top of page
Buscar

O Culto da Igreja em adoração Sermão de 27/03/2022

Atualizado: 11 de fev. de 2023



Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade .
João 4:24


Introdução


Qual é a verdadeira adoração?

Existe muita atividade e comoção na igreja, atualmente, com foco na ideia de adoração. Temo que muitas pessoas veem adoração e música como sendo sinônimos; e se você disser para algumas congregações “Quero que vocês adorem ao Senhor comigo” eles irão presumir imediatamente que música deveria começar.

A adoração verdadeira nunca pode agir contrária aos ensinamentos de Cristo ou exemplificar outra vida se não a de Cristo. A adoração verdadeira deve ser “em verdade”, e Cristo é a verdade. Tudo que agrada a Deus deve ser em conformidade com Seu Filho, pois pelo Filho o Pai é Glorificado.


o Que é culto ?


O culto é um ato sagrado e santo assistido pelo poder do Espírito Santo e dirigido a um Deus santo. Quando olhamos para a teologia do culto, aprendemos que o culto vem de um coração que foi santificado pela verdade. A adoração ocorre quando Deus encontra seu povo em seu contexto cultural, então os santifica pela verdade para que possam estar na presença de Deus, que habita em lugares celestiais.

Em outras palavras, cultuar é deixar o átrio desse mundo e atravessar o véu, Cristo Jesus, para o santo dos santos. Portanto, enquanto os adoradores sobem os degraus em direção ao trono de Deus, os cuidados deste mundo devem ser deixados para trás.


A Adoração Tem sua Origem em Deus , Cultuar é render a Deus a glória (valor), honra e louvor devido ao seu nome. No entanto, tal adoração é impossível por parte de um coração descrente e de uma mente que está em trevas. Antes que alguém possa adorar a Deus apropriadamente, ele deve conhecer a Deus.


Mas Jesus respondeu: — Está escrito: "Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele." Lucas 4:8

Portanto, o homem nunca cultuará a Deus de forma aceitável à parte da revelação divina. Isso acontece porque o culto é o resultado da revelação de Deus ao homem. Somente depois que o homem vir quem Deus realmente é e receber um coração para temer, amar apreciá-lo, é que ele realmente se submeterá e dedicará sua vida e louvor a Deus. O fato de a adoração ser

iniciada por Deus implica onde não há revelação e conhecimento de Deus, não há verdadeira adoração a Deus. Pois sem teologia saudável, a adoração é idolatria.


Vocês adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. João 4:22

Por outro lado, quanto mais conhecemos a Deus, mais profunda será a nossa adoração a Ele. No final das contas, Deus deve primeiro revelar a si mesmo ao homem para que ele possa verdadeiramente cultuá-lo. Por tanto, a adoração é sempre uma resposta à verdade que Deus revelou sobre ele mesmo em sua Palavra.


O Culto é por Meio de Cristo , a adoração procede de Deus, e Deus escolheu se revelar somente por meio de Cristo. Nosso conhecimento de Deus vem até nós por meio da pessoa de seu Filho Jesus Cristo (2 Coríntios 4:4).

nos quais o deus deste mundo cegou o entendimento dos descrentes, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4

Além disso, por causa da impureza e indignidade do homem, o culto deve sempre retornar a Deus por meio de Cristo.

Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem,
1 Timóteo 2:5

o culto é derivado do conhecimento de Deus


Não há outro caminho para o Pai senão através da obra expiatória do Senhor Jesus Cristo.

O Culto é em Verdade, Cristo Jesus nunca nos será conhecido a não ser através da verdade que se encontra na Sagrada Escritura.


Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: "Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Romanos 10:14,15

Se o culto é derivado do conhecimento de Deus, então ele deve estar enraizado na verdade da Escritura. A fé está no coração do culto, e os adoradores devem viver de toda Palavra inspirada que saiu da boca de Deus - as palavras que são registradas na Sagrada Escritura. (sola scritura), culto sem teologia é idolatria.


O Culto é pelo Espírito, devemos adorar em verdade, mas a verdade nunca penetrará ao coração à parte da iluminação do Espírito Santo.


Mas foi a nós que Deus revelou estas coisas por seu Espírito. Pois o Espírito sonda todas as coisas, até os segredos mais profundos de Deus. Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, senão o próprio espírito dela? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. E nós recebemos o Espírito de Deus, e não o espírito deste mundo, para que conheçamos as coisas maravilhosas que Deus nos tem dado gratuitamente. Quando lhes dizemos isso, não empregamos palavras vindas da sabedoria humana, mas palavras que nos foram ensinadas pelo Espírito, explicando verdades espirituais a pessoas espirituais. Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito. Quem é espiritual pode avaliar todas as coisas, mas ele próprio não pode ser avaliado por outros.

Pois, "Quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para instruí-lo?". Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:10-16

Portanto, também devemos adorar em Espírito. No entanto, o Espírito nos fala pelas, nas e através das Escrituras. Se hoje a igreja anseia por ouvir a voz do Espírito, então a igreja deve ensinar as Escrituras. O culto em Espírito, portanto, deve ser baseada na verdade das Escrituras. É por isso que o Espírito deve capacitar nosso culto para que ele seja aceitável a Deus.


O Culto é Prestado em Santidade, a verdade iluminada pelo Espírito santifica e muda o coração do adorador.

Consagra-os na verdade, que é a tua palavra. (João 17:17).

Temor, amor, culto e louvor só podem vir de um coração que tenha sido purificado pela Palavra de Deus. O culto acontece quando a mente e o coração do adorador são convertidos da rebelião e do orgulho para a submissão e a humildade. Contudo, humildade e devoção procedem apenas de um coração espiritualmente regenerado e transformado pela poderosa verdade da Palavra de Deus. É somente quando o adorador é santificado pela Palavra que ele pode oferecer um culto aceitável a Deus. Sem santidade, o culto é em vão.


O Culto é para Deus, somente depois que os adoradores tiverem sido transformados é que eles naturalmente, livremente e de boa vontade oferecerão sua reverência, submissão, louvor e serviço a Deus. (Mateus 16:17).

Jesus disse: "Que grande privilégio você teve, Simão, filho de João! Foi meu Pai no céu quem lhe revelou isso. Nenhum ser humano saberia por si só. Mateus 16:17

Só depois de terem recebido novos olhos para ver a majestade de Deus é que

eles verão que só ele é digno de todo o seu louvor. A adoração vem de Deus; e volta para Deus, pois a glória pertence somente a Deus.


o culto está restrito aos meios divinos pelos quais Deus prometeu nos comunicar a sua Palavra. Esses meios, conhecidos como meios ordinários de graça, incluem: pregar a Palavra de Deus, ler a Palavra de Deus, cantar a Palavra de Deus, orar a Palavra de Deus, ver a Palavra de Deus nas ordenanças e comunhão em torno da Palavra de Deus batismo e ceia do Senhor. E a única coisa que os meios de graça ordinários têm em comum é que todos eles são os meios prescritos que Deus deu à igreja para comunicar sua Palavra.


Quais são, então, as verdadeiras atividades bíblicas da igreja local? De acordo com as Escrituras, a igreja deve se reunir para glorificar a Cristo na busca da uni dade, pureza e verdade, concentrando-se em cinco atividades simples.



1. Cultuar a Deus através da Pregação da Palavra


João Calvino disse: "A igreja é edificada apenas pela pregação expressa e os santos são mantidos unidos por um padrão apenas.

A pregação é a atividade e foi predominante realizada por Cristo, Seus apóstolos e a igreja ao longo do Novo Testamento. Se as igrejas querem voltar ao modelo bíblico de como cultuar a Deus, então a pregação deve ser colocada de volta em sua prioridade bíblica.


É verdade que o canto congregacional é uma parte essencial do culto, mas não deve ser a parte principal dele. Veja quantas vezes no Novo Testamento as palavras pregar, pregando, ensinar e ensinando são escritas em comparação com cantar, cantando, hinos, cânticos, e outras palavras relacionadas.


Por que é que as igrejas tiraram a atenção da pregação e a colocaram no canto? Muitas vezes é porque Cantar é divertido e mais apelativo para os sem igreja. Se não for por essa razão, pode ser porque a música pode criar uma espécie de experiência de adoração poderosa ara o adorador. A emoção é muitas vezes elevada acima do conhecimento.


As Escrituras Deus é mais glorificado e os santos são mais edificados quando a Palavra de Deus é explicada com precisão à mente e é corretamente aplicada ao coração pelo poder do Espírito Santo, e não por um desapertamento das emoções através do poder da música. A pregação desperta ambos, a mente com a sã doutrina e o coração, com a aplicação prática - e isso é o que é necessário. A pregação exibe a glória de Deus e é o principal meio que ele escolheu para salvar os perdidos e santificar os santos. (1 Coríntios 1:18; Efésios 4:11-15). Uma pregação profunda resultará em uma adoração profunda.


A mensagem da cruz é loucura para os que se encaminham para a destruição, mas para nós que estamos sendo salvos ela é o poder de Deus. 1 Coríntios 1:18
Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres. Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, Efésios 4:11,12

2. Cultuar a Deus através da Oração da Palavra.


Uma segunda atividade vital da igreja é a oração individual e corporativa. A realidade e vitalidade de uma igreja é diretamente proporcional à sua vida de oração (Mateus 21:13). Onde há uma igreja com pouca ou nenhuma oração, há uma igreja com pouca ou nenhuma vida.

As Escrituras declaram: ‘Meu templo será chamado casa de oração’, mas vocês o transformaram num esconderijo de ladrões!". Mateus 21:13

A falta de oração é o motivo pelo qual as igrejas podem se tornar tão fracas; a falta de oração é o motivo pelo qual pode haver tão pouca eficácia no momento da pregação. E é por falta de oração corporativa (e privada) que as pessoas podem se tornar tão insensíveis ao que ouvem na igreja contemporânea. A oração é como um cabo elétrico que nos conecta ao céu; sem ela, simples mente não há poder. Os bancos da igreja podem estar todos ocupados no domingo de manhã, mas veja como eles estão vazios na reunião de oração na quarta-feira à noite.


Se a igreja fosse realmente dependente de Deus, então ela deixaria de lado as campanhas, casas de profetas e videntes virtuais (Tiktok, Instagram, Facebook) e cairia de joelhos diante de Deus em oração particular e corporativa (Salmos 127:1). Ah, se as igrejas entendessem a magnitude da oração pois a oração não é apenas uma atividade boa, ela é essencial.

Se o Senhor não constrói a casa, o trabalho dos construtores é vão. Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas. Salmos 127:1

3.Cultuar a Deus por meio de Ver a Palavra nas Ordenanças


A igreja foi encarregada de duas ordenanças bíblicas: o batismo do crente e a ceia do Senhor (1 Coríntios 11:26, Atos 2:41).

Porque cada vez que vocês comem desse pão e bebem desse cálice, anunciam a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:26
Os que acreditaram nas palavras de Pedro foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Atos 2:41

O batismo é um testemunho público de arrependimento do pecado e um ato de obediência ao Senhor. Embora o batismo não seja essencial para a salvação, é altamente improvável que uma pessoa tenha realmente nascido de novo e ainda assim não tenha um grande desejo de seguir o Senhor nesse primeiro mandamento que Deus dá ao novo cristão.

Pedro respondeu: "Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo. Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Atos 2:38

O batismo é uma confissão pública de Cristo (Mateus 10:32,33) que evidencia à igreja e ao mundo que houve uma transformação radical no interior do crente. O batismo também é um sermão visível. Demonstra uma realidade espiritual da morte para o pecado e da ressurreição para a novidade da vida em Cristo Jesus.

"Quem me reconhecer em público aqui na terra, eu o reconhecerei diante de meu Pai no céu. Mas quem me negar aqui na terra, eu também o negarei diante de meu Pai no céu. Mateus 10:32,33

A ceia do Senhor é um memorial da morte de Cristo (1 Coríntios 11:26). Como o batismo, a ceia do Senhor é um sermão visível que ilustra uma realidade espiritual. Mais do que isso, a ceia do Senhor não apenas retrata a morte de Cristo, mas também mostra a comunhão espiritual entre Cristo e seu povo. Ela também é chamada de comunhão porque mostra como Cristo e seu povo estão unidos em um só corpo.

Quando abençoamos o cálice à mesa, não participamos do sangue de Cristo? E, quando partimos o pão, não participamos do corpo de Cristo? 1 Coríntios 10:16

A participação do pão e do vinho ilustra como o povo de Deus tem união e comunhão com Cristo pela fé. A participação coletiva dos elementos pelo povo de Deus também ilustra como o povo de Deus está igualmente unido uns com os outros.


4. Cultuar a Deus por meio de Cantar da Palavra


Adorar ao Senhor com cânticos é um desejo gerado pelo Espírito nos cristãos. Embora tenha sido apontado que a Palavra pregada deve ser o ponto central do culto de adoração, o canto corporativo de louvores a Deus não deve ser minimizado.

A Bíblia instrui a igreja a se dirigir, ensinar e admoestar uns aos outros por meio de salmos, hinos e cânticos espirituais. (Efésios 5:19; Colossenses 3:16).

cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música. Efésios 5:19
Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. Colossenses 3:16

Cantar é um meio maravilhoso de expressar os mais profundos sentimentos de alegria,

admiração e louvor em relação a Cristo. Portanto, um culto de adoração saudável inclui cânticos sinceros, fervorosos e espirituais, enraizados nas gloriosas verdades da palavra de Deus.


O objetivo da igreja é glorificar a Cristo na promoção da unidade, pureza e verdade espiritual, então nossos cânticos de adoração precisam refletir esse objetivo.

Independente do estilo musical utilizado no culto, as perguntas que precisam ser respondidas.


1. As letras de nossos cânticos são doutrinariamente sólidas e centradas em Cristo?

2. O estilo musical promove a participação corporativa entre os irmãos?

3. A maneira ou o modo como cultuamos é reverente e santa?


Embora uma expressão contemporânea de adoração possa ser espiritualmente refrescante, o culto que é dirigido a um Deus santo nunca deve ser guiado pela nossa cultura secular (Levítico 10:3).

Então Moisés disse a Arão: "Foi isto que o Senhor declarou: ‘Mostrarei minha santidade entre aqueles que se aproximarem de mim. Mostrarei minha glória diante de todo o povo’". E Arão ficou em silêncio. Levítico 10:3

Devemos lembrar que o secularismo é o oposto da santidade. O culto nunca deve ser casual. A Escritura mostra que algumas pessoas morreram por não levar o culto a sério (veja Levítico 10:1-2; 1 Coríntios 11:30).

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, colocaram brasas em seus incensários e as salpicaram com incenso. Com isso, trouxeram fogo estranho diante do Senhor , diferente do que ele havia ordenado. Por isso, fogo saiu da presença do Senhor e os devorou, e eles morreram diante do Senhor . Levítico 10:1,2
Por isso muitos de vocês estão fracos e doentes e alguns até adormeceram. 1 Coríntios 11:30

5. Cultuar a Deus por meio da Comunhão em Torno da Palavra


Outra das principais atividades da igreja primitiva é a comunhão cristã (Atos 2:42). Se a igreja tem a fraternidade e a unidade como objetivos bíblicos, então a comunhão será encontrada ali. A comunhão bíblica é o Espírito Santo ministrando aos santos por meio da interação espiritual dos crentes uns com os outros. E o Espírito que ministra a um crente por meio de outro crente.


Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração. Atos 2:42

O Espírito Santo vive dentro de todos os crentes, e é o Espírito Santo dentro dos crentes que faz a comunhão cristã ser santificadora. O amor que os cristãos têm por Deus e uns pelos outros, manifestado em sua comunhão e conversas espirituais, é edificante para os santos. A reunião e a comunhão dos santos é um meio bíblico de crescimento espiritual. Dessa forma, a comunhão espiritual é um meio de graça.


Entretanto, a comunhão cristã parece ter perdido seu lugar de importância nas prioridades de muitos membros da igreja - cinco minutos antes e depois do culto de domingo parece ser suficiente para os frequentadores da igreja de hoje. Porém, a comunhão espiritual em torno de Cristo não é algo que pode ser negligenciado nem pelos cristãos e nem pelas igrejas que buscam seguir o modelo do Novo Testamento.


Os verdadeiros cristãos amam uns aos outros. Ele amam o Senhor e, assim, desejam estar rodeados daqueles em cujo corações são habitados pelo Deus vivo. Os cristãos precisam do Senhor, e porque o Senhor habita nos cristãos, porque eles precisam uns dos outros. Por causa dessa realidade interna, as igrejas precisam fornecer a oportunidade para os cristãos estarem uns ao redor dos outros fisicamente.


De um ponto de vista prático, os membros da igreja são obrigados pelas Escrituras a se dedicarem uns aos outros, amarem uns aos outros e assim por diante, eles não podem desempenhar essas responsabilidades sem passarem tempo suficiente juntos, tanto aos domingos como em outros dias da semana.


Portanto, uma marca de uma igreja saudável não é apenas que ela é uma igreja que ora, mas também que ela é uma igreja que regularmente provê e encoraja tempo suficiente para a comunhão espiritual.


Conclusão


O Espírito de Deus deve iluminar a verdade do Filho de Deus para que nós possamos dar glória a Deus. não podemos cultuar a Deus se não o fizermos em Espírito e em verdade.

Embora haja outras atividades dentro da vida da igreja, pregar, orar, cantar e participar das ordenanças são os elementos de culto que guiam todo o restante.

Essas são as atividades que Deus prescreveu para a igreja como um meio de comunicação e aplicação da Palavra de Deus escrita. Somente quando esses meios de graça são realizados fielmente é que a igreja deve esperar a presença do Espírito.


Faca parte de uma igreja, e seja membro do corpo de Cristo.


Que Ele nos abençoe!


Pastor Daniel Andrade

Pastor Adjunto da IPR

20 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page