top of page
Buscar

O PAI CELESTIAL - Sermão de 17/3/2024

Atualizado: 17 de mar.



"Um só Deus e Pai de tudo, o qual está sobre todos, em todos, e vive por meio de todos. — Efésios 4:6 NVT

Introdução


Hoje vamos abordar o tema O DEUS CELESTIAL, O DEUS PAI, a primeira Pessoa da Trindade e seus Atributos comunicáveis. O relacionamento que tive com o meu pai, tive duas experiências marcantes. A primeira, um pai preocupado com a educação dos filhos, mas com dificuldades para o diálogo trivial, nunca joguei futebol com ele, e às vezes, recuado e bravo no trato com os filhos. A segunda, foi transformador, ocorreu após um acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e que atingi 70% da população e quase o levou à morte; Durante seu tratamento, pude me aproximar de meu pai, que requeria cuidados mínimos: tomar banho, ir ao banheiro, fazer a barba, alimentar-se, etc.


Nesse novo relacionamento, aconteceu uma verdadeira Transformação: anteriormente, um pai distante, pouco relacionamento; agora, com a experiência da reaproximação, um pai amoroso, acolhedor, dependente e cheio da virtude do evangelho de Jesus Cristo, e que hoje faz 3 anos que faleceu de COVID.


Mas aprendi uma grande lição: crescemos quando somos frágeis.

Esse relato possa nos ajudar no entendimento e na compressão da pessoa de Deus Pai.

⁹ Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza". Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim. — 2 Coríntios 12:9”

No jardim do Éden, o homem tinha comunhão, estava ligado ao Pai, mas acabou se desligando, por não observar o que Deus havia falado. O Inimigo trouxe uma ideia errada de quem é Deus e pecamos, antes de você ser formado, Deus já sabia quem você era e o seu propósito. No jardim do Éden, nos afastamos de Deus, mas o Pai tem trabalhado para que nos conectemos a Ele.


O Mundo tem tentado deturpar a característica de um Deus Soberano por conta das coisas que tem acontecido no mundo. Mas, desde a eternidade, desde o dia que Ele formou o homem, houve uma vontade de Deus em se relacionar com o homem.

Deus criou todas as coisas, a terra, lua, estrela, mares e, para tudo isso, Ele disse que era bom, mas para você, Ele disse: é muito bom! 


"Assim, Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou."
— Gênesis 1:27

COMO DEUS SE REVELOU AO HOMEM?

O DEUS PAI REVELADO


Apesar de não ser totalmente compreensível na Sua essência pela mente humana,

Deus, transmitiu algum conhecimento de Si mesmo ao mundo. Através do que Ele criou e do que falou na BÍBLIA Sagrados, o Senhor se revela ao seu povo.


Deus é imensurável! Mas se tornou conhecível, na medida em que nos é possível saber.

Ao longo da história da humanidade, Deus se revelou aos homens através da Criação e através da Sua Palavra registrada e encarnada em Jesus Cristo (revelação especial) em Salmo 19. Há um entendimento geral, dado a todos, em todos os lugares e em todas as épocas acerca de Deus. Essa revelação geral encontra-se impressa no Mundo.


  • Criação

  • História

  • Lei moral (consciência humana)


¹⁴ ( De fato, quando os gentios, que não têm a lei, praticam naturalmente o que ela ordena, tornam-se lei para si mesmos, embora não possuam a lei;¹⁵ pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os.) — Romanos 2:14-15

Deus é o soberano Criador, como vimos acima. Ele é o Senhor da História e do tempo.

6de forma que do nascente ao poente saibam todos que não há ninguém além de mim. Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro.7Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. — Isaías 45:6-7

Somente Ele pode intervir na história porque não está limitado ao tempo.

15A qual Deus fará se cumprir no devido tempo. Ele é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores,16o único que é imortal e habita em luz inacessível, a quem ninguém viu nem pode ver. A ele sejam honra e poder para sempre. Amém. — 1 Timóteo 6:15-16

  • Deus se tornou conhecido progressivamente ao longo das gerações.


¹⁸ Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,¹⁹ pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.²⁰ Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;²¹ porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.²² Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos²³ e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. — Romanos 1:18-23

Deus mantém contato com a sua criação, e pela sua graça, vai se revelando progressivamente ao mundo. O Senhor deixou que a humanidade conhecesse através:

Si mesmo, Seu Reino, Sua Aliança, Suas Leis e a Sua Salvação.

Toda palavra de Deus revelada à humanidade, acerca da sua redenção universal, foi registrada na Bíblia pelos seus profetas, para que todos possam conhecer:


¹ Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas,² mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. — Hebreus 1:1,2

Jesus Cristo é a revelação especial de Deus. Ele próprio veio ao mundo para se dar a conhecer ao Seu povo. Sem intermediários, o Filho do Deus Altíssimo veio em pessoa para nos mostrar, Deus plenamente. Portanto, Deus pode ser conhecível por aqueles que O buscam de todo coração. O conhecimento verdadeiro de Deus só pode ser adquirido através da auto-revelação divina em Jesus Cristo.


Hoje podemos conhecer a Deus por meio de um relacionamento pessoal com Ele baseado no que a Sua Palavra ensina.

Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. — 1 João 3:1

A paternidade não é algo derivado da família humana, mas é aprendido do relacionamento dentro da Trindade. Com a vinda de Jesus e a exposição que Ele fez de seu relacionamento com o Pai dos Céus, podemos aprender muito, tanto na relação de pais e filhos aqui na terra quanto na aproximação maior e mais intensa para com nosso Pai Altíssimo.


Pai Provedor

A própria Criação é a plena demonstração do cuidado de Deus com o homem. A abundância de possibilidades para se cultivar e colher alimento, a variedade de recursos naturais, tudo aponta para a provisão de Deus. E, mesmo com a péssima administração feita pela humanidade caída, os recursos continuam suficientes para nos colocar o pão na mesa.

Dá-nos hoje o pão para este dia. — Mateus 6:11 NVT

Pai Amoroso

A definição última de Deus na Palavra é amor (1 João 4.16), e só o Deus revelado em Jesus Cristo, que entregou seu único Filho para nos salvar (João 3.16), pode ser entendido dessa forma. Fora do ambiente cristão, os homens se relacionam com suas divindades na base do medo, mas Jesus foi quem nos apresentou Deus como “Aba, Pai”.

E, porque nós somos seus filhos, Deus enviou ao nosso coração o Espírito de seu Filho, e por meio dele clamamos: “ Aba , Pai”. — Gálatas 4:6 (NVT)

Pai Protetor

A provisão e o amor de Deus Pai se manifestam de diversas formas, e uma delas é na proteção. Nossa fragilidade não é apenas física, mas Jesus mostrou como o inimigo queria “peneirar” Pedro, o que foi impedido por Deus (Lucas 22.31-32).

Então o Senhor disse: “Simão, Simão, Satanás pediu para peneirar cada um de vocês como trigo.Contudo, supliquei em oração por você, Simão, para que sua fé não vacile. Portanto, quando tiver se arrependido e voltado para mim, fortaleça seus irmãos”. — Lucas 22:31-32

No Pai, a proteção que recebemos é muito maior que a de qualquer escudo ou carro blindado, pois ainda que algo venha acontecer com nosso corpo, nEle nossa alma estará sempre intacta.


Pai Eterno

Uma das angústias que temos como cuidadores de nossos filhos é que sabemos que não estaremos “por perto” o tempo todo. Somos limitados pelo tempo e pelo espaço, e todo controle que aparentamos ter não passa disso: mera aparência. porem, estamos debaixo das mãos de um Deus e Pai que não está restrito nem ao tempo nem ao espaço, e a única forma de atuarmos de forma mais eficaz na vida dos nossos filhos é abrindo mão do controle aparente, entregando tudo nas mãos dAquele que realmente tem todo o domínio.

Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. — 1 Crônicas 29:10

Pai Salvador

A provisão, o amor e a proteção de Deus são plenamente representados em uma ação que muda toda a nossa vida: nossa salvação em Cristo Jesus. Mesmo com a humanidade escolhendo se “filiar” ao reino das trevas, como Pai incansável Deus não mediu esforços para nos dar a salvação. E tudo de graça, já que foi o próprio Filho, Jesus Cristo, quem pagou por tudo.


"Por meio da fé que vocês têm, Deus os protege com seu poder até que recebam essa salvação, pronta para ser revelada nos últimos tempos." — 1Pedro 1:5 (NVT)

Não é à toa que Deus é apresentado como Pai por Jesus Cristo. Em nossa missão como pais nessa jornada terrena, estamos longe de ficar sem referência. Em Deus, devemos aprender a criar nossos filhos tendo nos olhos esse modelo tão rico. A provisão, o amor, a proteção e o cuidado da vida e da alma de nossos filhos nos foram confiados, e não podemos abrir mão de sermos pais bíblicos, seguidores de Cristo, que assumem o papel no lar, seja qual configuração for.



CONCLUSÃO


A parte de Deus no seu relacionamento paternal foi abençoar seu Filho Jesus, enquanto este deveria apenas obedecer ao Senhor e juntos estarem sempre em comunhão.


Você esta longe de Deus por quê?

Diminuia a velocidade por quê?

VOCÊ SE Decepcionou COM O QUÊ?
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.- Isaías 55:6

|O Senhor deixou um modelo a qual não devemos esquecer.


“Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” (Mateus 6:9-13)

ONDE QUER PASSAR A ETERNIDADE?

O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. --Apocalipse 21:7

DEUS TE ABENÇOE.



Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

284 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page