem perfeita e a estatura do Senhor Jesus Cristo (Efésios 4:13).

até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo. Efésios 4:13

Segundo Don Kistler, "A igreja local, é a ferramenta de Deus para trazer seu povo à plena maturidade no conhecimento e na fé".


O objetivo de Cristo para a igreja sempre foi

"a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Efésios 5:27).

Consequentemente, o pecado e o mundanismo precisam ser confrontados enquanto lutamos pela santidade. Essa busca restringe a membresia da igreja somente aos crentes, e requer aplicação da disciplina da igreja quando necessário entre seus membros.


3. A Igreja Deve Crescer no Conhecimento da Verdade


Como a igreja é a coluna e firmeza da verdade, seus membros devem dar sua energia para sustentar, seguir e propagar a verdade.


Em primeiro lugar, como a igreja deve defender a verdade? se a Palavra de Deus é absoluta, imutável e autoritativa, então a igreja é chamada a proclamá-la como tal. Talvez nunca houve um tempo na história em que a igreja tenha sido tão tentada a fazer concessões teológicas.


Em tais tempos o povo de Deus deve se apegar à fé. Sempre que uma igreja local dilui a verdade ou negligencia certos aspectos dela para obter uma audiência maior ou por qualquer outra razão, ela perdeu o seu caminho. A igreja nega a si mesma e ao seu líder, Jesus Cristo, quando coloca o crescimento numérico acima do cumprimento do seu propósito divino.

Em segundo lugar, Cristo não só comissionou a igreja para sustentar a verdade, ele a chamou para crescer na verdade e no conhecimento do Senhor, ou seja, a igreja e chamada a ser santificada pela verdade (João 17.17). Paulo expõe isso em Efésios 4:11-14.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Efésios 4:11-14

De acordo com essa passagem, a verdade é vital tanto para salvaguardar a igreja do erro doutrinário co mo para trazer maturidade espiritual ao corpo de Cristo. Assim, a igreja nunca deve se envergonhar da sã dou trina, nem se deixar de ensinar todo o conselho de Deus (Atos 20:27).

pois não deixei de anunciar tudo que Deus quer que vocês saibam. Atos 20:27

Em terceiro lugar, Deus encarregou a igreja de pregar a verdade tanto àqueles que estão dentro dos muros da igreja quanto aos de fora. Um dos principais objetivos da igreja é evangelizar e fazer discípulos para Cristo (Mateus 28:19).

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:19

A igreja não é responsável apenas pela pregação do Evangelho para aqueles que estão presentes na manhã de domingo, mas também por equipar os santos para estarem prontos para fazer evangelismo pessoal na manhã de segunda-feira.

Todo cristão precisa entender claramente a mensagem do Evangelho (especialmente a doutrina da justificação pela fé somente) e então ser competente para compartilhar sua fé com a família, os amigos e vizinhos (1 Pedro 3:15).

Em vez disso, consagrem a Cristo como o Senhor de sua vida. E, se alguém lhes perguntar a respeito de sua esperança, estejam sempre preparados para explicá-la. 1 Pedro 3:15

O Senhor Jesus não confiou prata e ouro à sua igreja; ele confiou a verdade a ela. Portanto, é a verdade que a igreja é responsável por disseminar a todas as pessoas.


A igreja é a luz do mundo; por essa razão, é imperativo que os membros da igreja sejam ativos no evangelismo na comunidade local e no apoio às missões mundiais.


Isso nos leva ao terceiro meio de determinar o propósito da igreja - a declaração da missão que Cristo prescreveu para a igreja em Mateus 28.


A Grande Comissão


A missão da igreja não só é afirmada pelo papel que ela desempenha na linha cronológica da história da redenção e por sua tripla natureza de unidade, pureza e verdade, mas também na declaração da missão que Cristo pessoalmente prescreveu a ela. Consequentemente, a Grande Comissão e o propósito da igreja são mesmo.


O objetivo da igreja não consiste apenas em evangelismo. A missão da igreja é fazer discípulos. Isso inclui evangelizar incrédulos, mas também consiste em ensinar todo o conselho da Palavra de Deus aos crentes, Proclamar o Evangelho ao mundo é uma parte vital do cumprimento da Grande Comissão, mas o mesmo acontece com a pregação no púlpito todos os domingos para os crentes.


A comissão da igreja não está completa até que ela tenha ensinado tudo o que Cristo a instruiu a ensinar. Não só devemos ir ao mundo inteiro, mas quando chegarmos lá, devemos ensinar os convertidos a observarem tudo o que Cristo ordenou. Simplificando, a comissão da igreja consiste em proclamar todo o conselho de Deus aos santos e pregar o Evangelho ao mundo (Mateus 28:18-20).

Jesus se aproximou deles e disse: "Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mateus 28:18,19


Conclusão


Portanto, de acordo com a história da redenção, a natureza da igreja e a Grande Comissão, a igreja deve funcionar como uma embaixada do céu que cresce em unidade, pureza e conhecimento, e se reúne para comunhão, edificação mútua e instrução através da explicação e aplicação das Sagradas Escrituras. A igreja é propagada quando levamos o Evangelho aos nossos familiares perdidos, à comunidade e às partes mais remotas do mundo. Você tem feito o Cristo ordenou ?


Mas eu não dou valor à minha própria vida. O importante é que eu complete a minha missão e termine o trabalho que o Senhor Jesus me deu para fazer. E a missão é esta: anunciar a boa notícia da graça de Deus.


Atos 20:24

- Versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)


Faca parte de uma igreja, e seja membro do corpo de Cristo.


Que Ele nos abençoe!


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

2.461 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page