top of page
Buscar

Mispa - Sermão de 25/09/2022

Atualizado: 26 de set. de 2022






Também foi chamado de Mispá, pois Labão disse: "Vigie o Senhor a você e a mim para garantir que guardaremos esta aliança quando estivermos longe um do outro. Gênesis 31:49


Introdução



Deus está te vendo! É bem provável que em algum momento você ouviu essa expressão em vida. Ela pode ter sido usada por seus pais na sua educação familiar, por seu pastor em uma exortação, em conversas entre amigos ou em qualquer outra tratativa que envolva reforçar um princípio teológico simples: nós somos criaturas de Deus, vivemos no mundo de Deus e um dia prestaremos contas a Ele da vida que vivemos.


Jacó é um dos personagens mais intrigantes da Bíblia, principalmente pelo fato de que ele exemplifica muito bem essa realidade. Ele teve atitudes questionáveis que macularam sua relação com seu irmão Esaú e prejudicaram sua família. Deus viu tudo o que esse rapaz fez. Mas o Senhor tinha um plano com Ele. E agora, a fim de ensiná-lo a viver nos caminhos do temor e da responsabilidade pessoal, o próprio Deus o colocará em sua escola, lhe proporcionando muitas experiências que lhe ensinariam a ser um outro homem em Sua presença.





Na reflexão de hoje, percorreremos três capítulos no livro de Gênesis, onde aprenderemos a respeito da constituição da família de Jacó, o modo como ele enriqueceu, sua triste relação com seu sogro Labão e a forma como a Providencia moldou seu caráter para que esse enganador se transformasse em um príncipe de Deus.

Uma chegada virtuosa



A Escritura afirma que Jacó chegou a Padã Arã (Gn 29.1) e ali, pela providência, encontrou-se com um grupo de pastores e com Raquel, aquela que se tornaria sua esposa amada (Gn 29.9). Ela rapidamente o levou para sua casa, apresentou-o ao seu pai Labão e o acolheu em seu lar. Jacó se instalou na casa do seu tio e começou a trabalhar com ele.


Perceba que o começo da história é promissor. Mas nunca se iluda com começos promissores, eles podem esconder jornadas sombrias. A Bíblia já afirma há bastante tempo que é melhor o fim do que o começo (Ec 7.8). Evite romantizar espiritualmente algumas de suas experiências, existem situações que aparecem como "presente de Deus" mas que depois se mostram "armadilhas das trevas".


Jacó ainda conversava com eles quando Raquel chegou com o rebanho de seu pai, pois era pastora. Uma vez que Raquel era sua prima, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas pertenciam a seu tio Labão, Jacó foi até o poço, removeu a pedra que o cobria e deu de beber ao rebanho de seu tio. Então Jacó beijou Raquel e chorou em alta voz. Explicou para Raquel que era seu primo por parte do pai dela e filho de Rebeca, tia dela. Raquel foi correndo contar a seu pai, Labão. Assim que Labão soube que seu sobrinho Jacó havia chegado, correu ao seu encontro. Ele o abraçou, o beijou e o levou para casa. Depois que Jacó lhe contou sua história, Labão exclamou: "Você é, de fato, sangue do meu sangue!". Quando Jacó estava na casa de Labão havia cerca de um mês, Labão lhe disse: "Você não deve trabalhar de graça para mim só porque somos parentes. Diga-me qual deve ser o seu salário". Gênesis 29:9-15

A pergunta de Labão foi oportuna, uma vez que Jacó desejava muito ter Raquel como esposa. Ele então oferece a Labão sete anos de trabalho para casar-se com ela. Um dote considerável e irrecusável, que seu tio prontamente aceitou. Mas como afirmei no começo dessa reflexão, Deus estava vendo Jacó. E isso significa que Ele trabalharia em cada circunstância a fim de forjar o caráter do seu servo para torná-lo um novo homem em Sua presença.



O enganador que foi enganado



Todos nós recordamos que o ardiloso Jacó roubou o direito de primogenitura de seu irmão Esaú e posteriormente roubou sua benção enganando seu pai. Você se recorda disso, e Deus viu isso. E agora, veremos uma primeira intervenção divina nesse ciclo do rapaz na casa de seu tio. Deus permitirá que Jacó colha o fruto do engano que ele semeou.


Quando se completaram os sete anos de trabalho, Jacó procurou seu tio e pediu sua esposa como fora combinado. Labão organizou uma grande festa para celebrar o casamento e quando finalmente anoiteceu e o casal foi para as suas núpcias, Labão enviou Lia, sua filha mais velha no lugar de Raquel. Jacó certamente tinha festejado tanto que devia estar em demasiado alegre com tanta fartura de comida e bebida. Ele só foi descobrir o engano de manhã. O enganador foi enganado. Deus te vê!


Chegada a hora, Jacó disse a Labão. "Cumpri minha parte do acordo. Agora, dê-me minha esposa, para que eu me deite com ela." Labão convidou toda a vizinhança e preparou uma grande festa de casamento. À noite, porém, quando estava escuro, Labão tomou Lia e a entregou a Jacó, e Jacó se deitou com ela. (Labão deu sua serva Zilpa a Lia para servi-la.) Na manhã seguinte, quando Jacó acordou, viu que era Lia. Então Jacó perguntou a Labão: "O que o senhor fez comigo? Trabalhei sete anos por Raquel! Por que o senhor me enganou?". Gênesis 29:21-25

Jacó sentiu na alma a dor de ser engando. Enquanto em sua boca ele perguntava ao tio "por que o senhor me enganou", no seu íntimo ele devia estar pensando "por que eu enganei meu irmão". As vezes pensamos que nossa rebeldia e obstinação passam desapercebidas para Deus. Podemos pensar: ah, o pastor não viu, meu pai não viu, meu líder não viu. Sim, você tem razão, mas lembre-se, Deus te vê!


O fato é que todo Jacó encontrará um dia o seu Labão. Deus sabe que instrumento usar para moldar nosso coração para a Sua glória. E a melhor forma de corrigir um enganador era colocar um outro pior do que ele no seu caminho. O tio de Jacó era muito mais ardiloso do que ele. Enquanto Jacó resignou-se e aceitou seu triste momento (e isso mostra que Deus já trabalhava em seu coração), Labão prosseguiu em sua jornada de enganos com uma nova proposta, que era igualmente irrecusável.


Labão respondeu: "Aqui não é costume casar a filha mais nova antes da mais velha. Espere, contudo, até terminar a semana de núpcias, e eu também lhe entregarei Raquel, desde que você prometa trabalhar mais sete anos para mim". Jacó concordou em trabalhar mais sete anos. Uma semana depois de Jacó ter se casado com Lia, Labão lhe entregou Raquel. (Labão deu sua serva Bila a Raquel para servi-la.). Jacó se deitou também com Raquel, a quem ele amava muito mais que a Lia. Então permaneceu ali e trabalhou mais sete anos para Labão. Gênesis 29:26-30

Numa tacada de mestre maligna, Labão amarrou Jacó com ele por 14 anos. O menino que era afortunado e tinha de tudo em seu lar agora precisaria trabalhar duro para compor sua família, sustentá-la e quitar suas dívidas com seu tio. Você pensa que aqui acabaram os problemas de Jacó. Não. Essa era apenas a aula magna dessa escola divina. Deus ainda tinha algumas surpresas para o seu servo.



Uma crise familiar sem precedentes



Jacó deixou feridas abertas na casa de seus pais. Ele maculou sua relação com o irmão, enganou seu pai e precisou sair de casa, deixando para trás muitas dores e amarguras. Deus viu tudo o que ele fez. E agora, Jacó começa seu novo ciclo de vida com uma família repleta de problemas. A discordia familiar que ele causou refletiu-se em sua casa.


Com duas esposas e duas concubinas (e muitos anos de trabalho sem remuneração pela frente), ele precisou da graça de Deus para administrar seu cenário familiar. Deixa eu te contar um pouco da família de Jacó para você entender o tamanho do problema:


  • Lia, sua primeira esposa, não era amada por ele.

  • Raquel, a mulher que ele amava, era estéril.

  • As duas irmãs disputaram a atenção do marido ferozmente.

  • Zilpa, serva de Lia e Bila, serva de Raquel, foram dadas como mulheres para ele.

  • Jacó precisou gerir quatro mulheres, treze filhos e algumas filhas (Gn 46.7).


Crises familiares são uma forma de Deus nos ensinar a dependência. Se você acredita que o lar cristão sempre será um pedacinho do céu, eu preciso lembrá-lo que nosso descanso não é aqui. Jacó viu dentro de sua casa as dores que ele causou na casa de seus pais. E aqui, percebemos diversas manifestações da providência de Deus em uma família com problemas. Vou recordar rapidamente pormenores do texto, mas te recomendo ler esse capítulo com calma, oração e reflexão.


Lia não era amada pelo marido, mas foi amada por Deus. A Bíblia afirma que Deus respondeu as suas orações e por ela, Jacó teve sete filhos: Rúben, Levi, Issacar, Diná, Simeão, Zebulom e Judá. A descendência prometida do Messias foi contada a partir de Judá, por isso, Jesus é chamado de "Leão da Tribo de Judá". Se você, como Lia, não se sente amada, ore! O Deus que nos vê também nos abraça e nos conforta!


Deus respondeu às orações de Lia, que engravidou novamente e deu a Jacó o quinto filho. Gênesis 30:17

Raquel era amada pelo marido, mas era estéril. Em sua esterilidade, ela irritou seu esposo, cobrando que ele lhe desse filhos (Gn 30.1). A Bíblia, contudo, afirma que ela orou ao Senhor e engravidou. Por ela, Jacó teve dois filhos: José e Benjamim, dois meninos prodigiosos. Aprendemos com Raquel que muitas vezes as esposas descontam nos maridos as suas frustrações. Ao invés de lançar suas frustrações no rosto do seu esposo, lance aos pés de Cristo. Assim como Deus se lembrou de Raquel, no tempo oportuno, Ele lhe ajudará!


Então Deus se lembrou de Raquel e, em resposta a suas orações, permitiu que ela se tornasse fértil. Gênesis 30:22

Quero frisar brevemente rápidos conselhos que toda família cristã deve seguir e praticar:


  • Casamento é unidade de propósito: duas pessoas se tornam uma só carne para viverem uma vida em comum, representada por objetivos iguais, propósitos iguais e companheirismo nas decisões. Se marido e esposa foram independentes um do outro, esse casamento irá muito mal.

  • No casamento que glorifica a Deus, há a liderança piedosa de um homem cristão que decide sacrificar-se pela esposa e pelos filhos e por uma mulher piedosa que honra os esforços do marido lhe ajudando a cumprir sua missão.

  • A base para um casamento feliz é obedecer os mandamentos de Deus expressos na Bíblia. Se um casal cristão não utilizar da Bíblia como fundamento de sua união, esse matrimônio não glorificará a Deus.



Prosperidade em meio a dor


Jacó administrou suas tensões com uma nova atitude. Ele verdadeiramente era um novo homem. Vejamos alguns exemplos:


  • Quando foi enganado pelo seu tio, ele não buscou reparação. Ele entendeu que em alguns momentos da vida, é preciso perder para ganhar.

  • Quando foi inquirido pela esposa Raquel sobre não lhe dar filhos, ele recorreu à soberania de Deus em sua resposta: "por acaso sou Deus? Foi ele que não permitiu que você tivesse filhos" (Gn 30.2). Se não reconhecermos a soberania de Deus, nossa vida se parecerá com uma colcha de retalhos sem sentido algum.

  • Quando ele trabalhou por vinte anos com seu tio, ele assumiu a responsabilidade de arcar com os prejuízos de cada animal morto no campo. Uma atitude nobre uma vez que tais incidentes não eram de sua inteira responsabilidade, Gn 31.38.

E nesse tema, é importante lembrarmos que Deus interveio na vida de Jacó, permitindo que em meio aos constantes enganos do seu tio Labão, ele fosse cuidado e preservado. Deus tinha prometido essa proteção para ele em Betel. Uma coisa que você perceberá em Gn 30 e 31 é que Jacó cresceu em meio aos seus conflitos.


  • Ele foi enganado mas não parou.

  • Ele sofreu crises familiares, mas não deixou a família.

  • Ele foi enganado pelo seu tio no que tange aos rendimentos de seu trabalho, mas ele não reagiu com rancor.


A graça de Deus operava em seu coração. Ele enxergava agora o verdadeiro tesouro, aquele que não se compra com prata e ouro, mas se recebe pela fé quando colocamos a nossa confiança no Deus Eterno. Vou resumir essa história nas palavras do próprio Jacó.


Jacó mandou chamar Raquel e Lia ao campo onde ele cuidava de seus rebanhos e disse a elas: "Notei que seu pai mudou de atitude em relação a mim. O Deus de meu pai, porém, tem estado comigo. Vocês sabem como tenho trabalhado arduamente a serviço de seu pai. Contudo, ele me enganou e mudou meu salário dez vezes. Mas Deus não permitiu que ele me prejudicasse. Gênesis 31:4-7

Jacó entendeu que era hora de voltar para sua terra. Faltava, porém, uma lição a ser aprendida por ele: não devemos fugir de conflitos, devemos resolvê-los. Jacó fugiu da casa de seus pais porque não quis resolver seu conflito com seu irmão. E ele, infelizmente, decide por fugir novamente. Mas Deus tudo vê!


Assim, Jacó enganou Labão, o arameu, partindo sem avisá-lo de que iam embora. Jacó levou todos os seus bens e atravessou o rio Eufrates, rumo à região montanhosa de Gileade. Gênesis 31:20,21

Labão descobriu que seu sobrinho saiu de casa sem avisá-lo e seguiu com comitiva atrás dele, até alcançá-lo. Mas Deus interveio, ordenando a Labão que o deixasse em paz (Gn 31.24).


Após uma longa conversa onde todos os pormenores da história foram acertados, Jacó e Labão firmam uma aliança, onde ambas as partes se comprometem a respeitar um ao outro e nunca prejudicá-los.


A aliança foi selada com um monte de pedras, que foi chamado por eles de Mispa, que significa "torre de vigia". Era a lembrança de Deus estava vendo toda aquela situação!


Jacó aprendeu com isso que o homem da fé não pode fugir, precisa enfrentar. Não pode procrastinar, tem que resolver. E era a lembrança dada a Jacó de que ele deveria viver à altura da fé que recebeu, uma vez que do céu, Deus tudo vê.


E disse Labão: Seja hoje este montão por testemunha entre mim e ti; por isso, se lhe chamou Galeede e Mispa, pois disse: Vigie o Senhor entre mim e ti e nos julgue quando estivermos separados um do outro. Se maltratares as minhas filhas e tomares outras mulheres além delas, não estando ninguém conosco, atenta que Deus é testemunha entre mim e ti. Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este montão e esta coluna que levantei entre mim e ti. Seja o montão testemunha, e seja a coluna testemunha de que para mal não passarei o montão para lá, e tu não passarás o montão e a coluna para cá. O Deus de Abraão e o Deus de Naor, o Deus do pai deles, julgue entre nós. E jurou Jacó pelo Temor de Isaque, seu pai. E ofereceu Jacó um sacrifício na montanha e convidou seus irmãos para comerem pão; comeram pão e passaram a noite na montanha. Tendo-se levantado Labão pela madrugada, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para sua casa. Gênesis 31:48-55


CONCLUSÃO


A vida de Jacó foi conduzida soberanamente por um Deus que tudo vê! Isso é um alerta! O que será que Ele tem visto em nós? A Escritura convoca o homem a se posicionar diante dEle em temor!


Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal". 1 Pedro 3:12

Segundo lemos no texto, Deus volta o seu rosto a todos que praticam o mal. Isso inclui a mim e a você.


Deus não nos mede por nossa régua pessoal de justiça, mas pela dEle. E aos olhos dEle, todos nós somos miseráveis pecadores que merecem a justa condenação dos seus pecados. Não sou eu quem falo isso, é a Escritura Sagrada.


Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; Gênesis 6:5

Deus vê a maldade do seu coração.


Ele vê suas mentiras, seu ódio, sua inveja, suas desculpas, suas falhas morais, cada pecado seu está registrado por ele e Ele trará juízo sobre a impiedade dos homens.


Deus é bom! Nós não somos! E Ele julgará o pecado do homem com todo o rigor que a sua santidade exige! Deus ainda é santo, o pecado ainda é pecado e existem dois destinos possíveis ao homem: o céu e o inferno.


Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. Judas 1:14,15

A única forma de nos livrarmos do juízo de um Deus que tudo vê é sermos vistos por Ele guardados debaixo da justiça de Seu Filho Jesus Cristo. Nossos pecados não podem ser apagados com obras de justiça pessoais, porque nós não as temos. Eles não podem ser tirados de nós mediante penitência, porque pecado se absolve com um sacrifício cruento ordenado por Deus. E o único sacrifício aceito por Ele foi aquele que Ele próprio realizou!


Você não pode salvar a si mesmo! Veja sua vida! Nada que você tenha feito até hoje livrou-o do sentimento de culpa interior, porque no íntimo sabemos que estamos diante de um Deus que tudo vê.


Mas Ele nos viu em nosso estado de condenação e se compadeceu de nós! Ele se tornou humano na pessoa de Jesus Cristo. Viveu uma vida de obediência à lei, nunca pecou. Ele foi traído pelos homens e morto injustamente em uma cruz romana. Mas Deus o ressuscitou triunfantemente ao terceiro dia e aceitou o seu sacrifício como pagamento pelos pecados daqueles que serão salvos da condenação. Cristo morreu por todos aqueles que foram destinados à vida eterna!


A vida santa de Cristo está cravada na história da humanidade. Ele verdadeiramente desceu do céu a nós. Verdadeirente morreu e ressuscitou. E Ele promete perdoar os pecados e justificar todo pecador que, arrependido, crer nEle de todo o coração! Essa foi a mensagem de Cristo, essa é a mensagem da igreja do Senhor!


As palavras partiram o coração dos que ouviam, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, o que devemos fazer?". Pedro respondeu: "Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo. Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe, isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus". Pedro continuou a pregar, advertindo com insistência a seus ouvintes: "Salvem-se desta geração corrompida!". Atos 2:37-40

O Deus que tudo vê quer ver Seu Filho Jesus em nós! Não há outro caminho de salvação (Jo 14.6). Não há outro nome que possa salvar. Fora de Jesus Cristo, só resta pecado, ódio e condenação. Mas há esperança verdadeira para todos que se abrigarem nEle. O Deus que tudo vê aceitou o sacrifício do Seu Filho na cruz e aceita a todos aqueles que ele vê abrigados nesse sacrifício redentor!


Saibam os senhores e todo o povo de Israel que ele foi curado pelo nome de Jesus Cristo, o nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos. Pois é a respeito desse Jesus que se diz: ‘A pedra que vocês, os construtores, rejeitaram se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos". Atos 4:10-12

Nesta manhã, eu convido você para correr rapidamente ao único sacrificio que pode te salvar! Jesus morreu para resgatar aqueles que estavam perdidos! E se você intimamente deseja escapar do juízo do Deus que tudo vê, esconda-se debaixo do sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

144 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page