top of page
Buscar

O discipulado cristão - Sermão de 19/5/2024

Atualizado: 19 de mai.



Portanto, indo e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”. — Mateus 28:19-20 NVT

Introdução


Em nossa série de reflexões sobre “A Missão da Igreja”, na primeira semana do mês aprendemos sobre a Adoração ao Deus Verdadeiro e vimos na semana passada a Evangelização dos Povos, e hoje vamos abordar o tema O DISCIPULADO CRISTÃO.


Discipulado não é um encontro semanal de uma hora, isso é terapia!


Discipulado é o movimento da vida cristã onde os seguidores de Jesus edificam-se mutuamente.


Ainda que aplicamos uma hora de discipulado como porta de entrada para a igreja local, mas nao é o suficiente, é muito mais do que ter um método, é ter um estilo de vida que inspira. É você ter uma teia de relacionamentos dentro de uma comunidade local em que as pessoas, de forma orgânica, se discipulam, se servem, se ajudam, se apontam para cristo, se apresentam cada vez mais do evangelho para os outros.

É fazer com que as pessoas valorizem mais de jesus como mestre. Se coloque cada vez mais como pessoas, em obediência a jesus,É trazer as pessoas a esse relacionamento de discípulo e mestre.

Discipular é muito mais do que terminar um cursinho, terminar uma revista, participar de uma atividade. O discipular é apontar para cristo. Isso deveria acontecer em todos os relacionamentos dentro da comunidade da igreja, não só num momento de um período específico, com material específico.


A EXPRESSÃO "DISCIPULADO"



“Discípulo” no grego clássico é 'mathetes'; refere-se a alguém que ouve a chamada de Jesus e se torna seu seguidor.


Todos os seguidores de Cristo são discípulos de Cristo se procuram aprender com Ele e sobre Ele. Você pode fazer isso lendo a Bíblia, orando ou encontrando uma igreja à qual pertencer.


Mas os discípulos de Jesus também precisam de outros que os ajudem em sua jornada espiritual. É aí que entra um relacionamento de discipulado intencional. Alguém que é orientado por outro cristão sobre como seguir a Cristo e compartilhar as boas novas de que as pessoas podem ter um relacionamento com Deus é chamado de “discípulo”.


Nas Sagradas Escrituras a primeira vez que aparece a palavra discípulo e no Antigo Testamento. No primeiro Livro das Crônicas 25.8. Essa passagem refere-se aos alunos da escola de música do templo de Jerusalém.


“Deitaram sortes para designar os deveres, tanto do pequeno como do grande, tanto do mestre como do discípulo”. - 1 Crônicas 25.8 ACF

Ainda no Antigo Testamento a palavra discípulo aparece no livro do profeta Isaías 8.16. Esse profeta usa o termo “discípulos” para se referir àqueles que eram ensinados ou instruídos.


“Resguarda o testemunho, sela a lei no coração dos meus discípulos”. - Isaías 8.16 ACF

Discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre com a finalidade de ensinar outros. Jesus, Ele morreu para que pudesse reproduzir nova vida. E ele requer que cada um de seus discípulos siga o seu exemplo.



JESUS E O DISCIPULADO



Discipular alguém é, orientar alguém sobre como seguir a Cristo e compartilhar as boas novas de que as pessoas podem ter um relacionamento com Deus. É um processo emocionante de fazer parte porque você ajuda outra pessoa a crescer em sua fé. Não só isso, mas quando você discípula alguém, você cresce em sua própria fé e cria um vínculo único com a pessoa que você discípula. É um passo de fé discipular outra pessoa.


Jesus foi exemplo e liderou Seu próprio ministério discipulando pessoas. Na verdade, uma das últimas coisas que Jesus disse aos Seus seguidores foi: “Vão e façam discípulos” (Mateus 28:19, NVI). Eu imagino que eles estavam ansiosos e dispostos a seguir em frente, mas me pergunto se alguns deles pensaram: “Como fazemos isso?”


Esta é uma pergunta que muitos estão fazendo hoje.


Uma igreja pode ter êxito na evangelização e fracassar no discipulado. Precisamos aprender a fazer as duas tarefas com qualidade.


Quando Jesus comissionou seus seguidores a “fazer discípulos”, Ele estava pedindo-lhes que fizessem uma ampla gama de coisas que os seguidores de Jesus ainda fazem hoje, incluindo a comunhão, evangelismo, ensino, pregação, oração e vida comum.


Jesus usou relacionamento semelhante com os homens que ele treinou para difundir o Reino de Deus. Seus discípulos estiveram com ele dia e noite por 3 anos. Escutavam seus sermões e memorizavam seus ensinamentos aprenderam tudo na vida comum que Ele ensinava. Então, após sua ascensão, confiaram a sua palavras para ensinar Cristo a outros e encorajaram-nos a adotar o discipulado como estilo de vida e a obedecer ao seu ensinamento.


Quando eu vou na escrituras, eu percebo que o discipulado, ele só se justifica em comunidade.


A bíblia é como uma represa, que tem água que pode se espalhar por todas as áreas da vida, e é só na vida da igreja que a gente vê isso acontecendo, quando você tem uma comunidade de pessoas tentando aplicar a palavra de Deus nas pequenas coisas da sua vida. O que eu quero dizer é que a nossa bíblia não possui um molde pré-estabelecido onde a gente precisa, como crianças do primário, acertar o pino quadrado no buraco certo do brinquedo, mas a bíblia é como essa represa que derramando as torrentes, passa pelos locais mais apertados, obscuros da nossa existência.


Quando paulo envia carta aos romanos, ele manda teologia através da carta aos romanos. Mas ele disse que iria estar lá com os irmãos para poder compartilhar algum dom, paulo entendia que existiam coisas que só poderiam ser compartilhadas pessoalmente e coisa que ele só poderia servir a comunidade quando ele tivesse lá e que ele ia conseguir fazer com carta.


Quando Apostolo Paulo escreve a primeira carta de coríntios, a igreja problemática.



Paulo fala que vai enviar Timóteo, para lembrar-se de como é que se vive uma vida como crente de verdade. Parece que muitos estão vivendo assim, um cristianismo individualista, um Cristo sem cruz e que eu não preciso de ninguém.

Pessoas acham ter um conhecimento teológico, ter leitura devocional da bíblia, de sermao da internet (YOUTUBE) ou de ir pra igreja e voltar para casa, Um viver um cristianismo a moda beija-flor, que chego 5 minutos depois do culto, começa, saio 5 minutos depois acaba e não tem um relacionamento com ninguém. É ler primeiro Coríntios mas não é ter contato com Timóteo.


Se eu perco a vida em comunidades, eu perco tudo!


Por isso o discipulado atuante na minha vida e através da outra pessoa transforma a nossa vida.



Os requisitos para o discipulado



Para ser um discipulo de Cristo o pecador precisa reconhecer-se como tal, crer em Cristo e nascer de novo.


"Jesus disse que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." - João 3:3

A morte do 'ego' é pré-requisito essencial para tornar-se discípulo.


“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim [...]”. - Gálatas 2:20



O que significa discipular alguém?

     


Discipular alguém é algo que todo seguidor de Jesus pode fazer. Como você pode incorporá-lo em sua vida? Comece entendendo o que isso significa.


Discipular alguém é dedicar tempo, orar, construir uma amizade e ensiná-lo intencionalmente como crescer em sua fé. Discipulado é um relacionamento de ter uma pessoa que é cristã há mais tempo orientando alguém que é cristão há menos tempo. É uma estratégia que Deus criou para ajudar os humanos a construir relacionamentos com Ele. Ele sabe que precisamos da comunidade para crescer, não podemos fazer isso sozinhos.


A quantidade de pessoas que afirmam viver o cristianismo sem caminharem juntos com outros cristãos cresce assustadoramente. Mas a nossa religião exige a vida em comunidade.


“Chamei-vos de amigos, pois tudo o que aprendi de Meu Pai vos dei a conhecer.” — João 15:15, NVT

Jesus disse estas palavras aos Seus próprios discípulos, Ele tinha 12 amigos com quem passava a maior parte do tempo e ensinou-lhes tudo o que precisavam saber para ter um relacionamento com Deus. É incrível pensar que tudo o que Jesus aprendeu de Deus Pai, Ele ensinou aos seus amigos. Está é uma parte importante do discipulado: os discípulos tornam Deus e o evangelho claros para seus discípulos.


Como você pode transmitir as coisas que Deus lhe ensinou?



Dicas para discipular alguém

     


Quando você se encontra com um discípulo, existem alguns princípios universais de discipulado que sempre podem ser incorporados a uma reunião. Vocês precisam construir seu relacionamento pessoal, devocional todos os dias, ler a Bíblia juntos e fazer algum tipo de ministério juntos. Nem tudo isso precisa acontecer em todas as reuniões, mas cada uma delas deve acontecer regularmente.


À luz das escrituras segue, aqui algumas dicas para ajudá-lo a começar a discipular:


A OBEDIÊNCIA


É o primeiro distintivo do discípulo. Obedecemos a Deus porque ele é o Senhor soberano do Universo, e nossa obediência é a única resposta aceitável para sua inefável bondade.

Jesus disse: “Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos” - Joao 14.15

Somente os que obedecem à Palavra de Deus demonstram seu amor a ele. O seu amor a Cristo fez que você obedecesse à ordem dele de arrepender-se e segui-lo. O seu batismo, que ilustrou simbolicamente a morte de si mesmo e a entronização de Cristo como Senhor da sua vida, a vida cristã é uma peregrinação contínua de obediência.


A SUBMISSÃO


Submissão a Deus com alegria é a segunda característica de um discípulo. A submissão é muito mais do que obediência. É uma atitude interior de confiança no Deus soberano, amoroso e onisciente.


“Da mesma forma, qualquer de vocês que nao renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” - Lucas 14.33 NVI

A ORAÇÃO


A coisa mais importante que podemos fazer é orar uns pelos outros todos os dias.

"Por causa disso, oramos constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e toda obra da fé." 2Tessalonicenses 1:11-12 NVI

Na verdade, a oração é tão importante que deveríamos até pedir àqueles que têm paixão por orar que orem por nós e por aqueles que convidamos para o discipulado.


“Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre lutando em oração por você, para que você permaneça firme em toda a vontade de Deus, maduro e plenamente seguro”. - Colossenses 4:12 NVI

A LEITURA DA BÍBLIA


O estudo regular da Bíblia ajuda no entendimento e na aplicação da vontade de Deus.

"Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." -Salmos 119:11

A COMUNHÃO


A vida cristã é toda e sobre relacionamentos, comunhão e unidade. Construir relacionamentos saudáveis ​​envolverá mais do que apenas momentos de discipulado e ministério. Também envolverá o vínculo por meio de experiências e conversas compartilhadas: fazer uma refeição juntos, assistir a um filme, servir juntos, tomar um café, estudar juntos, viajar, participar de um evento e jogar.


Os membros conhecerem-se e a amarem-se uns aos outros. Também queremos ter certeza de que eles estão conectados a uma igreja local.


“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”  - João 13:34-35

O PERDÃO


Uma vez perdoado, você tem de perdoar aos outros. Jesus ensinou:


“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas” - Mateus 6:14,15

Você perdoa como gratidão a Deus pelo perdão das suas transgressões, e não para merecer o perdão. O perdão aos outros demonstra que você já foi perdoado.


Perdoar outra pessoa é milagre de Deus. É obra dele, e não sua. Mesmo com um coração disposto, a dor por vezes é tão aguda que você simplesmente não acredita ser possível perdoar e esquecer. Mas, pelo perdão que Deus lhe concedeu e pela graça que ele provê, você pode perdoar.


A COMUNIDADE


A comunidade cristã é um elemento tão crítico do discipulado que a Bíblia diz, no Livro de Hebreus:


“Pensemos em maneiras de motivar uns aos outros a atos de amor e boas obras. E não negligenciemos nossas reuniões, como algumas pessoas fazem, mas encorajemos uns aos outros”. - Hebreus 10:24-25, NLT

O discipulado acontece quando os membros da igreja servem e encorajam uns aos outros, bem como outras pessoas. Quando você opta por sair da comunidade cristã, você está optando por sair de um processo que Jesus usa para encorajar a sua maturidade, ajudar o crescimento de outros e impactar o mundo.



O ENCORAJAMENTO


O Senhor promete estar conosco para todo o sempre. Ele não falha jamais! Podemos encorajar uns aos outros com as promessas do nosso Deus.


"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo." - 1Tessalonicenses 5:11 NVI

A CONFISSÃO


 Às vezes estamos distantes do Senhor e até queremos nos aproximar outra vez, mas não encontramos forças! Sentimentos de vazio e tristeza tomam conta de nós! Quem sabe também um sentimento de culpa porque entendemos que estamos andando fora dos caminhos do Senhor. Nossa alma está doente e não sabemos onde encontrar a cura. Mas Tiago nos ensina que ao confessarmos nossos pecados, somos curados.


Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. - TIAGO 5:16 NVI

CONCLUSÃO


Jesus passou três anos treinando seus seguidores para criar novos discípulos, a frase do A W Tozer faz muito sentido, ele foi um influente pastor, pregador e escritor cristão do século XX, cujo legado continua a impactar gerações até os dias atuais.

“Somente um discípulo pode fazer um discípulo”. - A W Tozer

É o plano de Jesus que os discípulos criem discípulos que, por sua vez, criem mais discípulos.


Então, você está se perguntando ai como voce está progredindo como discípulo?; pergunte-se até que ponto você está motivado para cumprir a Grande Comissão.

As práticas espirituais que você costuma ouvir dos seguidores de Jesus, como oração, leitura da Bíblia ou jejum, são vitais para crescer na fé, mas você saberá que alguém é maduro quando reconhece sua responsabilidade de caminhar ao lado de outros enquanto busca Jesus.


O livro o "custo do discipulado" de Jonas Madureira ele diz:


Ha dois sentidos de discipulado e que um pressupõe o outro: o discipulado como ato de ajudar alguem a seguir a Jesus, pressupoe o discipulado como ato de seguir a Jesus.

a dinamica entre os dois sentidos de discipulado e (seguir e ajudar).



A vida cristã não pode ser vivida no vácuo. Não se trata apenas de você e sim de Jesus. Requer investir na vida dos outros. Você aprende a seguir Jesus com aqueles que vieram antes e investe em outros que virão depois.


Na carta de PAULO aos seguidores de Jesus numa cidade chamada Filipos, Paulo diz:


“Juntem-se para seguir o meu exemplo, irmãos e irmãs, e assim como vocês nos têm como modelo, mantenham os olhos naqueles que vivem como nós” — Filipenses 3:17, NVI

É através do exemplo dos outros que você aprende o que significa ser um discípulo – e é através do nosso exemplo que os outros aprendem com você.


Há necessidade URGENTE de uma comunidade que Exorta uns aos outros, caso contrario voce está em pecado e é desobediente a ordem de Deus.

O escritor da Cartas aos Hebreus deixa muito claro isso do perigo de cristao individualista.


"12 Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo. 13 Pelo contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama "hoje", de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado."  -Hebreus 3.12-13 NVI

Os desigrejados tem uma ideia completamente errada, pois eu eu preciso da igreja, eu preciso de pessoas que possam me me ver caindo, que possam ver o meu tropeço, que possa me impedir de de cair, uma pessoas querer viver sem uma vida em discipulado e com isso nao estou dizendo aquele que não vai para nenhuma igreja, mas sim o cristao que vai domingo no culto, dá o dízimo no no culto, mas nunca se se relacionar com ninguém.


O viver assim, é dirigir um carro sem Retrovisor!

É você dirigir com o vidro todo quebrado na tua frente, embaçado e sem sem ver nada.

Eu preciso de alguém olhando pra mim que pode dizer, Daniel está vacilando, está ficando feio, está ficando boçal, está brincando com o perigo, está esquisito aqui, tá ficando grosso; Eu preciso de alguém em volta de mim para me ajudar para que se cair, eu não cai com força no chão, alguém pra me segurar.


Porque eu não encontro na internet, eu não encontro isso com o relacionamento do facebook, eu encontro isso na igreja onde tem discipulo de Jesus.


Eu encontro isso com um relacionamento, chato, fedorento, trabalhoso, feio, que muitas vezes o relacionamento da igreja local, que é um bando de pecador em guerra, com os braços feridos, saindo pus, tentando se curar. E é isso que me impede de morrer, ter pessoas em volta de mim, me ajudando, isso e ser igreja.



Mas às vezes você vai a igreja, você tem seu nome no rol de membros, você está todo domingo no culto, mas você é um um desdiscipulado. É um desrelacionado, Você está na igreja, mas é um desobediente. Não congregar porque, como nos lemos em hebreus 3, congregar não está relacionado a ser frequente num prédio. Congregar está relacionado à exortação mútua nos 2 textos.


Como é que você é exortado se você não se relaciona?


Como é que você é exortado se quando acaba o culto sempre corre embora, se ninguém sabe o teu nome?


Não porque a tua igreja é relapsa, mas porque você nunca está lá, nunca se relaciona, nunca conversa, nunca abre, abre a tampa das panelinhas para entrar em alguma, Ninguém te conhece, então ninguém te exorta.


Deus te chama hoje ! Cristo puxa a orelha de quem ele AMA.


A vitalidade na vida do cristao é o disciplulado cristao.


DEUS TE ABENÇOE.



Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

28 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page