top of page
Buscar

LAMEQUE - Sermão de 24/04/2022

Atualizado: 24 de abr. de 2022



Aos 187 anos, Matusalém gerou Lameque. Depois que gerou Lameque, Matusalém viveu 782 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 969 anos e morreu. Aos 182 anos, Lameque gerou um filho. Deu-lhe o nome de Noé e disse: "Ele nos aliviará do nosso trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela terra que o SENHOR amaldiçoou". Depois que Noé nasceu, Lameque viveu 595 anos e gerou outros filhos e filhas. Viveu ao todo 777 anos e morreu. Gênesis 5:25-31


Introdução


O livro de Gênesis possui diversas histórias que muitas vezes passam batidas em nossas leituras corriqueiras, porque, num primeiro momento, elas parecem não ter importância para a construção de uma mentalidade bíblica profunda ou mesmo sobre o plano eterno de Deus. Contudo, o testemunho que a própria Escritura dá do seu conteúdo é o de que TUDO o que foi escrito, para nossa edificação foi escrito (Rm 15.4). Por isso, o leitor cristão deve debruçar-se sobre o texto e, com muita paciência e temor, estudar, meditar e extrair do texto aquelas pepitas de ouro que costumam ficar escondidas dos olhares mais desavisados. Os dois Lameques de Gênesis parecem ser um desses tesouros que valem nossa reflexão. Eles são o assunto que ocupará nossa meditação bíblica dessa manhã.





lameque em dose dupla


O livro de Gênesis nos conta a história de dois Lameques. O primeiro era descendente de Caim, já o segundo, descendente de Sem. Isso não é uma novidade na Bíblia, uma vez que diversos nomes se repetem ao longo de suas narrativas, sendo que neste ponto de Gênesis isso acontece mais uma vez, com o nome de Enoque, que também possui um indíviduo cainita e outro semita.


Não há nenhum consenso entre os comentaristas a respeito do significado do nome Lameque. Há aqueles que defendem que o significado seja "pobre" ou "baixo", mas a opção mais aceita entre eles seria o de que Lameque significa "caminho de degeneração". Essa, inclusive, é a posição adotada na Wikipedia. Parece fazer sentido esse nome quando observamos o Lameque descendente de Caim.


A Bíblia fala mais sobre o primeiro Lameque do que sobre o segundo. No registro do capítulo quatro de Gênesis, a Escritura descreve esse homem de uma forma explícita, mostrando sua arrogância e malignidade. Vejamos:


A Enoque nasceu-lhe Irade, Irade gerou a Meujael, Meujael a Metusael, e Metusael a Lameque. Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada e a outra, Zilá. Gênesis 4:18,19

Disse Lameque às suas mulheres: "Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu, e um menino, porque me machucou. Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete". Gênesis 4:23,24

o lameque cainita


Gênesis capítulo 4 mostra que Caim "caiu" no engano do pecado, contudo, Lameque deleitou-se em toda forma de transgressão. A cada nova geração na humanidade, os homens pioravam seu estado de alienação de Deus. Vejamos o quão mergulhado no pecado esse homem estava:


  • Ele tomou para si duas mulheres, sendo o primeiro polígamo da história (Gn 4.19). Conforme já mencionei na mensagem da semana anterior, Deus deteminou o casamento monogâmico, mas Lameque ousou ter para si simultaneamente duas mulheres. O pecado sempre resultará em flexibilização da moral sexual e quanto mais pecaminosa for uma sociedade, mais ela flexibilizará sua visão ética da sexualidade.

  • Além disso, Lameque perverteu a visão vocacional do casamento, fazendo de suas mulheres "propriedades" pessoais suas (Gn 4.23). Uma sociedade que se afasta de Deus ou produzirá homens que tratam mulheres como objetos ou, ainda pior, gerará homens frouxos que não assumem seus papéis e nem o chamado vocacional para amarem suas mulheres como Cristo ama a Igreja (Ef 4.25).

  • Por fim, Lameque passou a matar seres humanos de forma fútil, adotando a violência como forma de gerir seus problemas de relacionamento. Embora a legitima defesa seja biblicamente ordenada (Ex 22.2) e a Bíblia atribua ao estado o dever de tratar com espada aqueles que transtornam a ordem social (Rm 13.3,4), cristãos devem sempre que possível, optar pelo caminho da não violência, para dessa forma demonstrar a glória do evangelho que receberam (Rm 12.19-21).


Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 1 Coríntios 6:18


Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela. Efésios 5:25


Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. Romanos 12:19-21

Após apresentar o primeiro Lameque com todas as nuances de seu coração pecaminoso, não lemos absolutamente mais nada sobre ele. Ele funciona no texto como um lembrete dado a nós da periculosidade do pecado e do seu forte poder de atração. Nos últimos dias, tenho visto alarmado o avanço do pecado em nossa sociedade e tenho estado sinceramente preocupado com o estado do meu próprio coração diante do Senhor. Nenhum de nós deve julgar suficientemente forte para enfrentar o mal sem um profundo estado de dependência da graça divina. Heróis também caem e tropeçam. Por isso, é uma decisão prudente examinar e reavaliar nossas escolhas nesses últimos dias, para não sermos contados com aqueles que apostataram da fé, dando as costas ao nosso Amado Salvador Jesus Cristo.


Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram. Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: "O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra". Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram — e num só dia morreram vinte e três mil. Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram — e foram mortos por serpentes. E não se queixem, como alguns deles se queixaram — e foram mortos pelo anjo destruidor. Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos. Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 1 Coríntios 10:6-12


o lameque Semita


Em Gênesis 5, temos a oportunidade de conhecer o Lameque da descendência de Sem. Ele não deve ser um personagem estranho para nós, uma vez que ele é filho de Matusalém (o ser humano antediluviano mais longevo, que alcançou 969 anos) e pai do querido Noé (o homem que achou graça aos olhos do Senhor). Embora tenha uma família notável, este segundo Lameque não possui nada de esplendoroso em sua vida, contudo, o Espírito Santo deixou registrada uma profecia que ele proferiu quando seu filho nasceu. Aos 182 anos, quando gerou Noé, Lameque viu no nascimento do menino uma bendita esperança de renovação no mundo, agora dominado pelo avanço do pecado. Suas palavras são profundamente animadoras (Gn 5.29). Vejamos:


  • Lameque enxergava com clareza o cumprimento das promessas divinas. Ele falou a respeito de seu filho Noé: "Este nos consolará". Enquanto o primeiro Lameque será lembrado por sua arrogância, o segundo, pelo seu anelo de esperança. Ele aguardava aquilo que Deus havia prometido em Gn 3.15 e certamente nunca imaginava que a missão de seu filho era crucial para preservar uma semente humana e assim, levar a cabo o futuro nascimento do Messias. Nenhum de nós é capaz de mensurar o impacto que nossa dedicação ao Reino de Cristo pode causar na sociedade a qual pertencemos. Quando enxergamos com clareza as promessas de Deus à respeito de seu plano eterno de redenção, os nossos menores gestos de obediência podem gerar frutos que impactarão gerações. Ouse obedecer a Cristo!

O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 1 Jo 2.17

  • Lameque também entendia que havia algo de errado no mundo onde ele vivia. Ele esperava a consolação "dos trabalhos e fadigas" decorrentes da queda da humanidade no pecado. Todos nós sabemos que vivemos em um mundo que não é o ideal e que em nada se parece com aquele que Deus originalmente planejou. Nossa jornada nessa terra é pesarosa, envolvendo dores, frustrações, injustiças, percas e danos que sempre nos ferem. Lameque enxergava a brevidade dessa vida e aguardava uma vida superior, redimida por Deus. Da mesma forma, nós cristãos sabemos que vivemos em um mundo caído e que geme aguardando a manifestação dos filhos de Deus. O que nos dá forças para enfrentarmos tudo e seguirmos fiéis a Cristo e nos esforçando em cumprir sua vontade é a certeza de que essa vida é um capítulo muito breve se comparado à eternidade que viveremos ao lado de Nosso Senhor!

Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Salmos 39:4


  • Lameque aguardava um novo lar. Ele tinha consciência que vivia em um mundo amaldiçoado pelo pecado, mas que a promessa de Deus contemplava a redenção da criação. Muitos de nós cristãos vivemos vidas vazias e infrutíferas pelo simples fato de estarmos apegados demais ao pó da terra. Falo isso com temor no coração. Por vivermos em um país onde há relativa prosperidade (compare nossa situação com a da maior parte dos países da América do Sul, da África e da Ásia e veja quão afortunados somos), corremos o risco de nos enamorarmos com esse pó maldito e nos esquecermos da Nova Jerusalém, a morada eterna dos eleitos do Senhor. Lameque sabia que Deus havia preparado algo melhor para o Seu povo e aguardava isso com expectativa em seu coração. Nós ainda aguardamos a manifestação de Cristo? Ainda cremos que Ele virá para julgar vivos e mortos? Temos desenvolvido nossa fé na perspectiva de seu breve retorno?

Todavia, de acordo com a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. 2 Pedro 3:13

Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. Hebreus 11:10


Nomes iguais, vidas diferentes


Perceba a luz do texto bíblico que nosso nome é irrelevante para determinar nossa história. O primeiro Lameque quis deixar seu nome na história e conseguiu, sendo para nós o exemplo daquilo que Deus odeia e abomina. O segundo Lameque quis adorar o Deus da história, e sua obediência e fé nos inspira a aguardamos das mãos de Deus um Reino inabalável, buscando as coisas do alto, onde Cristo está assentado (Cl 3.1,2). Que Lameque é você? O que deseja a cidade dos homens ou o que busca a cidade de Deus?


Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória. Colossenses 3:1-4


Cristo, nosso Lameque


Cada texto bíblico, quando lido pela ótica da fé, sempre nos levará à obra perfeita consumada pelo Senhor Jesus Cristo para salvar àqueles que o Pai lhe deu (Jo 6.37). Em cada Lameque, podemos refletir sobre a perfeita obra de Cristo e nos alegrarmos na graça que Ele nos oferta tão misericordiosamente. Vejamos:


O Lameque descendente de Caim surpreendeu a todos tomando para si duas esposas. Cristo, contudo, tem apenas uma Noiva e promete ser fiel a ela, entregando sua vida para salvá-la. Quando subiu na cruz do Calvário, Jesus entregou-se para perdoar os pecados da sua noiva, a fim de purificá-la, para que ela seja apresentada perante ele sem rugas ou máculas, até o dia glorioso em que ela se tornará a "esposa do Cordeiro" e reinará com ele pelos séculos dos séculos.


A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve, enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa. João 3:29


Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável. Efésios 5:25-27


O Lameque descendente de Sem foi o pai de Noé, aquele que construiu a arca, preservando a semente da raça humana quando Deus julgou o mundo por seus pecados. Cristo, contudo, é a própria arca, trazendo salvação eterna para todos aqueles que deixam o engano do pecado e se refugiam nEle para salvação. Assim como todos aqueles que passaram pela porta da arca e ali permaneceram foram salvos do dilúvio, todos aqueles que passam pela porta que é Cristo serão salvos da condenação e da ira santa de Deus.


Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. João 10:9


Conclusão


Com estas palavras, deseja sinceramente encorajá-lo a não ser como o primeiro Lameque, que amou o presente século e entregou-se a uma vida profana, repleta de pecados, deixando uma marca negativa em sua geração e sendo um claro objeto da ira de Deus. Mas quero encorajá-lo a ser como o segundo Lameque, que enxergou as promessas de Deus, reconhecendo a brevidade de sua vida e confiando em Deus para alcançar, por graça, um novo lar em Sua presença. Essa graça nos é ofertada por Nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz do Calvário para nos livrar da ira de Deus e promete salvar eficazmente todos aqueles que se abrigam na sua promessa de salvação. Nosso lar nãoé aqui!


Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:44

Que a doce voz de Deus atraia seu coração a Ele! Somente em Cristo há salvação!


Que Ele te abençoe!



Pastor Sérgio Fernandes

Pastor Titular da IPR

1.078 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page