O odioso estupro de uma mulher e a depravação total

Hoje me inteirei, estarrecido, do episódio em que um médico anestesista do Rio de Janeiro estuprou uma mulher em trabalho de parto, sendo que há suspeitas de que no mesmo dia outras duas mulheres tenham sido igualmente violadas por esse criminoso. É dificil descrever os sentimentos que se passaram em minha mente! São tantos cenários criados a partir do delito e todas as histórias que foram e ainda serão maculadas por esse ato odioso que meu coração chega a sangrar. Podia ser comigo, podia ser com você!

O fato é que esse incidente reforça uma crença basilar do cristianismo, uma doutrina que as tradições cristãs sérias chamam de "depravação total" (se quiser ler um sermão que preguei sobre o tema, sugiro que comece aqui). Por esta doutrina, cristãos bíblicos afirmam que qualquer ser humano (seja ele homem ou mulher), que não esteja unido à Cristo por uma relação salvífica, está totalmente entregue à influência do pecado (Jo 8.34) e do diabo (Ef 2.2,3), sendo incapaz de conter as paixões que ardem em seu corpo e entregando a toda forma de comportamento vergonhoso e ilícito (Rm 1.24), acumulando sobre si a ira de Deus (Rm 1.32). A depravação total nos recorda que cada um de nós (seja homem ou mulher) é potencialmente um risco à sociedade, uma vez que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23).

Hoje, testemunhamos semana após semana casos semelhantes a esse, alguns praticados, inclusive, por homens religiosos (até mesmo ditos "cristãos"). Essa é a consequência de uma sociedade secularizada, que zomba da religião e de uma igreja apóstata, que a cada dia tem abandonado o chamado sacrificial do cristianismo e abraçado um pragmatismo diabólico que enche igrejas de pessoas, mas que não enche pessoas de Deus.

Infelizmente, todo o avanço e progresso celebrado pela sociedade atual não tem sido capaz de conter a malignidade do coração humano. Somente a graça de Cristo é capaz de fazer isso (Tt 2.11,12).

Do mesmo modo, o rápido crescimento do movimento evangélico no Brasil não tem se refletido em um impacto social relevante na sociedade brasileira. Pelo contrário, a quantidade de escândalos envolvendo cristãos deve despertar nossa consciência para o tipo de mensagem que temos anunciado e se, de fato, nossa missão tem gerado corações piedosos, transformados pelo poder do evangelho.

Por isso, é nosso dever como líderes e membros de comunidades cristãs bíblicas pregarmos todo o conselho de Deus, chamando individualmente cada díscipulo de Cristo a um arrependimento genuíno e a uma vida santa e consagrada a Deus. A cura da sociedade está nas mãos da comunidade cristã. Igrejas bíblicas que buscam a piedade são a única alternativa a escalada de terror que tem assombrado o mundo onde vivemos. É tempo de chorar, de se arrepender, de buscar a face de Deus e de clamar para que um poderoso avivamento chacoalhe as velhas estruturas que tem dominado o cristianismo brasileiro.

O momento atual pede cautela, discernimento e muita oração. Que o Senhor nos ajude a não nos amoldarmos a este século, mas a sermos transformados pela renovação de nosso entendimento (Rm 12.1,2).

Que Ele nos abençoe!