top of page
Buscar

O Plano de deus e sua vontade - 29/05/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023






Por esta razão, muitas vezes tenho sido impedido de ir ter convosco;mas agora, sem mais lugar para mim nessas regiões, e desde que eu tive há muitos anos grande desejo de ir a você sempre que eu vá para a Espanha, pois espero ver-vos de passagem, e de ser ajudado no meu caminho até lá por você, quando eu tenho apreciado primeiro de sua empresa por um tempo, mas agora, eu estou indo para Jerusalém para ministrar aos santos. Para Macedônia e Acaia foram prazer de fazer a contribuição para os pobres dentre os santos em Jerusalém. Sim, eles ficaram satisfeitos em fazê-lo, e eles estão em dívida com eles. Porque, se os gentios foram participantes em suas coisas espirituais, eles estão emdívida para ministrar-lhe também em coisas materiais. Portanto, quando eu terminar isso, e ter dado o meu selo sobre este fruto deles, vou continuar por meio de você para a Espanha. E eu sei que quando eu chegar para você, eu virá na plenitude da bênção de Cristo. Rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, queluteis juntamente comigo nas orações a Deus por mim, para que eu seja livre dos rebeldes que estão na Judéia, e que o meuserviço para Jerusalém pode ser aceitável aos santos; para que eu possa vir a vós com alegria, pela vontade de Deus e encontrar refrescante descanso em sua empresa. Ora, o Deus de paz seja com todos vós. Amém. Romanos 15: 22-33


Paulo fez uma exposição do seu Ministério aos crentes de Roma. no final da carta, onde Paulo, depois de ter exposto as grandes doutrinas da graça igreja de Roma, ele passa a fazer a aplicação prática dessas doutrinas e agora, mais ao final, ele expõe os planos que ele tem com relação à Roma e além.


Aqui no capítulo 15, ele se sente obrigado a dar uma explicação, porque é que ele escreveu uma carta para uma igreja que ele não fundou e da qual ele não era pastor e de quem não era conhecido.


Completamente embora havia pessoas lá em Roma , que privavam da amizade de Paulo é só ler o capítulo 16 e nós veremos isso.Ele disse, então, que ele foi chamado por Deus para ser apóstolo dos gentios.E que os romanos eram gentios e que, portanto, estavam debaixo da sua jurisdição.Ele via esse chamado de Deus para pregar o evangelho às nações como um encargo sagrado, a ponto de que, quando ele descreve esse Ministério.

Meados do capítulo 15, aliás, ele descreve, Ele disse que os seus convertidos entre os gentios são como uma oferta que ele vai trazer para Deus. Então esse é o motivo pelo qual Paulo se atreve a escrever essa carta e de fazer planos, inclusive para estar com a igreja de Roma. Tendo como objetivo final de lá pregar o evangelho na Espanha, isso é o que nós vimos até agora. Agora, aqui na passagem que nós acabamos de ler Paulo da detalhes do que é que ele tem em mente exatamente.


Ele está em Corinto. Segundo ele, está de saída para Jerusalém. Quando ele escreve essa carta, depois de Jerusalém, ele pensa, em ir a Roma e de Roma, ele pensa ir para a Espanha, e lá pregar o evangelho.


E estes são os planos que ele tem que ele coloca aqui, e no final, ele pede que os crentes de Roma orem com ele. Na verdade, ele pede que se juntem a ele em oração para que esses planos é possam acontecer exatamente como Paulo desejava.

Então essa manhã eu queria ver com você, essas 2 partes da passagem, a primeira, os planos de Paulo verso 22 ao verso 29.Depois, as orações que Paulo pede para que tudo isso dê certo. Do verso 30 ao verso 33 e uma terceira parte que não está no texto, mas que é a conclusão não como nada disso que Paulo planeja, aconteceu do jeito que Paulo queria.


Os planos que Paulo estava fazendo o verso 22 até o verso 29, ele disse aí no verso 22.

Essa foi a razão porque também muitas vezes me senti impedido de visitar los o que ele está dizendo aqui aos irmãos de Roma é que já muito dia, Paulo tinha desejo de estar com eles. Final do verso 23, desejando há muito visitados.

Paulo de longa data, tinha desejos, planos de fazer uma viagem à capital do Império, conhecer a igreja de Roma, (Rom. 1: 10- 13), que já se destacava pelo seu tamanho, pela sua influência.


Passar um tempo com eles, ministrar a eles como apóstolo do gentios, Todavia, até agora, Paulo, diz ele tinha sido impedido. (Atos 16: 5 a 7),E ele diz, por essa razão, E portanto, esse verso 22 aponta para trás, onde nós encontramos a razão pela qual Paulo não tinha autorização ainda pregar o evangelho .


Todas as 5 grandes províncias do Império Romano e suas respectivas capitais, Durante 12 a 15 anos, Paulo evangelizou aquela região plantando igrejas em cidades estratégicas, fazendo discípulos que plantaram igreja também em também ao mesmo tempo que ele desejava ir para Roma.


O trabalho de pregar o evangelho naquela região , no verso 23, eu não tenho mais campo de atividade nessa região. Ele olha para trás depois de 15 anos de atividade, diz. Eu não tenho mais campo de trabalho, Paulo havia sido chamado para anunciar a Cristo entre as nações em locais onde Cristo não era conhecido. Agora não era mais o caso, porque toda aquela região já tinha ouvido a palavra de Deus através de Paulo ou dos discípulos de Paulo.


Então agora, Paulo acha que chegou o momento de ir a Roma, como ele diz aqui no verso 23, eu não tenho mais campo, E há muito tempo eu desejo visitar vocês, aparecia essa oportunidade , E agora ele tinha colocado o seu coração numa região que ficava na Itália, além da Itália, que era a região da Espanha, ali Cristo não havia sido anunciado ali estavam gentios e, portanto, era para lá que Paulo queria ir.


Então ele junta as 2 coisas, terminou o trabalho naquela região. Ele deseja ir pregar o evangelho na Espanha, onde Cristo não é conhecido, Então ele vai fazer isso passando por Roma e finalmente conhecendo os irmãos de Roma que ele tanto desejava.


E agora esse é o plano que Paulo deseja executar, está no verso 24, ele disse, eu penso em fazer essa visita quando em viagem para a Espanha, pois espero que de passagem estarei convosco e que para lá, seja por voz encaminhado depois de haver primeiro desfrutado um pouco da vossa companhia.


Então a linguagem de Paulo é muito educada, mas ele está se convidando para ir para Roma e chegar lá a ser hospedado pelos irmãos, desfrutar um pouco da companhia dos irmãos e alegrar um pouco com eles.


E de lá ser enviado por eles para a Espanha, ou então ter a participação da igreja de Roma nos planos para evangelizar na Espanha. Esses planos, é Claro, incluíam sustento financeiro e apoio espiritual, orações e, quem sabe, até companheirismo. Paulo costumava viajar com os companheiros de viagem, muitos deles bem conhecidos, como Timóteo, Silas ou Silvano e barnabé.


Então era isso que Paulo tinha em mente, mas antes disso, ele precisava terminar uma tarefa. Ele estava no meio de uma tarefa que ele nos diz aí no verso 25, mas agora estou de partida para Jerusalém a serviço dos Santos, os Santos aqui ,São os crentes, lembrando que toda vez que a bíblia se refere aos crentes, aos que crêem em Jesus, como o Santos, isso não tem uma conotação ética no sentido de que eles são moralmente perfeitos como a gente usa a palavra hoje, fulano é Santo, não é? Quer dizer, ele não tem defeito completamente sem pecado, não é nesse sentido que a bíblia usa o termo, qual se referir aos crentes como o Santos, a palavra Santo quer dizer aquele que é separado.

Apenas indica que nós, pela graça de Deus, somos separados do mundo para pertencermos a Deus e continuamos pecadores e a todo um processo sendo feito nos Santos para que no final eles sejam completamente aperfeiçoados.


Mas o plano de Paulo era ir a Jerusalém. Ele estava de saída para Jerusalém, levando uma oferta, diz ele no verso 26 Aprove a Macedônia e acaia. Levantar uma coleta em benefício dos pobres. Dentre os Santos que vivem em Jerusalém.


O que é que tinha acontecido durante essa época?


Aconteceu uma grande fome em vários lugares do Império Romano. Fome inclusive, que foi profetizada pelo profeta ágabo e que nós encontramos no livro de atos e que se diz, inclusive, que aconteceu durante o tempo do imperador Cláudio, Que foi inclusive o imperador que expulsou muitos judeus de Roma e com eles, os cristãos também .


(Atos 20 : 22-23). "Mas eu não considero a minha vida de qualquer conta como preciosa para mim", continuou ele, "a fim de que eu possa terminar minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus" (v. 24).

A igreja de Jerusalém era uma igreja grande, foi a primeira igreja a ser fundada no período cristão depois de Pentecostes, mas era uma igreja de era uma igreja de recursos, mas que rapidamente viu os seus recursos irem embora. Porque se você ler no livro de atos logo no início, a primeira leva de convertidos foram 3.000 mil convertidos.


A maior parte deles não morava em Jerusalém, eram peregrinos e ficaram em Jerusalém e tinham que viver às custas da igreja enquanto não arrumava trabalho. Por isso, barnabé vendeu um prédio e 11 propriedade, deu para ajudar os pobres.


Por isso que tinha uma distribuição de cesta básica para As Viúvas. Então a igreja foi ajudando a si mesmo e, com o passar do tempo, a igreja se viu sem recursos também. E agora era a vez dela (Jerusalem) receber ajuda depois de ter ajudado tanta gente.

Interessante aqui é que iniciativa de mandar uma oferta para ajudar os crentes pobres da judéia que estavam passando dificuldade nesse período de fome não foi de Paulo.

Mas Foi das igrejas da província da Macedônia e de acaia, as 2 mais conhecidas são a igreja de Tessalônica e a igreja de filipos, que são dessa região. Aqui foram essas 2 igrejas que tomaram iniciativas, igrejas pobres, igrejas, sem muita condição financeira. Paulo fala delas na segunda carta aos Coríntios.


Em sua primeira carta a Corinto, que foi na província de Acaia, Paulo escreveu: "Ora, quanto à coleta para os santos, como Eu dirigido às igrejas da Galácia, assim fazei vós também" (1 Cor. 16: 1). Em sua segunda carta a Corinto, ele se alegrou com a generosidade das igrejas da Macedônia. "Em uma grande provação de aflição sua abundância de alegria e de sua pobreza profunda transbordou na riqueza da sua generosidade. Porque lhes dou testemunho de que de acordo com a sua capacidade, e além de sua capacidade, deram por vontade própria, pedindo-nos com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos "(2 Cor. 8: 2-4).


Igrejas que voluntariamente, com amor acima das suas possibilidades, resolveram ofertar para ajudar os crentes pobres de Jerusalém e Paulo era a pessoa encarregada de organizar o levantamento dessa oferta de levar essa oferta até Jerusalém, na companhia de alguns irmãos, ele menciona aqui no verso 27 que o que levou esses irmãos não judeus de filipos e tessalônica.


A fazer isso são 2 coisas. Primeiro, isso lhes pareceu bem, ou seja, foi uma coisa que eles acharam que o dever, que era um dever cristão, ajudar os irmãos pobres e segundo, Porque se achavam devedores, e a lógica de Paulo é o seguinte, se os gentios, São participantes dos valores espirituais dos judeus, porque o evangelho começa com os judeus. O Messias é judeu. As a escritura, a bíblia é judaica. As promessas foram feitas a um judeu. O culto foi dado à nação judaica e nós estamos nos beneficiando disso. Se nós, gentios, somos beneficiados pelos valores espirituais dos judeus, esse é o raciocínio de Paulo, faz sentido que os judeus sejam abençoados financeiramente pelas igrejas que foram alcançadas pelo evangelho que procedeu deles.


Então, foi assim que as igrejas da Macedônia e da acaia se sentiram. Somos devedores, que eles ,Por causa deles, nós conhecemos a Jesus e temos o maior de todos os tesouros. Não custa nada, nós investimos, nós nos esforçarmos e sacrificarmos para que financeiramente, para que eles possam ter Alívio no meio dessa dificuldade que eles estão passando.


Paulo estava no meio dessa tarefa quando ele escreve, essa carta, é por isso que ele disse que eu não vou agora para Roma, não. Agora chegou a hora de ir, mas é só um pouquinho ainda vou resolver esse assunto. Estou indo para Jerusalém e de Jerusalém, então eu vou passar um tempo com vocês e de lá eu vou para a Espanha.


Depois de terminar os planos, vocês viram como quais são os planos de Paulo, não é?

Ele está Corinto, Jerusalém, Roma, Espanha, depois que ele termina de dizer quais são os planos dele, pede orações.


As orações estão aí do verso 30, verso 33, Apesar da confiança que Paulo demonstra que você percebe que ele diz assim, eu vou fazer isso, depois vou fazer aquilo, vou ficar com vocês depois, vou para Espanha.


Porém, tal então Paulo está confiante, não é de que as coisas serão exatamente assim, apesar da confiança, ele sabe que além de planejar, nós temos que orar. Fazer planos está correto. Devemos fazer planos.


Paulo fez planos e fazer planos faz parte da ordem que Deus nos deu de dominarmos a Terra de sermos senhores e mordomos dos bens que ele nos deu e nós não podemos fazer isso.


É no caos e na desordem, na confusão e na bagunça. Nós temos que ter um alvo, nós temos que ter objetivos, temos que ter projetos, não é?


A gente tem que ter planos, a gente tem que ter propósito, tem que ter um objetivo. E Paulo tinha tudo isso e não é errado o crente fazer isso, só que o crente tem que lembrar que ele, não é só planejar.Ele planeja e ele ora, ele pede que Deus o abençoe como o Paulo faz em seguida.


No verso 30, rogo vos, pois irmãos, pois aí então está dando a razão pela qual ele pede as orações e a razão é essa. Não é todo esse planejamento, ó vos, pois irmãos, por nosso senhor Jesus Cristo, e também pelo amor do espírito que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor.


O que é que ele pede essa oração? analise É mais do que um pedido. Eu, o que ele está fazendo é um rogo. O rogo é um apelo profundo, não é que vem do fundo do coração. Se ele diz assim, eu quase que estou, é como se ele tivesse de joelhos dizendo, irmãos, eu suplico por tudo o que é mais precioso e 2 coisas ele coloca aqui primeiro pelo nome do senhor Jesus Cristo. E segundo, pelo amor que o Espírito Santo derrama nos nossos corações.


Quando ele diz por amor do nosso senhor Jesus Cristo, ele está lembrando de que tanto os romanos como ele, Paulo tinha o mesmo Senhor, então isso, esse, essa linguagem de Paulo, aproxima os romanos dele. Segundo, quando ele fala do amor do espírito, é o amor que ele já se referiu lá em romanos. Capítulo 5, quando ele diz que o amor de Deus é derramado, tudo em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado e o mesmo amor que é derramado no coração de Paula derramado no coração dos romanos.


E então isso nos une em amor. Temos o mesmo senhor, então nada mais justo, então de que nós lutemos as mesmas batalhas, que é o que ele pede aqui no final do verso 30, eu rogo que vocês lutem juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor.

Paulo via a oração como uma luta e de fato, é uma luta É uma luta que envolve disciplina, que envolve perseverança, que envolve paciência, que envolve preparação, que envolve argumentação.


Orar não é uma coisa fácil, nem é uma coisa natural, Porque é um processo extremamente complexo, que envolve a minha participação como pecador, que não conheço todas as coisas completamente. Independente de Deus. A mediação do meu senhor e Salvador, Jesus Cristo, a intercessão do Espírito Santo em meu favor e a soberana vontade do Deus, a quem essas orações são dirigidas.


Então não é algo tão simples, se fosse simples, Jesus não teria ensinado os seus discípulos a orar, não teria contado várias parábolas sobre como a oração deveria ser feita e uma série de outras instruções a respeito de oração.


É uma luta e Paulo não quer lutar sozinho. A gente luta melhor em bando. Então Paulo diz, se juntem a mim, Nas minhas orações, nas lutas de oração a meu favor.

E Paulo pede 3 coisas, primeira, 31 para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na judeia.


Paulo está indo para Jerusalém. Quando ele escreve essa carta faz esse pedido. Ele sabe que quando chegar em Jerusalém ele vai encontrar um ambiente hostil, mesmo que ele esteja levando uma oferta, mas ele está levando uma oferta para os judeus crentes.

É a maior parte de Jerusalém, Não era crente, Jerusalém era a cidade mais dura.Incrédula daquela região. Foi lá que o nosso senhor Jesus foi rejeitado e foi morto e foi sepultado. Então ele está indo, Para uma cidade onde ele sabe que existe a possibilidade de que ele não vai ser bem recebido.


E quando ele se refere aos rebeldes que vivem na judeia, ele se refere aos judeus incrédulos que vem perseguindo o trabalho de Paulo durante todo aquele tempo que ele passou entre Jerusalém e o ilírico pregando o evangelho.Onde Paulo ia para a guerra no evangelho, esses judeus rebeldes vinham atrás, diz, fazendo um trabalho de Paulo perseguindo o Paulo, lançando calúnias contra Paulo, fazendo ações, quando não prendendo ou apedrejando, expulsando da cidade.


Paulo sabe que vai encontrar essa turma em Jerusalém. Então, primeiro a oração.Primeiro pedido ordem para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na judeia. Não é errado a gente pedir para Deus nos livrar dos nossos inimigos, não é?


A gente aprende aqui que Paulo pediu, nós podemos pedir também. Deus me livra dos rebeldes que moram em cima de mim, aí você faz esse pedido totalmente cristão, não é? Não, diz assim, senhor, me livra da do vizinho, não é que fica fazendo barulho horas da noite, não é? Não é bem isso não é?


Deus, provavelmente vai dizer assim. Eu prefiro que você aprenda a paciência,Mas esse pedido aqui tinha tudo a ver com a questão do evangelho, a perseguição do evangelho não era algo pessoal de Paulo, mas o que ele sentia que estava em jogo, a verdade do evangelho e o Progresso do Reino de Deus.


3, segundo pedido que esse meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos Santos. Havia como nós já vimos nos capítulos, é no capítulo 14, especialmente, havia 11 estranheza entre os judeus, cristãos, judeus e cristãos e os não judeus cristãos e que estava relacionado com o convívio.


O calendário judaico, se consideravam os filhos e os gentios não faziam nada disso, então era uma dificuldade. A convivência do no primeiro século entre judeus e gentios é que haviam se tornado cristãos.Então, Paulo espera que aquela oferta que ele está levando a Jerusalém para os judeus convertidos, oferta que foi levantada pelos não judeus convertidos, sejam espécie de uma prova de de amor, seja alguma coisa para quebrar o gelo, vê se aproximava os gentios dos judeus.


Então o Paulo tinha muita expectativa de que aquela oferta era mais do que para ajudar os cristãos pobres da judéia, mas era um símbolo do amor e da uniam que deveria haver entre judeus e não judeus em Cristo Jesus. Por isso que ele olha, é o segundo pedido dele. Eu penso que esse meu serviço em Jerusalém, que era entrega daquela oferta, seja bem aceito pelos Santos que são.


O judeus cristãos de Jerusalém, o segundo perigo, terceiro pedido.Peço também que ao visitar-vos, a fim de que ao visitar, vocês terminaram de Jerusalém, vou para Roma pela vontade de Deus, chegue à vossa presença com Alegria e possa recriar me convosco. O terceiro pedido da de Paulo é que é os romanos orassem juntamente com ele, para que, depois de terminar daquele Ministério lá.


A ministração lá em Jerusalém, Paulo pudesse então viajar a Roma e chegar lá e se alegrar com os irmãos e passar um bom tempo lá com eles. E aí ele termina, agora orando pelos romanos no verso 33 e o Deus da paz.


Seja com todos vós, ou seja, o Deus que concede a paz, que é o autor e a fonte da paz, Que ele enche o coração de vocês, dessa, dessa paz.


Muito bem, meus irmãos, Deus não atendeu a oração de Paulo, Não exatamente como o Paulo queria.


A primeiro, ele não ficou livre dos rebeldes da judeia. Se você ler no livro de atos a partir do capítulo 21, quando o Paulo chega na judeia.Ele é instruído.Pelos judeus cristãos que estão lá, especialmente por Tiago, A fazer um voto para mostrar que ele continuava sendo judeu.Havia uma desconfiança porque Paulo Ministério dele era entre os gentios.Quão gentil Paulo se tornou.


Qual o pagão Paulo se tornou então para provar que você continua sendo judeu? O Paulo você vai fazer um voto de durante 7 dias, você vai no templo, se purificar, vai pagar a oferta juntamente com esses irmãos aqui, e Paulo atendeu. Só que no dia que ele foi para o templo quem ele encontra lá? Os rebeldes da judeia. A turminha que conhecia ele da Ásia, especificamente o livro de atos disso judeus da Ásia, reconheceram Paulo.E aí pegaram Paulo, E queriam matar a pau, acusando o Paulo de estar entrando no templo juntamente com o gentil. Parece que ele estava acompanhado de Trôade, que era grego, e houve uma grande confusão em Jerusalém.Chama a guarda a um tumulto e a duras penas, a guarda consegue livrar Paulo da mão dos judeus.


Porque os judeus queriam matá-lo, porque o conheciam como inimigo nacional. Então Paulo não ficou livre dos rebeldes da Judeia de lá de Jerusalém. Ele vai para a cesárea, onde ele fica preso 2 anos.


E de lá, ele vai para Roma, onde ele fica preso 2 anos. Então aquela oração para que eu seja livre dos rebeldes da Judeia não foi atendido por Deus, Aparentemente, o seu segundo pedido também não foi, Ele disse que essa minha oferta seja bem recebida pelos Santos. Eu digo isso porque.


No livro de atos, diz que quando ele se apresenta a liderança da igreja de Jerusalém, a liderança diz, olha todo mundo aqui.Fala mal de você, a sua reputação aqui é muito ruim, O pessoal pensa que você fala contra a lei, você fala contra o tempo, você fala contra Moisés.


E foi exatamente essa desconfiança da liderança da igreja de Jerusalém que acabou acarretando a ida de Paulo ao templo e lá prisão dele, porque ele foi reconhecido em público pelos seus inimigos.Terceiro pedido de Paulo, que eu possa ir para Roma e chega e me alegrar não foi exatamente atendido como ele queria, porque ele chegou lá como prisioneiro 4 anos depois, ele pensava que ia ser uma coisa rápida, não é.

Vou ali em Jerusalém, entregue essa oferta, vou pegar o primeiro navio para Roma, 4 anos depois, Paulo chega em Roma, mas ele chega preso, chega como preso político.E depois de ter passado, 2 anos na Fortaleza de César Areia que era uma cidade militar.

Depois de ter passado um naufrágio.No mar Mediterrâneo, no mar egeu, aliás, e tendo ido parar nas costas da ilha de Malta.Paulo, chega lá, prisioneiro. Ele não podia. Não pôde ministrar na igreja de Roma como ele queria, embora ele tinha tenha ficado numa casa que ele tenha que ele tinha alugado acorrentado a um soldado da guarda pretoriana que era da guarda pessoal de César, porque ele era um preso político.


Ele havia apelado para César para não ser morto lá em Jerusalém, aliás, ele tinha.É dito que era cidadão Romano e depois ela apela para César para ser julgado em Roma.

E em quarto lugar, não há nenhum registro de que alguma vez ele tenha ido a Espanha. Não está no livro de atos e também nos anais da história da igreja eclesiástica. Não há nenhuma informação se alguma vez o apóstolo Paulo chegou à Espanha.

Contudo.Você vê aqui, esse homem de Deus fazendo planos, muito seguro, não é do que vai acontecer, pede orações e não acontece como ele quer.


Imagine com você, Imagina as vezes que você queria uma coisa que você planejou uma coisa, você pediu a Deus uma determinada coisa e não aconteceu, Mas o que aconteceu foi muito melhor. Pensa comigo primeiro, foi exatamente nesse período de 2 anos em cesareia e 2 anos em Roma que Paulo escreveu as famosas cartas da prisão que são efésios, filipenses, colossenses e fílemon, e através delas ele evangelizou muito.

Ele escreveu 4 cartas que vem abençoando milhões de pessoas através de 2000 anos da história, Deus não deu o que Paulo queria, mas deu algo melhor com o que Paulo nem havia planejado .Foi da prisão que Paulo escreveu essas cartas, Por meio da das quais abençoou tanta gente.


Além disso, Paulo teve uma oportunidade que ele não teria de outra maneira, que foi dar testemunho da fé a governadores, a reis e ao próprio imperador Romano, No tempo que ele esteve em cesareia, ele foi visitado pelo menos por 3 autoridades que queriam saber do caso dele. Diante de todas elas, Paulo pregou o evangelho e apresentou Jesus Cristo.

Finalmente, ele é levado para Roma e quem acorrentada ao lado dele, um soldado da guarda pretoriana, que é da guarda pessoal de César.Numa das cartas que ele escreve da prisão de Roma, que é filipenses, quando ele chega no final, ele diz aos filipenses os da casa de César te saúdam, ou seja, ele deve ter ganhado para Cristo vários soldados que eram acorrentados a ele e, dessa forma, o evangelho chega na casa do próprio imperador, os da casa de César te saúdam.



Conclusão


O que é que tudo isso nos ensina, queridos irmãos?


Eu queria tirar algumas lições para nós aqui e partir para uma conclusão.

Primeiro Eu creio que esse texto nos ensina que fazer planos é perfeitamente legítimo e mesmo desejável, a gente não deve deixar que a nossa confiança na providência e na soberania de Deus e no seu governo nos leve à conclusão errada de que planejar vai contra a soberania de Deus, porque às vezes pode acontecer que um crente tem essa conclusão.


Claro, é Deus é soberano, Deus governa todas as coisas. Não cai um fio de cabelo, não cai uma ave no chão que não seja da vontade de Deus. Os cabelos da minha cabeça são todos contados. No caso de alguns de vocês é fácil, então não é. Então Deus tem controle de absolutamente todas as coisas.


Então, planejar para quê? Fazer planos para quê? Se já está tudo decretado, se Deus já planejou tudo antes da fundação do mundo, Paulo defende a soberania de Deus.Talvez da forma mais veemente de dentre todos os autores do novo testamento. Ele fala da soberania de Deus no governo de Deus, de Deus, está no controle de todas as coisas que nada acontece fora da sua vontade e ainda assim isso não impede Paulo de dizer eu planejo sair daqui para Jerusalém, Jerusalém.


Não quer dizer que nós não possamos fazer planos ou que não devamos fazer planos, mas devemos, Sim Planejar quais são os meus objetivos, quais são os meus alvos, o que é que Deus quer para mim aqui, nesse mundo, de que maneira eu vou chegar lá, que recursos eu tenho, como é que eu vou gastar? O meu dinheiro é como é que eu vou desenvolver a minha carreira? Que planos eu tenho para a universidade e, enfim?É assim que Deus determinou que nos abençoaria.


Ele quer que façamos planos que calculemos os custos, que façamos orçamento.Enfatizar isso aí porque tem gente que não faz e vive quebrado. Que tenhamos alvos, tenhamos estratégias, que tenhamos metas.Deus quer que nós façamos isso se segunda coisa.Que esse texto nos ensina é que, além de fazer planos, nós temos que orar a nosso Deus para que esses planos sejam realizados. Paulo não apenas planejou, mas ele pede orações porque ele sabia que, em última análise, é Deus que faria a sua vontade.


Veja como no verso 32, ele diz, a fim de que ao visitar-vos pela vontade de Deus ,Ele tem consciência de que a vontade de Deus é soberana em tudo isso. Ele, nós temos que confiar, que Deus sabe melhor do que nós. O que realmente precisamos e a melhor maneira das coisas acontecerem para a sua Glória.


Que Deus, nessa manhã, aplique essa palavra aos nossos corações, que sejamos uma igreja que ora Uma igreja que depende de Deus, uma igreja que planeja uma igreja que é unida em oração uns com os outros, levando os fardos uns dos outros e acima de tudo, conscientes de que o nosso Deus reina e que ele é soberano e que, em última análise, a vontade dele.É a minha, é o que eu desejo no final.




Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

235 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page