top of page
Buscar

Legado - Sermão de 17/04/2022

Atualizado: 15 de jun. de 2022



Então Caim afastou-se da presença do Senhor e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. Gênesis 4:16


Introdução


Após Caim sacrificar seu irmão Abel e cometer o primeiro assassinato da Bíblia Sagrada, ele "sai da presença do Senhor" e ali, na distante da terra da Node, ele constrói uma sociedade diferente da que ele conhecia. Enquanto na mensagem anterior eu apresentei os efeitos da corrupção do pecado nas relações humanas, nessa mensagem eu quero mostrar a forma como o pecado afetou a sociedade humana.


Em nove versículos, temos um panorama do que aconteceu com a sua descendência e observaremos um novo e poderoso contraste no texto bíblico: a expressão "se retirou" com "invocar", no verso 25. Esse contraste me desafiou nessa oportunidade a falar com vocês a respeito do tema "legado".






a geração em que vivemos



Uma das marcas da geração atual, seja ela parte dos "millenials" ou a a geração "Z" é a busca por um propósito de vida, um legado. Diferente da minha geração (os maravilhosos nascidos na década de 80), esse jovens, adolescentes e adultos não tem o desejo de constituir família, construir patrimônio e alcançar estabilidade na vida. Para eles, riqueza é colecionar memórias, deixar uma marca, fazer o bem. O conceito de legado é visível em suas escolhas e orientações de vida. Por viverem em um mundo fragmentado, sem respostas, eles buscam engajamento em causas globais para se manterem relevantes. Contudo, vivem um desequilíbrio pessoal estrondoso, porque enquanto gritam pelas causas sociais e ecológicas com bravura, são incapazes de organizar seu mundo e sua vida interior. São politizados na Internet, mas incapazes de arrumar o próprio quarto. Não é a toa que há nessa geração uma explosão de casos de depressão, suicidios, isolamento e vazio existencial. É uma geração alimentada por curtidas, seguidores em redes sociais e monetização de conteúdo. Uma lástiima!


O fato é que não fomos criados / chamados para "deixar um legado". Esse nunca deveria ser nosso objetivo pessoal. Há muita vaidade em torno desse propósito: "Eu quero deixar meu nome na história", "eu quero viver uma vida que faça a diferença", "eu quero ser um camarada de sucesso". "Eu quero cumprir meu destino". Essa falácia pregada pela teologia coach deixa Deus de lado e foca-se no individuo: "Eu, Eu, Eu"...



a socidade construída por caim



Quando Caim saiu da presença do Senhor, ele procurou preencher o vazio que tomou conta de sua vida. Tendo que lidar com a consciência inquieta por ter assassinado o irmão, a reprovação da família e, o pior, a reprovação do próprio Criador, ele procurou construir para si e para sua descendência um legado pessoal, deixando seu nome escrito na história. Nesse processo, ele tomou algumas medidas que definiram para onde estava inclinado seu coração. Vejamos:


Ele destruiu sua família, então rapidamente se ocupou de construir outra. Ele perdeu seu lar, mas construiu uma cidade. Se Deus pode construir mundos, ele podia construir uma cidade. E ao edificar a cidade dos homens, ele honra não o Seu Criador, mas o seu filho. Leiamos Gênesis 4.17.


Caim teve relações com sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque. Gênesis 4:17

Há aqui uma construção de pensamento bem complexa. Reflita comigo: Caim estava exercendo o mandato cultural ordenado por Deus de cultivar e guardar a criação, gerindo os recursos que ela lhe oferecia. Mas a motivação do seu coração desagradava a Deus. Ele estava fazendo as coisas certas, pelos motivos errados.


Todos os caminhos do homem lhe parecem justos, mas o Senhor pesa o coração. Provérbios 21:2

O problema não está em querermos viver acima da mediocridade, mas a razão de desejarmos isso. Eu acredito que, à luz da Escritura, todos nós devemos viver da melhor forma possível e dentro da ética cristã e da moral, conquistarmos cada espaço que Deus nos proporcionar, para ali, exercermos autoridade espiritual transformadora, como sal e luz, que mudam ambientes, transformam histórias e rompem barreiras espirituais. Mas isso deve ser feito para a glória de Deus. Nosso empenho e esforço para "fazermos a diferença" tem o próposito de despertar o coração das pessoas com quem nos relacionamos à respeito do evangelho de Cristo e não de nós mesmos. Nós não colocamos nosso nome na história, nós elevamos o nome de Nosso Senhor. Quando Deus nos coloca nos altares da terra, é o nome dele que glorificamos!


Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. Mateus 5:16

Uma sociedade progressista



A descendência de Caim especializou-se no progresso. Eles pareciam ter uma necessidade inata de "consertar o mundo", isso fica visível em todas as suas realizações. Vejamos que interessante os avanços que eles proporcionaram à humanidade:


Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada e a outra, Zilá. Gênesis 4:19

Foi na descendência de Caim que nasceu a poligamia. Deus havia dito que um homem e uma mulher haveriam de se tornar uma só carne. A sociedade de Caim disse que isso estava errado, que era melhor que um homem tivesse várias mulheres. Você percebe que quanto mais uma sociedade se afasta de Deus, mais ela flexibiliza a sua ética sexual. A tentativa atual de normatizar "trisais", chamar pedofilia de doença e outras formas de flexibilização não são novas, elas reaparecem sempre que uma geração dá as costas para Deus! Falaremos mais sobre Lameque em uma próxima reflexão.


Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Romanos 1:25,26

Foi nessa sociedade ímpia que a pecuária expansionista nasceu. Jabal foi o pai dos que habitam em tendas e criam gado. A mesma agropecuária que alimenta bilhões de pessoas pode destruir o meio ambiente quando sua gestão não é renovável. Por que motivo essa sociedade desenvolveu a arte da criação de gado? Para um culto idólatra? Para concentrar as riquezas da sociedade humana? Não sabemos. Mas o agronegócio hoje emprega pessoas e alimenta multidões. Deus nos proporciona sabedoria e graça para trabalharmos e gerarmos renda, mas qual nosso propósito por detrás disso?


Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos. Gênesis 4:20

Foi nessa sociedade ímpia que a música se desenvolveu como forma de cultura. Jubal foi o pai dos que tocam harpa e flauta. Qual seria a razão desse povo criar instrumentos musicais? Para adorar a Deus?Certamente não! Para cultos idólatras e fins desonrosos? Certamente. Aos irmãos que são músicos dessa igreja, por qual motivo vocês ensaiam e cantam aqui, semana após semana? Para adorar a Deus ou para demonstrar seus dons e talentos naturais?


O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. Gênesis 4:21

Foi nessa sociedade ímpia que surgiram também as ferramentas e armas de metal. Tubalcaim foi o inventor que trouxe a existência esses instrumentos. Seriam eles usados para sacrifícios de idolatria? As armas teriam o objetivo de dominação social? Não temos respostas bíblicas. Mas as mesmas armas que matam pessoas, salvas inocentes. É a motivação do coração que determina o seu uso.


Zilá também deu à luz um filho, Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro. Gênesis 4:22

A teologia reformada sempre defendeu, pelo princípio da graça comum, que Deus não deixou todos os dons restritos à comunidade religiosa. E graças a Deus por isso! Hoje, podemos contar com saúde, ciência e tecnologia aprimorados que servem a propósitos escusos, mas também salvam vidas e beneficiam, inclusive, assuntos espirituais. Contudo, qual é o valor de um legado que é construído à parte da glória de Deus? De que adiantam bens, riquezas, descobertas incríveis se Deus não for glorificado por elas? Vem dEle toda boa dádiva e todo dom perfeito.


Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. Tiago 1:17

Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’. "Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’ "Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus". Lucas 12:16-21

Uma sociedade fiel



Como vimos no texto, Caim criou a sociedade ímpia, que rejeita o Criador e vive a seu próprio modo e para a sua própria glória. Mas Deus não deixou a humanidade sem uma semente e uma geração piedosa. Adão e Eva recebem de Deus um novo filho, a quem chamam de Sete, que significa "designado". Uma nova semente para que a promessa de Gênesis 3.15 pudesse se cumprir. E veja que contraste interessante:


  • Ao nascer o Filho de Caim, Enoque, ele constroi uma cidade e coloca nela o nome do filho, como lemos em Gn 4.17;

  • Contudo, ao nascer o filho de Sete, Enos, foi iniciado formalmente o culto ao Deus verdadeiro, onde se invocava o seu santo nome! Gn 4.26;

Também a Sete nasceu um filho, a quem deu o nome de Enos. Nessa época começou-se a invocar o nome do Senhor. Gênesis 4:26


No seu evangelho, Cristo sempre defendeu a existência em conjunto de fiéis e infiéis na sociedade humana. Ele falou de justos e injustos (Mtt 5.45), joio e trigo (Mt 13.29), virgens loucas e prudentes (Mt 25), ovelhas e bodes (Mt 25.32). Por isso, não importa se somos médicos, diaristas, vendedores, porteiros, confeiteiros, publicitários, mecânicos, marceneiros, nós precisamos ser adoradores do Deus verdadeiro e invocadores do seu santo nome! Nós podemos construir cidades, mas não colocamos nosso nome nela! Nós elevamos o nome daquele que é digno de toda honra, toda glória e louvor!


Essa sociedade fiel é identificada na Bíblia com diversos nomes: A igreja, O corpo de Cristo, Os eleitos, Os do Caminho. Por isso, todos aqueles que desejam ser salvos dos seus pecados e livres da condenação e da ira de Deus devem confessa a Jesus Cristo como Seu Senhor e unir-se à Igreja, para viverem pactualmente as promessas que Ele fez a respeito do seu povo.


E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Mateus 16:18

As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. João 10:27,28


Conclusão


Jesus nos ensinou o caminho para construirmos o verdadeiro legado que um ser humano deve deixar. A Escritura fala que ele desceu do céu e encarnou (Jo 1.14), demonstrando que a verdadeira grandeza é ser "humano" de "carne e osso". Ele viveu sua vida em estreita obediência a Deus (Jo 6.38), demonstrando que para isso fomos criados, para honrarmos nosso Senhor e Criador. Ele era rei, mas viveu para servir (Mc 10.45), demonstrando que quem não vive para servir, não serve para viver. Ele foi fiel até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8), não abrindo mão do seu maior objetivo em vida: glorificar ao Pai Celestial, o Criador dos céus e da terra (Jo 17.14). E tudo ele fez para salvar aqueles que o Pai lhe deu, os seus eleitos, provenientes de toda raça, tribo e nação. Ele foi erguido na cruz por causa de nossos pecados e suportou ali a ira de Deus que seria derramada sobre nós! Tudo isso para glória do Pai. Tudo isso por amor a nós! Cristo nos ensinou o verdadeiro legado!


Você não pode ficar de fora dessa promessa grandiosa! Cristo derramou seu sangue para redimir milhões de pessoas que crerão em seu evangelho e receberão o perdão dos seus pecados! Por que você arriscará sua eternidade chegando à presença de Deus sem o único sacrificio que pode te salvar? Como você se achegará ao Senhor sem ter sido lavado no sangue da nova aliança, que Cristo derramou na cruz? Nenhum de nós pode se aproximar de Deus, por causa dos nossos pecados e de nossas obras, que são como trapo de imundícia (Is 64.6).


Essa é a beleza do evangelho! Cristo viveu o perfeito legado para creditar à nós a sua justiça! Ele viveu de modo perfeito para cobrir a nossa imperfeição! Ele viveu de modo santo para cobrir o nosso pecado! NEle, e somente nEle, nós temos justiça para nos aproximarmos de Deus e recebermos a sua perfeita e bela salvação! E a certeza dessas promessas se comprovam pelo fato de que Deus o ressuscitou dentre os mortos, fazendo dEle o único caminho de salvação!


Venha a Cristo nessa oportunidade!


Ele morreu a sua morte para que você desfrute da Sua vida!


Que Ele nos abençoe!


Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.185 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page