"Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus; se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, para que em todas as coisas Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo. A ele sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém." — 1 Pedro 4:10-11, NVI
Introdução
O relógio não foi criada para ser guardado dentro de uma gaveta, embora a ideia do relógio no pulso não se resume apenas à venda, embora essa tenha sido uma consequência natural da popularização do acessório. A história do relógio de pulso é marcada por uma combinação de fatores práticos e sociais, e nos dias de hoje existe variados tipos e tamanhos. Os dons também seguem na mesma linha, não foi dado ou presenteado para ser guardado e sim para usar no reino de Deus.
O Espírito Santo não apenas estaria conosco, mas os ajudaria a continuar a obra que Jesus começou na Terra, compartilhando as boas novas do que Jesus havia feito por meio de Sua morte e ressurreição e convidando outros a crer Nele, para continuar levando a mensagem sobre Jesus ao mundo (Atos 1:8; / 1 Coríntios 12:7).
"Cristo generosamente nos repartiu seus dons." - Efésios 4:7
Dons espirituais todo crente recebe quando recebe o dom da salvação. Assim como o dom da salvação é pela graça por meio da fé , assim são os dons espirituais. Nosso Deus é tão generoso. Ele está constantemente nos dando coisas.
Esses dons eram essenciais para conhecer a Deus , espalhar o evangelho, liderar a igreja, edificar os fiéis e servir aos outros como um exemplo do amor de Deus.
conhecer a deus e faze-lo conhecido
Os homens existem para que o propósito eterno de Deus seja realizado, através dos dons que são as ferramentas para que a gente possa cumprir a vontade de Deus, então nós vamos usar os dons para cumprir o propósito eterno de Deus.
Deus tem uma vontade, Deus tem um desejo e nós fomos criados para viver a vontade de Deus, nós somos criados para realizar o desejo de Deus quando eu e você nos encontrarmos com Deus nós seremos julgados segundo o seu desejo eterno.
O desejo eterno de Deus é que você conheça Ele, olha que coisa maravilhosa, Deus nos criou porque Deus é um Deus de relacionamento e Ele quer ser conhecido por seus filhos com as suas criaturas, você existe para conhecer a Deus e faze-lo conhecido.
Deixa eu te fazer uma pergunta:
" Quanto você deseja conhecer a Deus? "
" Quanto você está empenhado na tarefa de conhecer o seu pai ? "
Porque nos existimos para isso queridos, tem que causar um grande temor no nosso coração. O apostolo Paulo descobriu esse mistério quando Jesus foi revelado para ele, Paulo parou tudo ele mudou a vida dele inteira ele mudou o rumo de sua história.
" Pensava que essas coisas eram valiosas, mas agora as considero insignificantes por causa de Cristo. Sim, todas as outras coisas são insignificantes comparadas ao ganho inestimável de conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele, deixei de lado todas as coisas e as considero menos que lixo, a fim de poder ganhar a Cristo e nele ser encontrado. Não conto mais com minha própria justiça, que vem da obediência à lei, mas sim com a justiça que vem pela fé em Cristo, pois é com base na fé que Deus nos declara justos. Quero conhecer a Cristo e experimentar o grande poder que o ressuscitou. Quero sofrer com ele, participando de sua morte, para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dos mortos!" - Filipenses 3:7-11 NVT
Nós estamos falando de Paulo cheio de méritos nós estamos falando de um de poliglota, nós estamos falando de um cara formado na melhor universidade da época e ele tá dizendo para nos assim, " Preciso conhecer Deus e faze-lo conhecido.
é por isso que nos estamos aqui de quarta feira e domingo cantando, orando e pregando para que fique cravado no seu coração e dizendo, Quero conhecer a Cristo.
Ele quer formar um povo parecido com Jesus, quando eu começo a conhecê-lo e a contempla-lo, estar fascinado por Ele eu e você começamos a nos parecer com Ele, a cada dia parecer com Ele, o desejo de Deus é se relacionar com a gente para podermos conhecer e ser transformado de glória em glória a imagem Dele.
Para que propósito existe os dons
O propósito principal dos dons que o Pai concede à igreja de Cristo pelo Espírito Santo é para glorificar a Deus, edificar a igreja em amor e para o mundo até que todo o corpo de Cristo atinja a maturidade. Qualquer uso dos dons do Espírito para outros fins é ilegítimo e não está de acordo com a intenção de Deus em dotar Seu povo para o ministério.
1 Pedro 4:10–11 Pedro aborda o tópico dos dons espirituais. Este texto nos lembra que somos apenas mordomos do que Deus nos deu e que usamos nossos dons para glorificar a Deus em Cristo e servir Seu povo.
Cada pessoa ao receber o dom da salvação por meio de Jesus Cristo recebe o Espírito Santo interiormente como um selo de salvação, todos recebem dons para servir, os Dons do Espirito Santo não são nosso e sim Dele.
"A cada um de nós é concedida a manifestação do Espírito para o benefício de todos." -1 Coríntios 12:7 NVT
Não importa qual seja o dom, seu propósito é edificar e amadurecer a igreja e glorificar a Deus servindo aos outros.
"Eles são responsáveis por preparar o povo santo para realizar sua obra e edificar o corpo de Cristo, até que todos alcancemos a unidade que a fé e o conhecimento do Filho de Deus produzem e amadureçamos, chegando à completa medida da estatura de Cristo." - Efésios 4:12-13 NVT
Os dons Espirituais é um presente, mas não é para você e sim para o seu irmão, você é o canal onde Deus esta te usando para a gloria Dele.
Pois desejo muito ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, a fim de vos fortalecer. - Romanos 1:11 NVT
Sempre falo a meus alunos de membresia que o dia que você falta ao culto, algum ficou sem um abraço, uma oração ou uma palavra. A teologia dos UNS jesus foi categórico em dizer para amar uns aos outros, carregar a cruz uns dos outros e Paulo vai na mesma mesma linha e distribui esse ensino que é valioso.
Jesus deixa registrado e nos ensina sobre isso.
E ele prosseguiu: “Suponha que você fosse à casa de um amigo à meia-noite para pedir três pães, dizendo: ‘Um amigo meu acaba de chegar para me visitar e não tenho nada para lhe oferecer’, e ele respondesse lá de dentro: ‘Não me perturbe. A porta já está trancada, e minha família e eu já estamos deitados. Não posso ajudá-lo’. Eu lhes digo que, embora ele não o faça por amizade, se você continuar a bater à porta, ele se levantará e lhe dará o que precisa por causa da sua insistência." - Lucas 11:5-8 NVT
JESUS esta nos ensinando que somos servos uns dos outros, precisamos fazer Cristo conhecido para cumprir o desejo Eterno de Deus.
A história de Barnabé buscando Paulo em Tarso é um relato inspirador sobre a providência divina e a importância das conexões no trabalho missionário. Em Atos 9:27, após sua conversão, Paulo "uniu-se aos discípulos" e "andava com eles em Jerusalém". No entanto, era importante que a experiência de Paulo fosse compartilhada com uma comunidade mais ampla.
"Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como Saulo tinha visto o Senhor no caminho para Damasco e como ele lhe havia falado. Contou também que, em Damasco, Saulo havia pregado corajosamente em nome de Jesus." - Atos 9:27 NVT
Algum tempo depois Paulo se retirou e foi para sua cidade em Tarso e ali ficou muito tempo. A jornada de Barnabé para buscar Paulo em Tarso marcou um ponto de virada na história do cristianismo. A parceria entre esses dois homens foi fundamental para a expansão do evangelho e para a formação das primeiras igrejas cristãs.
Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo. Quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Ali permaneceram com a igreja um ano inteiro, ensinando a muitas pessoas. Foi em Antioquia que os discípulos foram chamados de cristãos pela primeira vez. - Atos 11:25-26
Toda pessoa que se converte, ela sai das trevas para a luz, além de receber os benefícios da justificação, adoção de filhos, perdão de pecados, ainda é agraciada por Deus com dons espirituais para o serviço.
O Pacote é completo Deus, de fato, é misericordioso, na conversão, você não ganha somente perdão de pecados, mas você ganha muito mais.
Você é feito membro do corpo de Cristo e como membro de um corpo você tem uma função, você tem habilidades, você tem capacidades para poder servir a Deus e expandir o reino dele aqui nesse mundo.
As virtudes que recomendamos aos membros diz o seguinte:
O membro da IPR deve ocupar-se em fazer o bem a todos, principalmente aos domésticos da fé, Gl 6.10; Hb 13.16;
Porque os dons nas igrejas sumiram
A questão da diminuição da manifestação dos dons espirituais nas igrejas contemporâneas é complexa e envolve diversas perspectivas teológicas, históricas e culturais, e que precisamos com URGENCIA buscar os dons Espirituais.
ignorância
"Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes." - 1 coríntios 12:1NVI
Os dons espirituais são habilidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito Santo a cada crente para o bem comum da igreja. São manifestações do poder de Deus em nossas vidas, que nos capacitam a servir aos outros e a edificar o corpo de Cristo.
As ferramentas já estão disponíveis, E você está tentando fazer no braço, Você não sabe que tudo isso está disponível? você não sabe como operar nos dons?
Imagine um martelo, ele não foi feito para martelar a cabeça das pessoas , foi sim projetado para martelar prego. Precisamos aprender a usar as ferramentas para avançar no Reino de Deus.
Consumismo
Nos vamos para a igreja para consumir, e não para contribuir de alguma forma, vamos para a igreja numa mentalidade, num coração de receber e com isso os membros do corpo de Cristo estão paralisados, isso precisa mudar..
Igreja paralisados não avança, entenda uma coisa, nós estamos tratando a igreja como um shopping, de vez em quando você pensa assim, não vou sair daqui eu vou ali em tal lugar, porque ali tem um shopping bom, que é melhor que o daqui e eu não estou dizendo que você não pode ir lá visitar outra igreja, claro, você pode visitar.
Amados nós precisamos nos levantar dessas cadeiras e começar a ativamente participar do que Deus está fazendo. Porque um dia você estará diante de Deus, que é o julgamento dos salvos. E Ele vai falar, mostre-me as tuas obras.
E o que é que você vai apresentar para Deus?
O que é que você fez para Deus?
Hoje Deus esta te despertando, levante de onde você estiver e se arrependa e vamos trabalhar, avançar para que o reino de Deus seja conhecido. ALELUIA.......
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. - 1 coríntios 12:12 NVI
Se você nasceu de novo, e foi batizado, você é um membro do corpo de Cristo. Quando Deus nos deu essa revelação de que a igreja é o corpo de Cristo, você tem uma função.
Porque para vir aqui para somente consumir pregação isso dá para fazer pelo YouTube. Nós estamos aqui como família a nos unir e alcançar uma cidade para o Senhor, vamos trabalhar, dobrar a manga da camisa e seguir em frente na obra de Cristo.
Falta de sede por Deus
Essa sede por Deus vai nos fazer querer mais de Deus, para a nos e para aqueles que estão ao nosso redor. Essa falta de sede faz a gente paralisar, e voce muita vezes diz:
' está bom aqui no meu banquinho, tá legal aqui, estou satisfeito, é, eu estou salvo, eu vou ir para o céu, é pela graça você crê em Jesus, ah não, eu creio então tá tudo bem.'
As pessoas estão assim porque o rio secou, precisamos ler o livro de Salmo 1 sempre.
"Ó Deus, tu és o meu Deus; de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti, a minha carne te almeja em terra seca e sedenta, onde não há água." - Salmos 63:1:
"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." - João 4:14:
CONCLUSÃO
O nosso coração precisa pulsar um desejo, que Jesus seja conhecido em toda a terra, então busque busque diligentemente os dons espirituais.
"Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." - 1 coríntios 12:31 NVI
Se você identificou que sua experiência carismática diminuiu, está na hora de renovar seu amor por Deus?
A NOSSA MOTIVAO TEM QUE SER O AMOR !!!
Volte logo pois, Deus esta te esperando, arrependa-se e vem e simples.
Apocalipse 2:4-5 diz:
"Mas tenho contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; senão, virei a ti brevemente, e tirarei do seu lugar o teu candelabro, se não te arrependeres." - Apocalipse 2:4-5
O Espírito concede esses dons à igreja de Cristo para capacitar o povo de Deus a cumprir a missão que Cristo deu ao Seu povo: dar testemunho Dele até os confins da Terra. - RC Sproul
A experiência carismática é resultado do “da vivencia do amor de Deus” em nosso meio.
A ausência do amor é o que “freia” uma vida carismática bíblica e real.
Então o “caminho excelente” não seria simplesmente fazer “pega-pega” com os dons, mas crescer no amor, porque onde há amor por Deus e pelas pessoas, os dons se manifestarão naturalmente.
]
hoje te convido a refletir e tomar uma atitude sobre isso, pois o Deus Pai o soberano conta com você, Ele te chama hoje.
Pastor Daniel Andrade
Pastor Adjunto da IPR
Comments