top of page
Buscar

O Criador Santo e Justo - Sermão de 03/03/2024

Atualizado: 4 de mar.





"Digno és, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." Ap 4.11


Introdução


Pela graça de Deus, iniciamos nosso ano refletindo a respeito da Igreja de Jesus Cristo e Sua Natureza. Essas reflexões vieram com o objetivo de reformar a nossa compreensão daquilo que é a Igreja do Senhor.


Hoje, iniciaremos a série "O Deus da Igreja", onde direcionaremos nosso olhar para aquilo que a Escritura afirma a respeito de Deus. Parece um estudo banal e desnecessário, mas nunca foi tão urgente voltarmos nossos olhos para as Escrituras para conhecermos melhor nosso Criador.


Esperamos sinceramente que tal esforço redunde em uma percepção mais bíblica e cautelosa a respeito daquele que nos criou e nos formou para a sua glória.






POR QUE PRECISAMOS ESTUDAR A DOUTRINA DE DEUS?


Por vivermos em um país que teve como base de sua evangelização o catolicismo romano e o movimento pentecostal, é natural que 'Deus' esteja na boca do povo. Todo mundo fala sobre Deus, alguns jargões populares de nossa língua o invocam e pessoas com hábitos radicalmente estranhos à nossa religião afirmam crer em Deus.


Por isso, para não sermos seduzidos pelo forte sincretismo que impera no Brasil, precisamos conhecer a Deus pela forma como Ele quis se revelar a nós: pelas páginas da Bíblia Sagrada.


Algumas pontuações necessárias que justificam dedicarmos tempo para conhecermos a doutrina de Deus:


  • O nome de Deus possui forte presença cultural no Brasil e não parece ser peculiar a uma única religião. Expressões como "se Deus quiser", "graças a Deus", "Deus te abençoe" fazem parte do linguajar popular e podem ser utilizados por católicos, protestantes, espíritas, sectários, agnósticos e até seguidores de religiões de matriz africana. Por isso, que fique claro que diferentes pessoas não estão falando a respeito do mesmo Deus.

  • Além disso, muitas pessoas se apropriam do nome de Deus sem conhecê-lo. Perceba em nossa sociedade quantos religiosos afirmam servir a Deus vivendo vidas que em nada o representam. Não existe simetria entre o que eles afirmam crer com os valores éticos e morais que podem ser observados em suas vidas.

  • Por fim, muitas pessoas (inclusive religiosas) não servem o Deus da Bíblia, mas um 'deus' criado à sua imagem e semelhança, que tolera suas vidas pecaminosas e nunca exigem delas mudança alguma.


Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra. Tito 1.16


DEUS, O NOSSO CRIADOR


A Bíblia é o livro de Deus e, como tal, traz um poderoso testemunho a respeito dEle. O primeiro verso das Escrituras já o apresenta como Nosso Criador.


Esse é o fato que fundamenta tudo o que a Bíblia tem a dizer sobre Deus e a nosso respeito. A criação é o ponto de partida da revelação e dessa verdade dependem todas as demais doutrinas bíblicas.


Por isso, a ênfase na criação é o ponto de partida para entendermos a doutrina de Deus e toda nossa religião.


"No princípio, criou Deus os céus e a terra." Gênesis 1.1

Essa admirável criação trouxe a existência o universo e tudo o que existe. Observe a beleza da floresta amazônica ou o esplendor das cataratas do Iguaçú. Imagine a complexidade da fauna marinha ou a vastidão do universo e fique encantado com a glória do Deus que criou todas essas coisas.


Como um contraponto ao pensamento moderno de que a criação é obra de uma evolução, cristãos encontram nas Escrituras amparo para afirmarem que o universo é obra de um Deus Todo Poderoso.


Embora cristãos possam divergir sobre a forma como isso sucedeu, eles reconhecem unanimente que o universo é obra de um Deus Criador.


"Quão variadas são as tuas obras, Senhor! Todas as coisas fizeste com sabedoria; cheia está a terra das tuas criaturas." Salmo 104.24

Segundo lemos nas Escrituras, nós também fomos criados por Deus de modo admirável.


Por ser o Criador de tudo, Deus detém o direito de criação sobre todo o universo. Tudo pertence a Ele. Cada milímetro do universo o reconhece como Seu Criador. Até mesmo a alma do mais irreverente dos homens pertence a Deus e a Ele prestará contas um dia.


Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios. Salmo 24.1,2

"Tua é, Senhor, a magnificência, o poder, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos." 1 Crônicas 29.11

Entender essa verdade é o ponto de partida para vivermos a verdadeira religião.


Nós existimos por Deus e para Deus.


Não há ninguém semelhante a Ele. Todas as coisas foram criadas por Ele e sem Ele, nada do que foi feito se fez.


Essa verdade espiritual esmaga nosso orgulho, nosso senso de propriedade e de autonomia e nos faz cairmos humilhados aos pés daquEle que com amor nos formou para Seu louvor e glória.


Não há fé verdadeira se não reconhecermos Deus como Nosso Criador.



O DEUS SANTO



Como afirmei anteriormente, cristãos reconhecem ser criaturas de Deus. A pergunta que fica patente então é:


Que tipo de Deus é o nosso?


É uma pergunta necessária, afinal, diferentes povos do mundo dedicaram suas vidas a diferentes deuses. Talvez o panteão divino mais 'famoso' seja o da mitologia grega.


Zeus, Ares, Hades, Poseidon, Hera, Atena... quem jogou God of War sabe do que estou falando.


Esses deuses eram semelhantes aos seres humanos. Mesquinhos, imperfeitos, muitas vezes mal intencionados.


O Deus que a Bíblia nos apresenta é a antítese dos deuses gregos e de qualquer outra divindade que possa ser considerada. Na tentativa de descrevê-lo, Isaías nos contou uma visão que teve no templo, onde serafins invocavam ao Senhor.


No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo. Os serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, e com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Isaías 6.3

Deus É Santo! Pela perspectiva reformada, a santidade de Deus é descrita como sendo absolutamente separada e distinta de toda a criação.


Deus é diferente de nós, humanos!


  • Ele é distinto e superior a toda a criação e está acima dela;

  • Ele é perfeito em amor, justiça e retidão;

  • Ele é inacessível, homem algum pode se chegar a Ele sem mediação;

  • Ela não tolera o mal e julgará todo o pecado;

  • Ele chama pecadores para se separarem do mundo e se unirem a Ele;


Em Apocalipse, João relata uma de suas visões onde os seres celestes contemplam com assombro a santidade do Senhor.


Cada um dos quatro seres viventes tinha seis asas e era coberto de olhos, tanto por dentro como por fora. Dia e noite proclamam sem cessar: 'Santo, Santo, Santo é o Senhor, o Deus todo-poderoso, que era, que é e que há de vir'. Ap 4.8

A santidade de Deus é um convite urgente para que os homens abandonem o pecado e se rendam a Ele com temor e tremor. As Escrituras advertem seus leitores a temerem e reverenciarem a Deus, abandonando seus pecados e crendo naquEle que Ele enviou.


Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hb 12.14

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2.38

A falta de compreensão da santidade de Deus é a causa da frieza espiritual de nossos dias. A irreverência, a maldade, a hipocrisia, a falta de amor e temor de muitas pessoas é resultado de não considerarmos o quanto Nosso Senhor é Santo.


Por terem se acostumado a associar santidade com hábitos sociais, muitos cristãos mascaram seus corações ímpios com a ditadura de usos e costumes impostas pela religião.


A percepção da santidade de Deus, contudo, nos convida a olharmos para o nosso próprio coração. Quanto mais reconhecermos que Deus é Santo, mais entenderemos o quanto nosso coração é enganoso! Com isso, estaremos mais dispostos a aceitar que Cristo seja o Senhor de nossa vida, nos libertando de nossas paixões para vivermos somente para Ele!



O DEUS JUSTO


Enquanto a santidade de Deus destaca Sua pureza moral e separação do pecado, Sua justiça reflete Sua retidão no julgamento e na aplicação de Sua lei moral. Esses atributos estão intrinsecamente relacionados na revelação da natureza divina e na interação de Deus com Suas criaturas.


Ele é a Rocha, suas obras são perfeitas, e todos os seus caminhos são justos. Deus é fiel, e sem injustiça; justo e reto Ele é. Deuteronômio 32.4

  • Por sua santidade, Deus está totalmente separado do mal. Por sua justiça, Deus julga o mal com imparcialidade;

  • A santidade estabelece o padrão moral de Deus. A sua justiça aplica esse padrão a todos os seres humanos;

  • A santidade de Deus exige que o pecado seja punido. A justiça de Deus pune o pecado e o pecador que o comete.



A Bíblia mostra que existe uma harmonia perfeita nos atributos de Deus. Cristãos, seduzidos pelo espírito desse tempo, enfatizam o amor de Deus em detrimento dos demais atributos que Ele possui. Por isso, nossa devoção é fraca, nossa convicção é frágil e nossa santidade pouco aparente.


Se pensássemos com mais responsabilidade a respeito da justiça de Deus, a qualidade do nosso cristianismo seria muito diferente.


Por não compreendermos a justiça de Deus, somos incapazes de compreender a boa notícia da nossa religião: o evangelho do Criador Santo e Justo é a solução divina para salvar pecadores, como eu, do seu estado de condenação.



CONCLUSÃO


Por sermos criaturas de um Deus Santo e Justo, nós devemos a Ele toda nossa adoração, obediência e devoção. Mas falhamos cabalmente em nosso compromisso com Deus. Quebramos sua Lei de todos os modos e de todas as formas. Pecamos, e por isso, estamos destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). O salário do pecado é a morte (Rm 6.23a).


O homem que não se arrepende dos seus pecados e não se apropria da justiça de Deus em Cristo está debaixo da ira de Deus (Jo 3.36).


Deus, em Sua Infinita misericórdia, revelou o caminho de volta para Ele. A justiça de Deus foi revelada em Cristo, Nosso Senhor! Por ela, podemos ser abrigados na graça divina para sermos livres da ira justa de Deus.


A santidade divina exige a reparação pelo pecado. E o evangelho afirma que Cristo se fez pecado por nós, recebendo no lugar do Seu Povo o castigo pelas nossas iniquidades.


A justiça de Deus foi satisfeita com isso, porque o pecado foi punido em Cristo, que nunca pecou.


E com isso, sua vida perfeita foi imputada a cada pessoa que crê no Seu Nome. Assim, somos declarados justos diante de Deus.


Pois Deus fez de Cristo, aquele que nunca pecou, a oferta por nosso pecado, para que por meio dele fôssemos declarados justos diante de Deus. 2 Coríntios 5.21

Dessa forma, pelo sacrifício perfeito de Cristo, Deus se mostra justo e justificador daqueles que confiam no Seu Filho!


Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus, mas ele, em sua graça, nos declara justos por meio de Cristo Jesus, que nos resgatou do castigo por nossos pecados. Deus apresentou Jesus como sacrifício pelo pecado, com o sangue que ele derramou, mostrando assim sua justiça em favor dos que creem. No passado ele se conteve e não castigou os pecados antes cometidos, pois planejava revelar sua justiça no tempo presente. Com isso, Deus se mostrou justo, condenando o pecado, e justificador, declarando justo o pecador que crê em Jesus. Romanos 3.23-26

Não trate o pecado com brandura nem a rebeldia do seu coração como algo natural. O Criador Santo e Justo julgará o pecado e o pecador!


Aceite a oferta graciosa que Ele nos dá! A salvação custou tudo ao Senhor Jesus Cristo! Mas Deus aceitou Seu Sacrifício e aprovou Sua obra, e Ele nos mostra isso ao ressuscitar Jesus dentro os mortos!


E Ele promete na Escritura salvar todos os que crêem neste Salvador Ressuscitado!


Ele foi entregue à morte por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para que fôssemos declarados justos diante de Deus. Romanos 4.25

Por Jesus Cristo, o Criador Justo e Santo chama pecadores como eu a deixarem a vida de pecados para receberem seu perdão e salvação! Se esse convite gracioso ecoa dentro do seu coração, abrace com força o Único que pode te salvar da condenação!


A Ele a glória pelos séculos dos séculos!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

62 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page