top of page
Buscar

O Primeiro Mandamento - Sermão de 09/04/2023

Atualizado: 16 de abr. de 2023





Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. Mateus 22:36-38


Introdução


Na reflexão anterior, "A Lei e o Evangelho", ressaltei o fato de que, biblicamente, o cristão não está debaixo da lei para ser condenado por ela, mas debaixo da graça de Cristo. Dessa forma, todos os preceitos cerimoniais da lei foram cumpridos em Jesus e todos os preceitos civis se encerraram quando a nação de Israel deixou de existir, restando a nós somente os seus preceitos morais, que são universais e eternos. Essa reflexão pode ser conferida clicando aqui.


Paulo reconhece que, como cristão, ele possui o dever de seguir essa lei como forma de desenvolver a sua santificação e crescer na graça de Cristo. Escrevendo aos coríntios, ele chama tais preceitos morais e eternos de "a lei de Cristo". Ele usa a mesma expressão em Gl 6.2.


Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. 1 Coríntios 9:21

A chamada "lei de Cristo" é, para a maior parte dos comentadores, a interpretação dada pelo Senhor Jesus à lei de Moisés, em contraste com a interpretação legalista que havia entre os rabinos de sua época. Há duas passagens onde essa interpretação é deixada para nosso conhecimento: Mt 22.37-40 e Mc 12.28-31, que transcreverei abaixo:


Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe: — Qual é o principal de todos os mandamentos? Jesus respondeu: — O principal é: "Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força." O segundo é: "Ame o seu próximo como você ama a si mesmo."Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:28-31

Na reflexão de hoje, quero me dedicar a exposição sobre o primeiro mandamento e, permitindo Deus, no próximo domingo, farei o mesmo com o segundo.


Nos dias desafiadores que temos vivido, é dever de todo cristão bíblico redescobrir e discernir a ética de Jesus, para vivermos de acordo com a vontade de Deus. A única forma de escaparmos da superficialidade de nossos dias é vivermos profundamente a nossa relação com Deus à luz dos Seus mandamentos.







A Lei nos dias de Moisés e nos dias de Jesus


É muito importante estabelecermos as bases da reflexão de hoje fazendo uma importante distinção entre a forma como os judeus receberam a lei de Deus dada por Moisés e a forma como eles viviam a mesma lei nos dias de Jesus.


É comum encontrarmos na mentalidade evangélica hodierna o pensamento de que todo o judaísmo é legalista e que na antiga aliança os judeus buscavam a justificação tendo como base a observância da lei. Isso é um grande equívoco.


Tanto judeus como cristãos viveram suas vidas de devoção a Deus tendo o Messias Jesus Cristo como a causa de sua justificação:


  • na antiga aliança, judeus criam no Messias que viria,

  • na nova, crentes crêem no Messias que já veio.


Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Hebreus 11:13

Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Gálatas 5:5

O fato é que o judaísmo dos dias de Jesus era fortemente influenciado pela seita dos fariseus. Esse movimento surgiu logo após a revolta dos macabeus, por volta do ano 110 a.C, num período em que Israel tornou-se um reino independente, antes de ser novamente conquistado pelo Império Romano. Nessa época, alguns israelitas passaram a se separar dos demais, para uma completa devoção à Deus e aos ensinamentos da lei.


O que começou como um despertamento, tornou-se um movimento sectário severo e desumano.


A maior parte dos ensinamentos éticos de Jesus é dado para reinterpretar a lei e livrar a consciência das pessoas dos falsos ensinos praticados por esse grupo.


Os fariseus seguiam a lei e a tradição dos anciãos, um compêndio de cerca de 613 leis transmitidas oralmente e que não haviam sido revelados por Deus.


Porque os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos. Quando voltam da praça, não comem sem se lavar. E há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal e camas. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: — Por que os seus discípulos não vivem conforme a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos impuras? Marcos 7:3-5

Jesus tratava o farisaísmo com uma grande severidade, como podemos ver nas passagens abaixo:


Jesus respondeu: — Bem profetizou Isaías a respeito de vocês, hipócritas, como está escrito: "Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos." — Rejeitando o mandamento de Deus, vocês guardam a tradição humana. Marcos 7:6-8


Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo, para que também o seu exterior fique limpo! — Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês são semelhantes aos sepulcros pintados de branco,que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vocês, por fora, parecem justos aos olhos dos outros, mas, por dentro, estão cheios de hipocrisia e de maldade. Mateus 23:26-28


Como você pode ver, o que Jesus combate não é a lei de Deus, mas a falsa interpretação que os fariseus davam a ela.


Aqui reside um ponto importante de aplicação: Muitos de vocês são oriundos de igrejas legalistas, que tem comportamento semelhante ao dos fariseus. Essas igrejas ataram fardos pesados sobre vocês, instigaram vocês a serem melhores uns que os outros, fazendo da militância religiosa uma forma desumana de coerção. Alguns de vocês perderam carreiras, famílias em nome da "religião" e desejo lhe afirmar nessa manhã que o jugo de Jesus é suave e o fardo dele é leve!


Falo como o maior legalista que esse mundo conheceu. Sei de todas as abominações que fiz "em nome de Deus" e por cada palavra amarga que proferi para defender a "pureza de minha religião". Deus sabe o quanto me arrependo disso e o quanto desejaria poder voltar no tempo e viver a vida cristã no contexto gracioso do evangelho que hoje conheço.


Você pode ter sido gerado em Cristo em um contexto de "fazer, fazer e fazer" e isso te tornou alguém arisco, amargo, antissocial, desumano, mas o Senhor deseja te libertar dessas crendices para viver o espírito do evangelho de Cristo, que é baseado em amor.


A base da ética cristã é o amor!



O Amor é a base da lei de Deus e da ética CRISTÃ


Como afirmei anteriormente, Jesus reinterpretou a lei para os judeus dos seus tempos, resgatando aquilo que Deus sempre desejou para o seu povo: que ele obedecesse ao Criador baseado em um amor pactual e não em uma obediência cega às leis que receberam.


— Escute, Israel, o Senhor , nosso Deus, é o único Senhor . Portanto, ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Você as inculcará a seus filhos, e delas falará quando estiver sentado em sua casa, andando pelo caminho, ao deitar-se e ao levantar-se. Também deve amarrá-las como sinal na sua mão, e elas lhe serão por frontal entre os olhos. E você as escreverá nos umbrais de sua casa e nas suas portas. Deuteronômio 6:4-9


O primeiro mandamento é iniciado com uma lembrança de que Deus é o único e verdadeiro Senhor. A base do amor pactual é conhecermos a quem amamos.


O Criador desejava ser conhecido pelo Seu povo por aquilo que Ele É: o único Deus verdadeiro.


Esse Deus nos amou profundamente e a única resposta sensata é devolvermos a Ele em obediência amorosa do amor que recebemos graciosamente.


Vejam que grande amor o Pai nos tem concedido, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 1 João 3:1


Deus revelou à Israel à Sua vontade, naquilo que hoje conhecemos como os dez mandamentos, escritos em duas tábuas de rocha. Na primeira delas (Ex 20.1-11), o Senhor ordenou a Israel que:


  • Não tivesse outros deuses diante dEle, vv.3;

  • Não fizesse imagem de escultura, vv.4;

  • Não tomasse o nome do Senhor em vão, vv.7;

  • Santificasse o dia de descanso, vv.8;


Esses quatro mandamentos foram resumidos em um convite para um amor sincero e leal para com Deus, uma entrega completa a Ele. Jesus chamou esse resumo de "o primeiro mandamento":


Portanto, ame o Senhor , seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força. Estas palavras que hoje lhe ordeno estarão no seu coração. Deuteronômio 6:5,6

Deus pede que amemos sinceramente e lealmente aquilo que Ele É: nosso Criador, nosso Pai Celestial, a quem devemos tudo o que temos e tudo o que somos.


Não se trata de uma obediência cega, mas de uma reflexão profunda sobre aquilo que arrebata o nosso coração.


  • Não é somente sobre estar presente nos cultos, mas amar estar presente no dia de adoração!

  • Não é somente sobre o dever de dizimar, mas amar colocar seus recursos a disposição do Deus que cuida de você;

  • Não é sobre participar das orações, mas amar estar em comunhão com Deus;

  • Não é sobre ser visto, mas reconhecer ser amado por Deus e amá-lo de todo o coração!


Deus sabe que podemos cumprir os quatro primeiros mandamentos da lei sem contudo amá-lo de todo o nosso coração. Essa é a falsa religião que Jesus denunciou!


Por isso, o espírito da obediência cristã não baseia-se em regras, mas em um amor pactual. Eu posso obedecer sem amar, mas é impossível amar sem obedecer!


Por isso Deus ordena que Suas palavras estejam no nosso coração. Na linguagem bíblica, o coração é a sede de nossas emoções. É ali que nascem todos os maus desígnios e é ali que cultivamos nossos pecados e idolatrias.


Porque do coração procedem maus pensamentos, homicídios, adultérios, imoralidade sexual, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Mateus 15:19

O Amor por Deus está acima das regras religiosas!



Deus deseja que nosso coração seja preenchido por um amor pactual por Ele! Devemos guardar a palavra no coração para aprendermos a amá-lo em espírito e em verdade. Nada de obediência cega ou mecânica: nosso coração deve pulsar por Deus!


Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Salmos 119:11

Por isso o cristianismo bíblico e histórico é tão avesso à religião baseada em regras.


Uma obediência às regras humanas impostas pela religião pode camuflar o pecado dentro de nosso coração. O jovem rico, por exemplo, afirmava seguir os mandamentos de Deus, mas bastou Jesus colocar seu amor à prova para ele ir embora (Lc 18.22).


Construir uma relação com Deus baseada em uma obediência cega, sem amor, ou produzirá fanáticos religiosos ou desviados frustrados por não serem capazes de obedecer a Deus integralmente. Paulo lidou com esse problema na igreja de Colossos, onde falsos mestres ensinavam uma santificação baseada em regras que consumiu a espiritualidade daquela comunidade.


Não deixem que ninguém se faça de árbitro para desqualificar vocês, com pretexto de humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, estando cheio de orgulho, sem motivo algum, na sua mente carnal, e não retendo a cabeça, a partir da qual todo o corpo, suprido e bem-vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que vem de Deus. Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? "Não toque nisto", "não coma disso", "não pegue naquilo". Todas estas coisas se destroem com o uso; são preceitos e doutrinas dos homens. De fato, essas coisas têm aparência de sabedoria, ao promoverem um culto que as pessoas inventam, falsa humildade e tratamento austero do corpo. Mas elas não têm valor algum na luta contra as inclinações da carne. Colossenses 2:18-23

Regras não são capazes de transformar um coração! O amor por Deus sim!


Se Deus não for o dono do seu coração, você pode até mascarar o pecado com boa religiosidade, mas jamais será capaz de vencê-lo! Se Deus é Amor (1 Jo 4.8), somente amando seremos capazes de obedecê-lo da forma que o agrada!


CONCLUSÃO


A obediência ao primeiro mandamento é a base sobre a qual os cristãos edificam sua relação com Deus.


A ordem de amar a Deus sobre todas as coisas é um chamado à uma fé responsável, porque o amor a Deus impede que sejamos irresponsáveis em nossa vida de santificação, porque não podemos desonrar um Deus que misericordiosamente nos salvou.


— Se vocês me amam, guardarão os meus mandamentos. João 14:15

E esse amor nos levará a fazermos as perguntas necessárias para construirmos uma relação de amor sólida com Deus, para vivermos vidas que o agradam.


Por que eu amo a Deus:


  • Não colocarei hábitos pessoais, sociais e hobbies acima dEle;

  • Abandonarei vícios que prejudiquem nossa relação;

  • Me esforçarei para participar dos cultos de adoração;

  • Abandonarei meus ídolos pessoais para Ele ser único na minha vida;

  • Serei responsável quando estiver a presença daqueles que não o amam;

  • Administrarei o meu tempo para sempre honrá-lo e obedecê-lo;

  • Sacrificarei alguns confortos para apoiar o avanço da Sua obra;

  • Jamais serei irreverente com o Seu nome e suas obras;

  • Cultivarei uma vida de oração para ter intimidade com Ele;

  • Lerei a Bíblia regularmente para conhecê-lo;

  • Passarei tempo em secreto com Ele para crescer na intimidade espiritual;

  • Aceitarei ser odiado pelo mundo porque sou amado sinceramente por Ele;


É tudo por amor! Ele merece tudo o que tenho e tudo o que sou!


O amor de Deus por nós é tão grande a ponto dEle enviar o Seu Único Filho para morrer por nós na cruz do Calvário. Foi o amor dele que conduziu Cristo à cruz e foi o amor que levantou Jesus dentre os mortos.


Foi esse amor que nos escolheu antes da fundação do mundo para participarmos da promessa de redenção. É por esse amor que todo aquele que crer no Filho será salvo dos seus pecados! Somente crendo no amor de Deus poderemos receber a vida eterna!


Esse amor nos convida para rompermos nossa relação com o pecado, com o diabo e com o mundo para amarmos a Ele e sermos amados por Ele!


Vou te lembrar de uma passagem bíblica!


Quando Jesus, já ressuscitado, se encontrou com Pedro, que havia o negado três vezes, ele não perguntou para Pedro se ele já havia lavado as mãos ou feito um sacrifício no templo. Não perguntou para ele se ele havia tomado uma taça de vinho fermentado ou comido um pedaço de carne de porco.


A pergunta do Mestre para o seu discípulo é a pergunta que Deus faz para mim e para você!


Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: — Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?, João 21:15

O segundo marco antigo a ser redescoberto é: eu não viverei em verdade o cristianismo se não o fizer com amor. E o fundamento desse amor é ser amado verdadeiramente pelo Senhor e amá-lo de todo o coração!


Quem é o Dono do seu coração?



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

97 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page