top of page
Buscar

O perigo da Hiper Graça - Sermão de 04/08/2024



"Pois bem, devemos continuar pecando para que Deus mostre cada vez mais sua graça? Claro que não! Uma vez que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?" — Romanos 6:1-2

Introdução


Iniciaremos a nova série de reflexões “Doenças Eclesiásticas”. Assim como o corpo humano pode adoecer, igrejas locais também podem se tornar ambientes doentes quando não estão sendo corretamente nutridas pela palavra de Deus e quando não há em seus membros obediência aos mandamentos de Jesus Cristo.


Nessa série, abordaremos algumas das principais doenças que tem acometido a Igreja brasileira nos últimos anos, e que esta muito presente hoje contando com a ajuda de Deus para, identificando sinais delas em nossa vida e em nossa comunidade, possamos juntos buscar no Senhor arrependimento, forças e graça para sermos a igreja que Ele deseja que sejamos.




A Igreja atual está sendo contaminada com o "evangelho da hipergraça", que seus seguidores, entender a verdade da Escritura pode fazer a diferença entre alguém ter a vida eterna ou a condenação eterna.

Os falsos mestres hoje enganam os outros e espalham seus ensinamentos usando a frase "uma nova revelação que recebemos". Judas 3 diz que "... exortando-vos a batalhar fervorosamente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos."


o que é a "Graça de deus"



"Graça" significa o favor imerecido de Deus para com os humanos pela misericórdia de Deus. A palavra "evangelho" significa "boas novas". As "boas novas" são a salvação oferecida através da obra redentora de Jesus Cristo na cruz aos pecadores indignos pela graça de Deus.

A graça é central do cristianismo, somos salvos exclusivamente pela graça de Deus, não por méritos humanos, Ele os concede a salvação, livra do pecado e nos torna como filhos de Deus.


Tudo o que era necessário para a salvação foi pago integralmente por Jesus na cruz. Nada mais é exigido pelos humanos para obter a salvação "obra consumada de Cristo" Jesus disse na cruz:

"Depois de prová-la, Jesus disse: “Está consumado”. Então, inclinou a cabeça e entregou o espírito." — João 19:30

A graça de Deus também atua quando fazemos coisas erradas depois de convertidos. Quando nos arrependemos do erro, Deus nos perdoa e ajuda a consertar as coisas. Isso não significa que podemos continuar pecando, sem medo das consequências.


"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, contudo, alguém pecar, temos um advogado que defende nossa causa diante do Pai: Jesus Cristo, aquele que é justo." — 1João 2:1 NVT
"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade." - Hebreus 4:14-16

A graça não se limita à salvação no momento em que aceitamos Jesus como nosso salvador. A graça de Deus atua ao longo de nossa vida, nos dando a capacidade para fazer coisas boas e parar de pecar. Sozinhos não conseguimos, mas se confiamos em Deus, Ele nos transforma.

"Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus." — Efésios 2:8

A graça revela o bom caráter de quem dá, não de quem recebe.

"Somos salvos somente pela fé, mas a fé que salva nunca esta sozinha." - Martin Lutero


o que é a "hiper Graça"



Simplesmente, a hiper graça é a ênfase na graça de Deus na medida em que os conceitos de pecado, santidade, temor do Senhor, confissão e arrependimento são amplamente ignorados. É a preciosa, bíblica e maravilhosa doutrina da graça levada a um extremo mortal, RESUMINDO TODA OBRA DE DEUS SOMENTE A UM ATRIBUTO O AMOR.


Se estamos falando de "hiper graça" eles entende que a graça cobri tudo, são basicamente antinomianos. (os sem lei)


Ou seja, eles acreditam que, uma vez que experimentamos a graça, não estamos mais sob a lei em nenhum sentido, mesmo no sentido instrutivo.


A Hiper graça foca no Amor de Deus, embora o amor de Deus seja um aspecto central do cristianismo, a Hiper graça pode exagerar esse foco a ponto de ignorar a justiça e a ira de Deus contra o pecado.

Uma pessoa é salva pela graça, não pela lei. Que os cristãos usassem a graça de Deus como desculpa para viver em pecado era impensável para Paulo. No entanto, há a velha questão que Paulo escreve:

"Permaneceremos no pecado para que a graça abunde?" E sua resposta é: "Deus me livre!" — Romanos 6:1-2

Algumas pessoas querem fazer parecer que, uma vez que você tenha experimentado a graça, basicamente você pode viver como quiser - "Livre da lei, condição abençoada, posso pecar o quanto quiser e ainda ter remissão".


Esta é uma das maiores ameaças à comunidade evangélica contemporânea no momento, esse ressurgimento do caráter radical do antinomianismo e da libertinagem.


Parte disso está relacionado àquela doutrina seriamente deficiente do cristão "carnal" que tem sido tão difundida, que diz que uma pessoa pode realmente ser cristã e ainda não ter tido sua natureza constitutiva mudada pelo Espírito Santo. Eles ainda estão em um estado de carnalidade total.


​A FRASE DA HIPER GRAÇA É "VENHA COMO ESTA E PERMANECA COMO QUISER!"


NO ARTIGO 25 DA NOSSA CONFISSAO - A SANTIFICAÇÃO DO HOMEM E AS BOAS OBRAS

Cremos que a verdadeira fé, tendo sido acesa no homem pelo ouvir da Palavra de Deus e pela obra do Espírito Santo, regenera o homem e o torna um homem novo. Essa fé verdadeira o faz viver na vida nova e o liberta da escravidão do pecado. 

Por isso, é impossível que essa fé justificadora leve os homens a se descuidar da vida piedosa e santa. Pelo contrário, sem essa fé, jamais farão alguma coisa por amor a Deus, mas somente por amor a si mesmos e por medo de serem condenados.

 É impossível, portanto, que essa fé permaneça no homem sem frutos. Pois não falamos de uma fé vã, mas daquela fé que a Escritura diz que “atua pelo amor”. Ela move o homem a se exercitar nas obras que Deus mandou em sua Palavra.  Essas obras, se procedem da boa raiz da fé, são boas e agradáveis a Deus, porque todas elas são santificadas por sua graça. Entretanto, elas não são levadas em conta para nos justificar. Porque é pela fé em Cristo que somos justificados, mesmo antes de fazermos boas obras. De outro modo, essas obras não poderiam ser boas, assim como o fruto da árvore não pode ser bom, se a árvore não for boa.



O perigos da hiper graça


O perigo da hiper graça ela distorce uma verdade preciosa – que nosso relacionamento com Deus é baseado na obra consumada de Cristo na Cruz, não em nossas obras ou ações religiosas. O inimigo falsifica a graça por causa de seu grande valor. Recebemos de Deus o que não podemos ganhar – amor, perdão, santidade.


  1. Os pregadores nunca falam contra o pecado: Em igrejas que seguem a Hiper graça, os pregadores evitam falar sobre o pecado para não ofender os membros. Isso pode levar os fiéis a acreditar que o pecado não é um problema sério. “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?” — Romanos 6:1-2

  2. Os líderes nunca mencionam a necessidade de arrependimento: A Hipergraça pode levar à ideia de que o arrependimento não é necessário após a salvação inicial. No entanto, o arrependimento contínuo é uma parte vital da vida cristã. “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério pela presença do Senhor.” — Atos 3:19

  3. A santidade não é enfatizada: Igrejas que seguem a Hiper graça podem não enfatizar a importância de viver uma vida santa e separada para Deus, o que pode resultar em um estilo de vida que não reflete os valores cristãos. “Mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” — 1 Pedro 1:15-16

  4. A pregação é centrada no homem e não em Deus: A pregação pode se tornar mais sobre como Deus pode servir aos desejos humanos, em vez de como os humanos devem servir a Deus. Isso pode distorcer a mensagem do Evangelho. “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” — 2 Timóteo 4:3-4

  5. A graça é usada como desculpa para a imoralidade: A Hiper graça pode ser usada para justificar comportamentos imorais, sob a alegação de que a graça de Deus cobre todos os pecados, independentemente das ações. “Porque certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.” — Judas 1:4

  6. A disciplina na igreja é inexistente: Igrejas que seguem a Hiper graça podem evitar a disciplina e a correção, o que pode levar a um ambiente onde o pecado não é confrontado. “Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, qual nem ainda entre os gentios, como é haver quem abuse da mulher de seu pai. E estais vós inchados, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido tirado do meio de vós quem cometeu tal ação.” — 1 Coríntios 5:1-2

  7. A mensagem da cruz é minimizada: A mensagem central do sacrifício de Jesus na cruz pode ser minimizada ou ignorada, focando mais nos benefícios da graça do que no custo do pecado. “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” — 1 Coríntios 1:18

  8. A justiça de Deus é ignorada: A Hiper graça pode levar à negligência da justiça de Deus e de Sua ira contra o pecado, apresentando uma visão desequilibrada de Deus. “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.” — Romanos 1:18



CONCLUSÃO


Os pregadores da hiper graça, que encabeça é o neto do Billy Graham (Tullian Tchividjian) enfatizam apenas a "salvação pela graça". e que eles tem aqui no brasil uma musica bem conhecida " só Love , só Love"


E a verdade é que a salvação e dada gratuitamente por Deus e é somente pela graça, mas o Novo Testamento também ensina que um crente deve levar uma vida responsável diante de Deus. Este exame é responsabilidade do crente.


"Examinem a si mesmos. Verifiquem se estão praticando o que afirmam crer. Assim, poderão ser aprovados. Certamente sabem que Jesus Cristo está entre vocês; do contrário, já foram reprovados." — 2 Coríntios 13:5

Continuar na fé e não se afastar da esperança do evangelho é responsabilidade do crente.

"Se de fato permanecerdes na fé, fundados e constantes, e não vos afastardes da esperança do evangelho". — Colossenses 1:23

Hebreus 3:12 diz: "Acautelai-vos, irmãos, para que não haja em nenhum de vós um coração mau e incrédulo, que se afaste do Deus vivo".


Isso mostra que existe a possibilidade de um crente abandonar a Deus se não for cuidadoso.


Hebreus 3:14 diz: "Pois nos tornamos participantes de Cristo, se mantivermos firme o princípio da nossa confiança até o fim".


O crente deve se apegar à sua fé e confiança em Cristo até o fim. Paulo diz sobre a responsabilidade do crente em apresentar seu corpo diante de Deus:


"E não apresenteis os vossos membros como instrumentos de injustiça para o pecado, mas apresentai-vos a Deus como vivos dentre os mortos, e os vossos membros como instrumentos de justiça para Deus." — Romanos 6:13

"Mas disciplino o meu corpo e o reduzo à sujeição, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha a ser desqualificado". — 1 Coríntios 9:27

Isso mostra que, se um crente deve permanecer na graça de Deus, ele deve disciplinar o corpo com responsabilidade e trazê-lo sob Cristo.


3 coisas importante na vida do cristão; PUREZA NA DOUTRINA, SIMPLICIDADE NO CULTO E SANTIDADE NA VIDA!


O membro da IPR deve oferecer culto racional a Deus, que é o sacrifício vivo do corpo. A mortificação do pecado e dos prazeres nos eleva enquanto seres humanos e deve ser o nosso alvo maior, mediante Cristo, por seu poder e por Seu Espírito que opera em nós, Rm 12.1,2;


O membro da IPR deve dedicar-se a família, orando no lar, partilhando a Escritura e edificando a casa na rocha, 1 Tm 5.8;




DEUS TE ABENÇOE.



Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

59 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page