top of page
Buscar

O POVO DE DEUS - Sermão de 14/01/2024

Atualizado: 14 de jan.





Agora eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as forças da morte não a conquistarão. Mateus 16.18


Introdução


Neste ano de 2024, propomos na Igreja Pentecostal Reformada um estudo aprofundado sobre a Igreja e Sua missão. Para adotarmos uma postura de #IgrejaMissional, precisamos compreender biblicamente o que é a Igreja de Jesus Cristo e qual a sua missão.


A questão é que muitos cristãos se reúnem como Igreja há muitos anos, sem, contudo, entendê-la pela ótica das Escrituras. Essa falta de discernimento costuma resultar em uma visão deturpada de nossa própria religião.


Por isso, quero nessa reflexão conceituar o que é a Igreja à luz das Escrituras. No próximo domingo, permitindo o Senhor, quero mostrar algumas deformidades que podem atingir a igreja e por fim, na comemoração do quarto aniversário da IPR, me debruçar naquilo que é a missão da igreja.


Espero que essa introdução fortaleça nossa convicção em Cristo Jesus e nossa compreensão sobre a natureza de nosso chamado no evangelho.






DEFININDO A IGREJA


Para muitas pessoas, inclusive cristãos, a igreja é o local onde os crentes se reúnem para ouvirem a Palavra de Deus e cantarem louvores a Ele. Essa visão empobrecida é a causa de tantas discórdias entre aqueles que professam o nome do Senhor.


Por essa percepção deformada, muitos crentes em Jesus tem dificuldades em desenvolver comunhão com outros irmãos na fé por questões simplistas como doutrinas secundárias ou usos e costumes, que podem ser diferentes entre uma igreja local e outra.


A fé cristã, contudo, é simples e prática, não devendo se tornar uma arena de combate.


A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo. Tg 1.27

Então, vamos tentar entender pela Escritura o que, de fato, é a Igreja.


A Igreja de Jesus Cristo é o corpo espiritual de crentes redimidos que professam fé em Jesus como Senhor e Salvador, tendo Ele como o Cabeça.


"E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." Efésios 1.22,23

A igreja, como organismo vivo, é universal, pois abrange indistintamente crentes de todas as nacionalidades e tradições. Todos eles são batizados pelo Espírito em um único corpo espiritual, por isso, crentes bíblicos não fazem distinção entre si por assuntos secundários.


"Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." 1 Coríntios 12.12-13

Esse organismo espiritual também possui representações visíveis, na reunião de cristãos em seus locais de culto, onde expressam ali os valores do Reino de Deus. Esses ajuntamentos são chamados de igrejas locais.


"à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso." 1 Coríntios 1.2

Não existe uma única passagem bíblica onde a casa de oração dos crentes seja chamada de "igreja". Por isso, quando eu afirmo "eu vou à igreja", essa expressão significa que estou indo à reunião solene dos crentes e não ao edifício onde eles se reúnem.


Essa simples definição me ajuda a corrigir alguns erros que posso cometer se não enxergar a Igreja da forma que a Bíblia a apresenta:


  • Eu passo a entender a Igreja em toda sua amplitude e extensão, que vai muito além dos limites da denominação. Isso favorece minha vida de oração, meu senso de missão e a minha gratidão pelo avanço e crescimento da igreja.

  • Eu começo a entender com mais clareza a multiforme graça de Deus, que leva pecadores eleitos à cruz de Cristo através de diferentes sopros do Espírito, pela pregação do mesmo evangelho.

  • Eu passo a amar a grandeza da glória do evangelho, que excede os limites da nossa denominação.



a igreja COMO POVO DE DEUS


Na teologia do Antigo Testamento, vemos que Deus escolheu e reservou para si um povo, Israel. O Senhor chamou Abraão e através dele fez a promessa


O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei. Farei de você uma grande nação, o abençoarei e o tornarei famoso, e você será uma bênção para outros. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. Por meio de você, todas as famílias da terra serão abençoadas”. Gn 12.1,3

A grande nação prometida tornou-se o povo de Israel. Seu propósito com essa 'congregação' era torná-la um luzeiro para as nações e, por ela, trazer ao mundo as Escrituras e o Messias.


A expressão hebraica para "congregação" é qahal.


Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento. Joel 2.16

Com a chegada de Jesus Cristo, a 'qahal' israelita tornou-se a 'ecclesia' de Jesus Cristo.


A Igreja, composta por judeus e gentios crentes em Cristo, é a continuação da aliança que Deus fez com Israel. Algumas passagens bíblicas são frequentemente citadas para apoiar essa perspectiva:


Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. Ele acabou com o sistema da lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. Assim, ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles. Ele trouxe essas boas-novas de paz tanto a vocês que estavam distantes dele como aos que estavam perto. Agora, por causa do que Cristo fez, todos temos acesso ao Pai pelo mesmo Espírito. Efésios 2.14-18

Assim como Israel era a congregação do povo de Deus na Antiga Aliança, a Igreja é a congregação do povo de Deus na Nova Aliança.


Em Cristo, as distinções são rompidas mediante o evangelho.


"Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus." Gl 3.28

Além disso, é notável que Pedro atribua à Igreja a mesma natureza vocacional que foi dada à Israel.


Os apóstolos reconheciam que na Nova Aliança a Igreja assume a identidade de povo de Deus, devendo viver à luz dessa vocação.


Serão meu reino de sacerdotes, minha nação santa’. Essa é a mensagem que você deve transmitir ao povo de Israel”. Exodo 19.6

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. Assim, vocês podem mostrar às pessoas como é admirável aquele que os chamou das trevas para sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9

Deus não tem dois povos no mundo. Ele possui apenas um povo de Deus, a Igreja, que une espiritualmente judeus e gentios debaixo da gloriosa graça de Jesus Cristo.




a igreja É O CORPO DE CRISTO

 

A Igreja é composta por homens e mulheres, de todas as etnias, que depositaram sua fé em Jesus como Senhor e Salvador.


Cada convertido torna-se membro do Corpo de Cristo, que é a igreja, e passa a existir para relacionar-se com Ele e dar continuidade à Sua missão.


Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: “Reconciliem-se com Deus!”. 2 Co 5.20

A Igreja não foi salva dos seus pecados para receber, conquistar, prosperar, mas para ser para à sociedade aquilo que Cristo foi ao mundo.


Como o novo povo de Deus em Cristo, somos vocacionados a vivermos como Cristo viveu!


Jesus viajou por toda a região da Galileia, ensinando nas sinagogas, anunciando as boas-novas do reino e curando as pessoas de todo tipo de doenças. Mateus 4.23

Talvez essa seja a maior discrepância entre a religião moderna e aquela que Jesus deixou.


Hoje, conglomerados religiosos tratam seus membros como clientes e os entretem com programações diversas, a fim de mantê-los em seus arraiais religiosos como contribuintes fiéis que mantém o sistema funcionando.


São ajuntamentos sem amor, sem fé histórica, sem doutrina.


Contudo, assim como surgiram falsos profetas entre o povo de Israel, também surgirão falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão astutamente heresias destrutivas e até negarão o Mestre que os resgatou, trazendo sobre si mesmos destruição repentina. Muitos seguirão a imoralidade vergonhosa desses mestres, e por causa deles o caminho da verdade será difamado. Em sua ganância, inventarão mentiras astutas para explorar vocês, mas eles já foram condenados há muito tempo, e sua destruição não tardará. 2 Pedro 2.1-3

A Igreja, como planejada por Cristo, funcionava como uma sociedade que vivia na contramão da cultura, praticando os ensinamentos de Jesus, adorando a Deus, pregando o evangelho da graça e procurando minimizar o sofrimento do mundo.


Esse povo já recebeu TUDO em Cristo e por isso, está mais disposto a dar do que a receber.


Em tudo vos dei o exemplo de que assim trabalhando, é necessário socorrer os enfermos, recordando as palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: Coisa mais bem-aventurada é dar do que receber. Atos 20.35

Essa atitude amorosa da Igreja é um poderoso testemunho ao mundo!


Historicamente, como povo de Deus em Cristo, a Igreja é reconhecida pelo amor. Por isso, onde não existe amor genuíno, não existe, biblicamente, a Igreja.


Por isso, agora eu lhes dou um novo mandamento: Amem uns aos outros. Assim como eu os amei, vocês devem amar uns aos outros. Seu amor uns pelos outros provará ao mundo que são meus discípulos”. João 13.34,35

Essas verdades, de alguma forma, inspiram você a uma reflexão honesta sobre a qualidade do seu cristianismo?


  • Você sente participante da missão de Cristo?

  • Você sente prazer em servir e contribuir para levar outras pessoas à fé?

  • Você é uma pessoa reconhecida pelo amor?



conclusão


O Deus Santo odeia tanto o pecado quanto o pecador. Nossa sociedade ignora a realidade de que vivemos no mundo de Deus e que, por isso, um dia estaremos diante dEle e haveremos de prestar contas da vida que vivemos.


Mas Ele Seu Povo com amor eterno e enviou Seu Filho para salvá-lo! Cristo deu a vida por Seu Povo. Somente por ele!


Na cruz do Calvário, Ele sofreu a ira de Deus no lugar de cada pessoa que receberá o dom da salvação e herdará a promessa de vida eterna. Ao terceiro dia, as Escrituras afirmam que Ele ressuscitou dentre os mortos e está vivo diante do Pai. Por sua ressurreição, Ele declara justos todos aqueles que crêem em Seu Nome.


Por isso, Jesus chamou homens e mulheres a se arrependerem de suas más obras e se voltarem com humildade ao Pai Celestial, que promete perdoar e salvar aqueles que, arrependidos, se abrigam em Seus braços amorosos pela fé no sacrifício perfeito executado por Cristo!


A partir de então, Jesus começou a anunciar sua mensagem: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”. Mateus 4.17

O povo de Deus, historicamente, proclama a mesma mensagem: um ajuntamento que não chame pecadores ao arrependimento não é de Cristo e não pertence a Ele!


Pedro respondeu: “Vocês devem se arrepender, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão de seus pecados. Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Atos 2.38

Você está cansado da sua vida de pecados? Está com sede de Deus? Anseia pela salvação?


Venha à Cristo!


Não importa o tamanho dos seus pecados ou a fraqueza da sua fé, Cristo está formando na Terra um povo santo, zeloso e de boas obras e há lugar para você! Entre pela porta nessa manhã e seja unido ao povo que Deus escolheu para Si!


Sim, eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pasto. João 10.9

A porta da graça é Cristo e ela se abre a cada coração arrependido que o buscar com sinceridade.


Que Ele nos encontre em Sua presença!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

106 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page