top of page
Buscar

Nossa identidade em Cristo em Efésios 1 - Sermão 17/10/2021

Atualizado: 18 de out. de 2021




Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo. Ef 1.11


Introdução


Enquanto buscava em oração uma inspiração para falar com vocês neste domingo de manhã, o Senhor me recordou do tema "Nossa Identidade em Cristo", que compõe tanto a matéria base de nosso curso de discipulado quanto um tema de uma de nossas edições da revista da Escola de Discípulos. Ainda que seja um tema recorrente, ele nunca envelhece e dele nunca podemos nos esquecer. Faz parte de nossa confissão de cristãos bíblicos entendermos que a realidade de nossa vida cristã não é simplesmente trocar de religião, mas ser uma nova criação "em Cristo Jesus".


O Novo Testamento apresenta exaustivamente a realidade de nossa nova identidade em Cristo. Nessa mensagem de hoje, quero me ater apenas ao capítulo 1 de Efésios, de onde extraímos ao menos sete características de nossa vida em união com o Senhor Jesus. É neste tema que pretendo meditar e espero no Senhor que essa paalavra glorifique a Deus e atinja o seu coração, a fim de podermos, juntos, crescer naquEle que fez tudo ao morrer por nós na cruz do Calvário.





identidade, que negócio é esse?


A identidade é o conjunto de características que definem uma pessoa e a distingue dos seus semelhantes. Envolve características fisiológicas, psicológicas, valores éticos e morais, os quais nos tornam seres únicos. Na doutrina cristã, nossa identidade diz respeito aquilo que nos tornamos pela obra de Deus, em nossa união de salvação com Jesus. Deus, quando decidiu nos salvar, pensou muito além de simplesmente perdoar nossos pecados e nos preparar para a eternidade. Sua obra envolveu nossa união mística com o Senhor Jesus e uma profunda transformação como resultado dessa união.


Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Efésios 1:3a

Sendo assim, por estarmos em Cristo, nos tornamos novas criaturas, que embora se pareçam fisicamente com aquela que éramos anteriormente, interiormente somos seres completamente novos. É o que a Escritura diz!


Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! 2 Coríntios 5:17

Essa nova se desenvolverá para nos tornar cada dia mais semelhantes a Jesus. É obra de uma vida inteira e que não se concretizará até a vinda de Cristo. Contudo, devemos conhecer nossa identidade, crer no que a Bíblia diz a nosso respeito e pela fé, crescermos nessa verdade para a cada dia aperfeiçoarmos nossa fé e maturidade em Cristo. Eu costumo exemplificar essa verdade com uma conhecida frase cristã: "Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou e eu tenho o que a Bíblia diz que eu tenho".



nossa identidade revelada em efésios 1


Nos primeiros versos de Efésios 1, há uma profunda revelação a respeito daquilo que nos tornamos em nossa união com Cristo. Dos primeiros treze versículos do capítulo, extraí sete características de nossa identidade em Cristo Jesus. Perceba que essas declarações dizem respeito àquilo que já somos em Cristo, e não o que poderemos ser. Ainda que não nos vejamos assim, é exatamente isso que a Bíblia diz a nosso respeito e por isso, pela fé na palavra de Deus, devemos viver à luz dessa revelação.


Em Cristo, somos abençoados, vv.3

que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais. Efésios 1:3b

Por nossa união com Cristo, somos ABENÇOADOS com todas as bençãos espirituais. Isso significa que todo o fluxo de bençãos resultantes do Pacto da Graça e das promessas de Deus foi dado gratuitamente para os cristãos. Entenda que na linguagem bíblica, "benção" não diz respeito a dinheiro, sucesso, fama, reconhecimento. "Benção" é o antônimo de "maldição". O homem no estado do pecado é amaldiçoado por sua desobediência e obstinação, tendo ele saúde, dinheiro, fama, ele está debaixo do estigma do pecado e será condenado caso não se arrependa e creia em Cristo. Mas o cristão pode sofrer privações, doenças, sofrimento, mas ele é ABENÇOADO, porque está unido a Deus, reconciliado com Ele e vivendo parcialmente a vida eterna enquanto aguarda a vinda de Cristo e a futura consumação. Neste estado bem-aventurado, o cristão é herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo, participando das promessas que Ele fez ao seu povo.


Por sermos ABENÇOADOS, não tememos maldições, feitiçarias e superstições tolas. O cristão não tem medo de sexta-feira treze, de quebras espelhos, de trabalhos religiosos feitos contra a sua vida. Contra o povo de Deus não vale encantamento (Nm 23.23).



Em Cristo, somos escolhidos, vv.4

Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Efésios 1:4

Em um profundo contraste com nosso antigo estado de alienação espiritual, agora, em Cristo, somos ESCOLHIDOS para o louvor da glória de Deus. Essa escolha divina, base da revelação bíblica e reconhecida como doutrina distintiva das igrejas reformada é a fonte da qual emana nosso estímulo para a transformação, porque segundo a Escritura, fomos escolhidos "para sermos santos e sem culpa". Quanto mais aceitamos a verdade de nossa eleição e mais abraçamos essa característica de nossa identidade, mais motivados estaremos para buscarmos a vitória contra o pecado e a nossa santificação espiritual.


Essa realidade deve ser rememorada diante de nossa inconstância e possíveis fracassos. Cristãos maduros sabem que a jornada cristã envolve altos e baixos e momentos pontuais de fraqueza. Nessas horas, onde parece que somos um projeto frustrado, a recordação da realidade da eleição acende novas chamas de esperança em nosso coração, afinal, quem Deus escolhe está escolhido e se Ele nos escolheu, Ele nos conduzirá em triunfo até o fim. Nossas escolhas podem se frustrar. As de Deus, não!



Em Cristo, somos predestinados, vv.5a

Ele nos predestinou para si, Efésios 1:5a

Eleição e Predestinação não são a mesma coisa. A Eleição diz respeito a escolha soberana de Deus a nosso respeito, antes da fundação do mundo, para nos dar, em Cristo, sua misericórdia e graça salvadora. A predestinação é o plano divino que tem como objetivo dar cabo da eleição. A Escritura afirma que "aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho", Romanos 8:29. Na eleição, Deus escolheu você. Na predestinação, Ele foi ao seu encontro. A eleição é a escolha. A predestinação é o plano.


Como parte de nossa identidade em Cristo, somos PREDESTINADOS, isto é, fazemos parte do plano perfeito de Deus de levar a graça salvadora à todos os seus eleitos. Nossos planos terrenos costumam falhar, mas o plano celestial de Deus jamais falha. Saber que somos predestinados é consolador. Como terrenos, abortamos projetos, sonhos, paixões, aptidões, ministérios e podemos pensar que Deus se assemelha conosco. Contudo, a Bíblia garante que o plano de Deus se cumprirá do jeito que Ele determinou. E nós fazemos parte desse plano, como uma comunidade predestinada a cumprir seus propósitos de salvação. Lembre-se disso. Deus não tem planos frustrados e nós somos, individualmente e coletivamente, um plano de Deus. Aleluia!


Em Cristo, somos filhos, vv.5b

para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Efésios 1:5

A finalidade da predestinação é levar a fé salvífica aos eleitos, para que eles se tornem FILHOS DE DEUS em Cristo Jesus. Essa é mais um aspecto de nossa identidade espiritual. Deus não nos trata como servos, mas como filhos. Ao recomendar aos discípulos que chamem a Deus de Pai, Jesus introduz um novo degrau de revelação e intimidade espiritual do povo da aliança com o Seu Criador. Ele nos coloca por meio de sua morte na cruz na mesma altura que Ele próprio tem. Ele é o filho Unigênito, incomparável, mas nós somos filhos por adoção. Até nisso eu vejo a doutrina da eleição, porque o filho unigênito nasceu do pai, mas os filhos adotivos são escolhidos para serem filhos.


É óbvio que como cristãos, somos identificados em outras facetas identitárias, como discípulos, servos, amigos, colaboradores, mas nenhuma delas suplanta a suprema verdade de que somos filhos de Deus. A Escritura afirma que "toda a criação aguarda com grande expectativa o dia em que os filhos de Deus serão revelados", Rm 8.19. Devemos encarar nossa filiação até mesmo nas horas mais escuras da vida. Leia Hb 12.7. Como filhos, devemos aprender com nosso Pai Celestial e lutarmos para honrá-lo dia após dia!


Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Hebreus 12:7


Em Cristo, somos libertos, vv.7a

Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, Ef 1.7a

A antiga vida no estado do pecado era marcada por nossa escravidão espiritual. Éramos escravos do pecado (Jo 8.34) e do próprio diabo (Ef 2.2). A provisão da graça salvadora precisava tratar dessa condição e por isso, emCristo Jesus, nós somos LIBERTADOS da escravidão para vivermos a liberdade dos filhos de Deus.


Essa liberdade se trata de nossa justificação, que nos deu uma boa posição diante de Deus, de vivermos à luz da obediência de Cristo, que cumpriu a lei e nos libertou dos seus deveres cerimoniais e também da liberdade de consciência que temos, pela palavra, de podermos viver sem estarmos debaixo de julgamento algum. Pela palavra e pelo ministério do Espírito que a vivifica em nosso coração, podemos viver em novidade de vida, desfrutando da liberdade para a qual fomos chamados.


Por isso, o crente vive seguro, sem se preocupar com a condenação, uma vez que Cristo consumou sua obra na cruz. Sendo assim, todos nossos esforços são direcionados não para merecermos a salvação, mas em crescermos em nossa comunhão com aquele que nos salvou de uma vez por todas. Essa liberdade nos dá os recursos necessários para sermos responsáveis, maduros e movidos ao serviço cristão não por medo do inferno, mas pela gratidão pela salvação imerecida que Ele nos deu! Você é livre!


Em Cristo, somos perdoados, vv.7b

os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus, Ef 1.7b

Como resultado de sua morte na cruz, o Senhor Jesus perdoou todos os pecados dos seus eleitos. Por isso, em Cristo, SOMOS PERDOADOS. Isso não significa que não iremos pecar mais ou que não devemos tratar com seriedade os nossos fracassos pontuais. Signfica que o sangue vertido na cruz já fez propiciação para podermos estar na presença de Deus, seguros, sem medo de alienação ou condenação.


A consciência recorrente de culpa é uma das melhores armas do diabo para nos paralisar. Quando sentimos a força dos nossos pecados, tendemos a desanimar e a abandonar nosso ministério e dedicação ao Senhor. Por isso, a consciência do perdão deve ativar nossos sentidos espirituais para uma devoção profunda e um serviço excelente no Reino de Deus. Nossa vida deve ser vivida não por nossos méritos, mas pelo mérito do nosso Mediador, Cristo. Porque Ele derramou seu sangue na cruz, meus pecados foram perdados. E quando eu falhar, buscarei nEle perdão, sacodirei a poeira e continuarei batalhando pela fé que uma vez me foi dada. Essa é a força do perdão! E como PERDOADO, terei humildade para perdoar todos que me feriram, para assim cumprir a lei de Cristo.



Em Cristo, somos selados, vv.7b

E Deus pôs em vocês a sua marca de proprietário quando lhes deu o Espírito Santo, que ele havia prometido. Ef 1.13b

Por fim, Efésios 1 garante que eu e você fomos selados pelo Espírito, para o dia da redenção. O selo é a marca de propriedade de Deus colocada em nosso coração. Antes, éramos trevas, agora, somos da Luz. Antes, éramos filhos do diabo, agora, de Deus. Esse selo funciona como um penhor que garante que Cristo virá para buscar o que lhe pertence.


Ser SELADO desafia minha noção de pertencimento e propriedade. Agora, nada do que tenho é meu. Tudo é de Cristo. Não sou senhor da minha vida, tenho um Senhor a quem me reporto. Busco em Sua palavra as orientações que preciso e pela fé em sua verdade, prossigo sabendo que um dia comparecerei perante o tribunal de Cristo para ser recompensado pela forma como administrei os dons e talentos que recebi e a própria vida que Ele me deu.


A consciência de que somos propriedade de Deus muda a forma como conduzimos nossa vida, nossos negócios, nossa família e ministério. Você se recorda com frequência de que é propriedade do Senhor? Como isso molda suas decisões? Como isso se reflete na forma como você trata seus semelhantes?




conclusão


Quando mergulhamos no conhecimento de nossa identidade em Cristo, passamos a viver nossa vida com devoção, temor e muita responsabilidade. Desejamos ardentemente estarmos com outros que, como nós, são novas criaturas para juntos servirmos ao Nosso Senhor em amor.


Que Deus nos ajude a compreendermos nossa nova posição e vivermos à luz do que Ele nos revelou com clareza nas Escrituras Sagradas. É isso que Ele espera do povo que ele escolheu e abençoou!


Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10

Que Ele te abençoe ricamente!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR



35.592 visualizações4 comentários
bottom of page