top of page
Buscar

O Deus Soberano - Sermão de 10/03/2024

Atualizado: 11 de mar.





"Tudo o que o Senhor deseja, ele faz, tanto nos céus como na terra, nos mares e em todas as profundezas." Salmo 135.6


Introdução


No sermão de hoje, me arriscarei a falar com vocês um dos temas mais instigantes e assombrosos de todas as Escrituras Sagradas.


Sim, estou falando da soberania de Deus.


Ela é um tema instigante, porque dentre os atributos divinos, é o que, aos meus olhos, o que mais caracteriza Deus como Ele é. Esperamos no íntimo que Deus tenha todo poder, todo domínio, toda a autoridade e que conduza a história a fim de cumprir suas promessas. Isso é a sua soberania em ação!


A soberania é também uma das doutrinas mais assombrosas da Bíblia, porque ao descobri-la, precisamos honestamente responder a seguinte pergunta: qual o limite da soberania de Deus? Pode criatura ou homem algum impedi-lo?


Espero que esse sermão fortaleça sua confiança e amor pelo Senhor Soberano! Bora!






UMA DEFINIÇÃO DOUTRINÁRIA



Na perspectiva reformada, a soberania de Deus é uma doutrina fundamental que afirma que Deus é absolutamente soberano sobre todas as coisas.


Isso significa que Deus é o supremo governante e controlador de todo o universo. Sua soberania abrange todas as áreas da vida, incluindo a criação, a providência, a salvação e o destino eterno de cada indivíduo.


“Desde a eternidade, eu sou Deus; não há quem possa livrar alguém de minha mão, não há quem possa desfazer o que eu fiz.” Isaías 43:13 NVT

A soberania de Deus implica que Ele governa todas as coisas de acordo com o seu plano divino e sua vontade perfeita. Ele não é apenas o criador do universo, mas também sustenta e governa todas as coisas de acordo com o conselho da sua vontade. Isso significa que nada acontece fora do controle ou conhecimento de Deus.


Ele é onipotente e nada pode frustrar ou resistir ao seu propósito soberano.


"Lembrem-se das coisas passadas, das coisas que fiz no passado! Pois eu sou Deus, e não há outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o princípio anuncio o que há de acontecer; desde a antiguidade, o que ainda não sucedeu. Eu digo: 'Meu propósito será realizado, e farei tudo o que me agrada'." Isaías 46:9-10 (NVI)

Na teologia pentecostal reformada, a soberania de Deus é frequentemente contrastada com a liberdade humana. Embora os seres humanos sejam moralmente responsáveis por suas ações, suas escolhas e ações estão sempredentro dos limites do controle soberano de Deus.


O Soberano opera em todas as coisas, inclusive nas vontades e ações humanas, de acordo com o seu plano eterno e seus propósitos redentores.


"Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos." Provérbios 16:9 (NVI)

Essa doutrina da soberania de Deus é central para a nossa teologia e tem implicações profundas para a compreensão da providência divina, da predestinação, da graça salvadora e da confiança na bondade e no poder de Deus mesmo diante das circunstâncias mais difíceis.


"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." Rm 8.28


UMA DOUTRINA DIVISIVA



Nenhuma doutrina das Escrituras é tão confrontada quanto essa. Nossa carne pecaminosa, tão sedenta por liberdade, autonomia e prazeres, odeia a verdade de que o homem não possui controle algum.


Você percebe a natureza do seu coração com a forma como você reage a essa doutrina. Pessoas que ainda não nasceram de novo não sabem lidar com um Deus que governas soberanamente todas as coisas.


Mas quem é você, ó homem, para questionar Deus? “Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim?’.” Não tem o oleiro autoridade sobre a argila para fazer do mesmo barro um vaso para propósitos especiais e outro para uso comum? Romanos 9.20,21

Pessoas que já passaram pela cruz de Jesus Cristo e crêem nEle para a salvação reconhecem Deus como o Soberano Senhor.


"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado." Jó 42:2 (NVI)


A ABRANGÊNCIA DA SOBERANIA DE DEUS



Entendemos à luz das Escrituras que a soberania de Deus abrange ao menos quatro aspectos: A soberania sobre a criação, sobre os governantes, sobre acontecimentos e sobre a salvação eterna.


A soberania de Deus sobre a criação refere-se ao seu controle supremo e governo sobre todo o universo, desde o momento da criação até o presente e o futuro.


"O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo." Salmo 103:19 (NVI)

A soberania de Deus sobre o governo humano refere-se ao seu controle supremo e direção sobre as autoridades, os governos e os destinos das nações. Isso não significa que Deus seja o responsável pela eleição de maus governantes ou que ele ocasione os conflitos e guerras que existem no mundo, mas que Ele permite que tais eventos ocorram e reina sobre o caos que eles podem ocasionar.


Ele muda o curso dos acontecimentos; remove reis de seus tronos e põe outros no lugar. Dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos eruditos. Daniel 2.21

A soberania de Deus sobre acontecimentos humanos se refere ao seu controle supremo e direção sobre todos os eventos que ocorrem na vida das pessoas e na história da humanidade. Embora cada escolha humana seja real e tenha consequências eternas, Deus governa sobre elas para cumprir todo o seu plano.


Quanto custam dois pardais? Uma moeda de cobre? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Quanto a vocês, até os cabelos de sua cabeça estão contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais. Mateus 10.29-31

A soberania de Deus sobre a salvação eterna refere-se ao seu controle supremo e direção sobre o destino final de todas as coisas, incluindo o destino eterno das pessoas.


"Pois Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade." Efésios 1.4,5

"Pois diz a Moisés: Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão. Assim, pois, isto não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus." Rm 9.15,16

"Ninguém pode vir a mim, a menos que o Pai, que me enviou, o atraia; e eu o ressuscitarei no último dia." João 6.44


CONECTANDO A SOBERANIA DE DEUS COM A VIDA



A doutrina da soberania de Deus conecta-se de forma profunda com cada aspecto da vida cristã.


  • Nos momentos de aflição, essa doutrina nos recorda que tudo o que passamos acontece debaixo da ordem e direção de Deus. Spurgeon afirmou que nos dias trabalhosos a soberania de Deus é o travesseiro onde reclinamos nossa cabeça.

  • Na vida devocional, a soberania de Deus me recorda que sou salvo pela graça divina e que fui escolhido soberanamente (Ef 2.8). Isso arranca de mim o mérito pela salvação e me mantém humilde aos pés daquele que me chamou com Seu braço forte!

  • Na intercessão, a soberania de Deus me recorda que eu oro para um Deus que pode todas as coisas. A minha oração é real, é ouvida por um Deus real e pode gerar respostas com consequências eterna. Posso conversar com Ele com confiança, sabendo que caso nossas vontades estejam alinhadas nada pode impedi-lo de me atender e me socorrer em meus desafios e dificuldades (Jo 16.24).

  • No serviço cristão e na ordem vocacional, essa doutrina me recorda que Deus distribui os membros do corpo de Cristo como Ele quer (1 Co 12.18). Não preciso correr atrás de posições que Deus não tem para mim e nem ambicionar qualquer 'espaço' que não me seja soberanamente dada. Sou servo onde Deus me plantar e isso me basta!

  • Na batalha contra o pecado, a soberania de Deus me ajuda a lidar com meus tropeços e flutuações. Quando acerto, dou glórias a Deus e quando erro, busco no Senhor o arrependimento, corrigo meus caminhos e não me desespero, porque entendo que estou firmado nas mãos de um Senhor onipotente que promete em Cristo não desistir de mim (Fp 1.6).


"Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor." Provérbios 19:21 (NVI)


CONCLUSÃO


A soberania de Deus encoraja a Igreja a confiar nas promessas do evangelho. Se Deus não fosse soberano, qual seria a nossa segurança como seu povo?


E se a salvação não fosse uma obra soberana de Deus, qual carne poderia se salvar?


A promessa do evangelho é firme porque ela flui de um Deus Soberano que promete salvar todo pecador que crê em Jesus Cristo.


Contudo, aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei. Pois desci do céu para fazer a vontade daquele que me enviou, e não minha própria vontade. E esta é a vontade de Deus: que eu não perca um sequer de todos que ele me deu, mas que ressuscite todos no último dia. Pois é a vontade de meu Pai que todo aquele que olhar para o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. João 6.37-40

Nossa segurança de salvação repousa no colo daquele que prometeu cumprir Sua obra em nossas vidas. Podemos pregar com ousadia porque os pecadores serão salvos! Podemos desenvolver nossa santificação com temor e tremor, porque aquele que em nós começou boa obra não vai parar, até o Dia de Cristo (Fp 1.6).


"Quando os gentios ouviram isso, ficaram muito alegres e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos os que haviam sido designados para a vida eterna." Atos 13.48

Nessa manhã, o Deus Soberano chama Seu Povo para estar aos seus pés! Quando Cristo morreu na cruz do Calvário, sua morte foi planejada por Deus e definida para resgatar todos os que o Pai de antemão escolheu! E por ter ressuscitado dos mortos, Ele declara sem culpa todos os que se achegam a Ele pela fé!


Não tenha medo nessa manhã, venha a Cristo! Não é a sua força que te salvará ou te sustentará, mas a força de um Deus Soberano que salva pecadores para pertencerem somente a Ele!


A Ele a glória pelos séculos dos séculos!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

698 visualizações0 comentário
bottom of page