top of page
Buscar

O Deus da Família - Sermão 07/02/2021



E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas; Lucas 15:31

Introdução


Neste ano de 2021, em oração, me senti motivado a trabalhar com a nossa igreja local o tema #MaisQueAbundante. Obviamente, longe de mim desejar me igualar a qualquer abuso neopentecostal de prometer fartura e abundância absolutos não revelados na Escritura Sagrada. O propósito é exatamente o contrário: mostrar que a Bíblia Sagrada nos apresenta no evangelho uma vida plena e que vale a pena ser vivida. Abundância bíblica não está naquilo que temos, mas em quem temos.


Haveria naturalmente outros caminhos para começarmos essa jornada, mas foi na parábola do filho pródigo onde encontrei a maior inspiração para começar. Esse texto tem sido usado vastamente pela igreja no sentido de conscientizar quem se afastou dos caminhos de Deus a "voltar para casa". Entretanto, a mensagem principal do texto não é esta e para podermos obter um panorama completo e entendermos o que Deus quis nos comunicar, dividi essa mensagem nos quatro próximos encontros que teremos. Espero na graça de Cristo conseguir levar essa maravilhosa mensagem ao seu coração e desafiá-lo a descobrir, em Deus, uma vida #MaisQueAbundante


A história da redenção é a história da família


A Bíblia não e um conglomerado de mensagens e histórias isoladas cujo objetivo sejam aumentar nossa fé. A Escritura trata claramente do propósito de Deus em glorificar o seu nome e resgatar para si o povo que Ele escolheu para a salvação. Sendo assim, como em uma colcha de retalhos, cada texto bíblico é um fragmento que nos apresenta a história da redenção sobre alguma perspectiva.


Na parábola do filho pródigo, temos um desses fragmentos, talvez o mais belo deles, exposto na história de uma família. A Bíblia afirma que um pai tinha dois filhos que, embora criados juntos e tendo recebido, certamente, a mesma educação, possuíam ambições radicalmente diferentes. O mais moço, movido pela força da paixão, desejava aventurar-se em uma vida sem regras. O mais velho, embora aparentemente responsável, não demonstrava afeto familiar ou amor pelo seu irmão. O pai, personagem principal da história, é mostrado como um homem completo: varonil, misericordioso, compassivo, conciliador e que faria todo o bem necessário pelo bem estar da família e pela harmonia dos seus filhos.


Nesta história "familiar", Deus nos apresenta alguns aspectos do seu plano de redimir homens e mulheres de nossa raça, a fim de compor para si uma família de fiéis que viva em comunhão e glorifique o seu nome na terra, enquanto aguardam a consumação de todas as coisas. O Deus apresentado na parábola é o Deus da família.


A família como palco da redenção


A família, como célula mater da sociedade, está no centro do plano de Deus para a humanidade. Todo o drama da redenção gira em torno de famílias: foi por uma delas que o pecado entrou no mundo (Gn 3) e foi por outra que o Messias veio a nós (Mt 1). Foi através de famílias disfuncionais, que viviam em jugo desigual, que Deus condenou o mundo pelas águas do dilúvio (Gn 6.1-3), mas foi por uma família que Deus livrou a raça humana da extinção, através de Noé (Gn 6.8-22).


Na escolha soberana de Abrão para ser pai da nação israelita (Gn 12.1-3), a promessa dizia respeito ao nascimento de um descendente que haveria de abençoar as nações da terra:


Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1-3

O propósito eterno de Deus, como já vimos, reside em oferecer misericórdia para homens e mulheres de toda raça, tribo e nação, compondo assim uma nova humanidade, renascida pelo poder do Espírito, para que sejam o corpo de Cristo na face da terra, a Sua família de fiéis:


Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; Efésios 2:19

O Deus revelado na Escritura é o Deus da família!



O zelo de Deus com a família tradicional


A família tradicional existe antes da Igreja. Ela é alvo de uma especial atenção de Deus e a Igreja, que na sua expressão local é uma "família de fiéis" composta por famílias tradicionais, deve batalhar ardentemente para promover um movimento espiritual de redenção familiar que impacte a sociedade e espalhe a chama ardente do evangelho por todas as nações.


Na parábola do filho pródigo, um dos temas que nos é apresentado é justamente este: um pai trabalhando ardentemente pela sua família. Relembre a história: este pai aceita o pedido do filho mais moço, dando-lhe um "voto de confiança e liberdade", mesmo sabendo que poderia perdê-lo. Ele espera ansiosamente que o menino reflita sobre suas más escolhas e não mede esforços para reintegrá-lo a família, mesmo sabendo que sua loucura consumiu parte de suas posses. Ao mesmo tempo, ele luta para conquistar o coração ferido do seu filho mais velho, tentando lhe ensinar o perdão e a misericórdia, para preservar seus vínculos familiares. O nobre pai da parábola é um exemplo do zelo que devemos ter por nossas famílias e uma imagem perfeita do amor que Deus nutre por seus filhos, dando-lhe a graça, o perdão e sua misericórdia sem fim.


Assim como Deus peleja por seus filhos, e o pai pelejou para manter sua família em paz e harmonia, precisamos batalhar para termos nossas famílias restauradas aos pés de Cristo. A redenção da criação passa pela redenção das famílias!


O que você tem feito por sua família?


A fé começa em casa! A vida abundante também! Assim como Deus nos resgatou e nos adotou como seus filhos perdoados, a fim de vivermos a abundância de um relacionamento com Ele, é nosso papel dedicarmos todos os nossos esforços para que nossas famílias estejam preservadas aos pés de Cristo. Como podemos fazer isso?


Batalhe para preservar o seu leito sem mácula


Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4

Guarde a sua família de más influências


Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15:33

Conserve a harmonia do lar, evitando brigas e discussões tolas


Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranquilidade do que uma casa onde há banquetes e muitas brigas. Provérbios 17:1

Faça do seu lar uma extensão da igreja


Saudai aos irmãos que estão em Laodicéia e a Ninfa e à igreja que está em sua casa. Colossenses 4:15

Seja exemplo para seu cônjuge e seus filhos


Em tudo te dá por exemplo de boas obras; Tito 2:7


Conclusão


Quero concluir essa reflexão recordando que na parábola do Filho Pródigo, não é revelado o desfecho da história. Não sabemos se o filho mais moço permaneceu na casa do pai e nem se o filho mais velho veio participar do banquete que o pai estava promovendo. Esse mistério talvez tenha a finalidade de nos mostrar que, deste lado da eternidade, por causa do pecado, as famílias talvez tenham algumas dificuldades para se tornarem tudo o que Deus planejou para elas. Mas é importante entender, contudo, que a Escritura está repleta de outras histórias de famílias que foram transformadas pelo poder de Deus.


E a sua família pode ser também. Ao morrer na cruz do Calvário, Cristo efetuou um resgate eficaz por famílias provenientes de toda raça, tribo e nação, afinal, ele veio para abençoar as famílias da terra. Graças a Cristo, o choro acabou na casa de Jairo (Mc 5.21-43). A viúva de Naim recebeu de volta seu filho (Lc 7.11-17) e Marta e Maria tiveram seu lar renovado com a ressurreição de Lázaro, seu irmão (Jo 11). Em diversos relatos dos evangelhos, famílias foram transformadas e salvas pela obra eficaz que Jesus realizava, enquanto se preparava para subir a cruz para morrer por nossos pecados! E assim como o Cordeiro Pascal protegia, com sangue aspergido, as famílias dos israelitas, nossas famílias encontram proteção por intermédio do sangue de Jesus Cristo, Nosso Senhor!


Que você encontre na graça de Cristo abundância para a transformação sua e de sua família! Há vida abundante naquele que morreu por nós na cruz do Calvário!




Pastor Sérgio Fernandes Pastor Titular da Igreja Pentecostal Reformada





113 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page